Folital

FOLITAL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de FOLITAL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com FOLITAL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

sanval

Apresentação FOLITAL

cx. c/ 40 comprimido de 5 mg

FOLITAL – Indicações

O ácido fólico está indicado no tratamento e na prevenção das anemias devido à deficiência do ácido fólico no organismo. As necessidades de ácido fólico podem aumentar e ou, o aporte suplementário pode ser necessário nas seguintes situações: anemia hemolítica, anemia megaloblástica causada por deficiência de ácido fólico, hemodiálise crônica, lactentes, prematuros e recém nascidos de baixo peso, na adolescência, gestantes, diarréias crônicas, diarréias agudas prolongadas, doença de Cohn, doença celíaca, retocolite ulcerativa, doenças infecciosas, sindromes de má absorção associada a enfermidades do trato hepatobiliar, enfermidades do intestino delgado , estresse, pós- gastrectomia, ou febre crônica. O aumento da necessidade de ácido fólico deverá ser sempre determinado pelo médico responsável.

Contra indicações de FOLITAL

Folital é contra-indicado a pacientes com hipersensibilidade ao ácido fólico ou a pacientes com anemia perniciosa. A administração profilática do ácido fólico não deve ser feita sem uma nítida indicação para seu emprego.

Advertências

Ácido Fólico não é terapia apropriada para anemia perniciosa e anemias megaloblásticas causadas por deficiência de vitamina B12. É preciso lembrar sempre do potencial de tratar erroneamente um paciente que tenha deficiência de vitamina B12 com o ácido fólico. O folato não impede nem elimina os defeitos neurológicos da deficiência de vitamina B12, que podem progredir e se tornar irreversíveis. “Atenção: Este medicamento contém açúcar, portanto, deve ser utilizado com cautela em portadores de Diabetes.”

Interações medicamentosas de FOLITAL

Pode ocorrer interações com medicamentos que inibem a ação da dihidrofolato redutase ou que interferem na absorção e armazenagem de folatos nos tecidos; corticóides (uso prolongado), analgésicos (uso prolongado), anticonvulsivantes do grupo hidantoína (o uso concomitante e em grandes quantidades pode diminuir os efeitos dos anticonvulsivantes do grupo hidantoína mediante antagonismo com seus efeitos sobre o SNC), contraceptivos orais (as necessidades de Ácido Fólico podem aumentar), antibióticos (podem interferir no método de ensaio utilizado para determinar as concentrações de Ácido Fólico no soro e em eritrócitos, produzindo resultados falsamente baixos). As sulfamidas ínibem a absorção do folato e as necessidades de Ácido Fólico podem aumentar em pacientes que recebem sulfasalazina.

Reações adversas / efeitos colaterais de FOLITAL

O ácido fólico é bem tolerado, porém ao surgimento de quadros alérgicos e desconforto gástrico, comunique o seu médico. Doses acima de 15 mg/dia podem produzir alterações no SNC e podem comprometer a absorção intestinal do zinco e levar a uma precipitação de cristais de ácido fólico nos rins.

FOLITAL – Posologia

1 comprimido de 5 mg 1 vez ao dia.

Super dosagem

A conduta na ingestão de doses superiores a 15 mg por dia corresponde à suspensão da administração de ácido fólico e medidas gerais de suporte apropriado ao quadro.

Caracteristicas farmalogicas

Informação não disponível para esta bula.

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

Informação não disponível para esta bula.

Dizeres legais

Informação não disponível para esta bula.

FOLITAL – Bula para o paciente

Informação não disponível para esta bula.

Data da bula

Informação não disponível para esta bula.