Drenison oclusivo

DRENISON OCLUSIVO com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de DRENISON OCLUSIVO têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com DRENISON OCLUSIVO devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

biolab

Apresentação DRENISON OCLUSIVO

Drenison® oclusivo (fludroxicotida) é apresentado na for a de Curativo. Caixa com rolo 200 cm e comprimento por 7,5 cm de largura.

DRENISON OCLUSIVO – Indicações

Drenison® oclusivo é eficaz no tratamento de inflamações e alergias na pele.

Contra indicações de DRENISON OCLUSIVO

Corticosteroides tópicos são contraindicados e m pacientes om história de hipersensibilidade a qualquer um d os componentes desta preparação. Quando há atrofia da pele pré-existente, esta p ode ser exacerbada em de ocorrência das propriedades atróficas dos corticosteroides. Quando houver infecção no local de tratamento, pode o correr exercer a ação, caso nenhum agente antimicrobia no apropriado seja utilizado concomitantemente.
O uso de Drenison® Oclusivo não é recomendado para lesões exsudativas ou em áreas intertriginosas.

Advertências

Gerais – A absorção sistêmica de corticosteroides tópicos tem causado supressão reversível do eixo hipotálamo – hipófise – suprarrenal, manifestações da Síndrome de Cushing, hiperglicemia e glicosúria em alguns pacientes.
As condições que aumentam a absorção sistêmica são: aplicação de esteróides mais potentes, uso sobre áreas mais extensas, uso prolongado e uso de curativos oclusivos. Portanto, os pacientes que esteja recebendo altas doses de um estróide tópico, aplicado a u a área extensa ou sob curativo oclusivo, deverão ser avaliados periodica ente quanto à evidência d supressão deixo hipotálamo – hipófise – suprarrenal, através de testes de cortisol livre na urina e de estimulação por ACTH. Se a supressão o eixo for notada, deve-se tentar suspender a droga, reduzir a frequência de aplicação ou substituir por um esteroide menos potente. A recuperação da função do eixo hipotálamo – hipófise –suprarrenal é geral mente imediata e total com a interrupção da droga. Raramente podem ocorrer sinais e sintomas de abstinência do esteróide que necessite de suplementação de corticosteroides por via sistêmica.
Pacientes pediátricos podem absorver proporcionalmente maiores quantidades de corticosteroides tópicos e, desta forma, ser mais susceptíveis à toxicidade sistêmica (ver “Pediatra”).
Se ocorrer irritação, o uso de corticosteroides tópicos deve ser interrompido e a terapia apropriada deverá ser instituída.
Na presença de infecções dermatológicas, o uso de um agente antifúngico ou antibacteriano adequado deve ser instituído. Se uma resposta favorável não ocorrer imediatamente, Drenison® deve ser descontinuado até que a infecção seja adequadamente controlada.
Os pacientes recebendo corticosteroides tópicos devem receber as seguintes informações e instruções:
1.Este medicamento deve ser usado de acordo com a orientação médica. É apenas para uso externo. Evita r contato com os olhos.
2.Os pacientes devem ser alertados para não utilizar este medicamento para qualquer outra dermatose além da qual ele foi prescrito.
3.A área tratada não deve ser enfaixada ou de qualquer outra forma coberta a não ser que o paciente seja diretamente orienta do pelo médico para fazê-lo.
4.Os pacientes devem relatar qualquer sinal de reação adversa local, especialmente se estiverem utilizando curativo oclusivo.
Os seguintes testes podem ser úteis para avaliar a supressão do eixo hipotálamo – hipófise –suprarrenal: cortisol livre na urina, estimulação por ACTH.

Carcinogênese, mutagênese e danos à fertilidade: não foram realizados estudos em animais de longo prazo para avaliar o potencial carcinogênico ou o efeito na fertilidade do uso de corticosteroides tópicos. Estudos para deter minar a mutagenicidade com a prednisolona e hidrocortisona revelaram resultados negativos.

