Menotensil

MENOTENSIL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de MENOTENSIL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com MENOTENSIL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

solvay

Apresentação MENOTENSIL

cx. c/ 21 drágeas.

MENOTENSIL – Indicações

Distúrbios do climatério decorrentes da deficiência estrogênica, com manifestações de tensão e ansiedade. Na menopausa recente, como prevenção da osteoporose.

Contra indicações de MENOTENSIL

Miastenia gravis e doenças ou fenômenos tromboembólicos. Hipersensibilidade aos componentes da fórmula e glaucoma.

Advertências

A exemplo de todos os demais benzodiazepínicos, as pacientes devem ser advertidas quanto aos riscos do uso concomitante de álcool ou outras drogas com ação depressora sobre o Sistema Nervoso Central. No início do tratamento, cuidados especiais devem ser tomados ao dirigir veículos ou operar máquinas perigosas, pois conforme a dose e a sensibilidade da paciente, sua capacidade de reação poderá ser influenciada. Os estrógenos podem levar à maior incidência de fenômenos tromboembólicos e aumentar o risco de hemorragias. Não há absoluta certeza quanto ao aumento do risco de neoplasias mamárias e endometriais. Como ocorre com todos os benzodiazepínicos, a terapêutica não deverá prolongar-se por mais de 6 meses consecutivos devido ao risco potencial de indução de dependência física e psíquica. O tratamento deverá ser descontinuado com intervalos sem medicação (vide Posologia). Sintomas de abstinência não deverão ocorrer devido aos níveis sangüíneos lentamente decrescentes em vários dias, dada a prolongada meia-vida plasmática do cloridrato de clordiazepóxido. Em pacientes diabéticas deve-se considerar o conteúdo de açúcar das drágeas (0,056g/drágea).

Interações medicamentosas de MENOTENSIL

Deve ser evitado o uso concomitante com outros sedativos hipnóticos, outras drogas com ação no Sistema Nervoso Central e com o álcool, devido à possibilidade de potencialização dos efeitos sobre o Sistema Nervoso Central.

Reações adversas / efeitos colaterais de MENOTENSIL

MENOTENSIL é bem tolerado, havendo baixa incidência de efeitos colaterais. Poderá eventualmente ocorrer, como em toda a terapêutica estrogênica, hemorragia uterina funcional, aumento de peso, mastodinia e aumento do volume mamário. Poderão raramente surgir efeitos relacionados ao uso de cloridrato de clordiazepóxido, tais como sonolência, ataxia e confusão mental. Mais raramente ainda poderão ocorrer sintomas extrapiramidais, erupções cutâneas, discrasias sangüíneas e alterações hepáticas.

MENOTENSIL – Posologia

1 a 3 drágeas por dia, conforme a necessidade estrogênica da paciente, durante 21 dias consecutivos. Fazer um intervalo de sete dias entre cada série de tratamento.

Super dosagem

Devem ser adotadas medidas gerais de combate à depressão excessiva do Sistema Nervoso Central, tais como o emprego de metilfenidato e cafeína.

Caracteristicas farmalogicas

Informação não disponível para esta bula.

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

Informação não disponível para esta bula.

Dizeres legais

Informação não disponível para esta bula.

MENOTENSIL – Bula para o paciente

Informação não disponível para esta bula.

Data da bula

Informação não disponível para esta bula.