Fungirox

FUNGIROX com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de FUNGIROX têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com FUNGIROX devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

Uci-Farma

Apresentação FUNGIROX

FUNGIROX® ESMALTE: cartucho contendo 1 frasco com 6 g de esmalte de unhas, 2 frascos conta-gotas contendo, cada um, 20 mL de removedor de esmalte e 24 lixas para unhas.

USO ADULTO
USO TÓPICO

COMPOSIÇÃO
Cada grama contém:
ciclopirox ………………………………………………………………………………………80 mg
Veículos q.s.p …………………………………………………………………………………..1 g
(acetato de etila, álcool isopropílico, polímero avalure AC 375).

FUNGIROX – Indicações

Este medicamento é destinado ao tratamento de infecções fúngicas das unhas.

Contra indicações de FUNGIROX

FUNGIROX® ESMALTE é contraindicado para pacientes com hipersensibilidade conhecida ao ciclopirox ou a qualquer componente da fórmula.
Devido à falta de experiência clínica, o uso de FUNGIROX® ESMALTE não é indicado para crianças.

Advertências

Informação não disponível para esta bula.

Interações medicamentosas de FUNGIROX

Não há relato até o momento.

Reações adversas / efeitos colaterais de FUNGIROX

Reação rara (> 1/10.000 e < 1/1.000). Reação muito rara (< 1/10.000).
Quando FUNGIROX® ESMALTE entra em contato com a pele adjacente à unha, pode raramente ocorrer dermatite alérgica de contato e muito raramente vermelhidão e descamação.
Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária – NOTIVISA, disponível em www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm, ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.

FUNGIROX – Posologia

Antes da aplicação de FUNGIROX ® ESMALTE (ciclopirox) pela primeira vez, deve-se remover o máximo possível do material da unha afetada com tesoura e desbastar o remanescente com uma das lixas para unhas contidas na embalagem do produto.
Atenção: as lixas utilizadas nas unhas afetadas não devem ser utilizadas em unhas sadias.
Durante o período de aplicação, deve-se remover uma vez por semana toda a camada de esmalte com o auxílio de um algodão embebido em removedor de esmaltes, também contidos na embalagem. Durante este processo, deve-se novamente remover o máximo possível do material da unha afetada, usando outra lixa de unha.
Se a camada de esmalte for danificada durante o intervalo, é suficiente aplicar FUNGIROX ESMALTE (ciclopirox) sobre as áreas lascadas.
Para prevenir que a solução seque, a tampa deve ser firmemente rosqueada após o uso.
Para prevenir a aderência da tampa no frasco, evitar que a solução derrame na rosca do frasco.
A menos que prescrito de outro modo, deve ser aplicada uma fina camada FUNGIROX® ESMALTE em dias alternados no primeiro mês. Desta forma, assegura-se a saturação da unha com o princípio ativo. A aplicação deve ser reduzida a não menos que duas vezes por se mana no segundo mês de tratamento e uma vez por semana do terceiro mês em diante.
A duração da aplicação depende da gravidade da infecção, mas um período de 6 meses de tratamento não deve ser excedido.
Não há estudos dos efeitos de FUNGIROX ESMALTE administrado por vias não recomendadas. Portanto, por segurança e para garantir a eficácia deste medicamento, a administração deve ser somente por via tópica.

Super dosagem

Não há experiência de superdose com preparações contendo ciclopirox. Contudo, não se espera que ocorram efeitos sistêmicos relevantes se FUNGIROX ESMALTE (ciclopirox) for aplicado à grandes áreas ou usado muito frequentemente.
Em caso de intoxicação ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

Caracteristicas farmalogicas

FUNGIROX® ESMALTE (ciclopirox) esmalte terapêutico para unhas foi desenvolvido especificamente para o tratamento de infecções fúngicas das unhas. A substância ativa ciclopirox penetra na placa da unha e a tinge o agente patogênico dentro de 48 horas após a aplicação.