Gravidez – Categoria B- Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. Os corticosteroides são geralmente teratogênicos em animais de laboratório quando administrados sistemicamente em doses relativamente baixas. Os corticosteroides mais potentes têm demonstrado serem teratogênicos após aplicação tópica em animais de laboratório. Não há estudos adequados e bem controlados em mulheres grávidas sobre os efeitos teratogênicos de corticosteroides aplicados topicamente. Portanto, os corticosteroides tópicos devem ser usados durante a gravidez somente se os possíveis benefícios justificarem os riscos potenciais para o feto. As drogas desta classe não devem ser usadas extensivamente o u em grandes quantidades ou por períodos de tempo prolongados em pacientes grávidas.

Lactação – Não se sabe se a administração tópica de corticosteroides pode resultar em absorção sistêmica suficiente para produzir quantidades detectáveis no leite materno. Os corticosteroides administrado sistemicamente são excretados no leite materno em quantidades provavelmente não suficientes para ter um efeito deletério sobre a criança. No entanto, deve-se ter cuidado quando corticosteroides tópicos são administrados a mulheres que estão amamentando.

Pediatria – Crianças podem absorver proporcionalmente maiores quantidades de corticosteroides tópicos, tornando-se assim mais sensíveis. Pacientes pediátricos podem demonstrar mais sensibilidade às alterações hormonais e à Síndrome de Cushing induzidas por corticosteroides tópicos do que pacientes adultos. A administração de corticosteroides tópicos a crianças deve ser limitada a menor quantidade possível para um tratamento eficaz. O tratamento a longo prazo com corticosteroides p ode interferir no crescimento e desenvolvimento das crianças
Pacientes pediátricos podem apresentar maior susceptibilidade à supressão do eixo hipotálamo – hipófise
– suprarrenal e Síndrome de Cushing do que pacientes adultos devido à maior razão entre a superfície corporal e o peso corporal. Supressão do eixo hipotálamo – hipófise – suprarrenal e Síndrome de Cushing e hipertensão intracraniana fora relatadas em crianças que estavam recebendo corticosteroides tópicos. As manifestações d e supressão da suprarrenal nas crianças incluem retardo no crescimento linear, demora no ganho de peso, níveis baixos de cortisol no plasma e ausência de resposta à estimulação por AC H. As manifestações de hipertensão intracraniana incluem abaulamento da fontanela, dor de cabeça e papildema bilateral.
A administração de corticosteroides tópicos a pacientes pediátricos deve ser limitada a menor quantidade compatível com um regime terapêutico eficaz. A terapia crônica com corticosteroides pode interferir no crescimento e no desenvolvimento das crianças.
Os pais de pacientes pediátrico s devem ser orientados a não usar fraldas apertadas ou calças plásticas nos pacientes tratados na área coberta pela fralda, uma vez que tanto a fralda como a calça plástica funciona como curativos oclusivos.

Geriatria (idosos) – Apesar de estudos adequados com corticosteroides tópicos não terem sido realizados com população geriátrica, não se espera que ocorram problemas específicos que limite m a utilidade dos corticosteroides tópicos em idosos. Entretanto, pacientes idosos podem ser mais propensos a apresentarem atrofia da pele em decorrência da idade. Púrpura e lacerações da pele que podem levantar a pele e tecidos subcutâneos a partir da fáscia podem ocorrer mais facilmente com o uso de corticosteroides tópicos em pacientes geriátricos. Por causa disso, os corticosteroides devem ser usado s raramente, por períodos breves, ou sob supervisão médica restrita em pacintes com evidência de atrofia de pele pré-existente.

Principais interações com alimentos: Não há relatos de interação de alimentos com Drenison® oclusivo Principais interações com testes laboratoriais: A contagem de eosinófilos totais pode estar diminuída se a concentração d e cortisol plasmático estiverem reduzidos. Devido à atividade hiperglicêmica intrínseca dos corticosteroides, as concentrações de glicose do sangue e da urina podem estar aumentadas caso haja uma absorção significativa do corticosteroide.
A função do eixo hipotalâmico – pituitária – adrenal avalia do por: hormônio adreno corticotrópico, cortisol do sangue, cortisol da urina de 24 horas, 17-hidrox corticosterides da urina, pode estar diminuído caso haja uma absorção significativa do corticosteroide, especialmente em crianças.

