Cerazette

CERAZETTE com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de CERAZETTE têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com CERAZETTE devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

ORGANON

Apresentação CERAZETTE

Comprimido revestido. Cartucho com 1 ou 3 cartelas com 28 comprimidos.
USO ADULTO
Composição
Cada comprimido contém: desogestrel 75 mcg; excipiente (sílica coloidal, alfa- ocoferol, lactose, amido, povidona, ácido esteárico, hipromelose, macrogol, talco, dióxido de titânio) q.s.p. 1 comprimido.

CERAZETTE – Indicações

Contracepção.

Contra indicações de CERAZETTE

Contraceptivos de progestagênio isolado não devem ser usados na presença de qualquer das condições abaixo. Se qualquer dessas condições ocorrer pela primeira vez durante o uso de Cerazette, o produto deve ser descontinuado imediatamente. Gravidez ou suspeita de gravidez; distúrbio tromboembólico venoso ativo; presença ou história de doença hepática grave enquanto os valores de função hepática não tenham retornado ao normal; tumores progestagênio-dependentes; sangramento vaginal não diagnosticado; hipersensibilidade a qualquer componente do Cerazette.

Advertências

Se qualquer dos fatores de risco/condições mencionados abaixo estiver presente, os benefícios do uso de progestagênios devem ser avaliados contra possíveis riscos para cada mulher individualmente e discutidos com ela antes que a mesma decida usar Cerazette. No caso de agravamento, exacerbação ou ocorrência pela primeira vez de qualquer destas condições, a usuária deve contatar o médico. Ele deve então decidir se o uso de Cerazette deverá ser descontinuado.
• O risco de câncer de mama aumenta, em geral, com a idade. Durante o uso de contraceptivos orais (COs) o risco de ter câncer de mama diagnosticado está levemente aumentado. Esse risco aumentado desaparece gradualmente em 10 anos após a descontinuação do uso de COs e não está relacionado ao tempo de uso, mas à idade da mulher quando utilizava o CO. O número esperado de casos diagnosticados por 10.000 mulheres que usam contraceptivos orais combinados (COC) (até 10 anos após a descontinuação do uso) em relação às que nunca usaram durante o mesmo período foi calculado para os respectivos grupos etários: 4,5/4 (16-19 anos), 17,5/16 (20-24 anos), 48,7/44 (25-29 anos), 110/100 (30-34 anos), 180/160 (35-39 anos) e 260/230 (40-44 anos). O risco em usuárias de contraceptivos de progestagênio isolado é possivelmente de magnitude semelhante àquele associado com COC. Entretanto, para esses contraceptivos de progestagênio isolado, a evidência é menos conclusiva. Comparado ao risco de ter câncer de mama em algum momento da vida, o aumento do risco associado ao CO é baixo. Os casos de câncer de mama diagnosticados em usuárias de CO tendem a ser menos avançados que naquelas que não usaram CO. O aumento do risco observado nas usuárias de CO pode ser devido a diagnóstico precoce, a efeitos biológicos do CO ou à combinação dos dois. Uma vez que o efeito biológico dos hormônios não pode ser excluído, o estabelecimento individual do risco/benefício deve ser feito na mulher com câncer de mama preexistente e na mulher na qual o câncer de mama é diagnosticado enquanto usando Cerazette.
• Uma vez que o efeito biológico dos progestagênios no câncer de fígado não pode ser excluído, o estabelecimento individual do risco/benefício deve ser feito na mulher com câncer de fígado.
• Investigações epidemiológicas associaram o uso de COC a uma maior incidência de tromboembolismo venoso (TEV, trombose venosa profunda e embolismo pulmonar). Embora a relevância clínica deste achado para desogestrel usado como contraceptivo na ausência de um componente estrogênico seja desconhecida, Cerazette deve ser descontinuado em caso de trombose. A descontinuação de Cerazette deve também ser considerada e caso de imobilização prolongada devida à cirurgia ou doença. Mulheres com história de distúrbios tromboembólicos devem ser alertadas sobre a possibilidade de recorrência.
• Embora os progestagênios possam apresentar efeito sobre a resistência à insulina e sobre a tolerância à glicose, não há evidência da necessidade de alterar o regime terapêutico em diabéticas usando contraceptivos de progestagênio isolado. Entretanto, mulheres diabéticas devem ser cuidadosamente observadas enquanto usarem contraceptivos de progestagênio isolado.
• O tratamento com Cerazette leva à redução dos níveis séricos de estradiol para um nível correspondente à fase folicular inicial. Até o momento não se sabe se a redução tem algum efeito clinicamente relevante sobre a densidade óssea.
• A proteção contra gravidez ectópica com contraceptivos de progestagênio isolado (minipílulas) não é tão boa como aquela com contraceptivos orais combinados. Os contraceptivos de progestagênio isolado (minipílulas) foram associados à ocorrência freqüente de ovulações durante seu uso. Apesar do fato de Cerazette inibir a ovulação, a gravidez ectópica deve ser considerada no diagnóstico diferencial se a mulher tem amenorréia ou dor abdominal.
• Cloasma pode ocorrer ocasionalmente, especialmente em mulheres com história de cloasma gravídico. Mulheres com tendência a cloasma devem evitar exposição ao sol ou à radiação ultravioleta enquanto usarem Cerazette.
• As seguintes condições foram relatadas durante a gravidez e durante uso de esteróide sexual, mas a associação com o uso de progestagênios não foi estabelecida: icterícia e/ou prurido relacionado a colestase; formação de cálculo de vesícula; porfiria; lúpus eritematoso sistêmico; síndrome urêmica hemolítica; corea de Sydenham; herpes gestacional; perda da audição relacionada a otosclerose.
• Consulta/exame médico – antes de prescrever, deve ser conhecida a história clínica completa e recomenda-se um exame ginecológico completo para excluir a presença de gravidez. Distúrbios de sangramento, como oligomenorréia e amenorréia, devem ser investigados antes da prescrição. O intervalo entre os exames depende das circunstâncias em cada caso individual. Se o produto prescrito puder influenciar doença manifesta ou latente, os exames de controle devem ser feitos de acordo (vide itens acima). Mesmo quando Cerazette é tomado regularmente, podem ocorrer distúrbios de sangramento. Se o sangramento é muito freqüente e irregular, deve ser considerado outro método contraceptivo. Se os sintomas persistirem, deve ser excluída causa orgânica. O controle da amenorréia durante o uso de Cerazette deve ser considerado se os comprimidos não tiverem sido tomados de acordo com as instruções e pode incluir teste de gravidez.
O tratamento deve ser descontinuado se ocorrer gravidez. As mulheres devem ser informadas de que Cerazette não protege contra HIV (AIDS) e outras doenças sexualmente transmissíveis.

