Citroplex

CITROPLEX com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de CITROPLEX têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com CITROPLEX devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

neo

Apresentação CITROPLEX

Comprimido
Embalagem contendo 30 comprimidos
Solução oral (gotas): Embalagem com 1 frasco com 20 mL.

CITROPLEX – Indicações

Suplemento vitamínico como auxiliar do sistema imunológico.

Contra indicações de CITROPLEX

Casos de litíase urinária oxálica e úrica, insuficiência renal e reconhecida hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da formulação. Contraindicado em doenças relacionadas à retenção de ferro (hemocromatose, talassemia, anemia sideroblástica e depranocítica).

Este medicamento é contraindicado para menores de 10 anos.

Advertências

A vitamina C pode interferir com os resultados de alguns exames laboratoriais para a determinação da glicosúria, níveis séricos de transaminases, desidrogenase lática, bilirrubina, dosagem de açúcar, glicemia, creatinina, ácido úrico, carbamazepina e acetaminofeno. Pode, também, condicionar resultados falsamente negativos em pesquisas de sangue oculto nas fezes. É necessário interromper o uso de vitamina C antes desses exames.
Em pacientes com deficiência de glicose-6-fosfatodesidrogenase o uso deste medicamento pode provocar hemólise.

Gravidez e lactação
Categoria C: Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Efeitos sobre a capacidade de dirigir e operar máquinas
Os efeitos deste produto sobre a capacidade de dirigir e operar máquinas são nulos.

Interações medicamentosas de CITROPLEX

O uso simultâneo com barbitúricos aumenta a necessidade diária de ácido ascórbico. O ácido ascórbico, administrado junto com desferroxamina, pode potencializar os efeitos tóxicos do ferro nos tecidos. Salicilatos podem aumentar a excreção urinária do ácido ascórbico. O ácido ascórbico interage com diversos fármacos, se estiver fazendo uso de algum deles, consulte seu médico: Varfarina, Cianocobalina (Vitamina B12), Dissulfiram, Desferroxamina, Mexiletina, Corticoesteróides, Ácido acetilsalicílico, Primidona, Paracetamol, Flufenazida.

Reações adversas / efeitos colaterais de CITROPLEX

Este produto é normalmente bem tolerado. Podem ocorrer queixas de perturbações digestivas. Essas perturbações são infrequentes (> 1/1.000 e < 1/100, ocorrendo entre 0,1% e 1% dos pacientes que utilizam este medicamento) e de pequena intensidade: pirose, diarreia, náuseas, vômitos e também aumento da diurese. Em pacientes predispostos, doses de ácido ascórbico superiores a 1 g ao dia podem desencadear o aparecimento de litíase oxálica ou úrica. O uso de doses elevadas de ácido ascórbico por tempo prolongado pode ocasionar escorbuto de rebote.

Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária – NOTIVISA, disponível em www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm, ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.

CITROPLEX – Posologia

Uso oral
– adultos e crianças acima de 10 anos: 1 a 2 comprimidos de 500mg ao dia, ou conforme prescrição médica;

Ácido ascórbico (vitamina C) Posologia diária recomendada IDR*  % IDR* mínima  % IDR* máxima 
Adultos e crianças acima de 10 anos

1 a 2 comprimidos
(500 – 1000 mg)

45mg 

1 comprimido
(1111,1%) 

2 comprimidos (2222,2%) 



*IDR = Ingestão Diária Recomendada

1mL corresponde a aproximadamente 23 gotas. Cada gota contém aproximadamente 8,70mg de vitamina C. As gotas podem ser administradas diretamente na boca ou então tomadas diluídas em um pouco de água ou suco de frutas.

Posologia Adultos
Ingestão diária recomendada 45mg (aproximadamente 5 gotas)
Dose diária máxima 25mg (aproximadamente 3 gotas) por kg de peso até o limite de 1.000mg (aproximadamente 120 gotas)



Doses superiores às recomendadas devem ser tomadas somente com indicação médica.

  Posologia diária recomendada IDR* % IDR*
Mínima Máxima 45mg Mínima Máxima
Adultos 45mg 1000mg 100% 2222,2%



*IDR = Ingestão Diária Recomendada

Uso em idosos: não existem advertências nem recomendações especiais sobre o uso do produto em pacientes idosos.