Resultados de eficacia

Foi realizado um ensaio clínico de fase III, aberto, multicêntrico, não-controlado, envolvendo pacientes com onicomicose em ambos mãos e pés. O período total de tratamento era de 6 meses, seguido de 4 semanas de avaliação (fase controle). De acordo com a frequência de aplicações, os pacientes eram classificados e m 5 tipos de grupos distintos: 1 vez por semana, duas vezes por semana, três vezes, quatro ou mais vezes e variável. Um total de 1222 pacientes foi incluído no estudo. De 1013 pacientes com cultura positiva no início do estudo, 883 negativaram suas culturas ao final do mesmo, independente da frequência de aplicações do medicamento e da remoção das partes de unhas afetadas. 75% das infecções foram causadas por dermatófitos, em que Trychophyton rubrum predominava. 14% das infecções foram causadas por Candida albicans. Os autores concluem que os pacientes em tratamento com ciclopirox esmalte não necessitam remover as porções das unhas parcialmente afetadas, há uma clara liberdade de escolha da frequência do tratamento, permitindo uma melhor aderência ao tratamento e, como em outros estudos, a sua tolerabilidade foi excelente. (Wozel G., 1999).

O estudo multicêntrico, aberto, não comparativo, de116 pacientes, portadores de onicomicose distal/lateral ou superficial branca, conduzido no Brasil, buscou avaliar a eficácia, segurança e aceitação cosmética do ciclopirox esmalte no tratamento desta patologia. A eficácia línica foi avaliada pelo aumento da área não afetada da unha alvo e expressa em porcentagem da área total da unha. A variação foi de 74±12% na visita inicial e de 89%±10% ao término do tratamento (p<0,05). A negatividade da cultura foi observada em 83% dos pacientes, e a segurança e aceitação cosméticas, destacadas. (Gontijo B., et al 1998)

Dois ensaios clínicos de mesmo desenho, duplo-cegos, veículo-controlados, multicêntricos e paralelos, foram conduzidos, com o objetivo de avaliar o uso de ciclopirox esmalte no tratamento de onicomicoses leve a moderada, causadas por dermatófitos. No primeiro es tudo 223 pacientes foram randomizados e no segundo estudo foram incluídos 237 pacientes. Os dados dos dois estudos pivotais demonstraram que ciclopirox esmalte solução tópica a 8% é significativamente mais eficaz que placebo no tratamento da onicomicose causada por Trychophyton rubrum e de leve a moderada onicomicose dos dedos dos pés sem envolvimento da lúnula. Ao final de 48 semanas de tratamento, a taxa de cura micológica (cultura e microscopia ótica negativa) no estudo I foi de 29% vs 11% no grupo ciclopirox e grupo veículo, respectivamente. O ciclopirox esmalte foi considerado extremamente seguro, com os efeitos adversos considerados transitórios e localizados no sítio de ação. (eritema e reação no sítio de aplicação). (Gupta AK, et al. 20 00)

Foram incluídos num estudo prospectivo multicêntrico, indivíduos com onicomicose branca superficial subungueal confirmadas clinicamente e micologicamente em 50% ou menos da unha afetada. Uma fina camada de ciclopirox diariamente era aplicada nas unhas afetadas por 6 meses e a unha infectada era limpa semanalmente. Dos 146 pacientes incluídos neste estudo, 133 completaram o estudo. Foi relatado 81% de sucesso terapêutico, cura em 22% e melhora em 59% todos( com cultura negativa). Ocorreram poucos efeitos adversos pequenos (4,1%), que não necessitaram de interrupção do tratamento. (Bonifaz A, et al. 1998)