Interações medicamentosas de DRENISON OCLUSIVO

Não há relatos de interação medicamentosa com Drenison® oclusivo.

Reações adversas / efeitos colaterais de DRENISON OCLUSIVO

Reação incomum (ocorre entre 0,1% e 1% do s pacientes que utilizam este medicamento): queimadura, prurido, irritação, secura da pele, foliculite, hipertricose, erupções acneiformes, hipopigmentação a outra alterações na pigmentação da pele, der matiteperioral (dermatite de contato alérgica).

Reação comum (ocorre entre 1 pele, infecção secundária, atrofie % e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): maceração da pele, estrias, miliária.

Em caso de eventos adversos, comunique o Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária – NOTIVISA, disponível em www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index html ou a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.

DRENISON OCLUSIVO – Posologia

Os curativos oclusivos podem ser usados no controle de psoríase ou outras condições resistentes. Se houver desenvolvi mento de infecção, o uso do curativo oclusivo deve se interrompido e instituído um tratamento antimicrobiano adequado.
A substituição da fita a cada 12 horas produz baixa incidência de reações adversas, porém pode ser deixada no local por 24 horas, se for bem tolerada e aderir satisfatoriamente. Quando necessário, a fita pode ser usada som ente à noite e removida durante o dia. Se as extremidades da fita desprenderem-se prematuramente, podem ser aparadas e substituídas por pedaços de fita nova.

Modo de usar:
Preparar a pele com o orientado pelo médico ou como segue: gentilmente limpar a área a ser coberta para remover escamas, crostas, exsudatos secos e qualquer creme ou pomada anteriormente utilizados. Um sabonete antibacteriano deve ser usado para prevenir o aparecimento de odor sob a fita. Raspar ou prender o cabelo na área a ser tratada para permitir um a boa adesão com a pele e fácil remoção. Se for necessário banho, este deve ser feito antes d a aplicação da fita. A pele deve ser seca antes da aplicação da fita.
Remo ver a fita da embalagem e cortar um pedaço um pouco maior do que a área a ser coberta. Arredondar os cantos.
Retirar o papel branco da fita transparente. Deve-se ter cuidado para que a fita não cole nela mesma.
Aplicar a fita transparente, mantendo a pele lisa; pressionar a fita no lugar.

Substituição da fita:
A não ser que seja orientado de outra maneira pelo médico, substituir a fita a cada 12 horas. Limpar a pele e deixá-la secar por 1 hora antes de aplicar a n ova fita.
Se ocorrer irritação ou infecção, remover a fita e consultar o médico.
Para usar o rolo adequadamente, puxe a fita como ilustrado no desenho.

Super dosagem

Sinto mas: Os corticosteroides aplicados topicamente pode ser absorvidos em quanti dades suficientes para roduzir efeitos sistêmicos. A absorção sistêmica de c orticosteroides tópicos causas ou supressão reversível do eixo hipotálamo/hipófise/suprarrenal, manifestações da Síndrome de Cushing, hiperglicemia e glicosúria em alguns pacientes.
Trata mento: Sinto ático e de suporte; consiste na descontinuação da ter pia com o corticosteroide. A retira da gradual do medicamento pode ser necessário.

