Escabin

ESCABIN com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de ESCABIN têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com ESCABIN devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

dm

Apresentação ESCABIN

Loção. Cartucho contendo frasco com 100 mL
Shampoo. Cartucho contendo frasco com 100 mL
Sabonete. Cartucho contendo 1 sabonete com 70 g
USO ADULTO E PEDIÁTRICO

ESCABIN – Indicações

o produto está indicado no tratamento e profilaxia da pediculose (piolhos), da ftiríase (chatos), da escabiose (sarna) e das infestações por carrapatos em geral.

Contra indicações de ESCABIN

HIPERSENSIBILIDADE À DELTAMETRINA, ALERGIA RESPIRATÓRIA E LESÕES DE PELE: FERIDAS E QUEIMADURAS OU CONDIÇÕES QUE POSSIBILITEM MAIOR ABSORÇÃO.

Advertências

O MEDICAMENTO ESTÁ INDICADO SOMENTE PARA USO TÓPICO. NÃO DEVE SER INGERIDO OU INALADO. DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DOS OLHOS E MUCOSAS. NO CASO DE CONTATO ACIDENTAL COM OS OLHOS, LAVÁ-LOS IMEDIATAMENTE COM ÁGUA CORRENTE POR ALGUNS MINUTOS. NO CASO DE INFECÇÃO OU IRRITAÇÃO DA PELE, INTERROMPER O TRATAMENTO.

Interações medicamentosas de ESCABIN

AINDA NÃO FORAM TOTALMENTE RELACIONADAS AS INTERAÇÕES DO PRODUTO COM OUTRAS DROGAS E/OU MEDICAMENTOS.

Reações adversas / efeitos colaterais de ESCABIN

PODEM OCORRER IRRITAÇÃO CUTÂNEA, OCULAR E REAÇÕES DE HIPERSENSIBILIDADE, SOBRETUDO DO TIPO ALERGIA RESPIRATÓRIA. NO CASO DE USO EM PELE LESADA POR FERIDAS OU QUEIMADURAS, PODEM OCORRER MAIOR ABSORÇÃO DA DELTAMETRINA COM EFEITOS GASTRINTESTINAIS E NEUROLÓGICOS AGUDOS.

ESCABIN – Posologia

Loção: friccionar em toda região afetada do corpo, caso necessário, deixando permanecer até o próximo banho. Usar durante 4 dias consecutivos. Shampoo: deve ser aplicado nos cabelos e couro cabeludo, de preferência durante o banho, fazendo ligeiras fricções com a ponta dos dedos. Deixar nas áreas atingidas durante 5 minutos. Enxaguar bem. Usar durante 4 dias consecutivos.
Sabonete: ensaboar energicamente toda região afetada do corpo, caso necessário, deixando a espuma permanecer durante 5 minutos. Enxaguar bem. Usar durante 4 dias consecutivos. O produto deve ser reaplicado após 7 dias, seguindo a posologia e modo de usar, para evitar uma possível re-infestação por permanência de ovos.

Super dosagem

�� No caso de ingestão acidental, o tratamento é principalmente de suporte. �� Deve-se induzir o vômito nos indivíduos conscientes ou realizar lavagem gástrica, nos inconscientes.
�� Pode-se administrar sais catárticos para maior trânsito intestinal e menor absorção intestinal da piretrina.
�� No caso de inalação acidental, pode-se necessitar de respiração artificial.

Caracteristicas farmalogicas

Características químicas e farmacológicas: a deltametrina é a substância mais ativa da classe dos piretróides, substância sintética obtida por esterificação do ácido crisantêmico. A deltametrina apresenta elevado coeficiente de segurança e baixa toxicidade para mamíferos. Possui considerável efeito residual e alto poder letal contra piolhos e ácaros. A deltametrina apresenta notáveis propriedades pediculicidas e escabicidas, sendo o Pediculis humanus capitis, Pediculus humanus humanus, Phthirus púbis e seus ovos extraordinariamente sensíveis à sua ação. A sua ação é seletiva e se dá após absorção da substância através Escabin Bula – 5 BE do exoesqueleto de quitina dos ectoparasitas. Uma vez no interior do organismo do inseto, a deltametrina transportada pela hemolinfa, fixa-se nos gânglios nervosos periféricos e nas estruturas motoras do sistema nervoso central, produzindo excitabilidade, incoordenação motora, paralisia, letargia e morte do parasita.

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Não foram relatadas restrições quanto ao uso do produto em pacientes maiores de 65 anos de idade.

Armazenagem

Informação não disponível para esta bula.

