Flogo-rosa

FLOGO-ROSA com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de FLOGO-ROSA têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com FLOGO-ROSA devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

Aché

Apresentação FLOGO-ROSA

Solução ginecológica: frasco PET com 100 ml + copo-medida
Pó: caixa com 4 e 10 envelopes de 9,4 g

USO ADULTO E PEDIÁTRICO ACIMA DE 2 ANOS
USO TÓPICO
NÃO INGERIR

COMPOSIÇÃO
Cada ml de solução ginecológica de Flogo-Rosa contém:
cloridrato de benzidamina …………………………..50 mg
Excipientes: simeticona, metilparabeno, propilparabeno, perfume de rosas, trimetilcetilamônio paratoluenosulfonato e água purificada.

Cada envelope de 9,4 g de Flogo-Rosa pó contém:
cloridrato de benzidamina …………………………500 mg
Excipientes: cloreto de sódio e trimetilcetilamônio paratoluenosulfonato.

FLOGO-ROSA – Indicações

-Vulvovaginites e cervicites de qualquer tipo ou origem;
-Como profilático, no pré e pós-operatório vaginal;
-Higiene íntima do pós-parto;
-Como adjuvante no tratamento da candidíase e tricomoníase vaginal.

Contra indicações de FLOGO-ROSA

FLOGO-ROSA (CLORIDRATO DE BENZIDAMINA) É CONTRAINDICADO PARA PACIENTES COM HIPERSENSIBILIDADE AO CLORIDRATO DE BENZIDAMINA OU A QUALQUER COMPONENTE DA FÓRMULA.

Advertências

FLOGO-ROSA (CLORIDRATO DE BENZIDAMINA) DESTINA-SE AO USO VAGINAL, NÃO DEVENDO, PORTANTO, SER INGERIDO. APESAR DA BAIXA ABSORÇÃO DEVE-SE LEVAR EM CONSIDERAÇÃO UMA POSSÍVEL AÇÃO SISTÊMICA DO CLORIDRATO DE BENZIDAMINA EM PACIENTES COM INSUFICIÊNCIA RENAL. NO CASO DE INFECÇÃO GINECOLÓGICA, O PARCEIRO TAMBÉM DEVE SER TRATADO CONFORME ORIENTAÇÃO MÉDICA ESPECÍFICA, PARA EVITAR UMA REINFECÇÃO. O USO PROLONGADO DE MEDICAMENTOS DE USO TÓPICO PODEM CAUSAR SENSIBILIZAÇÃO. NESTES CASOS, O TRATAMENTO DEVE SER DESCONTINUADO E UMA TERAPIA ADEQUADA DEVE SER INSTITUÍDA.

Interações medicamentosas de FLOGO-ROSA

Não há, até o momento, relato de interação com outros medicamentos.

Reações adversas / efeitos colaterais de FLOGO-ROSA

FLOGO-ROSA (CLORIDRATO DE BENZIDAMINA) É BEM TOLERADO E PODE SER ADMINISTRADO POR LONGOS PERÍODOS SEM QUE SE OBSERVEM EFEITOS ADVERSOS GRAVES, PORÉM PACIENTES COM HIPERSENSIBILIDADE AO CLORIDRATO DE BENZIDAMINA PODEM APRESENTAR REAÇÕES ADVERSAS CARACTERÍSTICAS (IRRITAÇÃO E ARDOR LOCAL).

ALTERAÇÕES DE EXAMES LABORATORIAIS
Não há relato até o momento.

FLOGO-ROSA – Posologia

Solução ginecológica: dissolver 10 a 20 ml em um litro de água filtrada ou fervida e usar em lavagens vaginais, 1 ou 2 vezes ao dia, ou conforme recomendação médica.

Pó: dissolver o conteúdo de 1 a 2 envelopes em 1 litro de água filtrada ou fervida e usar em lavagens vaginais, 1 ou 2 vezes ao dia, ou conforme recomendação médica.

ATENÇÃO: NÃO INGERIR

Super dosagem

Não há, até o momento, relatos sobre superdose relacionados ao uso do produto.
Em caso de ingestão acidental de doses elevadas poderão ocorrer agitação, ansiedade, alucinações e convulsões.
O tratamento da ingestão acidental deve ser feito através da indução da emese e por lavagem gástrica.

Caracteristicas farmalogicas

Farmacodinâmica
O cloridrato de benzidamina é um anti-inflamatório não-esteroidal, derivado do imidazol, indicado para uso sistêmico ou tópico.
O cloridrato de benzidamina pertence aos anti-inflamatórios primários, pois inibe a inflamação mais por mecanismos locais do que por sistêmicos. Acumula-se, preferencialmente, nos tecidos inflamados e seus efeitos se manifestam somente em órgãos patologicamente alterados.
Na aplicação tópica, além de sua atividade anti-inflamatória e analgésica, a benzidamina exerce também localmente ação anestésica, antibacteriana e antifúngica.
Por suas características Flogo-Rosa, anti-inflamatório para uso vaginal à base de benzidamina, é medicação apropriada para o tratamento dos processos inflamatórios cérvico-vaginais, de diferentes etiologias.

