Cataflam aerossol

CATAFLAM AEROSSOL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de CATAFLAM AEROSSOL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com CATAFLAM AEROSSOL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

novartis

Apresentação CATAFLAM AEROSSOL

Solução tópica. Tubo de alumínio aerossol com 85 mL (60 g).

CATAFLAM AEROSSOL – Indicações

Alívio da inflamação, dor e edema e em diversas condições que afetam músculos e articulações, tais como:
-Lesões em partes moles: traumas em tendões, ligamentos, músculos e articulações, por exemplo, devido a entorses, lesões e contusões ou dores nas costas (lesões esportivas);
-Formas localizadas de reumatismos de partes moles: tendinite (por exemplo, cotovelo de tenista), bursite, periartropatia sindrome ombro-mão.
Para o alívio da dor de osteoartrite de joelhos ou mãos do joelho ou dedos.

Contra indicações de CATAFLAM AEROSSOL

Hipersensibilidade conhecida ao diclofenaco, ou a qualquer componente da formulação. CATAFLAMPROTM Aerossol é também contraindicado a pacientes nos quais crises de asma, urticária ou rinite aguda são desencadeadas por ácido acetilsalicílico, ou por outras substâncias anti-inflamatórias não-hormonais.
Durante o último trimestre de gravidez.

CATAFLAMPROTM AEROSSOL é contra indicado para crianças abaixo de 14 anos, exceto nos casos de artrite juvenil crônica.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Advertências

A probabilidade de efeitos colaterais sistêmicos ocorrerem com a aplicação tópica de CATAFLAMPROTMAerossol é pequena, mas não deve ser excluída quando CATAFLAMPROTM Aerossol é aplicado em áreas de pele relativamente grandes e por prolongado período de tempo.
Evitar aplicar CATAFLAMPROTM Aerossol, em grandes áreas da pele ou por período mais longo do que o recomendado, a não ser quando recomendado pelo médico.
CATAFLAMPROTM Aerossol deve ser aplicado somente sobre a pele sã e intacta (ausência de feridas abertas ou escoriações). Descontinuar o tratamento, se a pele desenvolver urticária ou erupções cutâneas após a aplicação do produto
Evitar o contato do produto com os olhos e as membranas mucosas. CATAFLAMPROTM Aerossol não deve ser ingerido. Lavar as mãos após usar CATAFLAMPROTM Aerossol, a menos que as mãos sejam a área em tratamento.
CATAFLAMPROTM Aerossol pode ser usado com bandagens não oclusivas, mas não deve ser utilizado com bandagens que não permitam a passagem do ar.
A formulação de CATAFLAMPROTM Aerossol contém propilenoglicol, que pode causar ligeiras irritações localizadas na pele de algumas pessoas.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica, estando contraindicado durante o último trimestre da gravidez,pois pode causar danos à futura criança ou pode causar problemas no nascimento.

Efeito na habilidade de dirigir e operar máquinas
A aplicação cutânea de CATAFLAMPROTM Aerossol não tem influencia na habilidade de dirigir ou operar máquinas.

Uso em idosos, crianças e outros grupos de risco
-Idosos:A dose usual de adultos pode ser usada por idosos.

-Gravidez:
Não se recomenda o uso de CATAFLAMPROTM Aerossol durante a gravidez e lactação devido a ausência de dados clínicos referentes à sua utilização durante esses períodos.
O uso do diclofenaco é contraindicado durante o terceiro trimestre de gravidez, devido a possibilidade de inércia uterina, insuficiência renal fetal com oligohydramnios subsequentes e o fechamento prematuro dos ductos arteriais.
Estudos em animais não demonstraram nenhum efeito nocivo direto ou indireto sobre a gravidez, desenvolvimento embrionário/fetal, durante o parto ou desenvolvimento pós-natal.