Interações medicamentosas de CERAZETTE

Interações entre contraceptivos orais e outros fármacos podem ocasionar sangramentos por privação e/ou falha na contracepção. Não foram realizados estudos de interação específicos com Cerazette. As interações a seguir foram relatadas na literatura (principalmente com contraceptivos combinados, mas ocasionalmente também com contraceptivos de progestagênio isolado). Metabolismo hepático: podem ocorrer interações com fármacos indutores de enzimas microsomais, resultando em aumento da depuração (clearance) dos hormônios sexuais. Foram estabelecidas interações com hidantoínas, barbituratos, primidona, carbamazepina, rifampicina; interações com oxcarbazepina, topiramato, rifabutina, felbamato, ritonavir, griseofulvina e produtos fitoterápicos contendo Hypericum perforatum (erva de São João ou St. John’s wort) são também presumíveis. Mulheres em tratamento com qualquer dos fármacos acima mencionados ou qualquer outro fármaco indutor de enzimas hepáticas devem ser avisadas para associar temporariamente um método de barreira ao Cerazette, ou optar por outro método contraceptivo. O método de barreira deve ser utilizado, durante o tempo de administração concomitante do fármaco e por, 28 dias após sua descontinuação. Durante o tratamento com carvão medicinal, a absorção do esteróide do comprimido pode ser reduzida e assim também a eficácia contraceptiva. Se a administração do carvão acontecer dentro de 3 horas após a tomada de Cerazette a absorção pode ser incompleta. Nessas circunstâncias, as orientações devem ser iguais àquelas para esquecimento da ingestão de comprimidos. Contraceptivos orais podem interferir com o metabolismo de outros fármacos (por ex., ciclosporina), consequentemente concentrações plasmáticas e tissulares podem ser afetadas. Obs.: deve-se consultar a bula de medicamentos administrados concomitantemente para identificar potenciais interações.