Um estudo clínico não-controlado, aberto, multicêntrico, observacional, foi realizado com o objetivo de avaliar a eficácia e segurança de ciclopirox esmalte a 8% em 3666 pacientes com onicomicose. Destes, 5,9% (215) apresentavam o diagnóstico de diabetes. O tratamento com ciclopirox esmalte reduziu a principal área afetada de 64,3% no momento basal para 41,2% em 3 meses e 25,7% em 6 meses. Em 3 meses, os médicos classificaram que a onicomicose melhorou em 88,7% dos pacientes, não melhorou em 9,8% e piorou em 1,5%. A eficácia de ciclopirox foi boa em 62%, satisfatória em 23,9% e insatisfatória em 14,1%. Os eventos adversos reportados foram leves a moderados, sem nenhum efeito adverso sério reportado. Os autores concluem que ciclopirox é eficaz e seguro no tratamento da onicomicose em pacientes diabéticos com resultados similares aos encontrados na população geral. (Seebacher C, et al. 2001)

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Pacientes Idosos
Não há advertências e recomendações especiais sobreo uso adequado desse medicamento por pacientes idosos.

Crianças
Uma vez que não há dados suficientes, FUNGIROX ESMALTE (ciclopirox) não é indicado para uso em crianças.

Armazenagem

FUNGIROX® ESMALTE deve ser mantido em temperatura ambiente (entre 15 e 30ºC). Proteger da luz e umidade.

Prazo de validade: 24 meses a partir da data de fabricação.
Número de lote e datas de fabricação e validade: vi de embalagem.
Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

Características físicas e organolépticas
FUNGIROX® ESMALTE é líquido viscoso límpido, amarelado com odor característico.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

Dizeres legais

VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA
Lote, Fabricação e Validade: Vide Cartucho.
Serviço de Atendimento ao Consumidor: 0800 191 291

Farmacêutico Responsável: Dr. Claudio Roberto Mataruco.
CRF-SP nº 47.156
Registro MS nº 1.0550.0096.004-1

UCI-FARMA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA LTDA
Rua do Cruzeiro, 374 – São Bernardo do Campo – SP
CNPJ 48.396.378/0001-82 – Indústria Brasileira

FUNGIROX – Bula para o paciente

1 – PARA QUE ESTE MEDICAMENTO É INDICADO?
Este medicamento é destinado ao tratamento de infecções fúngicas das unhas.

2 – COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?
FUNGIROX® ESMALTE apresenta ação fungicida (substância que d estrói o fungo) e o início da ação ocorre 48 horas após a aplicação.
Para adequada administração do medicamento, vide instruções contidas no item COMO DEVE USAR ESTE MEDICAMENTO?

3 – QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
FUNGIROX® ESMALTE é contraindicado para pacientes que apresentam alergia conhecida ao ciclopirox ou a qualquer componente da fórmula.
Devido à falta de experiência clínica, o uso de FUNGIROX® ESMALTE não é indicado em crianças.

4 – O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
ADVERTÊNCIAS E PRECAUÇÕES Gravidez e Amamentação
Informe ao seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informe ao médico se você está amamentando. Durante a gravidez amamentação, o produto somente pode ser usado a critério do médico.
A aplicação de FUNGIROX ® ESMALTE (ciclopirox) só deverá ser considerada durante a gravidez ou amamentação se absolutamente essencial.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.

Populações especiais Pacientes Idosos
Não há advertências e recomendações especiais sobreo uso adequado desse medicamento por pacientes idosos.

Crianças
Uma vez que não há dados suficientes, FUNGIROX ESMALTE (ciclopirox) não é indicado para uso em crianças.

INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS
Não há relato até o momento.
Informe ao seu médico se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.

5 – ONDE, COMO E POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?
FUNGIROX® ESMALTE deve ser mantido em temperatura ambiente (entre 15 e 30ºC). Proteger da luz e umidade.

Número de lote e datas de fabricação e validade: vi de embalagem.
Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

Características do medicamento
FUNGIROX® ESMALTE é um líquido viscoso límpido, amarelado, com odor característico.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

6. COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Antes da aplicação de FUNGIROX ® ESMALTE (ciclopirox) pela primeira vez, você deve remover o máximo possível do material da unha afetada com tesoura e tornar menos espesso o remanescente com uma das lixas para unhas contidas na embalagem do produto.

