Diserim

DISERIM com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de DISERIM têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com DISERIM devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

apsen

Apresentação DISERIM

compr. de 2,5 mg de bendroflumetiazida e 1 mg de flufenazina cloridrato: cx. c/ 10 e 20 compr. rev.

DISERIM – Indicações

– Tratamento sintomático da síndrome de tensão pré-menstrual, quaisquer que sejam os sintomas com que ela se exteriorize; – Como medicação coadjuvante no tratamento da obesidade; – Como diurético nos edemas de pequena e moderada intensidade.

Contra indicações de DISERIM

DISERIM é contra-indicado em pacientes que tenham previamente demonstrado hipersensibilidade aos seus componentes ou a drogas derivadas do radical sulfonamida ou a fenotiazínicos. Está contra-indicado ainda nas insuficiências renais graves.

Advertências

Todos os pacientes que recebem terapia diurética devem ser observados, para os sinais clínicos de desequilíbrio eletrolítico, tais como hiponatremia, hipocloremia, alcalose e hipocalemia. DISERIM por conter somente 2,5 mg de diurético tiazídico tem uma ocorrência pouco provável de desequilíbrio eletrolítico. Os sinais clínicos mais comuns do desequilíbrio eletrolítico incluem boca seca, sede, fraqueza, hipotensão, taquicardia, cãibras musculares e vômitos. Raramente a flufenazina existente no DISERIM pode elevar os níveis de prolactina, razão pela qual não se recomenda no tratamento de pacientes com carcinomatose mamária.

Interações medicamentosas de DISERIM

O DISERIM pode potencializar os efeitos produzidos pela ingestão de bebidas alcoólicas. Desta forma, durante o tratamento evite ingerir bebidas alcoólicas.

Reações adversas / efeitos colaterais de DISERIM

A bendroflumetiazida está presente no DISERIM na pequena dosagem de 2,5mg por comprimido, com o emprego de doses maiores há o relato de reações adversas. Sistema gastrintestinal: anorexia, náusea, vômito, diarréia, constipação, icterícia colestática. Sistema Nervoso Central: hipotensão, parestesia. Hematológico: anemia hemolítica, agrunolocitose. Cardiovascular: hipotensão ortostática. Hipersensibilidade: púrpura, rash- cutâneo, urticária Outros: hiperglicemia (pacientes diabéticos ou pré-diabéticos), hiperuricemia, fraqueza. Até o momento não há relato de ocorrência destas reações diretamente relacionadas com o emprego de DISERIM.

DISERIM – Posologia

Na tensão pré-menstrual, recomenda-se o tratamento com DISERIM na dose de um comprimido revestido diário nos 10 dias que precedem a data provável da menstruação. O comprimido revestido deve ser ingerido pela manhã, evitando-se dessa maneira que a ação do diurético possa interferir com o período de sono. O tratamento pode, entretanto, ser iniciado a qualquer tempo, dentro do período de 10 dias que antecede a data prevista da menstruação. Como medicação coadjuvante no tratamento da obesidade e na retenção líquida e irritabilidade comuns nos cardíacos e nos hipertensos de leve a moderada intensidade, recomenda-se um comprimido diário. Doses maiores poderão ser usadas à critério médico.

Super dosagem

Poderão surgir sintomas relacionados com dosagens excessivas de fenotiazínicos, movimentos involuntários, hipotensão, reações autonômicas, letargia ou fenômenos clínicos relacionados com a desidratação. O paciente deve ser submetido a tratamento adequado por orientação médica.

Caracteristicas farmalogicas

Informação não disponível para esta bula.

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

Informação não disponível para esta bula.

Dizeres legais

Informação não disponível para esta bula.

DISERIM – Bula para o paciente

Informação não disponível para esta bula.

Data da bula

Informação não disponível para esta bula.