Lisador

LISADOR com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de LISADOR têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com LISADOR devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

Farmasa

Apresentação LISADOR

LISADOR (dipirona sódica, cloridrato de prometazina e cloridrato de adifenina) comprimidos – embalagens com 16 e 200 comprimidos.

LISADOR (dipirona sódica, cloridrato de prometazina e cloridrato de adifenina) gotas – frasco com 20 mL.

LISADOR (dipirona sódica, cloridrato de prometazina e cloridrato de adifenina) injetável – embalagens com 3 e 50 ampolas de 2 mL.

USO ADULTO E PEDIÁTRICO

COMPOSIÇÃO
Comprimidos – cada comprimido contém 500 mg de dipirona sódica, 10 mg de cloridrato de adifenina e 5 mg de cloridrato de prometazina.
Excipientes: estearato de magnésio, dióxido de silício, talco, amido de milho, sacarose.

Gotas – cada 1,5 mL contém 500 mg de dipirona sódica, 10 mg de cloridrato de adifenina e 5 mg de cloridrato de prometazina.
Excipientes: propilenoglicol, edetato dissódico, sorbitol, ciclamato de sódio, sacarina, metilparabeno, propilparabeno, essência, corante amarelo mistura, água purificada.

Injetável – cada ampola contém 750 mg de dipirona sódica, 25 mg de cloridrato de adifenina e 25 mg de cloridrato de prometazina.
Excipientes: propilenoglicol, água para injeção.

Atenção: este medicamento contém Açúcar, portanto, deve ser usado com cautela em portadores de Diabetes (comprimidos).

LISADOR – Indicações

Manifestações dolorosas em geral; como antitérmico; nas dores espásticas em geral como cólicas do trato gastrointestinal, cólicas renais e hepáticas; cefaleia; nevralgias, mialgias, artralgias, dores pós-operatórias.

Contra indicações de LISADOR

HIPERSENSIBILIDADE A QUALQUER UM DOS COMPONENTES DA FORMULAÇÃO.
LESÕES RENAIS OU HEPÁTICAS GRAVES, DISCRASIAS SANGÜÍNEAS. PÚRPURA TROMBOCITOPÊNICA. CRIANÇAS COM MENOS DE 2 ANOS DE IDADE.

Advertências

NOS TRATAMENTOS PROLONGADOS, DEVE SER ADMINISTRADO COM CUIDADO, AVALIANDOSE PERIODICAMENTE A CRASE SANGÜÍNEA. NOS CASOS DE AMIGDALITE E OUTRAS AFECÇÕES DA OROFARINGE O PACIENTE DEVE SER CUIDADOSAMENTE CONTROLADO, POIS A DIPIRONA, EMBORA RARAMENTE, PODE CAUSAR GRANULOCITOPENIA OU AGRANULOCITOSE COM ANGINA AGRANULOCÍTICA, QUE É UM QUADRO GRAVE, REQUERENDO IMEDIATA SUSPENSÃO DO TRATAMENTO E MEDIDAS ADEQUADAS.
NÃO SE RECOMENDA O USO DO MEDICAMENTO EM CRIANÇAS ABAIXO DE 2 ANOS DE IDADE DEVIDO AO POTENCIAL EFEITO DEPRESSOR RESPIRATÓRIO DO CLORIDRATO DE
PROMETAZINA. PARA CRIANÇAS ACIMA DE 2 ANOS DE IDADE DEVE SER USADA A MENOR DOSE EFICAZ.
DURANTE O TRATAMENTO, O PACIENTE NÃO DEVE DIRIGIR VEÍCULOS OU OPERAR MÁQUINAS, POIS SUA HABILIDADE E ATENÇÃO PODEM ESTAR PREJUDICADAS.

Interações medicamentosas de LISADOR

DURANTE O USO DESTE PRODUTO NÃO DEVEM SER INGERIDAS BEBIDAS ALCOÓLICAS, POIS PODE HAVER POTENCIALIZAÇÃO DE EFEITOS. NÃO DEVE SER ADMINISTRADO SIMULTANEAMENTE COM OUTROS DEPRESSORES DO SNC, POIS PODE HAVER POTENCIALIZAÇÃO DE EFEITOS. O USO CONCOMITANTE COM A CICLOSPORINA PODE OCASIONAR REDUÇÃO DOS NÍVEIS DESTA.

