Loremix

LOREMIX com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de LOREMIX têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com LOREMIX devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

Ativus

Apresentação LOREMIX

Comprimidos – caixas com 12 comprimidos.
Xarope – frasco com 100 ml.

COMPOSIÇÃO – LOREMIX
Comprimido – Cada comprimido comtém:
Loratadina: 10 mg
Excipiente: Celulose, Estearato de Magnésio, Gluconato Amido Sódio, Copolímero Ácido Metacrílico, Acetona, Álcool, Talco

Xarope – Cada 5 ml contém:
Loratadina: 5 mg
Excipiente: Ácido Cítrico, Sacarose, Álcool, Glicerina, Metilparabeno, Propilparabeno.

USO ADULTO

LOREMIX – Indicações

LOREMIX (Loratadina) está indicado no alívio dos sinais e sintomas associados com a rinite alérgica e também para o alívio dos sinais e sintomas nos quadros urticários crônicos e outras afecções dermatológicas. Nos quadros de rinites não alérgicas e processos das vias aéreas baixas, como a asma brônquica, o uso da Loratadina não está indicado.

Contra indicações de LOREMIX

LOREMIX (Loratadina) está contraindicado em pacientes que apresentem história de hipersensibilidade a qualquer componente de sua formulação.

Advertências

Apesar de sua especificidade aos receptores H1 periféricos, geralmente não há sonolência no uso de Loratadina, porém, deve-se ter cautela ao medicar pacientes que exerçam atividades que exijam atenção.

Gravidez e lactação: Sabe-se que a Loratadina atravessa a barreira placentária de ratos e que alcança concentrações no leite iguais as do plasma, em 48 horas, apenas 0,0029% da dose ingerida por via oral é eliminada no leite como droga ativa. Por se tratar de um novo medicamento ainda não está estabelecido o risco que a Loratadina pode gerar ao feto, logo, o seu uso na gravidez e lactação deve ser criteriosamente avaliado pelo médico.

Infância: Ainda não está estabelecida a segurança e a eficácia da Loratadina em crianças abaixo de 2 anos desta forma o seu uso nesta faixa etária deve ser criteriosamente avaliada pelo médico.

Hepatopatas e Nefropatas: A dose de Loremix deve ser reduzida à 5 mg ao dia ou 10 mg em dias alternados em pacientes que possuam insuficiência renal (depuração de creatinina plasmática < 30 ml/min) e/ou insuficiência hepática grave devido a alteração de sua metabolização.

Interações medicamentosas de LOREMIX

Observa-se um aumento dos níveis plasmáticos de Loratadina em uso concomitante de Eritromicina, Cetoconazol e Cimetidina, entretanto, sem clínica presente. O uso de álcool concomitante com a Loratadina pode intensificar um efeito sedativo. Inibidores da MAO prolongam e intensificam os efeitos dos anti-histamínicos, podendo ocorrer elevação da pressão arterial, inclusive crises hipertensivas.

Reações adversas / efeitos colaterais de LOREMIX

A Loratadina é bem tolerada pelo organismo. Em estudos clínicos controlados, a Loratadina demonstrou ausência de efeitos sedativos ou anticolinérgicos, porém, alguns efeitos colaterais poderão ser relatados, tais como:
PELE = dermatites, cabelo e pele seca, urticária, foto sensibilidade.
PSIQUIÁTRICOS = depressão, agitação, insônia, amnésia, confusão, aumento do libido.
SISTEMA NERVOSO AUTÔNOMO = salivação e lacrimejamento alterados, transpiração aumentada e impotência.
CARDIOVASCULAR = hipotensão, palpitação, síncope, taquicardia.
GASTROINTESTINAL = náuseas, vômitos, flatulência, gastrite, constipação, anorexia.
MÚSCULO-ESQUELÉTICO = artralgia, mialgia.
RESPIRATÓRIO = secura nasal, faringite, dispneia, congestão nasal, broncoespasmo.
URINÁRIO = descoloração da urina e alteração da micção.
REPRODUTIVO = dismenorreia, vaginite.

Interações aos testes laboratoriais: Deve-se suspender por um período de 2 a 4 dias o uso da Loratadina antes de se executar qualquer teste alérgico como provas cutâneas, pois, a resposta das mesmas pode estar diminuídas ou até mesmo abolidas.