Reações adversas / efeitos colaterais de CERAZETTE

As reações adversas relatadas com maior freqüência nos estudos clínicos com Cerazette (>2,5%) foram sangramento irregular, acne, alterações de humor, dor nas mamas, náusea e aumento de peso. As reações adversas mencionadas a seguir foram consideradas pelos investigadores como tendo uma relação estabelecida, provável ou possível com o tratamento.
Frequência das reações adversas
Sistema Comum
> 1/100
Incomum
< 1/100, > 1/1000
Rara
< 1/1000
Pele e anexos acne alopécia exantema (“rash cutâneo”), urticária, eritema nodoso Distúrbios psiquiátricos alteração de humor, diminuição da libido fadiga Olhos dificuldades em utilizar lentes de contato Gastrointestinal náusea vômitos Reprodutivo dor nas mamas, sangramento irregular, amenorréia vaginite, dismenorréia, cistos ovarianos Corpo como um todo cefaléia, aumento de peso O item Precauções e Advertências discute em mais detalhes alguns efeitos indesejáveis (graves) relatados em mulheres utilizando contraceptivos orais (combinados). Esses incluem distúrbios tromboembólicos venosos e arteriais, tumores hormônio-dependentes (por ex., tumores de fígado, câncer de mama) e cloasma.
Posologia
Os comprimidos devem ser tomados diariamente com um pouco de líquido, preferencialmente no mesmo horário, na ordem indicada pelas setas impressas na cartela. Deve-se tomar um comprimido ao dia durante 28 dias consecutivos. Cada cartela subsequente deve ser iniciada imediatamente após o término da anterior. Como iniciar o Cerazette
• Sem ter utilizado nenhum anticoncepcional hormonal (no último mês) Tomar o comprimido no 1º dia do ciclo menstrual natural (isto é, no primeiro dia da menstruação). Também é permitido iniciar entre o 2º e o 5º dia, mas durante o primeiro ciclo recomenda-se utilizar um método contraceptivo de barreira nos primeiros 7 dias de tratamento.
• Troca de um contraceptivo hormonal oral combinado (COC) por Cerazette Iniciar Cerazette no dia seguinte da tomada do último comprimido ativo do COC utilizado anteriormente. Neste caso não é necessária a utilização de um método contraceptivo adicional.
• Troca de um medicamento à base de progestagênio isolado (minipílula, injeção, implante ou sistema intra-uterino que libera progestagênio – SIU) por Cerazette A troca da minipílula por Cerazette pode ser feita em qualquer dia. No caso de implante ou SIU a troca deve ser feita no dia da retirada do mesmo e, no caso de medicamento injetável, no dia em que seria administrada a próxima injeção. Em todos esses casos, a mulher deve ser aconselhada a utilizar um método de barreira para evitar a gravidez pelo menos durante os primeiros 7 dias de tratamento com Cerazette.
• Após aborto no primeiro trimestre de gestação Pode-se iniciar imediatamente. Neste caso não há necessidade da utilização de um método contraceptivo adicional.
• Após o parto ou pós-aborto no segundo trimestre de gestação Iniciar Cerazette de 21 a 28 dias após o parto ou aborto. Quando iniciar depois deste período, durante os primeiros 7 dias de tratamento recomenda-se utilizar também um método de barreira para evitar a gravidez. No entanto, se a mulher já tiver tido alguma relação sexual antes de iniciar o tratamento, deve-se afastar a possibilidade de gravidez antes de iniciar o Cerazette, ou então, deve-se esperar que ocorra a primeira menstruação para se iniciar o tratamento anticoncepcional.

CERAZETTE – Posologia

Informação não disponível para esta bula.

Super dosagem

Não há relatos de reações adversas graves em decorrência de superdose. Nesta situação os sintomas que podem ocorrer são: náuseas, vômitos e, em meninas e adolescentes, discreto sangramento vaginal. Não há antídotos e o tratamento deve ser sintomático.

