Dexaclor

DEXACLOR com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de DEXACLOR têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com DEXACLOR devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

hebron

Apresentação DEXACLOR

Gel para uso vaginal: emb. c/ bisn. c/ 60g, acompanhada de 10 aplicadores descartáveis.

DEXACLOR – Indicações

Antiinflamatório e antiinfeccioso para uso vaginal.

Contra indicações de DEXACLOR

Dexaclor Gel ginecológico está contra-indicado em presença de hipersensibilidade conhecida a qualquer um dos componentes da fórmula, tuberculose das mucosas e em certas afecções por vírus (herpes simples, vacínia e varicela).

Advertências

Como acontece com todos os corticosteróides supra-renais, a dexametasona pode, ocasionalmente, acentuar infecção incipiente. Se a infecção não responder prontamente, deve-se suspender a terapia até que a infecção tenha sido adequadamente controlada por outras medidas. O uso de qualquer agente quimioterápico pode resultar na proliferação de microorganismos não susceptíveis. Se ocorrer sensibilidade ou sobrevier irritação vaginal, o emprego do produto deve ser descontinuado. Algumas pacientes podem ser sensíveis a um ou mais dos componentes da fórmula. Se for observado qualquer sinal que indique sensibilidade, o uso deve ser suspenso. É importante não interromper a terapia durante a menstruação. Como acontece com qualquer medicamento, o uso durante a gravidez e lactação só deve ser efetuado em casos de absoluta necessidade e sob acompanhamento médico. Medidas auxiliares, como duchas vaginais terapêuticas, são desnecessárias e algumas vezes, desaconselháveis. Duchas de limpeza podem ser usadas por pacientes não gestantes, se desejado, para fins cosméticos.

Interações medicamentosas de DEXACLOR

Foram relatadas, com uso sistêmico, diminuições da eficácia do ácido fólico e aumento dos efeitos do álcool.

Reações adversas / efeitos colaterais de DEXACLOR

O uso tópico de corticosteróides pode provocar reações como ardência, prurido, irritação, secura, foliculite, hipertricose, dermatite de contato e infecção secundária. É improvável a ocorrência de efeitos colaterais sistêmicos com a dexametasona quando o gel vaginal é usado conforme o recomendado. Entretanto, em caso de hipersensibilidade ou posologia exacerbada, a paciente deve ser observada quanto a possíveis reações adversas atribuíveis aos corticosteróides supra-renais. Os efeitos que eventualmente ocorrem, em geral, mostram-se reversíveis, desaparecendo quando a administração do corticosteróide é sustada. Sinais de irritação local, com sintomas subjetivos de ardência ou prurido, edema angioneurótico, urticária, dermatite vesicular e máculo-papular, têm sido relatados em pacientes sensíveis ao cloranfenicol.

DEXACLOR – Posologia

USO POR VIA VAGINAL – Fazer uma aplicação vaginal de 6g (conteúdo do aplicador cheio) à noite, ao deitar, durante 10 dias ou a critério médico. Cuidados na aplicação: Para aplicar corretamente o produto, proceder da seguinte maneira: – adaptar o aplicador à bisnaga, puxar o êmbolo para trás e pressionar a bisnaga de modo a encher completamente o aplicador. Retirar a bisnaga, fechá-la e introduzir o aplicador delicada e profundamente na vagina. Pressionar o êmbolo até esvaziar completamente o aplicador. A aplicação será facilitada, estando a paciente reclinada de costas e com as pernas dobradas e afastadas. Cuidados na higiene: Deve-se observar rigorosa higiene pessoal, com as seguintes medidas: – lavar sempre cuidadosamente as mãos; após cada micção, enxugar a vulva sem friccionar o papel higiênico; evitar contaminação fecal com o órgão genital externo; trocar diariamente as roupas íntimas, lavando-as com agentes detergentes.

Super dosagem

Sendo um medicamento de uso tópico, não há perigo de superdosagem das substâncias componentes pela via de administração e posologia indicada.

Caracteristicas farmalogicas

Informação não disponível para esta bula.

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

Informação não disponível para esta bula.

Dizeres legais

Informação não disponível para esta bula.

DEXACLOR – Bula para o paciente

Informação não disponível para esta bula.

Data da bula

Informação não disponível para esta bula.