Dizeres legais

Venda sem prescrição médica. Escabin Bula – 5 BE Número do lote, data de fabricação e prazo de validade: vide cartucho/rótulo. Atendimento ao Consumidor: 080077 17017 (Ligação Gratuita) Reg. MS 1.2283.0093 Farm. Resp.: Dr. Carlos Takashi Maki – CRF – SP nº 5606
DM Indústria Farmacêutica Ltda.
Av. Fernando Cerqueira César Coimbra, 1000 – Barueri – SP
CNPJ nº 67.866.665/0002-34
Indústria Brasileira -Marca Registrada
Sabonete produzido por: Indústria e Comércio Zambon Bernardi Ltda.

ESCABIN – Bula para o paciente

Ação esperada do medicamento:
a deltametrina atua como pediculicida e escabicida. Os sinais de melhora nos sintomas podem ocorrer em um prazo variável de dias, após o início do tratamento. Seu médico é a pessoa adequada para dar-lhe mais informações sobre o tratamento; siga sempre suas orientações. Não devem ser utilizadas doses superiores às recomendadas.
Cuidados de armazenamento:
Loção/Shampoo
– evitar calor excessivo (temperatura superior a 40ºC) e proteger da luz e da umidade. Sabonete – evitar calor excessivo (temperatura superior a 40ºC) e proteger da luz.
Prazo de validade:
24 meses a partir da data de fabricação. Ao comprar qualquer medicamento, verifique o prazo de validade.
Atenção: não use medicamento com prazo de validade vencido. Além de não obter o efeito desejado, você poderá prejudicar sua saúde. Antes de usar observe o aspecto do medicamento.
“SIGA CORRETAMENTE O MODO DE USAR, NÃO DESAPARECENDO OS SINTOMAS PROCURE ORIENTAÇÃO MÉDICA”.
Gravidez e lactação: informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informe seu médico se está amamentando. Desconhecem-se efeitos adversos pelo uso do produto na gravidez ou lactação. Contudo, deve-se considerar o risco-benefício antes da indicação.
Cuidados de administração: siga sempre a orientação do seu médico, respeitando os horários, as doses e duração do tratamento. A administração conjunta do produto com outros medicamentos só deverá ser realizada após consulta do médico assistente. O uso em crianças e gestantes deve obedecer a cuidados e observações rigorosos. Escabin Loção deverá ser usado somente no corpo, para os cabelos e couro cabeludo usar Escabin Shampoo. Não usar o produto para sobrancelhas ou cílios. No caso de contato com os olhos, lavá-los por 15 minutos com água corrente e procurar orientação médica. O produto deverá ser aplicado em local ventilado. Evitar contaminação de alimentos pelo produto. Não reutilizar o recipiente vazio.
Como normas de higiene é recomendado:
1. Ferver as roupas de cama e de uso pessoal, mantendo-as limpas.
2. Manter as unhas curtas e limpas. No caso de pediculose (piolhos) e ftríase (chatos), manter os cabelos curtos e limpos.
3. Evitar exagero de coçar, e colocar luvas de proteção nas crianças.
4. Procurar descobrir possíveis portadores e possíveis contatos com eles ou seus objetos de uso.
5. Alertar os responsáveis por instituições coletivas freqüentadas pelo portador do parasita. Interrupção do tratamento: não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico. A interrupção repentina deste medicamento não causa efeitos desagradáveis, nem riscos, apenas cessará o efeito terapêutico.
REAÇÕES ADVERSAS:
EM ALGUNS CASOS, O PRODUTO PODE PRODUZIR, TRANSITÓRIAS NA MAIORIA DAS VEZES, ALGUMAS REAÇÕES DESAGRADÁVEIS. INFORME SEU MÉDICO O APARECIMENTO DE REAÇÕES DESAGRADÁVEIS.
“TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS”.
CONTRA-INDICAÇÕES:
O PRODUTO É CONTRA INDICADO PARA PACIENTES QUE APRESENTAREM ANTECEDENTES DE HIPERSENSIBILIDADE A QUALQUER UM DOS COMPONENTES DA FÓRMULA. INFORME A SEU MÉDICO SOBRE QUALQUER MEDICAMENTO QUE ESTEJA USANDO, ANTES DO INÍCIO, OU DURANTE O TRATAMENTO.
Precauções:
ESTE MEDICAMENTO PODE SER UTILIZADO DURANTE A GRAVIDEZ DESDE QUE SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA. “INFORME AO SEU MÉDICO OU CIRURGIÃO-DENTISTA O APARECIMETNO DE REAÇÕES INDESEJÁVEIS”. “INFORME AO SEU MÉDICO OU CIRURGIÃO-DENTISTA SE VOCÊ ESTA FAZENDO USO DE ALGUM OUTRO MEDICAMENTO”.
“NÃO USE MEDICAMENTO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE”.

Data da bula

23/11/2011