Cefaliv

CEFALIV com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de CEFALIV têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com CEFALIV devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

Aché

Apresentação CEFALIV

Comprimidos em blíster de 12

USO ADULTO
USO ORAL

Composição completa:
Cada comprimido contém:
mesilato de diidroergotamina…………………………………………………………………….1 mg
dipirona sódica …………………………………………………………………………………….350 mg
cafeína ………………………………………………………………………………………………..100 mg

Excipientes: amido, celulose microcristalina, estearato de magnésio, povidona, corante amarelo FDC nº 5 laca de alumínio, corante amarelo FDC nº 6 laca de alumínio e manitol.

CEFALIV – Indicações

CEFALIV é indicado nas crises agudas de enxaqueca e cefaleias de origem vascular.

Contra indicações de CEFALIV

CEFALIV É CONTRAINDICADO EM PACIENTES QUE APRESENTEM HIPERSENSI- BILIDADE A QUAISQUER DOS COMPONENTES DE SUA FÓRMULA; DOENÇAS VASCULARES PERIFÉRICAS; DOENÇA VASCULAR OBLITERANTE; DOENÇA CORONARIANA; DIABETES; HIPERTENSÃO ARTERIAL; FUNÇÃO RENAL OU HEPÁTICA COMPROMETIDA; GRAVIDEZ E LACTAÇÃO.
DEVIDO À PRESENÇA DA DIPIRONA SÓDICA NA SUA FORMULAÇÃO, CEFALIV É CONTRAINDICADO NOS CASOS DE DISCRASIAS SANGUÍNEAS. CEFALIV É CONTRAINDICADO EM PACIENTES QUE TIVERAM RINITE, URTICÁRIA, ASMA OU REAÇÕES ALÉRGICAS INDUZIDAS PELO ÁCIDO ACETILSALICÍLICO OU POR OUTROS AGENTES ANTIINFLAMATÓRIOS.

Advertências

Advertências:
Este produto contém o corante amarelo de TARTRAZINA que pode causar reações de natureza alérgica, entre as quais asma brônquica, especialmente em pessoas alérgicas ao ácido acetilsalicílico.

Precauções:
CEFALIV DEVE SER DESTINADO AO TRATAMENTO DAS CRISES DE DOR; NÃO SENDO INDICADO PARA TRATAMENTO PROLONGADO OU PROFILÁTICO. DEVIDO ÀS AÇÕES ESTIMULANTES DA CAFEÍNA SOBRE A SECREÇÃO GÁSTRICA, RECOMENDA-SE O SEU USO EM PACIENTES PORTADORES DE GASTRITE E ÚLCERAS GASTRODUODENAIS, SOMENTE APÓS CRITERIOSA AVALIAÇÃO MÉDICA DO RISCO E BENEFÍCIO.
EM TRATAMENTOS PROLONGADOS É ACONSELHÁVEL O CONTROLE HEMATOLÓGICO, POIS REAÇÕES ADVERSAS IDIOSSINCRÁSICAS EXCEPCIONALMENTE PODEM OCORRER.
UMA VEZ QUE OCASIONALMENTE PODE OCORRER SEDAÇÃO, O PACIENTE DEVE EVITAR DIRIGIR VEÍCULOS OU OPERAR MÁQUINAS. OS EFEITOS DO ÁLCOOL PODEM SER POTENCIALIZADOS PELO CEFALIV.
O USO CONTÍNUO DE ALCALÓIDES DO ERGOT PODE RESULTAR EM SUPERDOSAGEM CRÔNICA E DEVE SER EVITADO.

Interações medicamentosas de CEFALIV

O uso concomitante de eritromicina e troleandomicina pode elevar a concentração de ergotamina no plasma. Deve-se evitar ingestão concomitante de CEFALIV com propranolol, clorpromazina, anticoagulantes orais e analgésicos.