Em caso de intoxicação ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

Caracteristicas farmalogicas

Drenison® Oclusivo é uma fita lástica cirúrgica, transparente, impermeável à umidade e direcionada para uso tópico. Cada cm2 contém 4 mcg de fludroxicortida uniformemente distribuídos na camada adesiva. A fita é feita com uma película fina de polietileno fosco, ligeira mente elástica e altamente flexível. O adesivo é um copolíero sintético de éster de acrilato e ácido acrílico que é livre de substâncias de origem vegetal. A face adesiva é sensível à pressão e é recoberta com papel protetor para permitir manejo e portes antes de aplicação.
Drenison® Oclusivo contém flu droxicortida, um corticoesteroide eficaz principalmente por sua ação anti-inflamatória, antipruriginosa e vasoconstritora. Corticostero ides apresentam múltiplos mecanismos de ação. Os efeitos anti-inflamatórios resultam d a diminuição da formação, liberação e atividade de media dores inflam atórios (cinins, histaminas, enzimas lipossomas, pro taglandinas e leucotrienos), reduzindo as manifestações iniciais do processo inflamatório. Corticosteroides promovem ação vasoconstritora pela reversão da dilatação e aumento da permeabilidade vascular, diminuindo o extra casamento sérico, edema e desconforto. As propriedades imunossupressoras diminuem a resposta às reações de hipersensibilidade imediatas e tardias. Adicionalmente, o acesso à sensibilização dos linfócitos T e macrófagos pelas células alvo pode também ser prevenido pelos corticosteroides. O efeito antiproliferativo reduz a hiperplesia tissular, característica a psoríase.
A fita serve tanto como veículo quanto como curativo oclusivo. A retenção da perspiração imperceptível pela fita resulta na hidratação do estrato córneo e melhora d a difusão da medicação. A pele é protegida de traumas físicos, dessecação e irrtação química. A fita age como um protetor mecânico para a pele fissurada. Sua ação é duradoura, pois evita a remoção da medicação por lavagem ou pela fricção exercida por roupas.
A extensão da absorção percutânea dos corticosteroides tópicos é determinada por vários fatores, incluindo o veículo, a integridade da barreira epidérmica e o uso de curativos oclusivos.
Os corticosteroides tópicos podem ser absorvidos pela pele normal intacta. Inflamação e/ou outra dermatose aumenta m a absorção percutânea. Os curativos oclusivos aumentam substancialmente a absorção dos corticosteroides tópicos. Desta forma, os curativos oclusivos podem ser de valiosa ajuda terapêutica no tratamento de dermatoses resistentes.
Uma vez absorvido através da pele, os corticosteroides tópicos agem da mesma maneira que os administrados sistemicamente. Os corticosteroides ligam-se às proteínas plasmáticas em vários graus. São metabolizados inicialmente no fígado e então excretados pelos rins. Alguns corticosteroides tópicos e seus metabólitos são também excretados na bile.

Resultados de eficacia

Bopp e cols (1984) realizou avaliação clínica com 34 pacientes, com diagnóstico de neurodermite, psorise, líquen amiloide, eczema de estase, eczema seborreico, eczema numular, desidrose, prurig nodular e líquen córneo hipertrófico, submetidos à terapêutica oclusiva com a fita plástica impregnada de fludroxicortida.
Os resultados finais constituíram-se em excelentes e bons num total de 25 casos (73,5 %) com uma melhora parcial em oito casos e nalterado em um caso, não havendo piora clínica. A segurança e comodidade do preparado, demonstrada pelo baixo índice d e efeitos adversos, leva-se a concluir que a fludro xicortida em fita plástica adesiva constitui excelente e prático recurso terapêutico nas dermatoses que respondem ao uso dos corticosteroides tópicos oclusivos.
Mine li L avaliou clinicamente 38 pacientes portadores de dermatites na fase crônica, isto é, secas, empregando tratamento oclusivo, e para tal utilizou uma preparação já pronta de fludroxicortida impregnada em fita plástica transparente e impermeável (Drenison Oclusivo) em forma de curativo oclusivos, obtendo em prazos variáveis de duas a seis semanas, de acordo com o tipo e gravidade de patologia tratada, os seguintes resultados: excelentes em 21 pacientes (55 ,26%), bons em nove pacientes (23,6 8%), regulares em três pacientes (7,90% ), nulos em três pacientes ( ,90%) e pior ados em dois pacientes (5,26%). Considerando-se a soma d os resultados excelentes e b ons, obteve uma alta porcentagem de eficácia de 78,94%, considera da como muito satisfatória. Cabe salientar a segurança, comodidade e aceitação dos pacientes, o que demonstra ser esta preparação extremam ente útil quando for necessário o tratamento oclusivo em dermatoses que respondem a corticoterapia tópica.
Em estudo clínico realizado por Krueger GG e colegas, a fita oclusiva contendo fludro xicortida (um a vez ao dia ) foi compara da a pomada contendo diflarosona 0,05 % (duas vezes ao dia) no tratamento de
psoríse em 30 pacientes. A fita oclusiva contendo fludroxicortida melhorou significativamente o e item a, além de levar o tratamento ao sucesso em todos os casos, quando comparado ao grupo que utilizou a pomada. Os autores concluíram que a fita oclusiva contendo fludroxicortida é superior ao tratamento com diflarasona.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

Mantenha Drenison® oclusivo em temperatura ambiente (15 a 30ºC). Este medicamento é válido por 24 meses a partir da data de fabricação.