Farmacocinética
Testes espectrofotométricos demonstraram que o cloridrato de benzidamina adere ao epitélio vaginal e alcança a concentração de 9,7 ± 6,24 µg/g. A gradual absorção pela mucosa vaginal produz uma baixa concentração plasmática que é insuficiente para produzir efeitos sistêmicos. A excreção é predominantemente através da urina e na forma de metabólitos inativos ou produtos conjugados.

Segurança pré-clínica
O cloridrato de benzidamina tem uma toxicidade muito baixa. A margem de segurança entre a DL50 e uma dose única oral terapêutica é 1.000:1. O cloridrato de benzidamina não afeta o trato gastrintestinal, não tem efeito teratogênico e não interfere com o desenvolvimento normal do embrião.

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

PACIENTES IDOSOS
Não há, até o momento, estudos específicos relacionando a idade ao uso do produto.

Armazenagem

Informação não disponível para esta bula.

Dizeres legais

Lote, data de fabricação e prazo de validade: vide cartucho

MS 1.0573. 0342

Farmacêutica Responsável:
Gabriela Mallmann
CRF-SP nº 30.138

Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A.
Via Dutra, km 222,2 Guarulhos SP
CNPJ 60.659.463/0001-91
Indústria Brasileira

VENDA SOB PRESCRIÇÃO

FLOGO-ROSA – Bula para o paciente

O que é e para que serve Flogo-Rosa (cloridrato de benzidamina)?
Flogo-Rosa (cloridrato de benzidamina) é um medicamento que apresenta propriedades anti-inflamatória, analgésica e anestésica, indicado para o tratamento de processos inflamatórios e dolorosos ginecológicos.

Como Flogo-Rosa (cloridrato de benzidamina) deve ser guardado?
Como todo medicamento, Flogo-Rosa (cloridrato de benzidamina) deve ser guardado em sua embalagem original. Conservar em temperatura ambiente (entre 15 e 30°C). Proteger da luz e umidade.

Qual o prazo de validade de Flogo-Rosa (cloridrato de benzidamina)?
O prazo de validade de Flogo-Rosa (cloridrato de benzidamina) é 24 meses após a data de fabricação impressa na embalagem para a solução ginecológica e 60 meses após a data de fabricação impressa na embalagem para o pó.
Ao utilizar o medicamento, confira sempre o prazo de validade.
NUNCA USE MEDICAMENTO COM O PRAZO DE VALIDADE VENCIDO. Além de não obter o efeito desejado, as substâncias podem estar alteradas e causar prejuízo para a sua saúde.

Flogo-Rosa (cloridrato de benzidamina) pode ser usado durante a gravidez e amamentação?
Não há contraindicação do uso tópico de produtos à base de cloridrato de benzidamina em mulheres grávidas ou amamentando.
Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informe seu médico se está amamentando.

Como Flogo-Rosa (cloridrato de benzidamina) deve ser utilizado?
Solução ginecológica: dissolver 10 a 20 ml em um litro de água filtrada ou fervida e usar em lavagens vaginais, 1 ou 2 vezes ao dia, ou conforme recomendação médica.

Pó: dissolver o conteúdo de 1 a 2 envelopes em 1 de água filtrada ou fervida e usar em lavagens vaginais, 1 ou 2 vezes ao dia, ou conforme recomendação médica.

ATENÇÃO: NÃO INGERIR

SIGA A ORIENTAÇÃO DO SEU MÉDICO, RESPEITANDO SEMPRE OS HORÁRIOS, AS DOSES E A DURAÇÃO DO TRATAMENTO.

O tratamento com Flogo-Rosa (cloridrato de benzidamina) pode ser interrompido?
NÃO INTERROMPER O TRATAMENTO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. Somente ele poderá avaliar a evolução do seu tratamento e decidir quando e como o tratamento deverá ser interrompido.

Quais são as possíveis reações adversas com o uso de Flogo-Rosa (cloridrato de benzidamina)?
Flogo-Rosa (cloridrato de benzidamina) é bem tolerado e pode ser administrado por longos períodos sem que se observem efeitos adversos graves, porém pacientes com alergia ao cloridrato de benzidamina podem apresentar reações adversas características (irritação e ardor local).
Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

Flogo-Rosa (cloridrato de benzidamina) pode ser utilizado com outros medicamentos?
Não há, até o momento, relato de interação com outros medicamentos.

Quando Flogo-Rosa (cloridrato de benzidamina) não deve ser utilizado?
Flogo-Rosa (cloridrato de benzidamina) não deve ser utilizado por pacientes que tenham alergia ao cloridrato de benzidamina ou a qualquer componente da fórmula.

Quando o uso de Flogo-Rosa (cloridrato de benzidamina) requer cuidados especiais?
Flogo-Rosa (cloridrato de benzidamina) destina-se ao uso vaginal, não devendo, portanto, ser ingerido. Em caso de insuficiência renal, procure orientação médica antes de utilizar o produto. No caso de infecção ginecológica, o parceiro também deve ser tratado conforme orientação médica específica, para evitar uma reinfecção.
Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início ou durante o tratamento.

Durante o tratamento pode-se dirigir veículos e operar máquinas?
O uso deste produto não afeta a habilidade de dirigir ou operar máquinas.

Em caso de ingestão acidental, que providências tomar?
Procure imediatamente orientação médica ou um pronto-socorro, informando a quantidade ingerida, horário da ingestão e os sintomas.

NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA A SAÚDE.

Data da bula

31/07/2014