Atenção: as lixas utilizadas nas unhas afetadas não devem ser utilizadas em unhas sadias.

Durante o período de aplicação, você deve remover uma vez por semana toda a camada de esmalte com o auxílio de um algodão embebido em removedor de esmalte, também contidos na embalagem. Durante este processo, remova novamente o máximo possível do material da unha afetada, usando outra lixa de unha.
Se a camada de esmalte for danificada durante o intervalo, é suficiente aplicar FUNGIROX ESMALTE sobre as áreas lascadas.
Para prevenir que a solução seque você deve rosquear a tampa firmemente após o uso.
Para prevenir a aderência da tampa no frasco, você deve evitar que a solução derrame na rosca do frasco.
A menos que prescrito de outro modo, você deve aplicar uma fina camada de FUNGIROX® ESMALTE em dias alternados no primeiro mês. Desta forma, assegura-se a saturação da unha com o medicamento. A aplicação deve ser diminuída a não menos que duas vezes por semana no segundo mês de tratamento e uma vez por semana do terceiro mês em diante.
A duração da aplicação depende da gravidade da infecção, mas um período de 6 meses de tratamento não deve ser ultrapassado.
Não há estudos dos efeitos de FUNGIROX ESMALTE administrado por vias não recomendadas. Portanto, por segurança e para garantir a eficácia deste medicamento, a administração deve ser somente por via tópica, conforme recomendado pelo médico.
Siga a orientação de seu médico respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento de s eu médico.

ORIENTAÇÃO AOS PACIENTES
O tratamento de uma micose de unha é geralmente demorado e necessita, juntamente com um bom medicamento, de sua colaboração ativa e persistente. Assim por favor, atente para estas orientações ao tratamento de sua micose de unha usando FUNGIROX® ESMALTE para unhas. Estas informações são importantes sobre como usar este medicamento.
O crescimento de uma nova unha geralmente requer um longo tempo. Portanto, tenha bastante paciência, mesmo que tenham decorrido algumas semanas de tratamento e você não tenha observado nenhuma melhora aparente. Uma unha normal e sadia cresce cerca de 2 mm por mês. Para que a sua unha doente possa recuperar-se integralmente, é preciso que você faça uso de FUNGIROX® ESMALTE (ciclopirox) para unhas, com frequência constante e regular, conforme indicado pelo seu médico, ou seja:
1.Durante o primeiro mês, dia sim, dia não;
2.Durante o segundo mês, duas vezes por semana (às quartas-feiras e aos domingos) e;
3.Do terceiro até o sexto mês, uma vez por semana(aos domingos).

Antes da primeira aplicação de FUNGIROX ® ESMALTE (ciclopirox) para unhas recomenda-se cortar a unha, o mais rente possível, com alicate ou tesoura apropriada.
Com uma lixa grossa, lixar a unha o máximo possível, até atingir a parte boa e sadia da unha. O restante da unha ficará então mais fino.

É IMPORTANTE QUE A MOVIMENTAÇÃO DA LIXA SE FAÇA SEM PRE DE BAIXO PARA CIMA, NO SENTIDO DA BASE PARA A PONTA DA UNHA (DO PÉ OU DA M ÃO).

Atenção: as lixas utilizadas nas unhas afetadas não devem ser utilizadas em unhas sadias.