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.
Não se medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o e sua embalagem origina.
Características: rolo de aparência fosca e branca.
Antes de usar, observe o aspecto do medicamento.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance de crianças.

Dizeres legais

Registro MS – 1.0 74.0195
Farm. Resp.: Dr. Dante Alario J nior – CRF-S P nº 5143
Biolab Sanus Farmacêutica Ltda.
Av. Paulo Ayres, 280 – Taboão a Serra – SP
CEP 06767-220 S AC 0800 724 6522
CNPJ 49.475.833/ 001-06
Indústria Brasileira

DRENISON OCLUSIVO – Bula para o paciente

1. PARA QUÊ ESTE MEDICAMENTO É INDICADO?
O seu médico lhe receitou Drenison® oclusivo para o trata mento de inflamações e alergias da pele.

2. C OMO ESTE MEDICAM NTO FUNC IONA?
A substância ativa de Drenison® oclusivo é a fludroxicortida, um corticosteroide. Drenison® oclusivo é um curativo para o uso tópico, é eficaz principalmente por sua ação anti-inflamatória, antiprurigino a (diminuição da coceira) e vasoconstritora, reduzindo o inchaço local. Corticosteroides apresentam múltiplos mecanismos de ação. Os efeitos anti-inflamatórios resultam da diminuição da formação, liberação e atividade de substâncias inflamatórias (cininas, histaminas, enzimas lipossomais,
prostaglandinas e leucotrienos), reduzindo as manifestações iniciais do processo inflamatório.
Corticosteroides promovem ação vasoconstritora, diminuindo o extravasamento de líquido no local da infla ação, inchaço e desconforto.

3. QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Você não deve usar o Drenison® oclusivo se for alérgico a qualquer um de seus componentes (veja o item COMPOSIÇÃ O) e se já houver uma infecção no local de tratamento.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião- dentista.

4. O QUE DEVO SABER ANT ES DE USAR ESTE MEDICAMENT O?
Advertências:
Gerais – A absorção sistêmica (circulação pela corrente sanguínea) de corticosteroides tópicos causa alteração reversível na produção de uma série de hormônios, manifestações da Síndrome de Cushing (doença ocasionada pelos altos níveis de corticosteroides na corrente sanguínea), hiperglicemia (aumento de açúcar na circulação sanguínea) e glicosúria (eliminação de açúcar na urina) em alguns pacientes.
As condições que aumentam a absorção sistêmica são: aplicação de esteroides mais potentes, uso sobre áreas mais extensas, uso prolongado e uso de curativos oclusivos. Portanto, os pacientes que esteja adequado. Se as alterações hormonais forem notadas, o médico deve tomar a decisão de suspender medicamento, reduzir a frequência de aplicação ou substituir por um esteroide menos potente. A reversão das alterações hormonais é geralmente imediata e total com a interrupção do medicamento.
Se ocorrer irritação, o uso de corticosteroides tópicos deve ser interrompido e a terapia apropriada deverá ser instituída.
Na presença de infecções dermatológicas, o uso de um agente antifúngico ou antibacteriano adequado deve ser instituído. Se uma resposta favorável não ocorrer imediatamente, Drenison® deve ser descontinuado até que a infecção seja adequadamente controlada.
Os pacientes recebendo corticosteroides tópicos devem receber as seguintes informações e instruções:

1. Este medicamento deve ser usado de acordo com a orientação médica. É apenas para uso externo.
Evitar contato com os olhos.
2. Os pacientes devem ser alertados para não utilizar est medicamento para qualquer outra manifestação alérgica além da qual ele foi prescrito.
3. A área tratada não deve ser enfaixada ou de qualquer outra forma coberta a não ser que o paciente seja diretamente orientado pelo médico para fazê-lo.
4. Os pacientes devem relatar qualquer sina l de reação adversa local, especialmente se estiverem utilizando curativo oclusivo.
Os seguintes testes podem ser úteis para avaliar alterações hormonais: cortisol livre na urina, estimulação por ACTH (hormônio adrenocorticotrófico).