-Lactação:
Não é de conhecimento se diclofenaco tópico é excretado no leite materno; portanto, CATAFLAMPROTMAerossol não deve ser utilizado durante a amamentação. Se houver motivos que usa-lo, não deve ser
aplicado no seio ou em grandes áreas da pele, e não deve ser utilizado por um longo período. O uso de CATAFLAMPROTM Aerossol não é recomendado durante a amamentação.

-Fertilidade:
Não existem dados disponíveis sobre o uso de formulações tópicas de diclofenaco e os seus efeitos na fertilidade em seres humanos.
– Crianças e adolescentes (abaixo de 14 anos de idade)
A segurança e eficácia do diclofenaco, independente da formulação farmacêutica, não foi ainda estabelecida em crianças. Assim sendo, com exceção de casos de artrite juvenil crônica, o uso do diclofenaco não é recomendado em crianças de idade inferior a 14 anos.

Este medicamento é contraindicado para menores de 14 anos de idade, a não ser em casos de artrite juvenil crônica.

Interações medicamentosas de CATAFLAM AEROSSOL

Uma vez que a absorção sistêmica de diclofenaco aplicado topicamente é muito baixa, interações medicamentosas com o uso de CATAFLAMPROTM Aerossol são pouco prováveis.

Reações adversas / efeitos colaterais de CATAFLAM AEROSSOL

As reações adversas classificam-se de acordo com a frequência, primeiramente as mais freqüentes, utilizando-se a seguinte convenção: comuns (> 1/100, < 1/10); incomuns (> 1/1.000, < 1/100); raros (> 1/10.000, < 1/1.000); muito raros (< 1/10.000), incluindo relatos isolados. Em cada grupo de frequência, as reações adversas são apresentadas em ordem decrescente de gravidade.
Reações da pele e tecido subcutâneo:
Comuns (> 0,01 < 0,1): dermatite de contato (ex.: rash localizado da pele, pruridos, eritema, edema ou pápulas).
Raras (> 0,0001 < 0,001): dermatite bulosa.
Muito raras (< 0,0001, incluindo relatos isolados): reações alérgicas da pele generalizadas, urticárias, angioedema, reações de fotosensibilidade.
Reações respiratórias, torácicas e mediastinais:
Muito raras (< 0,0001, incluindo relatos isolados): asma
Infecções e infestações:
Muito raras (< 0,0001, incluindo relatos isolados): erupção cutânea pustular
Reações no sistema imune:
Muito raras (< 0,0001, incluindo relatos isolados): hipersensibilidade, edema angioneurótico.

Informe ao seu médico, cirurgião- dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de Atendimento.

Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária – NOTIVISA, disponível em www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm, ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.

CATAFLAM AEROSSOL – Posologia

Adultos e crianças acima de 14 anos de idade
CATAFLAMPROTM Aerossol deve ser utilizado exclusivamente por via tópica.
Aplicar CATAFLAMPROTM Aerossol sobre a região afetada, 3 a 4 vezes ao dia. Vaporizar o produto por 3 a 6 segundos na área afetada, massageando levemente a pele até a solução ser completamente absorvida. A quantidade de produto depende do tamanho da área dolorida.
Após a aplicação, as mãos devem ser lavadas, a não ser que sejam o local a ser tratado.
A duração do tratamento depende da indicação e da resposta clínica. O medicamento não deve ser usado por mais de 14 dias para lesões ou reumatismo de partes moles ou 21 dias para dores de artrite, a não ser por recomendação médica.
Se utilizado sem prescrição médica, é recomendado que o paciente consulte um médico após 7 dias se os sintomas não melhorarem ou se houver piora.