Aplique, em seguida, uma fina camada de FUNGIROX® ESMALTE (ciclopirox) para unhas sobre a unha doente, sendo suficiente uma ou duas pinceladas.
Na aplicação de FUNGIROX ® ESMALTE (ciclopirox) para unhas basta molhar o pincel uma única vez, mergulhando-o no frasco e aplicando o esmalte aderido às finas cerdas do pincel sobre todas as unhas doentes. Forma-se então uma fina camada de esmalte sobre a superfície da unha com micose.
Uma vez por semana (melhor, aos domingos), toda a camada de esmalte deverá ser retirada das unhas com micose, usando um algo dão embebido em removedor de esmalte que acompanha o frasco.
Após limpar a unha, deve-se remover da mesma, através de lixamento, todo material estranho depositado em sua superfície.
Quando houver borragem ou descascamento da camada de esmalte na superfície da unha, é suficiente renovar o local com uma passagem do pincel com FUNGIROX® ESMALTE (ciclopirox) para unhas.
A mulher preocupada com sua estética não precisa deixar de usar o esmalte cosmético para unhas de sua preferência durante o tratamento com FUNGIROX ESMALTE para unhas.
Após a secagem da camada de FUNGIROX ® ESMALTE para unhas espalhada sobre a unha com micose, conforme orientado acima, esta camada poderá ser recoberta por outra, superposta, do esmalte cosmético, sem perda do efeito terapêutico da medicação.
Por vezes, devido ao contato do pincel com a borda do frasco pelo uso, restos do esmalte ressecado podem atuar nesta borda como uma “cola” sobre a tampa-haste do pincel, dificultando a abertura do frasco quando se tenta desenroscá-la. Quando tal dificuldade for maior (p.ex. quando o frasco ficar fechado por 6 dias), deixa-se o frasco invertido, por alguns minutos, em água quente, desfazendo-se a “ação cola” e abrindo-se o frasco, sem prejuízo para o efeito da medicação contida no esmalte.
Não é necessário mergulhar o pincel no frasco com esmalte para a aplicação em cada unha.
Para eliminar a micose é suficiente uma camada homogênea do esmalte, a qual não precisa ser grossa nem muito brilhante.
Se não houver nenhuma recomendação em contrário pelo seu médico, repita as operações acima em cada aplicação do esmalte.

INSTRUÇÃO DE USO DO REMOVEDOR DE ESMALTE
– O removedor deve ser utilizado somente para retirar o esmalte terapêutico das unhas.
– Para umedecer o algodão, posicione o frasco acima do algodão e pressione levemente para pingar algum as gotas do removedor.
-Não coloque o algodão em contato com o frasco.
-Após a utilização manter o frasco bem fechado.
-Não utilizar o removedor em ferimentos abertos.
-O removedor é um líquido inflamável, portanto conservar o frasco protegido do fogo e de fontes de calor.
-Em caso de contato com os olhos, lavar abundantemente com água. Persistindo a irritação procure orientação médica.

7 – O QUE DEVO FAZER QUANDO EU ME ESQUECER DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
Caso esqueça de administrar uma dose, administre-a assim que possível. No entanto, se estiver próximo do horário da dose seguinte, espere por este horário, respeitando sempre o intervalo determinado pela posologia. Nunca devem ser administradas duas doses ao mesmo tempo.
Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico.

8 – QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE CAUSAR?
Reação rara (ocorre entre 0,01% e 0,1% dos pacientes que utilizam este medicamento). Reação muito rara (ocorre em menos de 0,01% dos pacientes que utilizam este medicamento).
Quando FUNGIROX® ESMALTE entra em contato com a pele que está próxima à unha, pode raramente ocorrer dermatite alérgica de contato (reação alérgica da pele ao medicamento) e muito raramente vermelhidão e descamação.
Informe ao seu médico ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também a empresa através do seu serviço de atendimento.

9 – O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA QUANTIDADE MAIOR DO QUE A INDICADA DESTE MEDICAMENTO?
Não há experiência de superdose com preparações contendo ciclopirox.
Contudo, não se espera que ocorram efeitos sistêmicos relevantes se FUNGIROX® ESMALTE for aplicado à grandes áreas ou usado muito frequentemente.
Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível.

Data da bula

30/09/2014