Caracteristicas farmalogicas

Propriedades farmacodinâmicas
Cerazette é uma pílula de progestagênio isolado, que contém o progestagênio desogestrel. Como outras pílulas com progestagênio isolado, Cerazette é mais adequado para uso durante a amamentação e para mulheres que não podem ou não querem usar estrogênios. Ao contrário das pílulas com progestagênio isolado tradicionais, o principal efeito contraceptivo de Cerazette é a inibição da ovulação como concluído através da monitorização por ultra-som dos ovários e da ausência do pico de LH do meio do ciclo e também de um aumento da progesterona na fase lútea. Outros efeitos incluem aumento da viscosidade do muco cervical. Num ensaio comparativo de eficácia, o índice de Pearl total na população utilizando Cerazette foi 0,4, comparado a 1,6 para 30 mcg de levonorgestrel.
O índice de Pearl de Cerazette é comparável àquele historicamente encontrado para os contraceptivos orais combinados em populações usando contraceptivos orais em geral. O tratamento com Cerazette leva a uma redução dos níveis de estradiol a níveis correspondentes aos da fase folicular inicial. Não foram observados efeitos clinicamente relevantes no metabolismo de carboidratos, metabolismo lipídico e hemostasia.
Propriedades farmacocinéticas
Absorção
– após dose oral de Cerazette, o desogestrel é rapidamente absorvido e convertido em etonogestrel, seu metabólito ativo. Em condições de estado de equilíbrio os picos dos níveis séricos são atingidos 1,8 h após ingestão do comprimido e a biodisponibilidade absoluta do etonogestrel é cerca de 70%. Distribuição – 95,5 a 99% do etonogestrel liga-se a proteínas séricas, predominantemente à albumina e em menor extensão à SHBG. Metabolismo
– o desogestrel é metabolizado ao metabólito ativo etonogestrel via hidroxilação e desidrogenação; esse é metabolizado via conjugação ao sulfato e ao glicuronídeo. Eliminação
– o etonogestrel é eliminado com a meia-vida de aproximadamente 30 horas, sem diferença entre dose múltipla e única. Os níveis de estado de equilíbrio no plasma são atingidos após 4 a 5 dias. O “clearance” sérico após administração de dose única intravenosa (IV) de 150 mcg de etonogestrel é de aproximadamente 10 L por hora. Após dose múltipla foi calculado um “clearance” semelhante de 10,4 L/hora. A excreção de etonogestrel e seus metabólitos, como esteróide livre ou como conjugados, é feita pela urina e fezes (1,5:1). Em lactantes, o etonogestrel é excretado no leite com uma relação leite/soro de 0,37 a 0,55. Baseado nesses dados e numa ingestão estimada de leite de 150 mL/kg/dia, 0,01 a 0,05 mcg de etonogestrel podem ser ingeridos pela criança.

Resultados de eficacia

Redução da eficácia
A eficácia dos contraceptivos de progestagênio isolado pode ser reduzida no caso de esquecimento de tomar os comprimidos, distúrbios gastrintestinais ou de utilização de medicação concomitante.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

Conservar em temperatura ambiente (15 a 30oC), protegido da luz e da umidade. Nº do Lote, data de fabricação (F) e a data de validade (V) estão indicados na embalagem externa do produto. Não use medicamento com o prazo de validade vencido, pois o seu efeito pode não ser o desejado.

Dizeres legais


EM CASO DE SUSPEITA DE REAÇÃO ADVERSA, O MÉDICO RESPONSÁVEL DEVE SER NOTIFICADO.
Reg. MS – 1.0171.0089
Farm. Resp.: José Luis Moretti Farah – CRF-SP nº 16.509
ORGANON DO BRASIL Indústria e Comércio Ltda.
Rua João Alfredo, 353 – São Paulo – SP
CNPJ 03.560.974/0001-18 – Indústria Brasileira
VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA.
RA 0390 OS S2 (REF 2.0)