Carcinogênese, mutagênese e danos à fertilidade: não foram realizados estudos em animais de longo prazo para avaliar o potencial carcinogênico (capacidade de ocasionar um câncer) ou o efeito na fertilidade do uso de corticosteroides tópicos. Estudos para determinar a mutagenicidade com a prednisolona e hidrocortisona (outros tipos de corticosteroides) revelara resultados negativos. Gravidez – este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. Os corticosteroides são geralmente teratogênicos em animais de laboratório quando administrados sistemicamente e m doses relativamente baixas. Os corticosteroides mais potentes têm demonstrado serem teratogênicos (capazes de ocasionar más formações fetais) após aplicação tópica em animais de laboratório. Não há estudos adequados e bem controlados em mulheres grávidas sobre os efeitos teratogênicas de corticosteroides aplicados topicamente. Portanto, os corticosteroides tópicos deve m ser usados durante a gravidez somente se os possíveis benefícios justificarem os riscos potenciais para feto. As drogas desta classe não devem ser usadas extensivamente ou em grandes quantidades ou por períodos de tempo prolonga os em pacientes grávidas.
Lactação – não se sabe se a administração tópica de corticosteroides pode resultar em absorção sistêmica suficiente para produzir quantidades detectáveis no leite materno. Os corticosteroides administrado sistemicamente são excretados no leite materno em quantidades provavelmente não suficientes para ter um efeito prejudicial sobre a criança. No entanto, deve-se ter cuidado quando corticosteroides tópicos são administrados a mulheres que estão amamentando.

Pedia tria – crianças podem absorver proporcionalmente maiores quanti ades de corticosteroides tópicos, tornando-se assim mais sensíveis. Pacientes pediátricos podem demonstrar mais sensibilidade às alterações hormonais e à Síndrome de Cushing induzidas por corticosteroides tópicos do que pacientes adultos. A administração de corticosteroides tópicos a crianças deve ser limitada a menor quantidade possível para um tratamento eficaz. O tratamento em longo prazo com corticosteroides p ode interferir no crescimento e desenvolvimento das crianças.

Os pais de pacientes pediátrico s devem ser orientados a não usar fraldas apertadas ou calças plásticas nos pacientes tratados na área coberta pela fralda, uma vez que tanto a fralda como a calça plástica funcionam como curativos oclusivos.

Geria tria (idosos) – apesar de estudos adequados com corticosteroides tópicos não terem sido realizados com população geriátrica, não se espera que ocorram problemas específicos que limitem a utilidade dos corticosteroides tópicos em idos os. Entretanto, podem apresentar atrofia da pele (alterações na formação da pele) com maior frequência em decorrência da idade. M anchas arroxeadas (púrpura) e feridas (lacerações) da pele podem ocorrer com o uso de corticosteroides tópico em pacientes idosos.

Principais interações com alimentos: não há relatos de interação de alimentos com Drenison® ocusivo.
Principais interações com testes laboratoriais: a contagem de eosinófilos totais pode estar diminuída se a concentração de cortisol plasmático estiver reduzida.
Interações medicamentosas: não há relatos d e interação medicamentos com Drenison® oclusivo.
Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
Não se medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.

5. ONDE, COMO E POR QU NTO TEMPO POSSO GUARDAR ESSE MEDICAMENTO?
Mantenha Drenison® oclusivo em temperatura ambiente (15 a 30ºC).
Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.
Não se medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o e sua embalagem original.
Características: rolo de aparência fosca e branca.







Ante de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo. Todo medicamento deve ser mantido fora d o alcance de crianças.