Reações adversas / efeitos colaterais de LISADOR

PACIENTES SENSÍVEIS PODEM TER REAÇÕES DE HIPERSENSIBILIDADE, EM GERAL DEVIDO À DIPIRONA. A FORMA MAIS GRAVE, EMBORA BASTANTE RARA, É A AGRANULOCITOSE OU GRANULOCITOPENIA. ASSIM, SE SURGIREM LESÕES DAS MUCOSAS, PRINCIPALMENTE DA CAVIDADE ORAL, O MÉDICO DEVE SER IMEDIATAMENTE NOTIFICADO E O MEDICAMENTO SUSPENSO. PACIENTES COM ANTECEDENTES DE SENSIBILIDADE A OUTRAS DROGAS PODEM TER RISCO MAIOR DE REAÇÃO ALÉRGICA À DIPIRONA.
OUTRAS REAÇÕES ADVERSAS QUE PODEM OCORRER SÃO SONOLÊNCIA, CANSAÇO E EFEITO SEDATIVO, DEVIDO À PROMETAZINA. ELA PODE SER RESPONSÁVEL POR OUTRAS REAÇÕES ADVERSAS DEVIDO AOS ANTI-HISTAMÍNICOS EM GERAL. A ADIFENINA PODE CAUSAR REAÇÕES DO TIPO ANTIMUSCARÍNICO QUE INCLUEM BOCA SECA E REDUÇÃO DAS SECREÇÕES DE MODO GERAL, BEM COMO EFEITOS OCULARES QUE INCLUEM FOTOFOBIA E DIFICULDADE DE ACOMODAÇÃO VISUAL.

LISADOR – Posologia

Injetável:
Dose média: 1/2 a 1 ampola por via intramuscular, a intervalos mínimos de 6 horas.
Doses maiores ou mais próximas devem ser cuidadosamente controladas pelo médico.

Comprimidos:
Dose média: 1 a 2 comprimidos, a intervalos mínimos de 6 horas.
Doses maiores, a critério médico.

Gotas:
Dose média para adultos: 30 a 60 gotas, a intervalos mínimos de 6 horas.
Doses maiores, a critério médico.
Dose média para crianças:
Acima de 2 anos: 8 a 16 gotas, a intervalos mínimos de 6 horas.
Doses maiores a critério médico.

Super dosagem

Recomenda-se aspiração e lavagem gástrica ou indução de êmese. Se não for possível, pode ser administrado carvão ativado para diminuir a absorção.
As duas medidas podem ser tomadas simultaneamente, além das medidas gerais que se façam necessárias.

Caracteristicas farmalogicas

Ação
Apresenta ação analgésica, antiespasmódica e antipirética exercidas através de seus três princípios ativos: a dipirona, a adifenina e a prometazina. A associação destas drogas permite uma potencialização dos efeitos, observando-se resposta rápida com qualquer das formas de apresentação.

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

PACIENTES IDOSOS
Este medicamento pode ser utilizado em pacientes acima de 65 anos de idade, desde que observadas as contraindicações, precauções, interações medicamentosas e reações adversas.

Armazenagem

Informação não disponível para esta bula.

Dizeres legais

Venda sob prescrição médica. (injetável)
N° do lote, data de fabricação e prazo de validade: ver cartucho.

Farm. Resp.: J. G. Rocha – CRF-SP nº4067
MS – 1.0394.0048
CNPJ 61.150.819/0001-20
Indústria Brasileira.

Injetável Produzido por:
Sanofi-Aventis Ltda.
Suzano – SP

Farmasa
Laboratório Americano de Farmacoterapia S.A.
Rua Nova York, 245 – São Paulo – SP
SAC _ 0800-0114033
www.farmasa.com.br

LISADOR – Bula para o paciente

Este produto é um analgésico e antitérmico com várias formas de apresentação e que deve ter sua dose orientada pelo médico. Deve ser mantido ao abrigo da luz, em lugar fresco, seco, e conservado na embalagem original mesmo depois de aberta. Mantenha o frasco (gotas) bem fechado, para melhor conservação do produto. O prazo de validade está impresso na embalagem externa. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Como não há dados suficientes sobre o uso deste medicamento na gravidez e na lactação, ele somente deve ser usado nesses períodos sob orientação médica. Informe ao seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informar ao médico se está amamentando. Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. As reações adversas mais comuns com o uso deste medicamento são sonolência, tontura, cansaço e palpitações. Algumas pessoas mais sensíveis podem ter reações alérgicas do tipo erupção de pele, urticária ou lesões da mucosa, como aftas. Neste caso interrompa o uso do produto e avise imediatamente ao seu médico, bem como se surgir qualquer reação considerada relacionada com o medicamento.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

Não deve ser usado simultaneamente com bebidas alcoólicas e com alguns medicamentos que têm ação no sistema nervoso central, portanto informe ao seu médico se estiver fazendo uso de outras medicações. Não deve ser usado por pacientes sabidamente alérgicos ao medicamento, assim como por pacientes com doenças renais e hepáticas graves. Seu uso não está indicado para crianças com menos de 2 anos de idade.

NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE.

Data da bula

13/09/2013