Laxtam

LAXTAM com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de LAXTAM têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com LAXTAM devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

merck

Apresentação LAXTAM

Geléia Potes c/ 150 ou 250 g.

LAXTAM – Indicações

Como laxativo em casos de: – Prisão de ventre crônica. – Prisão de ventre secundária a viagens, gestação, dieta pobre em resíduos, pós-operatórios (em especial os de cirurgias proctológicas), período menstrual.

Contra indicações de LAXTAM

Colopatias inflamatórias; síndromes dolorosas abdominais de causa desco-nhecida; síndromes oclusivas ou suboclu-sivas, hipersensibilidade a qualquer um dos componentes.

Advertências

Em pacientes submetidos a dietas hipoglicídicas é preciso levar em conta que cada grama de LAXTAM contém 0,572g de sacarose.

Interações medicamentosas de LAXTAM

Os senosídeos e a glicirrizina, em altas doses e por tempo prolongado, podem provocar hipocaliemia. Por essa razão o produto deve ser aplicado com cautela em pacientes em uso de antiarrítmicos tipo quinidina, sotalol, amiodarona, vincamina, digitálicos, anfotericina B, tetracosáctide e diuréticos hipocaliemiantes.

Reações adversas / efeitos colaterais de LAXTAM

As reações adversas, pouco freqüentes, com-preendem diarréia, dores abdominais e vômitos. São mais freqüentes em pacientes com colopatias. O uso de doses elevadas de senosídios, por tempo prolongado, pode determinar irritação cólica, com melanose reto-cólica e alterações hidreletrolíticas (hipocaliemia).

LAXTAM – Posologia

Adultos – uma colher das de chá (5 gramas) após a última refeição ou a critério médico. Crianças – uma colher das de café (2,5 gramas) após a última refeição ou a critério médico. Recomenda-se individualização das doses, que podem ser aumentadas em casos de constipação rebelde. Lavar sempre a colher antes de introduzi-la no pote. Pacientes idosos É aconselhável iniciar o tratamento utilizando metade da dose recomendada para adultos.

Super dosagem

As reações adversas são controladas pela suspensão da medicação e correção das alterações hidrossalinas. A superdose ocasiona diarréia e perda hidreletrolítica.

Caracteristicas farmalogicas

Informação não disponível para esta bula.

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

Informação não disponível para esta bula.

Dizeres legais

Informação não disponível para esta bula.

LAXTAM – Bula para o paciente

Informação não disponível para esta bula.

Data da bula

Informação não disponível para esta bula.