Super dosagem

A baixa absorção sistêmica do diclofenaco tópico torna a superdosagem muito improvável.
No entanto, reações adversas similares as observadas após overdose de diclofenaco oral, podem ser observadas se CATAFLAMPROTM Aerossol for ingerido (1 unidade de 100 g contem o equivalente a 1 g de diclofenaco sódico).
No caso de ingestão acidental, resultando em eventos adversos sistêmicos, terapias normalmente adotas para o tratamento de envenenamento com medicamentos antiinflamatórios não esteroidais devem ser utilizadas.
Descontaminação gástrica e o uso de carvão ativado devem ser considerados, especialmente em um período curto após a ingestão.

Em caso de intoxicação ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações sobre como proceder.

Caracteristicas farmalogicas

Grupo farmacoterapêutico: produtos tópicos para dores musculares e nas articulações. Antiinflamatório não esteroidais para uso tópico. ATC: M02A A15.

Mecanismo de ação e efeitos de farmacodinâmica:
O diclofenaco é um medicamento antiinflamatório não-esteroidal (AINE)1, com pronunciadas propriedades analgésica, antiinflamatória e antipirética. A inibição da síntese de prostaglandinas é o mecanismo de ação primário do diclofenaco.
CATAFLAMPROTM Aerossol é um anti-inflamatório e analgésico elaborado para aplicação tópica. Em inflamações e dores de origem traumática ou reumática, CATAFLAMPROTM Aerossol alivia a dor, diminui o inchaço e reduz o tempo de recuperação para voltar a função normal.

Farmacocinética:
Absorção: a quantidade de diclofenaco absorvido pela pele é proporcional ao tamanho da área tratada e depende tanto da dose total aplicada e do grau de hidratação da pele.
Distribuição: concentrações de diclofenaco foram medidadas no plasma, tecido sinovial e fluido sinovial após a aplicação tópica de diclofenaco dietilamônio gel, em articulações da mão e joelhos. As concentrações plasmáticas máximas são aproximadamente 100 vezes menores do que após a administração oral da mesma quantidade de diclofenaco: 99,7% do diclofenaco está ligado às proteínas plasmáticas, principalmente à albumina (99,4%). O diclofenaco se acumula na pele que atua como um reservatório, liberando controladamente a droga para os tecidos subjacentes. Deste local, diclofenaco preferencialmente se distribui e permanece em tecidos profundos inflamados, como nas articulações, onde é encontrado em concentrações 20 vezes maiores do que no plasma.
Metabolismo: a biotransformação do diclofenaco envolve parcialmente a glucuronidação da molécula intacta, mas principalmente a hidroxilação simples e múltipla que resulta em vários metabólitos fenólicos, a maior parte dos quais é convertida em conjugados glucuronídeos. Dois dos metabólitos fenólicos são biologicamente ativos, mas em uma amplitude bem menor que o diclofenaco.
Eliminação: o clearance sistêmico total do diclofenaco do plasma é 263 ± 56 ml/min. A meia-vida terminal plasmática é de 1-2 horas. Quatro dos metabólitos, incluindo os dois ativos, também têm meias- vidas plasmáticas curtas de 1-3 horas. Um dos metabólitos, o 3’-hidroxi-4’-metoxi-diclofenaco tem uma meia-vida maior, mas é virtualmente inativo. O diclofenaco e seus metabólitos são excretados principalmente pela urina.

Populações especiais:
Insuficiência renal e hepática: não é esperado o acúmulo de diclofenaco e de seus metabólitos em pacientes que sofrem de insuficiência renal. Nos pacientes com hepatite crônica ou com cirrose não descompensada, a cinética e o metabolismo do diclofenaco são as mesmas que nos pacientes sem doença hepática.
Dados de segurança Pré-Clínicos:
Estudos pré-clínicos dos estudos de toxicidade de dose aguda e doses repetidas, bem como os estudos de genotoxicidade, mutagenicidade e carcinogenicidade com diclofenaco não revelaram nenhum risco específico para humanos, nas doses terapêuticas. Não há evidência de que o diclofenaco tenha potencial teratogênico em camundongos, ratos ou coelhos. Não há influência do diclofenaco sobre a fertilidade em ratos. O diclofenaco não influenciou a fertilidade das matrizes (ratos) nem o desenvolvimento pré, peri e pós-natal da prole.