CERAZETTE – Bula para o paciente

Ação esperada do medicamento
Cerazette evita a gravidez quando usado corretamente (sem esquecimento). O produto apresenta um índice de falha muito baixo.
Cuidados de armazenamento e data de validade
Conservar em temperatura ambiente (15 a 30oC), protegido da luz e da umidade. Nº do Lote, data de fabricação (F) e a data de validade (V) estão indicados na embalagem externa do produto. Não use medicamento com o prazo de validade vencido, pois o seu efeito pode não ser o desejado.
Gravidez e lactação
Não use Cerazette se você estiver grávida ou suspeite que possa estar. Informe seu médico imediatamente se ocorrer gravidez durante o uso deste produto.
Cerazette não influencia a produção ou a qualidade do leite materno. Pequenas quantidades de substância ativa do produto passam para o leite, assim 0,01 a 0,05 mcg por kg de peso por dia podem ser ingeridos pelo bebê. Não há indicações de risco para a criança. Informe seu médico se estiver amamentando.
Cuidados de administração
Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre horários, as doses e a duração do tratamento. A embalagem de Cerazette contém 28 comprimidos. Com um pouco de água, tome um comprimido inteiro por dia, aproximadamente à mesma hora. A cada nova embalagem de Cerazette, inicie pelo comprimido da 1a linha (linha de cima) marcado com o dia da semana correspondente. Continue até terminar a embalagem, sempre seguindo a direção indicada pelas setas. Assim você pode verificar facilmente se tomou o comprimido do dia. Pode ocorrer algum sangramento durante o uso do produto, mas mesmo assim os comprimidos devem ser tomados normalmente. Quando terminar uma embalagem, deve ser iniciada uma nova no dia seguinte – sem interrupção e sem esperar a menstruação. Você pode parar de tomar Cerazette quando quiser. O efeito contraceptivo termina no dia em que você parar de tomar os comprimidos Cerazette.
Começando a tomar
Cerazette Se não tiver tomado nenhuma pílula no último mês Espere pelo início de sua menstruação. No 1o dia de sua menstruação, tome o 1o comprimido de Cerazette. Neste caso não é necessário tomar precauções contraceptivas extras. Você também poderá iniciar entre o 2º e o 5º dia da menstruação, mas durante o primeiro ciclo recomenda-se a utilização de um método contraceptivo de barreira durante os primeiros 7 dias de tratamento. Se você tomou uma pílula combinada no último mês Comece a tomar Cerazette no dia seguinte de ter tomado a última pílula (ou seja, sem fazer nenhum intervalo).
Caso a pílula que você toma contenha comprimidos inativos, comece a tomar Cerazette no dia seguinte de ter tomado o último comprimido ativo (caso você não tenha certeza sobre qual é este comprimido, pergunte ao seu médico). Seguindo estas instruções não será necessário utilizar nenhum método contraceptivo adicional. Se você tomou uma minipílula (contraceptivo oral à base de progestagênio isolado) no último mês Você pode parar de tomar a minipílula em qualquer dia e começar a tomar Cerazette no dia seguinte. Neste caso, você deve utilizar concomitantemente um método contraceptivo adicional de barreira (por exemplo “camisinha”) durante os 7 primeiros dias de uso de Cerazette. Se você utilizou um contraceptivo injetável, implante ou ainda um sistema intra-uterino (“DIU”) que libera progestagênio durante o último mês Comece a tomar Cerazette no dia em que deveria tomar a próxima injeção ou no dia em que remover o implante ou o sistema intra-uterino. Neste caso, você deve utilizar concomitantemente um método contraceptivo adicional de barreira (por exemplo “camisinha”) durante os 7 primeiros dias de uso de Cerazette.
Após o parto ou aborto Seu médico vai orientá-la sobre o assunto.
Se você esquecer de tomar 1 ou mais comprimidos Se o tempo de atraso da tomada do comprimido for de até 12 horas da hora em que toma normalmente, a confiabilidade de Cerazette está mantida. Tome o comprimido esquecido logo que lembrar e continue tomando os demais comprimidos normalmente.
Se o tempo de atraso for maior que 12 horas, a confiabilidade de Cerazette pode ter sido reduzida. Quanto maior o tempo de esquecimento, maior o risco da eficácia contraceptiva ter sido reduzida. Tome o último comprimido esquecido logo que lembrar e continue tomando os demais comprimidos normalmente.
