Diprogenta

DIPROGENTA com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de DIPROGENTA têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com DIPROGENTA devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

Mantecorp

Apresentação DIPROGENTA

Diprogenta Creme apresenta-se em bisnagas com 30 gramas.
Cada grama de DIPROGENTA Creme contém 0,64 mg de dipropionato de betametasona (equivalente a 0,5 mg de betametasona) e 1 mg de sulfato de gentamicina, formulada em base branca, hidratante, hipoalergênica e isenta de parabenos.
Componentes inativos: clorocresol, fosfato de sódio monobásico, ácido fosfórico, petrolato branco, petrolato líquido, éter cetílico polioxietileno, álcool cetoestearílico e água.

Diprogenta Pomada apresenta-se em bisnagas com 30 gramas.
Cada grama de DIPROGENTA Pomada contém 0,64 mg de dipropionato de betametasona (equivalente a 0,5 mg de betametasona) e 1 mg de sulfato de gentamicina, formulada em base branca, hidratante, hipoalergênica e isenta de parabenos.
Componentes inativos: petrolato líquido e petrolato branco.

USO ADULTO E PEDIÁTRICO

DIPROGENTA – Indicações

DIPROGENTA Creme ou Pomada é indicada para o alívio de manifestações inflamatórias das dermatoses sensíveis aos corticosteróides e quando complicadas por infecção secundária causada por microorganismos sensíveis à gentamicina, ou quando houver suspeita de tais infecções. Estes distúrbios incluem: psoríase, dermatite de contato, dermatite atópica (eczema infantil, dermatite alérgica), neurodermatite (líquen simples crônico), líquen plano, eczema (inclusive eczema numular, eczema das mãos), intertrigo, disidrose (pompholyx), dermatite seborréica, dermatite esfoliativa, dermatite solar, dermatite de estase e pruridos anogenital e senil.

Contra indicações de DIPROGENTA

DIPROGENTA é contraindicada em pacientes com história de reações de sensibilidade a qualquer um dos seus componentes.

Advertências

O tratamento deverá ser descontinuado em caso de irritação ou sensibilização decorrente do uso de DIPROGENTA.
Qualquer um dos efeitos colaterais relatados após o uso sistêmico de corticosteroides, inclusive supressão suprarrenal, pode ocorrer também com o uso tópico, especialmente em lactentes e crianças.
A absorção sistêmica de corticosteroides tópicos será aumentada se extensas superfícies corporais forem tratadas, ou em caso de uso de técnica oclusiva. Recomenda-se precaução nestes casos, ou quando houver previsão de tratamento prolongado, principalmente em lactentes e crianças.
A absorção sistêmica da gentamicina aplicada topicamente pode ser aumentada se áreas corporais extensas estiverem sendo tratadas, especialmente durante períodos de tempo prolongados ou na presença de ruptura cutânea. Nestes casos, poderão ocorrer efeitos indesejáveis característicos do uso sistêmico de gentamicina.
Portanto, recomendam-se cuidados especiais quando o produto for usado nessas condições, principalmente em lactentes e crianças.
O uso de antibióticos tópicos pode, ocasionalmente, permitir o crescimento de micro-organismos resistentes, como os fungos. Se isso ocorrer, ou em caso de irritação, sensibilização ou superinfecção, o tratamento com gentamicina deve ser interrompido e instituída terapia adequada.
DIPROGENTA não é indicada para uso oftálmico.

Interações medicamentosas de DIPROGENTA

Informação não disponível para esta bula.

Reações adversas / efeitos colaterais de DIPROGENTA

Reações adversas relatadas com o uso de corticosteroides tópicos incluem: ardência, prurido, irritação, ressecamento, foliculite, hipertricose, erupções acneiformes, hipopigmentação, dermatite perioral e dermatite de contato.

Os efeitos colaterais mais frequentes com o uso de curativos oclusivos incluem: maceração cutânea, infecção secundária, atrofia cutânea, estrias e miliária.
O tratamento com gentamicina pode produzir irritação transitória (eritema e prurido) que, em geral, não requer descontinuação do tratamento.

DIPROGENTA – Posologia

Antes do uso, bata levemente a bisnaga em superfície plana com a tampa virada para cima, para que o conteúdo do produto esteja na parte inferior da bisnaga e não ocorra desperdício ao se retirar a tampa.
Aplicar uma fina camada de DIPROGENTA Creme ou Pomada de modo a cobrir completamente a área afetada, duas vezes ao dia, pela manhã e à noite. Em alguns pacientes, o tratamento de manutenção ideal pode ser obtido com aplicações menos frequentes.

Super dosagem

Sintomas: O uso prolongado ou excessivo de corticosteroides tópicos pode suprimir a função do eixo hipófise/suprarrenal, resultando em insuficiência suprarrenal secundária e produzir manifestações de hipercorticismo, incluindo a Síndome de Cushing.
Não se espera que uma única superdose de gentamicina produza sintomas.
O uso excessivamente prolongado de gentamicina tópica pode resultar em aumento de lesões por fungos ou bactérias resistentes.

Tratamento: Indica-se tratamento sintomático adequado. Sintomas de hipercorticismo agudo são normalmente reversíveis. Caso necessário, tratar o desequilíbrio eletrolítico. Em casos de toxicidade crônica, recomenda-se a retirada gradativa do corticosteroide.
Recomenda-se tratamento antifúngico ou antibacteriano adequado em caso de crescimento de micro-organismos resistentes.

Caracteristicas farmalogicas

Informação não disponível para esta bula.

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

Informação não disponível para esta bula.

Dizeres legais

MS 1.0093.0031
Farm. Resp.: Lucia Lago Hammes – CRF-RJ 2.804

MANTECORP INDÚSTRIA QUÍMICA E FARMACÊUTICA LTDA
Estrada dos Bandeirantes, 3.091 – Rio de Janeiro – RJ
CNPJ 33.060.740/0001-72 – Indústria Brasileira
®Marca Registrada

Central de Atendimento 08000117788

VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA

O número do lote, data de fabricação e término do prazo de validade estão gravados na embalagem externa deste produto.

DIPROGENTA – Bula para o paciente

DIPROGENTA apresenta rápido início de ação, estando indicada para o alívio de manifestações inflamatórias sensíveis aos corticosteroides.
DIPROGENTA Creme e Pomada devem ser conservados em temperatura ambiente (15ºC a 30ºC).
O prazo de validade de DIPROGENTA encontra-se gravado na embalagem externa; em caso de vencimento, inutilize o produto.
Informe seu médico sobre a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informar ao médico se está amamentando.
Antes do uso, bata levemente a bisnaga em superfície plana com a tampa virada para cima, para que o conteúdo do produto esteja na parte inferior da bisnaga e não ocorra desperdício ao se retirar a tampa.
Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Informe seu médico sobre o aparecimento de reações desagradáveis como irritação ou sensibilização durante o tratamento.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento.
Não utilize este produto nos olhos.

NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA A SUA SAÚDE.

Data da bula

11/06/2014