Isoconazol

ISOCONAZOL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de ISOCONAZOL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com ISOCONAZOL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

Prati Donaduzzi

Apresentação ISOCONAZOL

Creme vaginal: bisnagas de 40 g com 7 aplicadores ginecológicos descartáveis.
Creme dermatológico: bisnagas de 20 g

USO ADULTO (creme vaginal)
USO ADULTO E PEDIÁTRICO (creme dermatológico)
USO TÓPICO E GINECOLÓGICO

COMPOSIÇÃO
Creme vaginal – Cada g contém:
nitrato de isoconazol……………………………………..10 mg
excipiente q.s.p………………………………………………..1 g
Excipientes: álcool cetoestearílico, petrolato branco, petrolato líquido, polissorbato 60, monoestearato de sorbitano, metilparabeno, propilparabeno e água purificada.

Creme dermatológico – Cada g contém:
nitrato de isoconazol……………………………………..10 mg
excipiente q.s.p………………………………………………..1 g
Excipientes: álcool cetoestearílico, petrolato branco, petrolato líquido, polissorbato 60, monoestearato de sorbitano, metilparabeno, propilparabeno, hidróxido de sódio e água purificada.

ISOCONAZOL – Indicações

O nitrato de isoconazol creme vaginal é indicado no tratamento de micoses vulvovaginais causadas por Candida e outras leveduras e fungos levuliformes
(como Torulopsis glabrata), nas infecções mistas com bactérias Gram-positivas e balanite micótica.
O nitrato de isoconazol creme dermatológico é eficaz no tratamento de micoses superficiais da pele (tinhas de quaisquer localizações, candidíase, pitiríase versicolor) e eritrasma.

Contra indicações de ISOCONAZOL

O nitrato de isoconazol creme é contraindicado em pacientes que apresentem hipersensibilidade a derivados imidazólicos ou a qualquer outro componente da fórmula.

Advertências

Na ocorrência de gravidez durante ou após o tratamento informar ao seu médico. Informe também se estiver amamentando. Se houver contato com os olhos durante a aplicação do produto, lave-os imediatamente com bastante água ou soro fisiológico. No caso do creme vaginal, o tratamento não deve ser realizado durante o período menstrual. É aconselhado, que durante o tratamento, a paciente use roupa íntima de algodão, trocada e lavada diariamente.

Interações medicamentosas de ISOCONAZOL

Informação não disponível para esta bula.

Reações adversas / efeitos colaterais de ISOCONAZOL

O nitrato de isoconazol é bem tolerado, em casos raros pode ocorrer irritação da mucosa vaginal.

ISOCONAZOL – Posologia

O nitrato de isoconazol creme vaginal deve ser introduzido na vagina com o auxílio do aplicador, durante 7 dias consecutivos. No caso de vulvovaginites, além da aplicação acima descrita, deve-se aplicar o nitrato de isoconazol na genitália externa, duas vezes ao dia, durante uma semana.
Modo de aplicação ginecológica:
1 – Remover a tampa da bisnaga e rosqueá-la no aplicador (calibrado para 5 gramas).
2 – Pressionar a base da bisnaga até encher completamente o aplicador, excedendo apenas um pouco na ponta, para facilitar a aplicação.
3 – Retirar a bisnaga e fechá-la novamente.
4 – Introduzir o aplicador profundamente na cavidade vaginal e empurrar o êmbolo até esvaziar completamente o aplicador. Para facilitar a aplicação, recomenda-se que a paciente esteja deitada, com as pernas elevadas. Após aplicação descartar o aplicador.
Nos parceiros em caso de balanites micóticas (por Candida) e para evitar reinfecção, aplicar o creme vaginal sobre a glande e face interna do prepúcio duas vezes ao dia, durante uma semana.
O nitrato de isoconazol creme dermatológico deve ser aplicado uma vez ao dia sobre as áreas acometidas da pele, sendo que para o êxito do tratamento devem ser adotadas medidas higiênicas regulares. Em infecções fúngicas recomenda-se manter o tratamento tópico por quatro semanas, mesmo após a cura clínica, a fim de evitar recidivas. Este período deverá ser prolongado em casos refratários, especialmente nos espaços interdigitais. Aconselha-se, frequentemente, a colocação de gaze com o nitrato de isoconazol creme dermatológico, nos casos interdigitais.