6. COMO DEVO USAR ESTE MEDICAM ENTO?
Os curativos oclusivos podem ser usados no controle de psoríase ou outras condições resistentes. Se houver desenvolvi mento de infecção, o uso do curativo oclusivo deve se interrompido e instituído um tratamento antimicrobiano adequado.
A substituição da fita a cada 12 horas produz baixa incidência de reações adversas, porém pode ser deixada no local por 24 horas, se for bem tolerada e aderir satisfatoriamente. Quando necessário, a fita pode ser usada som ente à noite e removida durante o dia. Se as extremidades da fita desprenderem-se prematuramente, podem ser aparadas e substituídas por pedaços de fita nova. As instruções de uso adas abaixo devem ser seguidas pelo paciente, a menos que instituído de outra maneira pelo médico.

Aplicação da fita
IMPORTANTE: a ele deve ser impa e seca antes da aplicação da fita. A fita deve ser sempre cortada e nunca rasgada.

Orientações de uso:
1. Preparar a pele como orientado pelo médico ou como segue: gentilmente limpar a área a ser coberta para remover escamas, crostas, exsudatos (líquido com liberação de células sanguínea s e pus) secos e qualquer creme ou pomada anteriormente utilizados. Um sabonete antibacteriano deve ser usado para prevenir o aparecimento de odor sob a fita. Raspar ou prender o cabelo na área a ser tratada para permitir uma boa adesão com a pele e fácil remoção. Se for necessário banho, este deve ser feito antes da aplicação da fita. A pele deve ser seca antes da aplicação da fita.
2. Remover a fita da embalagem e cortar um pedaço um pouco maior d que a área a ser coberta. Arredondar os cantos.
Retirar o papel branco da fita transparente. Deve-se ter cuidado para que a fita não cole nela mesma.
3. Aplicar a fita transparente, mantendo a pele lisa; pressionar a fita no lugar.
Substituição da fita:
A não ser que seja orientado de outra maneira pelo médico, substituir a fita a cada 12 horas. Limpar a pele e deixá-la secar por 1 hora antes de aplicar a n ova fita.
Se ocorrer irritação ou infecção, remover a fita e consultar o médico.
Para usar o rolo adequadamente, puxe a fita como ilustrado no desenho.

Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do trata mento.

Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
7. O QUE DEVO FAZER QU ANDO EU M E ESQUEC ER DE USA ESTE ME DICAMENTO?
Você deve aplicar Drenison® oclusivo conforme a receita médica. Se você deixou de aplicar uma dose, deverá aplicar a dose seguinte conforme receita médica.

Em caso de dúvida, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião dentista.

8. QU AIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE ME C AUSAR?
Qualquer medicamento pode apresentar efeitos inesperados ou indesejáveis denomina dos reações adversas.
Reação pouco comum: queimadura, prurido (coceira), irritação, secura da pele, foliculite, hipertricose (crescimento excessivo de pelos, erupções acneiformes (erupções semelhantes à acne), hipopigmentação (descoloramento da pele) ou outras alterações na pigmentação (coloração ) da pele, dermatite perioral (inflamação da pele ao redor da boca), dermatite de contato alérgica (inflamação que o corre pelo contato direto com substâncias que causam alergia).
Reação comum: maceração da pele (pele esbranquiçada e mole), infecção secundária, atrofia da pele, estrias, miliária (brotoejas).

Informar ao seu médico, cirurgião dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do se serviço de atendimento.

9. O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR U MA QUANT DADE MAIOR DO QUE A INDICA DA DES TE MEDICAMENTO?
Drenison® oclusivo pode ser absorvido em quantidades suficientes para produzir efeitos sistêmicos. A absorção sistêmica (pela corrente sanguínea) de corticosteroides tópicos causou alterações reversíveis de alguns hormônios, manifestações da Síndrome de Cushing (doença ocasionada pelos altos níveis de corticosteroides na corrente sanguínea), hiperglicemia (aumento de açúcar na circulação sanguínea) e glicosúria (eliminação de açúcar na urina) em alguns pacientes.

Tratamento: consiste na suspensão do tratamento com o Drenison® oclusivo. A retirada gradual do medicamento pode ser necessária.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível.
Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

Data da bula

15/08/2017