LOREMIX – Posologia

ADULTOS E CRIANÇAS ACIMA DE 12 ANOS
Comprimidos: 1 Comp. 1x ao dia
Xarope: 10 ml 1x ao dia

CRIANÇAS ACIMA DE 2 ANOS
(PESO MAIOR DE 30 KG)
Comprimidos: 1 Comp. 1x ao dia
Xarope: 10 ml 1x ao dia

CRIANÇAS ACIMA DE 2 ANOS (PESO MENOR QUE 30 KG)
Xarope: 5 ml 1x ao dia

Super dosagem

Não foram observadas sintomatologias relevantes em pacientes que ingeriram até 160 mg de Loratadina, mas sintomas como sonolência, sedação, insônia, apneia, taquicardia e mesmo convulsão podem ocorrer. Como ainda não está estabelecido o risco nem a dose na superdosagem, aconselha-se o encaminhamento a centros de controle de intoxicações onde deve-se proceder com o esvaziamento gástrico, por lavagem ou provocando o vômito, quando o paciente estiver consciente. Deve-se preservar os parâmetros cardiorrespiratórios com uso de drogas vasoativas e em caso de convulsões está indicado o uso de benzodiazepínico. A depuração da Loratadina por métodos de diálise não é significativa.
Pacientes acima de 65 anos: Não há contraindicação ao uso da Loratadina em pacientes idosos desde que sua função hepato-renal esteja preservada.

ATENÇÃO: ESTE PRODUTO É UM NOVO MEDICAMENTO E, EMBORA AS PESQUISAS REALIZADAS TENHAM INDICADO EFICÁCIA E SEGURANÇA QUANDO CORRETAMENTE INDICADO, PODEM OCORRER REAÇÕES ADVERSAS IMPREVISÍVEIS AINDA NÃO DESCRITAS OU CONHECIDAS. EM CASO DE SUSPEITA DE REAÇÕES ADVERSAS O MÉDICO RESPONSÁVEL DEVE SER NOTIFICADO.

VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA

Caracteristicas farmalogicas

A Loratadina é um potente anti-histamínico tricíclico com ação prolongada e seletiva para receptores H1 periféricos, porém ao contrário da maioria dos anti-histamínicos não apresenta significantes efeitos do tipo anticolinérgicos e serotônicos.

Mecanismo de ação: LOREMIX (Loratadina) age antagonizando a ação da histamina nos receptores H1 com grande seletividade para os periféricos, fazendo com que os efeitos da histamina, nos processos alérgicos como a vasodilatação e o aumento de secreções sejam minimizados.

Farmacocinética – LOREMIX
A Loratadina é rapidamente absorvida no trato gastrointestinal atingindo níveis plasmáticos máximos em 1 hora. Sua metabolização é hepática, onde é transformada em descarboetoxiloratadina, seu principal metabólito ativo cujo pico plasmático máximo está em torno de 2,9 horas. O tempo de meia-vida plasmática da Loratadina e da descarboetoxiloratadina é de 3,8 e de 18,7 horas, respectivamente. Sua ligação com as proteínas plasmáticas é alta, sendo que a Loratadina se encontra entre 97 e 99% ligada as mesmas enquanto a descarboetoxiloratadina se encontra entre 73 a 76%.

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

Informação não disponível para esta bula.

Dizeres legais

ATIVUS
Rua Fonte Mécia, 2050 – São Pedro
Valinhos/SP – CEP: 13270-000
Tel: (19) 3849 8600

LOREMIX – Bula para o paciente

A Loratadina inibe a Histamina, um dos principais agentes responsáveis pela secreção nasal e coceira dos quadros alérgicos.

CUIDADOS NA CONSERVAÇÃO:
Todo medicamento deve ser conservado ao abrigo da luz e umidade entre 15 e 30°C.
Prazo de validade: 24 meses após a data de fabricação.
Verifique a data de fabricação no cartucho.
Não use medicamentos com o prazo de validade vencido.
A Loratadina é um novo medicamento, seu uso em mulheres grávidas e amamentando está contraindicado, pois observa-se concentrações do fármaco no leite materno. Em crianças abaixo de 2 anos sua eficiência ainda não está estabelecida, portanto, seu uso deve ser exclusivamente a critério médico.
Na suspeita de gravidez informe ao seu médico. Não interromper o tratamento sem conhecimento do seu médico.
Loremix (Loratadina) é bem tolerado, porém, podem ocorrer casos de: vômitos, náuseas, agitação psicomotora e quadros urticariformes. Apesar de sua seletividade periférica, a ocorrência de sonolência é rara, entretanto deve-se ter cautela ao executar atividades perigosas que exijam atenção, este efeito se intensifica com o uso concomitante de: álcool, barbitúricos, analgésicos opiáceos, e neurolépticos. Pacientes com problemas de fígado devem comunicar seu médico, pois, LOREMIX (Loratadina) está contraindicado em hepatopatas graves.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
NÃO TOME REMÉDIOS SEM O CONHECIMENTO DE SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE.

Data da bula

05/09/2013