Calcifix

CALCIFIX com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de CALCIFIX têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com CALCIFIX devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

cifarma

Apresentação CALCIFIX

Suspensão oral – (0,10mg+0,0012mg+ 45mg)/mL– Embalagem contendo um frascode 300 mL+ copo-medida

CALCIFIX – Indicações

CALCIFIX COMPOSTO B12 é indicado como suplemento vitamínico e mineral:
-Paraprevençãoetratamentoauxiliarnadesmineralizaçãoósseapréepósmenopausal;
-Para crianças em fase de crescimento;
-Auxiliar nas anemias carenciais;
-Em dietas restritivas e inadequadas;
-Em doenças crônicas e convalescença;
-Em período de crescimento acelerado;
-Na gestação e aleitamento;
-Para prevenção do raquitismo;
-Auxiliar do sistema imunológico;
-Em idosos.

Contra indicações de CALCIFIX

CALCIFIX COMPOSTO B12 é contraindicado em pacientes com hipercalcemia, pacientes que apresentem hipersensibilidade a qualquer componente da formulação, em pacientes com fluorose de clara da ou que utilizam outros produtos que contenham flúor.

Este medicamento é contraindicado para menores de4anos.
Este medicamento pode ser utilizado durante a gravidez e amamentação desde que sob prescrição médica ou do cirurgião dentista.
Contém0,5%de etanol.

Advertências

Deve-se ter cautela na administração de CALCIFIX COMPOSTO B12 a pacientes que fazem uso de glicosídeos cardiotônicos, devido ao risco de precipitação de arritmias ou que apresentem prejuízo renal. Embora não haja referência de casos de superdose, o medicamento deve ser administrado com cuidado às populações onde a concentração de flúor na água for maior do que 0,7 p.p.m, devido ao risco de fluorose e eventuais manchas dentárias.
As deficiências de folato e vitamina B12 são as causas mais importantes de anemia megaloblástica. É essencial diagnosticar a deficiência causadora da anemia magaloblástica de forma precisa antes de iniciar a reposição. Não se deve confiar apenas no hemograma para diagnosticar a carência de vitamina B12. Deve-se solicitar a dosagem de vitamina B12 sérica.

Este medicamento pode ser utilizado durante a gravidez e amamentação desde que sob prescrição médica ou do cirurgião dentista.
Contém 0,5%deetanol.

Interações medicamentosas de CALCIFIX

Sais de alumínio e magnésio podem diminuir a absorção do flúor. Pacientes que utilizam medicamentos bisfosfonados devem esperar meia hora para ingerir CALCIFIXCOMPOSTO B12.

Reações adversas / efeitos colaterais de CALCIFIX

Podem ocorrer reações desagradáveis, tais como: hipercalcemia, constipação, náusea, vômito e diarreia.

Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária – NOTIVISA, disponível em www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm, ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.

CALCIFIX – Posologia

Recomenda-se administrar o produto antes das refeições.

Adultos
30mL, 2 vezes ao dia, antes das refeições.

Crianças (acima de4anos)
15mL, 3 vezes ao dia, antes das refeições.

Super dosagem

A hipercalcemia leve pode ser assintomática, a toxicidade moderada a grave pode causar constipação, anorexia, cólicas abdominais, náusea, vômitos, poliúria, polidipsia, desidratação, delírio, estupor, estados psicóticos, astenia, fraqueza muscular, encurtamento de intervalo QT no ECG e parada cardíaca.
Insuficiência renal aguda pode resultar do depósito de cálcio nos rins.
Em caso de superdose, deve-se interromper a administração ou exposição ao agente causal. Corrigir a desidratação com a administração de fluidos intravenosos. Para promover a excreção de cálcio, administrar salina normal intravenosa (3 a 4 L/dia em adultos).

Em caso de intoxicação ligue para 08007226001, se você precisar de mais orientações.

Caracteristicas farmalogicas

A fisiologia do metabolismo do cálcio e do flúor está bem determinada, bem como os seus efeitos terapêuticos e tóxicos. Propriedades físicas: por ser uma coletânea de cálcio, frequentemente é descrito como fosfato tricálcico ou fosfato de cálcio tribásico, na fórmula Ca3(PO4)2.
O cálcio é pouco absorvido pelo tubo intestinal devido à relativa insolubilidade de muitos de seus compostos; 9/10 da ingestão diária são excretados nas fezes, o restante eliminado pela urina; no adulto, os valores normais ditos de renovação para o cálcio estão na cifra de1000 mg/dia, de onde serão absorvidos 350 mg, porém secretados 250 mg pelos sucos gastrintestinais, restando um saldo de100mgdeabsorçãoefetiva.
Ações fisiológicas e farmacológicas (terapêuticas):além da atuação sobre o metabolismo ósseo, também atua sobre sua remodelação (relação osteoblastos-osteoclastos), onde o esqueleto possui 99% do cálcio total do corpo; atua também no sistema neuromuscular (limiar de excitação e contração), cardiovascular (despolarização das fibras cardíacas) e outros (membrana celular e coagulação).
O fluoreto de sódio é absorvido pelo intestino (maior parte), pulmões e pele, sendo sua taxa de absorção em função de sua solubilidade. Dessa maneira tem sido detectado em todos os órgãos e tecidos e se concentra no tecido ósseo (incluindo dentes), tireoideano, renal e aorta.
Sua excreção é principalmente renal, mas também através do intestino, suor e leite.
Suas ações farmacológicas de acordo com as normas nacionais e internacionais que por sua vez giram em função da fluoretação da água variam de 0,25 a 1,0 g/dia (respectivamente com a concentração na água de <= 0,3 a 0,6) incluem a estimulação da formação óssea (através dos osteoblastos) e proteção dentária contra as cáries (deve-se levar em conta também que 2,2 mg de fluoreto de sódio equivale a 1 mg de flúor).

