Famoxil

FAMOXIL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de FAMOXIL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com FAMOXIL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

hebron

Apresentação FAMOXIL

compr. 20 ou 40 mg cx. c/ 10 ou 30 un.

FAMOXIL – Indicações

Informação não disponível para esta bula.

Contra indicações de FAMOXIL

– Hipersensibilidade a um dos componentes da fórmula; – Comprometimento das funções renal e hepática; – Gravidez

Advertências

Na amamentação, uma cuidadosa avaliação deve ser feita. Interromper o tratamento ou o aleitamento, levando-se em conta a importância da droga para a mãe. Não foi estabelecida a eficácia e a tolerabilidade da famotidina em crianças.

Interações medicamentosas de FAMOXIL

Altera a biodisponibilidade de medicamentos cuja absorção é pH dependente. Sua absorção é diminuída por antiácidos. Aumenta o risco de neutropenia, quando usado concomitantemente com depressores medulares. Reduz a absorção de cetoconazol.

Reações adversas / efeitos colaterais de FAMOXIL

Reações ocasionais: diarréia, exantema, cefaléia, confusão, sonolência, diminuição da libido, discrasia sangüínea, hepatoxicidade e toxicidade renal. Reações raras: impotência, ginecomastia. Alterações em exames laboratoriais Inibe testes de secreção gástrica e testes epidérmicos com alérgenos. Pode aumentar as transaminases hepáticas.

FAMOXIL – Posologia

ADMINISTRAÇÃO POR VIA ORAL Úlcera duodenal. Terapia inicial: a dose recomendada de Famoxil é de 1 comprimido de 40mg/dia, ao deitar. A duração do tratamento é de 4 a 8 semanas, podendo ser abreviada se a endoscopia revelar que a úlcera foi curada. Na maioria dos casos de úlcera duodenal, a cura ocorre dentro de 4 semanas com este regime posológico. Nos casos em que a cura completa não se verifica após 4 semanas, o tratamento deve ser continuado por um período adicional de 4 semanas. Úlcera duodenal. Terapia de manutenção: para a prevenção da recorrência da ulceração duodenal, recomenda-se que a terapia com Famoxil seja mantida com 1 comprimido de 20mg/dia, ao deitar. Úlcera gástrica benigna: a dose recomendada de Famoxil é de 1 comprimido de 40mg/dia, ao deitar. A duração do tratamento é de 4 a 8 semanas, podendo ser abreviada se a endoscopia revelar que a úlcera foi curada. Síndrome de Zollinger-Ellison: pacientes sem terapia anti-secretória anterior devem ser tratados, inicialmente, com uma dose de 20mg a cada 6 horas. A posologia deve ser ajustada às necessidades individuais do paciente e deve ser mantida, enquanto houver indicação clínica. Doses de até 80mg/dia têm sido usadas, por até um ano, sem desenvolvimento de efeitos adversos significativos ou taquifilaxia. Os pacientes que estavam recebendo outro antagonista H2 podem passar diretamente para o uso de Famoxil com uma dose inicial mais alta do que aquela recomendada para casos novos, esta dose inicial dependerá da gravidade da condição e da última dose do antagonista H2, previamente utilizada. Ajuste posológico para pacientes com insuficiência renal grave: nestes pacientes (depuração da creatinina abaixo de 10mL/min) a dose de Famoxil deve ser reduzida para 20mg, ao deitar.

Super dosagem

Em caso de superdosagem, procurar imediatamente orientação médica.

Caracteristicas farmalogicas

Informação não disponível para esta bula.

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

Informação não disponível para esta bula.

Dizeres legais

Informação não disponível para esta bula.

FAMOXIL – Bula para o paciente

Informação não disponível para esta bula.

Data da bula

Informação não disponível para esta bula.