Cetoconazol creme

CETOCONAZOL CREME com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de CETOCONAZOL CREME têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com CETOCONAZOL CREME devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

Genérico CRISTÁLIA

Apresentação CETOCONAZOL CREME

Cartuchos contendo 1 bisnaga com 20 g ou 30 g
Caixas contendo 25 e 50 bisnagas com 20 ou 30 g
USO PEDIÁTRICO OU ADULTO
COMPOSIÇÃO:
Cada grama contém:
Cetoconazol …………………………………………………. 20 mg
Excipiente q.s.p. ……………………………………………….. 1 g
(Excipiente: álcool estearílico, álcool cetílico, monoestearato de sorbitano, polissorbato 60, miristato de isopropila, sulfito de sódio, propilenoglicol, água purificada).

CETOCONAZOL CREME – Indicações

O Cetoconazol creme é indicado para aplicação tópica no tratamento de micoses superficiais, incluindo dermatofitoses (Tinea corporis, Tinea cruris, Tinea manum e Tinea pedis), candidíase cutânea e pitiríase versicolor.

Contra indicações de CETOCONAZOL CREME

O Cetoconazol creme é contra-indicado em pacientes que tenham hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da fórmula.

Advertências

O produto não pode ser usado na conjuntiva, não estando indicado para infecções oftálmicas. Para prevenir o efeito rebote após parada abrupta de um tratamento prolongado com corticosteróide tópico, é recomendado continuar a aplicação com um corticosteróide de menor potência pela manhã e, aplicar Cetoconazol creme à noite, e subseqüentemente e gradualmente, retirar a terapia com o esteróide após um período de 2 a 3 semanas.

Interações medicamentosas de CETOCONAZOL CREME

Não foram encontrados dados na literatura para esta forma farmacêutica, pois o Cetoconazol não é absorvido.

Reações adversas / efeitos colaterais de CETOCONAZOL CREME

O Cetoconazol creme não é absorvido, portanto os efeitos colaterais são raramente observados e têm se restringido à área cutânea onde o produto é aplicado, podendo ocorrer irritação, sensação de ardor, dermatite de contato, associados ao fármaco ou a um de seus componentes: sulfito de sódio ou propilenoglicol.

CETOCONAZOL CREME – Posologia

O Cetoconazol creme deve ser aplicado nas áreas infectadas uma vez ao dia. O tratamento deve ser mantido por períodos adequados; estendendo-se por mais alguns dias após o desaparecimento dos sintomas e das lesões. Observam-se resultados favoráveis, após 4 semanas de tratamento, dependendo obviamente, do tipo de micose, extensão e intensidade das lesões. Devem ser praticadas medidas gerais de higiene, para auxiliar no controle de fatores de contaminação ou reinfecção.

Super dosagem

A aplicação tópica exagerada pode levar ao eritema, edema e uma sensação de queimação, que desaparecerá quando o tratamento for descontinuado.
Caso ocorra ingestão acidental, não há conduta especial a ser tomada.

Caracteristicas farmalogicas

Informação não disponível para esta bula.

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Não há informações disponíveis relacionando a idade aos efeitos deste medicamento em pacientes idosos.

Armazenagem

Informação não disponível para esta bula.

Dizeres legais

VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA
N.º do Lote, Data de Fabricação e Prazo de Validade: Vide bisnaga/caixa
Reg. MS N.º 1.0298.0280
Farm. Resp.: Dr. Joaquim A. dos Reis – CRF-SP N.º 5061
SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente): 0800 701 19 18
CRISTÁLIA – Produtos Químicos Farmacêuticos Ltda.
Rod. Itapira-Lindóia, km 14 – Itapira-SP
CNPJ N.º 44.734.671/0001-51
Indústria Brasileira

CETOCONAZOL CREME – Bula para o paciente

O Cetoconazol creme é indicado para tratamento de micoses superficiais incluindo dermatofitoses. O controle dos sintomas é observado, progressivamente, com o decorrer do tratamento.
Conservar a embalagem do produto em temperatura ambiente, entre 15 e 30°C. Fechar a bisnaga imediatamente após o uso.
O prazo de validade é de 24 meses a partir da data de fabricação, impressa na embalagem. Não utilize medicamento com o prazo de validade vencido.
Informe seu médico sobre a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informar ao médico se está amamentando.
Abra o tubo desrosqueando a tampa. Fure o tubo com a ponta que está na própria tampa. Após lavar e secar bem a pele infectada, passar Cetoconazol creme delicadamente na pele com a ponta do dedo. Não aplique somente na área infectada, mas também ao redor dela. Lave suas mãos cuidadosamente após aplicar o creme. Isto evita a transferência da doença para outras partes do seu corpo ou para outras pessoas. Mantenha roupas e toalhas de uso pessoal separadas, evitando contaminar seus familiares. Troque regularmente a roupa que está em contato com a pele infectada para evitar reinfecção.
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico. O tratamento somente poderá ser interrompido alguns dias após o desaparecimento das lesões.
Informe seu médico sobre o aparecimento de reações desagradáveis. O Cetoconazol creme é geralmente bem tolerado e raramente pode ocorrer irritação ou sensação de ardor ou queimação na área da pele onde é aplicado.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

O produto é contra-indicado para pacientes com hipersensibilidade conhecida ao fármaco ou a qualquer um dos componentes da fórmula. Os sintomas de hipersensibilidade incluem coceira e vermelhidão da pele após aplicação.
O produto não está indicado para infecções oftálmicas, portanto não pode ser usado nos olhos.
Caso esteja utilizando corticosteróide creme, loção ou pomada, o tratamento com Cetoconazol creme pode ser iniciado conjuntamente, mas deve ser observado que a retirada do corticosteróide deve ser feita de maneira gradativa, caso contrário a pele pode apresentar reação de vermelhidão ou prurido.
Continue o tratamento com corticosteróide com o seguinte critério:
– Use o corticosteróide pela manhã e Cetoconazol creme à noite por uma semana;
– Após isto, aplicar o corticosteróide pela manhã a cada 2 ou 3 dias e Cetoconazol creme todas as noites por 1 a 2 semanas;
– Então pare de usar o corticosteróide e, se necessário, use somente Cetoconazol creme.
– Quando o Cetoconazol creme é aplicado mais freqüentemente do que prescrito, pode ocorrer sensação de ardência, vermelhidão ou inchaço. Neste caso interromper o uso de Cetoconazol creme.
Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento.
NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DE SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA A SAÚDE.

Data da bula

05/10/2011