Drenifórmio

DRENIFÓRMIO com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de DRENIFÓRMIO têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com DRENIFÓRMIO devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

biolab

Apresentação DRENIFÓRMIO

Creme bisn. c/ 30 g

DRENIFÓRMIO – Indicações

No tratamento das dermatoses sensíveis à corticoterapia tópica complicadas por infecções superficiais causadas por fungos e bactérias.

Contra indicações de DRENIFÓRMIO

Os preparados de fludroxicortida, combinados c/ clioquinol, são contra-indicados em pessoas c/ antecedentes de hipersensibilidade a qualquer um de seus componentes. Advertências Devido a ocorrência (após uso oral) de neuropatia mielo-óptica subaguda (síndrome S.M.O.N.) relacionada c/ o clioquinol, esta preparação não deve ser usada sobre uma grande área do corpo ou por longo período de tratamento.

Advertências

devido a ocorrência (após uso oral) de neuropatia mielo-óptica subaguda (síndrome S.M.O.N.) relacionada com o clioquinol, esta preparação não deve ser usada sobre uma grande área do corpo ou por longo período de tratamento. A absorção sistêmica de corticosteróides tópicos causou supressão reversível do eixo hipotálamo-hipófise-supra-renal, manifestações da Síndrome de Cushing, hiperglicemia e glicosúria em alguns pacientes. As condições que aumentam a absorção sistêmica são: aplicação de esteróides mais potentes, uso sobre áreas mais extensas, uso prolongado e uso de curativos oclusivos. Portanto, os pacientes que estejam recebendo altas doses de um esteróide tópico, aplicado ou não a uma área extensa ou sob curativo oclusivo, deverão ser avaliados periodicamente quanto à evidência de supressão do eixo hipotálamo-hipófise-supra-renal, através de testes de cortisol livre na urina e de estimulação por ACTH. Se a supressão do eixo for notada, deve-se tomar a decisão de suspender a droga, reduzir a freqüência de aplicação ou substituir por um esteróide menos potente. A recuperação da função do eixo hipotálamo-hipófise-supra-renal é geralmente imediata e total com a interrupção da droga. O aparecimento de sinais e sintomas de retirada da droga e que necessite de suplementação de corticosteróides por via sistêmica é pouco freqüente. Se ocorrer irritação, o uso de corticosteróides tópicos deve ser interrompido e a terapia apropriada deverá ser instituída. O uso prolongado das preparações com clioquinol pode resultar na proliferação de microrganismos resistentes, se isto ocorrer, medidas apropriadas devem ser tomadas. Carcinogênese, mutagênese e danos à fertilidade – não foram efetuados estudos em animais, a longo prazo, para avaliar o potencial carcinogênico ou o efeito na fertilidade com o uso de corticosteróides tópicos. Estudos para determinar a mutagenicidade, efetuados com a prednisolona e hidrocortisona, revelaram resultados negativos. Pacientes que não toleram iodo e seus derivados podem ser sensíveis ao clioquinol.

Interações medicamentosas de DRENIFÓRMIO

A fim de evitar possíveis irritações, não aplicar preparados que contenham enxofre ou mercúrio concomitantemente com Drenifórmio e preferivelmente, 24 horas antes ou depois do uso deste. • Interferência em Exames Laboratoriais: A contagem de eosinófilos totais pode estar diminuída se a concentração de cortisol plasmático estiver reduzida. Devido a atividade hiperglicêmica intrínseca dos corticosteróides, as concentrações de glicose do sangue e da urina podem estar aumentadas caso haja uma absorção significante do corticosteróide. A função do eixo hipotalâmico-pituitária-adrenal avaliado por: hormônio adrenocorticotrópico, cortisol do sangue, cortisol da urina de 24 horas, 17-hidroxicorticosteróides da urina, pode estar diminuído caso haja uma absorção significante do corticosteróide, especialmente em crianças.

Reações adversas / efeitos colaterais de DRENIFÓRMIO

As seguintes reações adversas localizadas foram relatadas c/ as formulações de corticosteróides tópicos: queimadura, prurido, irritação, secura da pele, foliculite, hipertricose, erupções acneiformes, hipopigmentação,dermatite perioral e dermatite de contato alérgica. Podem ocorrer mais frequentemente c/ curativos oclusivos: maceração da pele, infecção secundária, atrofia da pele, estrias e miliária. Os preparados a base de clioquinol poderão manchar a roupa, o cabelo e a pele.

DRENIFÓRMIO – Posologia

Cuidadosamente aplicar uma pequena quantidade de creme sobre a área afetada, duas a três vezes ao dia. Deve-se ter cuidado para não lesar a pele por meio de fricção desnecessariamente vigorosa.

Super dosagem

Informação não disponível para esta bula.

Caracteristicas farmalogicas

Informação não disponível para esta bula.

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

Informação não disponível para esta bula.

Dizeres legais

Informação não disponível para esta bula.

DRENIFÓRMIO – Bula para o paciente

Informação não disponível para esta bula.

Data da bula

Informação não disponível para esta bula.