Kabikinase

KABIKINASE com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de KABIKINASE têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com KABIKINASE devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

pharmacia

Apresentação KABIKINASE

Cart. c/ 1 fr.-ampola c/ 250.000 UI Cart. c/ 1 fr.-ampola c/ 750.000 UI Cart. c/ 1 fr.-ampola c/ 1.500.000 UI

KABIKINASE – Indicações

Kabikinase é indicado para infarto agudo do miocárdio (IAM), trombose venosa profunda (TVP), embolia pulmonar maciça (EP), oclusão arterial aguda por êmbolo ou trombo, coagulação dos shunts de hemodiálise, adesões intrapleurais e trombose de prótese valvular tricúspide.

Contra indicações de KABIKINASE

Predisposição a sangramento – desde que a terapia trombolítica possa dissolver o tampão (plug) hemostático, a estreptoquinase está contra-indicada nas seguintes situações : Procedimentos traumáticos ou trauma recente (<10 dias), por exemplo: cirurgia, punção de vasos não-compressíveis (veias subclávia, jugular, etc.), compressão cardíaca externa e intubação endotraqueal. Probabilidade da existência de doença arterial cerebral, por exemplo: pacientes portadores de hipertensão severa ou não-controlada, retinopatia hipertensiva ou diabética, história de perda da consciência (últimos 2 meses) e patologia cerebrovascular conhecida. Sangramento ativo, por exemplo: diátese hemorrágica (defeito de hemostasia por trombocitopenia, insuficiências renal e hepática severas), lesões ulcerativas nos últimos 6 meses (úlcera péptica, colite ulcerativa ou diverticulite), sangramento menstrual, gravidez, estados pós-parto, tuberculose ativa e tumores. Probabilidade da existência de êmbolos cardíacos, por exemplo: doença valvular mitral com fibrilação atrial e endocardite bacteriana. Terapia recente com estreptoquinase (> 5 dias < 6 meses) devido a um alto título prévio de anticorpos neutralizantes.

Advertências

Informação não disponível para esta bula.

Interações medicamentosas de KABIKINASE

Informação não disponível para esta bula.

Reações adversas / efeitos colaterais de KABIKINASE

Uma elevação da temperatura corporal de 1-2ºC geralmente ocorre 5-8 horas após o início da administração de Kabikinase e, geralmente, desaparece espontaneamente após 24 horas. Reações alérgicas, tais como rash cutâneo ou urticária, são raras e podem ser prevenidas através de pré-medicação com corticosteróides (15 mg de prednisolona ou uma quantidade equivalente de outros glicocorticóides). Pode ocorrer sangramento em sítios cirúrgicos ou de punção, assim como um aumento de fluxo menstrual existente. Em casos de sangramento severo, a terapia com estreptoquinase deverá ser descontinuada. Caso seja necessária uma rápida reversão do estado fibrinolítico deverá ser instituído um tratamento com ácido tranexâmico, o qual deverá sempre estar disponível para uso endovenoso. Os expansores plasmáticos estão indicados na reposição do déficit de volume sangüíneo. Sangramento de menor importância geralmente pode ser controlado sem ser necessária a interrupção do tratamento.

KABIKINASE – Posologia

De um modo geral, recomenda-se : Infarto agudo do miocárdio (IAM) Administração endovenosa de 1-2.000.000 UI (média de 1.500.000 UI) ou administração intracoronária de 250.000-300.000 UI durante 30-60 minutos. Trombose venosa profunda, embolia pulmonar e oclusão arterial : A dose-padrão é de 250.000 UI administrada, inicialmente, através de infusão endovenosa em 100/300 ml de solução isotônica salina ou de glicose, durante um período de 30 minutos. Como dose de manutenção, 100.000 UI são administrados de hora em hora, durante 3 dias. É importante que as infusões sejam realizadas em velocidade constante. Se possível, é aconselhável um controle flebográfico. Caso não seja observado nenhum efeito clínico após 3 dias, o tratamento deverá ser suspenso. Se for necessário, o tratamento com Kabikinase poderá ser prolongado por 1-3 dias. Para a dose de manutenção, que é iniciada imediatamente após a dose de ataque, recomenda-se administrar 1.200.000 UI de Kabikinase dissolvidas em 500 ml de solução isotônica salina ou de glicose pelo período de 12 horas. O tratamento com Kabikinase deve ser seguido de terapia anticoagulante. O uso de heparina geralmente é mais seguro quando iniciado 4 horas após o término do tratamento com Kabikinase. Coagulação nos shunts de hemodiálise Para a lise do coágulo nos shunt arteriovenosos 100.000 UI de Kabikinase são dissolvidas em 100 ml de solução salina isotônica, 10.000-25.000 UI (10-25 ml) são introduzidas anteriormente à obstrução e, logo a seguir, dever-se-á ocluir o lado venoso do shunt com auxílio de uma pinça. Uma seringa estéril é então conectada ao lado arterial do shunt para formar um êmbolo de ar, contra o qual a artéria possa pulsar. Se necessário, este procedimento poderá ser repetido após 30-45 minutos. Adesão intrapleural Uma solução de 250.000 UI de Kabikinase em 100 ml de solução salina isotônica é instilada no espaço pleural através de um tubo de drenagem (de preferência, tubo de 2-3 vias). O tubo é ocluído por 4 horas. Após liberação do tubo, aspiração contínua deverá ser instituída. A administração de Kabikinase é feita, geralmente, uma vez ao dia e pode ser repetida tantas vezes quantas forem necessárias. O tratamento é suspenso quando a re-expansão pulmonar for atingida de maneira satisfatória e/ou a quantidade de líquido pleural, removido após o aumento inicial, seja mínima ou ausente. Prótese valvular tricúspide Complicações trombóticas ou associadas à prótese valvular tricúspide podem ser tratadas com uma dose-padrão de Kabikinase (250.000 UI durante 30 minutos por infusão venosa e 100.000 UI/hora) por um período não superior a 24 horas ou até o reaparecimento do som metálico à ausculta cardíaca.

Super dosagem

Informação não disponível para esta bula.

Caracteristicas farmalogicas

Informação não disponível para esta bula.

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

Informação não disponível para esta bula.

Dizeres legais

Informação não disponível para esta bula.

KABIKINASE – Bula para o paciente

Informação não disponível para esta bula.

Data da bula

Informação não disponível para esta bula.