Segurança Clínica:
O perfil de segurança do diclofenaco aerosso1,16% é inferido como benígno pela comparação com o perfil a partir de estudos com o Diclofenaco gel na mesma concentração. Pelas características de absorção demonstradas e pela absorção sistêmica extremamente baixa com o uso tópico, pode-se concluir ser o perfil de segurança e tolerabilidade benigno. Em estudos de tolerabilidade local, o diclofenaco gel 2,32% mostrou ter mínima ou nenhuma irritabilidade de pele, sensibilização, ou potencial de fotosensibilização, devendo o mesmo ser aplicado ao Diclofenaco Aerossol 1,16%.
Este perfil é também suportado pelas revisões de segurança e dados de farmacovigilância tanto do Diclofenaco Aerossol 1,16% como do diclofenaco gel 1.16% gel e 2,32%. Estudos com outras formas tópicas de produtos contendo diclofenaco dietilamônio não apresentam potencial para fototoxicidade ou causam sensibilidade na pele.
CATAFLAMPROTM Aerossol foi bem tolerado em uma variedade de estudos. Não tem potencial para fototoxicidade e os componentes do diclofenaco não causam sensibilização ou irritação cutânea.

Resultados de eficacia

A apresentação aerosol 1,16%, pelas características farmacocinéticas mostradas acima, apresenta o mesmo perfil de eficácia do gel na mesma concentração. Estudos farmacocinéticos demonstraram que o diclofenaco ácido, quando aplicado topicamente , atravessa a barreira da pele e alcança as articulações, músculos e líquido sinovial em concentrações suficientemente altas para exercer ação terapêutica local 6.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

CATAFLAMPROTM Aerossol deve ser mantido à temperatura ambiente (entre 15º e 30°C). Características organolépticas: solução límpida e incolor, com odor característico.

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.
Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. Antes de usar, observe o aspecto do medicamento.

Dizeres legais

MS 1.0068.1092
Farm. Resp.: Flávia Regina Pegorer – CRF-SP 18.150

Registrado por:
Novartis Biociências S.A.
Av. Professor Vicente Rao, 90 – São Paulo – SP
CNPJ: 56.994.502/0001-30 – INDUSTRIA BRASILEIRA

Fabricado por:
Anovis Industrial Farmacêutica Ltda
Av. Ibirama, 518 – Complexos 441/3 Taboão da Serra – SP

Embalado por:
Envasamento Tecnologia de Aerosóis – Osasco, SP.

CATAFLAM AEROSSOL – Bula para o paciente

PARA QUE ESTE MEDICAMENTO É INDICADO?
CATAFLAMPROTM AEROSSOL é indicado para aliviar a dor e diminuir a inflamação e o inchaço em diversas condições dolorosas que afetam as articulações e músculos, tais como:
Lesões musculares e articulares (por exemplo: entorses, distensões, contusões, dores nas costas e lesões esportivas);
Tendinites (por exemplo: cotovelo de tenista);
Osteoartrite de joelhos ou mãos.
CATAFLAMPROTM AEROSSOL também pode ser usado para tratar outras condições determinadas por um médico, tais como: torcicolo, dor muscular, dor pós-traumática; tendinite, cotovelo do tenista, atralgia, dor articular nos joelhos e dedos.

COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?
CATAFLAMPROTM AEROSSOL contém o diclofenaco dietilamônio como substância ativa que pertence ao grupo dos medicamentos chamados anti-inflamatórios não esteroidais. É um medicamento anti-inflamatório tópico que age sobre a região inflamada aliviando o inchaço e a dor. A formulação do medicamento foi desenvolvida especialmente para ser espalhada sobre a pele.

QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Contraindicações:
Não use CATAFLAMPROTM AEROSSOL se:
– Você já tiver apresentado alguma reação alérgica ao diclofenaco ou a outro medicamento utilizado para o tratamento de dor, febre ou inflamação, tais como o ibuprofeno ou ácido acetilsalicílico (substância também utilizada para prevenir a coagulação sanguínea), ou a qualquer outro ingrediente de CATAFLAMPROTMAEROSSOL Se não tiver certeza, pergunte ao seu médico ou farmacêutico.
Os sintomas de uma reação alérgica a essas substâncias podem incluir: chiado, asma, respiração ofegante, erupção cutânea ou urticária, inchaço da face ou da língua, nariz escorrendo.
– Você for alérgico a propilenoglicol, álcool isopropílico ou à qualquer outro ingrediente da formulação. O propilenoglicol pode causar, em algumas pessoas, uma leve irritação localizada na pele.
– Se você estiver nos 3 últimos meses de gravidez

Este medicamento é contraindicado para menores de 14 anos.
Se alguma dessas características se aplicar a você, não use CATAFLAMPROTM AEROSSOL.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
Advertências:
Não aplique CATAFLAMPROTM AEROSSOL em superfícies descascadas da pele ou em feridas e escoriações abertas, ou peles que tenham urticárias ou eczema.
Lave as mãos após usar CATAFLAMPROTM AEROSSOL, a menos que as mãos sejam a área em tratamento.
CATAFLAMPROTM AEROSSOL somente deve ser utilizado na pele íntegra, sem feridas ou lesões abertas.
Tenha cuidado para não aplicar CATAFLAMPROTM AEROSSOL em seus olhos. Se isto ocorrer, lave- os com água limpa e procure um médico ou farmacêutico, se o desconforto persistir.
CATAFLAMPROTM AEROSSOL deve ser utilizado somente para uso externo.Não utilize dentro da boca. CATAFLAMPROTM AEROSSOL não deve ser ingerido.
Descontinue o tratamento, se a pele desenvolver urticária ou erupções cutâneas após a aplicação do produto.
Faixas comumente utilizadas em lesões do tipo entorses podem até ser utilizadas, mas evite qualquer tipo de bandagem, curativo ou atadura que não permita a passagem de ar (como, por exemplo, envolver a lesão com plástico após o uso de CATAFLAMPROTM AEROSSOL.
Evite aplicar em grandes áreas da pele ou por um período mais longo do que o recomendado, a não ser quando recomendado pelo médico.

Não é recomendado o uso de CATAFLAMPROTM AEROSSOL em crianças com idade inferior a 14 anos, exceto nos de casos de artrite juvenil crônica.

Precauções:
Gravidez e amamentação::
Se você estiver grávida, amamentando,ou planeja engravidar, procure a orientação de um médico ou farmacêutico caso você necessite utilizar este medicamento.
Você deve informar seu médico se estiver grávida ou planejando engravidar, pois CATAFLAMPROTMAEROSSOL não deve ser utilizado durante a gravidez, especialmente durante os três últimos meses.
Seu médico irá lhe explicar os riscos potenciais envolvidos no uso de CATAFLAMPROTMAEROSSOL durante a gravidez.
O uso de CATAFLAMPROTM AEROSSOL não é recomendado durante a amamentação.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião- dentista.

Uso em crianças: Não é recomendado o uso de CATAFLAMPROTM AEROSSOL em crianças com idade inferior a 14 anos, exceto nos casos de artrite juvenil crônica.
-Influencia na habilidade de dirigir ou utilizar máquinas:
CATAFLAMPROTM AEROSSOL não influencia a habilidade de dirigir ou operar máquinas. Em casos de dúvida, procure um médico.

-Interações medicamentosas:
Até o momento não foram constatadas interações medicamentosas com o uso de CATAFLAMPROTM
AEROSSOL.
Informar o seu médico ou farmacêutico se você toma, ou tomou recentemente qualquer medicamento, incluindo aqueles obtidos sem prescrição médica. Em caso de dúvidas, procure um médico.

