Menosedan

MENOSEDAN com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de MENOSEDAN têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com MENOSEDAN devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

haller

Apresentação MENOSEDAN

MENOSEDAN 0,4mg: cart. c/ 21 e 28 drágeas. MENOSEDAN 0,625mg: cart. c/ 21 e 28 drágeas. MENOSEDAN 1,25mg: cart. c/ 21 e 28 drágeas.

MENOSEDAN – Indicações

Sintomas vasomotores moderados e severos, associados à deficiência estrogênica. Prevenção e tratamento da osteoporose associada à deficiência estrogênica. Redução do risco de doença coronariana e da mortalidade associada, em mulheres menopausadas. Vaginite atrófica e uretrite atrófica. Hipoestrogenismo feminino.

Contra indicações de MENOSEDAN

Câncer de mama, diagnosticado ou suspeito. Neoplasia estrogênio-dependente, diagnosticada ou suspeita. Gravidez, confirmada ou sob suspeição. Sangramento genital anormal e de causa desconhecida. História de tromboflebite e/ou distúrbios tromboembólicos. A hipersensibilidade medicamentosa aos componentes da fórmula é contra-indicação absoluta.

Advertências

Informação não disponível para esta bula.

Interações medicamentosas de MENOSEDAN

Informação não disponível para esta bula.

Reações adversas / efeitos colaterais de MENOSEDAN

As seguintes reações adversas têm sido relatadas com tratamento estrogênico: Sistema geniturinário: Sangramento intermenstrual spotting, alterações do fluxo menstrual, amenorréia. Além destas também já foram descritos os seguintes efeitos colaterais: Mamas: Hipersensibilidade, aumento do tamanho da secreção glandular. Pele: Cloasmas ou melasmas, que podem persistir quando a droga for descontinuada. Olhos: Alterações na curvatura da córnea, intolerância a lentes de contato. SNC: Cefaléias, enxaquecas, vertigens e quadros coréicos. Gastrintestinais: Náuseas, vômitos, cólicas, distensão abdominal e icterícia colestática. Outras: Alterações da libido, aumento ou perda de peso e edemas.

MENOSEDAN – Posologia

A administração de MENOSEDAN pode ser contínua (sem interrupção do tratamento) ou cíclica (p. ex.: três semanas com medicação e uma semana sem). Deve ser utilizada a menor dose efetiva. Uso concomitante de progestogênio: A adição de um progestogênio durante a terapia estrogênica reduz o risco de hiperplasia endometrial e carcinoma endometrial, que têm sido associados ao uso de estrogênios isolados. Estudos morfológicos e bioquímicos do endométrio sugerem que uma dose adequada de progestogênio, administrado durante, pelo menos, 10 a 14 dias por ciclo, reduz significativamente as alterações hiperplásicas. Considerando-se que os progestogênios são administrados para diminuir o risco de transformações hiperplásicas do endométrio, paciente histerectomizadas não necessitam dessa complementação progestogênica. Sintomas vasomotores, vaginite atrófica e uretrite atrófica associados à deficiência estrogênica: 0,4mg a 1,25mg por dia. Mulheres com deficiência estrogênica em tratamento por uma destas indicações devem ser avaliadas a intervalos regulares (3 a 6 meses). Osteoporose: 0,625mg por dia. Esta dose é necessária para conservação da massa óssea. Proteção cardiovascular: 0,625mg a 1,25mg por dia. Hipoestrogenismo feminino: 0,4mg a 1,25mg por dia. As doses devem ser ajustadas dependendo da severidade dos sintomas e da responsividade do endométrio. Doses de 0,15mg têm sido usadas em meninas pré-adolescentes e podem iniciar o desenvolvimento das características sexuais secundárias. A dosagem deve ser individualizada para otimizar a resposta da paciente.

Super dosagem

Informação não disponível para esta bula.

Caracteristicas farmalogicas

Informação não disponível para esta bula.

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

Informação não disponível para esta bula.

Dizeres legais

Informação não disponível para esta bula.

MENOSEDAN – Bula para o paciente

Informação não disponível para esta bula.

Data da bula

Informação não disponível para esta bula.