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

CALCIFIXCOMPOSTOB12 deve ser conservado em temperatura ambiente (entre15ºC e30ºC), protegido da luz e da umidade. CALCIFIXCOMPOSTO B12 possui prazo de validade de 24 meses a partir da data de fabricação.

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.
Não use medicamento como prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. CALCIFIXCOMPOSTOB12 é uma suspensão homogênea de coloração óssea com odor e sabor de morango.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Dizeres legais

MS 1.1560.0163
Farm. Resp.:Dra.MicheleCaldeira Landim – CRF/GO:5122
CIFARMA– Científica Farmacêutica Ltda.
Rod.BR153 Km 5,5 –Jardim Guanabara
CEP:74675-090– Goiânia/ GO
CNPJ:17.562.075/0001-69
Indústria Brasileira

CALCIFIX – Bula para o paciente

1. PARA QUE ESTE MEDICAMENTO É INDICADO?
CALCIFIX COMPOSTO B12 é indicado como suplemento vitamínico e mineral para prevenção e tratamento auxiliar na desmineralização óssea pré e pós menopausal, para crianças em fase de crescimento, auxiliar nas anemias carenciais, em dietas restritivas e inadequadas, em doenças crônicas e convalescença, em período de crescimento acelerado, na gestação e aleitamento, para prevenção do raquitismo, auxiliar do sistema imunológico e em idosos.

2. COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?
CALCIFIX COMPOSTO B12 funciona como suplemento vitamínico e mineral.

3. QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
O produto não deve ser administrado em pacientes com hipercalcemia ou que apresentem hipersensibilidade a qualquer componente da formulação.

Este medicamento é contraindicado para menores de 4 anos de idade.
Este medicamento pode ser utilizado durante a gravidez e amamentação desde que sob prescrição médica ou do cirurgião dentista.
Contém 0,5% de etanol.

4. O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
A ingestão de sais de alumínio e magnésio pode diminuir a absorção do flúor. Pacientes que utilizam medicamentos bisfosfonados devem esperar meia hora para ingerir o produto.

Este medicamento pode ser utilizado durante a gravidez e amamentação desde que sob prescrição médica ou do cirurgião dentista.
Contém 0,5% de etanol.
Informe ao seu médico ou cirurgião dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

5. ONDE, COMO E POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO? CALCIFIX COMPOSTO B12 deve ser conservado em temperatura ambiente (entre 15ºC e 30ºC), protegido da luz e da umidade.

CALCIFIX COMPOSTO B12 possui prazo de validade de 24 meses a partir da data de fabricação.

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.
Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. CALCIFIX COMPOSTO B12 é uma suspensão homogênea de coloração rósea com odor e sabor de morango.
Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

6. COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Recomenda-se administrar o produto antes das refeições.

Adultos
30 mL, 2 vezes ao dia, antes das refeições.

Crianças (acima de 4 anos)
15 mL, 3 vezes ao dia, antes das refeições.

Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação de seu médico ou cirurgião dentista.

7. O QUE DEVO FAZER QUANDO EU ME ESQUECER DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
O uso deste medicamento pode ser interrompido a qualquer momento.

Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião dentista.

8. QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE ME CAUSAR?
Podem ocorrer reações desagradáveis, tais como: hipercalcemia, constipação, náusea, vômito e diarreia.

Informe ao seu médico, cirurgião dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.

9. O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA QUANTIDADE MAIOR DO QUE A INDICADA DESTE MEDICAMENTO?
A hipercalcemia leve pode ser assintomática, a toxicidade moderada a grave pode causar constipação, anorexia, cólicas abdominais, náusea, vômitos, poliúria, polidipsia, desidratação, delírio, estupor, estados psicóticos, astenia, fraqueza muscular, encurtamento de intervalo QT no ECG e parada cardíaca.
Insuficiência renal aguda pode resultar do depósito de cálcio nos rins.
Em caso de superdose, deve-se interromper a administração ou exposição ao agente causal e procurar socorro médico.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

Data da bula

23/05/2017