Equitam

EQUITAM com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de EQUITAM têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com EQUITAM devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

eurofarma

Apresentação EQUITAM

compr. rev. 40 mg. emb. c/ 30 compr. rev. compr. rev. 80 mg. emb. c/ 30 compr. rev.

EQUITAM – Indicações

Vertigem e zumbidos de distúrbios circulatórios ou fenômenos relacionados ao envelhecimento (vertigem, zumbidos de origem vascular e involutiva). Nas claudicações intermitentes, com o objetivo de aumentar a distância percorrida sem dor em doenças arteriais oclusivas periféricas (estágio II de Fontaine); o tratamento deve ser associado a medidas fisioterapêuticas, particularmente caminhadas. Tratamento sintomático dos distúrbios do desempenho cerebral, causados pela insuficiência cerebral orgânica, dentro do contexto geral de tratamento das síndromes demenciais (inclusive decréscimo da capacidade mental), que têm como principais manifestações: déficit de memória, déficit de concentração, humor depressivo, vertigens, zumbidos e cefaléia. O principal grupo de pacientes inclui aqueles com demência degenerativa primária, demência vascular ou formas mistas de ambas (distúrbios do desempenho cerebral, inclusive decréscimo da capacidade mental causado por fenômenos regressivos, distúrbios circulatórios cerebrais, bem como formas mistas de ambos). Obs.: Antes de se iniciar o tratamento com EQUITAM, deve-se estabelecer se os sintomas patológicos encontrados não estão sendo causados por uma doença de base que requeira tratamento específico.

Contra indicações de EQUITAM

O uso equitam é contra-indicado para casos de hipersensibilidade conhecida ao Ginkgo Biloba L. e/ou aos demais componentes da fórmula. Como não existem avaliações suficientes de seu uso em crianças, equitam não deve ser administrado em crianças com idade inferior a 12 anos de idade. Visto que os extratos de ginkgo biloba l. Ainda não foram suficientemente investigados nos casos de humor depressivo e cefaléia não relacionados com síndromes demenciais, equitam somente deve ser administrado para o tratamento de tais sintomas quando forem tomadas todas as precauções necessárias.

Advertências

Informação não disponível para esta bula.

Interações medicamentosas de EQUITAM

Informação não disponível para esta bula.

Reações adversas / efeitos colaterais de EQUITAM

Raramente podem ocorrer distúrbios gastrintestinais, cefaléia e, especialmente nos casos de predisposição alérgica, podem acontecer reações alérgicas cutâneas (hiperemia, edema e prurido) ou transtornos circulatórios (queda de pressão arterial, lipotímia e cefaléia). Em casos isolados foi observado sangramento após o tratamento de longa duração com o extrato de ginkgo biloba l., contudo, durante estudos clínicos específicos realizados com a administração diária de 240 mg do Extrato de ginkgo biloba l., não foram observadas alterações nos parâmetros de coagulação (incluindo teste de tromboplastina parcial, teste de protrombina – teste quick – e tempo de sangramento). Está descrito na literatura um caso isolado de hematoma subdural, supostamente relacionado com a ingestão diária de 120 mg do extrato de ginkgo biloba l., por um período superior a 2 anos.

EQUITAM – Posologia

A posologia e a duração do tratamento dependem da intensidade dos sintomas. Salvo critério médico, recomendase, em média: EQUITAM 40 mg: 1 comprimido revestido 3 vezes ao dia; EQUITAM 80 mg: 1 comprimido revestido 2 a 3 vezes ao dia; Administração Os comprimidos revestidos devem ser ingeridos inteiros, sem mastigar, com um pouco de líqüido. A ingestão de EQUITAM deve ser feita pela manhã, no meio do dia e à noite (nos casos em que a posologia é de 3 vezes ao dia) ou pela manhã e à noite (nos casos em que a posologia é de 2 vezes ao dia). EQUITAM pode ser administrado junto às refeições. Observa-se que no tratamento sintomático dos distúrbios do desempenho cerebral, causados pela insuficiência cerebral orgânica, a duração do tratamento deve ser pelo menos de 8 semanas. Após um período de tratamento de 3 meses, deverá ser verificada a necessidade de se manter a terapêutica. Em doenças arteriais oclusivas periféricas, a melhora na distância a ser percorrida sem dor é, em geral, obtida com tratamento mínimo de 6 semanas. Em casos de tonturas e zumbidos de origem vascular, em geral, um tratamento de 6 a 8 semanas é suficiente para a obtenção dos resultados desejados. Após 3 meses de tratamento, deve-se avaliar a sua continuação.

Super dosagem

Informação não disponível para esta bula.

Caracteristicas farmalogicas

Informação não disponível para esta bula.

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

Informação não disponível para esta bula.

Dizeres legais

Informação não disponível para esta bula.

EQUITAM – Bula para o paciente

Informação não disponível para esta bula.

Data da bula

Informação não disponível para esta bula.