Reações adversas / efeitos colaterais de CEFALIV

CEFALIV GERALMENTE É MUITO BEM TOLERADO. OCASIONALMENTE FORAM OBSERVADAS NÁUSEAS, VÔMITOS, REAÇÕES DE HIPERSENSIBILIDADE, INCLUINDO ERUPÇÕES CUTÂNEAS, FRAQUEZA NAS PERNAS, DORES MUSCULARES, ENTORPECIMENTO E FORMIGAMENTO DOS DEDOS.
A DIPIRONA TEM SIDO ASSOCIADA COM AGRANULOCITOSE, ANEMIA APLÁSTICA, ANEMIA HEMOLÍTICA, PORFIRIA, CHOQUE ANAFILÁTICO E REAÇÕES CUTÂNEAS. OUTRAS REAÇÕES INCLUEM HIPOTENSÃO E BRONCOESPASMO.

CEFALIV – Posologia

Tomar 1 a 2 comprimidos ao primeiro sinal de enxaqueca; caso não haja melhora da sintomatologia, ingerir 1 comprimido a cada 30 minutos, até um máximo de 6 comprimidos ao dia.

Super dosagem

Os sintomas da superdosagem aguda de ergotamina incluem cefaleia, vertigens, náuseas, vômitos, fenômenos alérgicos, ergotismo, choque, elevação súbita da pressão arterial. Raramente podem ocorrer insônia, nervosismo, náusea e diurese profusa. O tratamento da superdosagem consiste na remoção de CEFALIV pela indução da êmese, lavagem gástrica e tratamento sintomático. Pode ser indicado o uso de anticoagulantes e drogas vasodilatadoras.

Caracteristicas farmalogicas

Informação não disponível para esta bula.

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Pacientes idosos:
As mesmas orientações dadas aos adultos devem ser seguidas para os pacientes idosos, observando-se as recomendações específicas para grupos de pacientes descritos nos itens “Advertências”, “Precauções” e “Contraindicações”.

Armazenagem

Informação não disponível para esta bula.

Dizeres legais

MS – 1.0573.0069

Farmacêutico Responsável: Dr. Wilson R. Farias CRF-SP nº 9555

Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A.
Via Dutra, km 222,2 – Guarulhos – SP
CNPJ 60.659.463/0001-91 – Indústria Brasileira

Número do lote, data de fabricação e prazo de validade: vide embalagem externa

VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA

CEFALIV – Bula para o paciente

CEFALIV apresenta uma composição de substâncias que atuam no tratamento das crises de dor de cabeça, tais como: cefaleia e enxaqueca.
CEFALIV, quando conservado em temperatura ambiente (temperatura entre 15 e 30°C), ao abrigo da luz e umidade, apresenta um prazo de validade de 36 meses a contar da data de sua fabricação.

NUNCA USE MEDICAMENTO COM O PRAZO DE VALIDADE VENCIDO. ALÉM DE NÃO OBTER O EFEITO DESEJADO, PODE PREJUDICAR A SUA SAÚDE.

Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informar ao médico se está amamentando.
Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis, tais como: formigamento das extremidades, náuseas e vômitos.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS

CEFALIV não deve ser ingerido concomitantemente com bebidas alcoólicas.
Deve-se evitar a ingestão concomitante de CEFALIV com o propranolol, clorpromazina, anticoagulantes orais, analgésicos e com antibióticos.

Este produto contém o corante amarelo de TARTRAZINA que pode causar reações de natureza alérgica, entre as quais asma brônquica, especialmente em pessoas alérgicas ao ácido acetilsalicílico.

CEFALIV é contraindicado em pacientes que apresentem hipersensibilidade a quaisquer dos componentes de sua fórmula, diabetes, hipertensão, função renal ou hepática comprometida e/ou doenças vasculares.
CEFALIV é contraindicado em pacientes que tiveram rinite, urticária, asma ou reações alérgicas induzidas pelo ácido acetilsalicílico ou por outros agentes anti-inflamatórios. Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento.
Não deve ser utilizado durante a gravidez e a lactação. Os alcaloides do ergot inibem a lactação e podem causar ergotismo no neonato.
Durante o tratamento o paciente não deve dirigir veículos ou operar máquinas, pois sua habilidade e atenção podem estar prejudicadas.

NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE.

Data da bula

01/08/2014