Produto de uso exclusivo em adultos. O uso em crianças representa risco à saúde.
Pacientes idosos: O uso em pacientes idosos (acima de 60 anos) requer prescrição e acompanhamento médico.

Super dosagem

Não são conhecidos relatos de intoxicações por superdose de vitamina C. Em caso de reações adversas, suspender o uso do produto e, se necessário, utilizar medicação sintomática.

Em caso de intoxicação ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

Caracteristicas farmalogicas

A vitamina C desempenha importante papel no metabolismo celular, participando dos processos de oxirredução. Através de sua atuação no transporte de elétrons, intervém em diversas reações metabólicas, tais como: hidroxilação de prolina durante a formação de tecido conjuntivo; oxidação de cadeias laterais de lisina em proteínas, para fornecer hidroxitrimetilisina para a síntese de carnitina; síntese de noradrenalina e de hormônios corticóides pelas suprarrenais; conversão do ácido fólico em sua forma ativa do ácido folínico; metabolismo da tirosina. A vitamina C também desempenha importante papel na proteção do organismo contra infecções, aumentando a função bactericida no sangue, participando ainda da formação de anticorpos. Possui também a propriedade de neutralizar a ação tóxica de várias toxinas bacterianas e de produtos metabólicos. A vitamina C tem influências múltiplas sobre o sangue, os órgãos hematopoiéticos e os vasos sanguíneos. Favorece a adesão das células endoteliais dos capilares, a ativação da trombina e estimula a atividade da medula óssea (produção de trombócitos, leucócitos e eritrócitos; absorção e aproveitamento do ferro; ativação do ácido fólico). O organismo não sintetiza a vitamina C e tem baixa capacidade de armazenamento desta vitamina. Para manter um nível adequado torna-se necessário a ingestão regular da mesma. O mau abastecimento orgânico de vitamina C pode ocorrer não só em consequência de alimentação deficiente, mas também devido a distúrbios de absorção, doenças infecciosas e ao estresse.

Resultados de eficacia

Em diversos modelos experimentais, a vitamina C intensificou o funcionamento dos fagócitos, a proliferação dos linfócitos-T e a produção de interferon; e diminuiu a replicação de vírus (1). Em estudos em modelos animais a vitamina C aumentou a resistência contra vários tipos de infecções virais e bacterianas. Muitas infecções, como pneumonia, levaram a uma redução nos níveis de vitamina C no plasma, nos leucócitos e na urina. Tal redução demonstra que o consumo da vitamina C nestes casos estaria associado à sua participação no processo de defesa do organismo (1,2). A vitamina aumenta a função bactericida no sangue e aumenta a formação de anticorpos. Possui também a propriedade de neutralizar a ação tóxica de produtos metabólicos e de várias toxinas bacterianas. A vitamina C reduz a incidência do resfriado comum em pessoas sob excessiva demanda física.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

Conservar em temperatura ambiente (entre 15 e 30°C). Proteger da luz e umidade. Prazo de validade: 24 meses a partir da data de fabricação impressa na embalagem.

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.
Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.
Comprimido: este medicamento apresenta-se na forma de comprimido circular semiabaulado branco.
Antes de usar, observe o aspecto do medicamento.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Dizeres legais

Registro M. S. nº 1.5584.0074
Farm. Responsável: Dr. Marco Aurélio Limirio G. Filho – CRF-GO nº 3.524
Nº do lote, prazo de validade e data de fabricação: VIDE EMBALAGEM
Siga corretamente o modo de usar, não desaparecendo os sintomas procure orientação médica.

Registrado por: Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica S.A.
VPR3 – Quadra 2- C – Módulo 01- B – DAIA – Anápolis – GO – CEP 75132-015 C.N.P.J.: 05.161.069/0001-10 – Indústria Brasileira

Fabricado por: Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica S.A.

CITROPLEX – Bula para o paciente

1. PARA QUE ESTE MEDICAMENTO É INDICADO?
Este produto é um suplemento vitamínico indicado como auxiliar do sistema imunológico.

2. COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?
Citroplex® (vitamina C) atua no sistema de defesa do organismo (sistema imunológico) contra as infecções. A vitamina C é necessária para a formação e funcionamento de células responsáveis pela defesa do organismo. É fundamental para a produção de colágeno que auxilia na cicatrização de ferimentos e tem importante função de barreira contra a entrada de agentes infecciosos no organismo. Além disso, a vitamina C atua como antioxidante e desempenha papel importante na absorção de ferro dos alimentos, atuando como auxiliar na prevenção de anemias carências.

3. QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Não tome este produto se você sofre de cálculos renais ou de deficiência grave do funcionamento dos rins, ou ainda se você possui alergia a qualquer dos componentes da fórmula. Contraindicado em doenças relacionadas à retenção de ferro (hemocromatose, talassemia, anemia sideroblástica e depranocítica).

Este medicamento é contraindicado para menores de 10 anos.

4. O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
Advertências e precauções: A vitamina C pode interferir com os resultados de diversos exames de laboratório, entre eles: dosagem de açúcar, glicemia, creatinina, ácido úrico, carbamazepina, acetaminofeno, glicosúria, transaminases, desidrogenase lática, bilirrubina, pesquisa de sangue oculto nas fezes. É necessário interromper o uso de vitamina C antes desses exames. Em pacientes com deficiência de glicose-6- fosfatodesidrogenase o uso deste medicamento pode provocar hemólise.

Gravidez e amamentação
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Interações com alimentos, bebidas e outros medicamentos: alimentos não interferem com os efeitos deste produto. Evite tomar o produto juntamente com bebidas alcoólicas. O uso simultâneo com barbitúricos aumenta a necessidade diária de vitamina C. Este produto, se tomado junto com medicamentos à base de substância desferroxamina, pode potencializar os efeitos tóxicos do ferro no organismo. Salicilatos podem aumentar a eliminação urinária da vitamina C. O ácido ascórbico interage com diversos fármacos, se estiver fazendo uso de algum deles, consulte seu médico: Varfarina, Cianocobalina (Vitamina B12), Dissulfiram, Desferroxamina, Mexiletina, Corticoesteróides, Ácido acetilsalicílico, Primidona, Paracetamol, Flufenazida.

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento. Direção de veículos e operação de máquinas: você pode dirigir e lidar com máquinas normalmente durante tratamento com este produto.

5. ONDE, COMO E POR QUANTO TEMPO DEVO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?
Conservar em temperatura ambiente (entre 15 e 30º C). Proteger da luz e umidade.

Número de lote, data de fabricação e validade: vide embalagem.
Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

Comprimido: este medicamento apresenta-se na forma de comprimido circular semiabaulado branco.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

6. COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Uso oral
– adultos e crianças acima de 10 anos: 1 a 2 comprimidos de 500mg ao dia, ou conforme prescrição médica;

Ácido ascórbico (vitamina C) Posologia diária recomendada IDR*  % IDR* mínima  % IDR* máxima 
Adultos e crianças acima de 10 anos

1 a 2 comprimidos
(500 – 1000 mg)

45mg 

1 comprimido
(1111,1%) 

2 comprimidos (2222,2%) 



*IDR = Ingestão Diária Recomendada

Pacientes idosos: O uso em pacientes idosos (acima de 60 anos) requer prescrição e acompanhamento médico.
Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação de seu médico ou cirurgião- dentista.

7.O QUE DEVO FAZER QUANDO EU ME ESQUECER DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
Tome a dose assim que se lembrar, mas não tome uma dose dobrada para compensar uma dose que se esqueceu de tomar.

Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião dentista.

8. QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE ME CAUSAR?
Como todos os medicamentos, este produto pode causar algumas reações desagradáveis; no entanto, estas não ocorrem em todas as pessoas. Caso você tenha uma reação alérgica, deve parar de tomar o medicamento. Este produto é normalmente bem tolerado. Em algumas pessoas podem ocorrer queixas de perturbações digestivas. Essas perturbações são reações incomuns (ocorrendo entre 0,1% e 1% dos pacientes que utilizam este medicamento) e de pequena intensidade: azia, diarreia, enjoo, vômitos e também aumento do volume urinário. Em pessoas predispostas, o uso de altas doses de medicamentos contendo vitamina C pode ocasionar cálculos renais (pedras nos rins).

Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através de seu serviço de atendimento.

9. O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA QUANTIDADE MAIOR DO QUE A INDICADA DESTE MEDICAMENTO?
Não são conhecidos casos de intoxicação por dose excessiva de vitamina C. Se você tiver alguma reação adversa, suspenda o uso do produto e procure assistência médica, caso seja necessário.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

Data da bula

20/04/2017