Informe ao seu médico o aparecimento de reações indesejáveis. Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

ONDE, COMO E POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?
CATAFLAMPROTM AEROSSOL deve ser mantido à temperatura ambiente (entre 15 e 30˚C).
Não use este medicamento com o prazo de validade indicado na embalagem vencido. Antes de usar, observe o aspecto do medicamento.

Características físicas e organolépticas:
CATAFLAMPROTM AEROSSOL é uma solução incolor amarelo opalescente, podendo apresentar ligeira turvação e possui odor característico.

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.
Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber de poderá utilizá-lo.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Adultos e adolescentes acima de 14 anos de idade:
CATAFLAMPROTM AEROSSOL deve ser aplicado na pele e cobrindo a área inchada ou dolorida, 3 a 4 vezes ao dia. A quantidade apropriada poderá variar dependendo do tamanho da área afetada.

Como aplicar:
1-Antes de usar o medicamento, agite bem a embalagem.
2- Aplique o produto de 3 a 6 segundos sobre a área afetada e em seguida enfregue levemente a pele até que o produto seja completamente absorvido. A quantidade necessária depende do tamanho da área afetada.
3- Lave suas mãos após cada aplicação de CATAFLAMPROTM AEROSSOL, a menos que as mãos sejam a área em tratamento.
Não use CATAFLAMPROTM AEROSSOL por mais de duas semanas. No caso do tratamento de osteoartrite de joelhos e mãos, o produto não deve ser utilizado por mais de 3 semanas, a menos que recomendado por um médico.
Se os sintomas não melhorarem após 1 semana de uso ou se ficarem ainda piores, consulte um médico.

Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação do seu médico ou cirurgião-dentista.

O QUE DEVO FAZER QUANDO EU ME ESQUECER DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
Se você se esquecer de aplicar CATAFLAMPROTM AEROSSOL aplique-o assim que possível e continue o tratamento normalmente. Se você se lembrar somente no momento da próxima aplicação, faça apenas uma aplicação, ou seja, não utilize uma quantidade em dobro do medicamento e continue o tratamento normalmente.

Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou do seu médico, ou cirurgião-dentista.

QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE ME CAUSAR?
Assim como outros medicamentos CATAFLAMPROTM AEROSSOL pode causar efeitos indesejáveis, embora nem todos os pacientes apresentem.
Alguns efeitos adversos raros e muito raros podem ser graves.
As frequências são definidas como: comuns (> 1/100 e <= 1/10), raros (˂ 1/10.000 e <= 1/1.000) e muito raros (<= 1/ 10.000). Dentro de cada grupo de frequência, os efeitos indesejáveis são apresentados por ordem decrescente de gravidade.
CATAFLAMPROTM AEROSSOL pode algumas vezes causar efeitos indesejáveis, como por exemplo:
Mais comuns (> 1/10): coceira, vermelhidão, inchaço ou formação de bolhas na região tratada da pele.
Muito raros (˂ 1/10.000): erupção cutânea generalizada; reações alérgicas tais como: respiração ofegante, encurtamento da respiração ou inchaço da face.
CATAFLAMPROTM AEROSSOL também pode causar aumento da sensibilidade da pele aos raios solares. Um sinal possível é a queimadura devido ao sol, com coceiras, inchaço e formação de bolhas.
Se você apresentar estes sintomas ou outros efeitos indesejáveis não mencionados, pare de usar CATAFLAMPROTM AEROSSOL e procure um médico ou farmacêutico imediatamente.

Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.

O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA GRANDE QUANTIDADE DESTE MEDICAMENTO DE UMA SÓ VEZ?
CATAFLAMPROTM AEROSSOL deve ser usado apenas externamente. Se você ou uma criança ingerir o medicamento acidentalmente, contate um médico imediatamente.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

Data da bula

27/03/2017