Super dosagem

Até o momento, não foram descritos sintomas de superdosagem.

Caracteristicas farmalogicas

O nitrato de isoconazol é um antifúngico de amplo espectro e bactericida, ativo sobre germes Grampositivos.

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Em pacientes idosos não há restrições específicas para o uso deste medicamento.

Armazenagem

O medicamento deve ser armazenado na sua embalagem original, em temperatura ambiente (entre 15 e 30 ºC), em lugar seco e ao abrigo da luz. Nestas condições o prazo de validade é de 2 anos a contar da data de fabricação.

Dizeres legais

VENDA SOB A PRESCRIÇÃO MÉDICA
Centro de Atendimento ao Consumidor
0800 709 9333 / (45) 2103-1166
www.pratidonaduzzi.com.br
cac@pratidonaduzzi.com.br
Reg. do creme dermatológico no M.S. 1.2568.0108
Reg. do creme vaginal no M.S. 1.2568.0112

Farmacêutico Responsável: Dr. Luiz Donaduzzi CRF-PR 5842

ISOCONAZOL – Bula para o paciente

COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?
O nitrato de isoconazol exerce ação sobre fungos e bactérias.

POR QUE ESTE MEDICAMENTO FOI INDICADO?
O nitrato de isoconazol creme vaginal é indicado para o tratamento de micoses vulvovaginais ocasionadas por Candida e outras leveduras e fungos levuliformes
(como Torulopsis glabrata), infecções mistas com bactérias Gram-positivas e balanite micótica. O nitrato de isoconazol creme dermatológico é indicado para o tratamento de micoses superficiais da pele (candidíase, pitiríase versicolor, tinhas de quaisquer localizações), é indicado também em eritrasma.

QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Este medicamento é contraindicado a pacientes que apresentem alergia ao nitrato de isoconazol, ou qualquer outro componente da fórmula.
“No caso de gravidez durante ou após o tratamento informe ao seu médico. Informe também ao seu médico caso esteja amamentando”.
“Não há contraindicação relativa a faixas-etárias”.
“Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista o aparecimento de reações indesejáveis”.
“Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo o uso de algum outro medicamento”.

COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
O nitrato de isoconazol creme vaginal deve ser introduzido na vagina com o auxílio do aplicador, durante 7 dias consecutivos. Para aplicar o medicamento deve-se acoplar o aplicador ao tubo e por leve pressão neste, parte do creme passa para o aplicador, enchendo-o. Para uma aplicação cômoda e fácil, aconselha-se à paciente ficar deitada de costas com as pernas dobradas e abertas. Utilizar um aplicador descartável a cada aplicação. Recomenda-se a aplicação sempre à noite, antes de dormir, para que o produto fique o maior tempo possível dentro da cavidade vaginal. O tratamento não deve ser realizado durante o período menstrual. É aconselhado, durante o tratamento, usar roupa íntima de algodão, trocada e lavada diariamente.
O nitrato de isoconazol creme dermatológico deve ser aplicado uma vez ao dia, durante quatro semanas, sobre as áreas afetadas da pele devidamente higienizada.
“Siga corretamente o modo de usar. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação médica ou de seu cirurgião-dentista”.
“Não use o medicamento com o prazo de validade vencido. Antes de usar observe o aspecto do medicamento”.

QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE CAUSAR?
O nitrato de isoconazol é bem tolerado. Em casos raros podem ocorrer irritações no local de aplicação.

O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA GRANDE QUANTIDADE DESTE MEDICAMENTO DE UMA SÓ VEZ?
Este medicamento quando usado corretamente não causa reações desagradáveis.

ONDE E COMO DEVO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?
O medicamento deve ser armazenado na sua embalagem original, em temperatura ambiente (entre 15 e 30 ºC), em lugar seco e ao abrigo da luz (evite armazená-lo no banheiro). Nestas condições o prazo de validade é de 2 anos a contar da data de fabricação.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

Data da bula

19/07/2013