Use um preservativo também nos próximos 7 dias. Se esquecer 1 ou mais comprimidos na 1a semana de uso e tiver tido relações sexuais na semana anterior ao esquecimento dos comprimidos, a possibilidade de gravidez deve ser considerada. Nesse caso o médico deve ser consultado. Se você vomitar Se vomitar 3-4 horas após ter tomado Cerazette, o componente ativo pode não ter sido absorvido completamente. Seguir as instruções para “comprimidos esquecidos”. Se você tomar muitos comprimidos de Cerazette (superdosagem) Não há relatos de efeitos perigosos sérios se tomar muitos comprimidos de 1 vez. Podem ocorrer náusea e vômito. Em meninas pode ocorrer um leve sangramento vaginal. Para maiores informações consulte o médico.
Interrupção de tratamento
Você pode parar de tomar Cerazette a qualquer momento. Caso não deseje ficar grávida, converse com seu médico sobre outros métodos contraceptivos. Se você parar de usar Cerazette porque quer engravidar, geralmente recomenda-se que espere até a próxima menstruação natural (ou seja, a menstruação seguinte àquela que ocorre após ter parado de tomar os comprimidos) para conceber. Isto irá ajudar a calcular a data provável de nascimento do bebê.
Reações adversas
Informe seu médico sobre o aparecimento de reações desagradáveis, especialmente se forem graves ou persistentes. As reações a seguir foram relatadas por pacientes que estavam tomando Cerazette: espinhas, dor nas mamas, diminuição da libido, dor de cabeça, sangramento vaginal irregular, alterações de humor, náuseas e aumento de peso. Reações menos comuns ou raras incluem: dificuldade em usar lentes de contato, queda de cabelo, infecção vaginal, menstruação dolorosa, aparecimento de cistos no ovário, cansaço, pele, e vômitos.
“TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.”
Ingestão concomitante com outras substâncias
Alguns medicamentos podem afetar negativamente a ação dos anticoncepcionais, o que pode levar à diminuição da eficácia contraceptiva ou sangramentos vaginais inesperados. Entre eles estão os medicamentos que são utilizados para tratamento da epilepsia (por ex., primidona, hidantoínas, barbitúricos); da tuberculose (por ex., rifampicina, rifabutina); de infecções por HIV (ritonavir); medicamentos a base da planta Erva de São João (Hypericum perforatum ou St. John’s wort) e carvão medicinal (utilizado no tratamento de problemas de estômago e intestino). Informe sempre o médico ou dentista que lhe prescrever algum medicamento que você está usando Cerazette. Eles irão lhe dizer se é preciso que você adote precauções anticoncepcionais adicionais e, em caso afirmativo, por quanto tempo.
Contra-indicações e precauções
Caso você esteja grávida ou suspeite que esteja, ou pretenda engravidar, não deve tomar Cerazette. Além disto, você também não deve tomar Cerazette se tiver qualquer um dos seguintes problemas: formação de coágulo em vaso sangüíneo das pernas ou dos pulmões; icterícia ou doença de fígado grave; câncer dependente de progestagênios; sangramento vaginal de origem desconhecida; alergia aos componentes do produto. Se você apresentar uma das condições acima, converse com seu médico. Ele poderá lhe aconselhar a utilizar um método não hormonal para evitar a gravidez.
Se qualquer uma das condições acima aparecer pela primeira vez enquanto você estiver tomando Cerazette, consulte seu médico imediatamente. Cerazette, como todos os contraceptivos hormonais, não protege contra infecções por HIV (AIDS) ou contra qualquer doença sexualmente transmissível. Se Cerazette for utilizado na presença de uma das condições abaixo seu médico deverá observá-la cuidadosamente. Assim, se você se encaixar em qualquer uma das condições a seguir converse com seu médico e ele lhe explicará o que fazer. Se tem ou teve câncer de mama; se alguma vez já houve a formação de coágulo em vaso sangüíneo; se você tem diabetes, epilepsia ou tuberculose; se você tem ou teve manchas marromamareladas na pele, particularmente no rosto (neste caso, evite muita exposição ao sol ou raios ultravioleta); se teve ou tem redução de massa óssea. Antes de você começar a usar e durante o tempo em que estiver tomando Cerazette, seu médico poderá discutir com você sobre o uso de contraceptivos hormonais e o desenvolvimento de câncer de mama e efeitos sobre a circulação sanguínea (risco de aparecimento de trombose).
Avise imediatamente o médico se você: sentir dor forte ou inchaço nas pernas, no peito; tiver dificuldade de respirar, apresentar tosse anormal, especialmente se expelir sangue; tiver dor forte e repentina de estômago ou ficar com aspecto de que tem icterícia; tiver nódulos nas mamas; sentir dor forte e repentina no abdômen; precisar ser imobilizada, por cirurgia ou doença; tiver sangramento vaginal anormal; suspeitar que está grávida.
“NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PREJUDICIAL PARA SUA SAÚDE.”

Data da bula

23/03/2012