Micostatin creme vaginal

MICOSTATIN CREME VAGINAL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de MICOSTATIN CREME VAGINAL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com MICOSTATIN CREME VAGINAL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

Bristol

Apresentação MICOSTATIN CREME VAGINAL

MICOSTATIN (Nistatina) Creme Vaginal é apresentado em tubos de 60 gramas com 14 aplicadores descartáveis.
USO ADULTO

MICOSTATIN CREME VAGINAL – Indicações

MICOSTATIN (Nistatina) Creme Vaginal é indicado para o tratamento de candidíase vaginal (moníliase).

Contra indicações de MICOSTATIN CREME VAGINAL

Nistatina intravaginal é contra-indicado nos pacientes com história de hipersensibilidade a qualquer um dos componentes contidos na fórmula.

Advertências

Gerais O produto não deve ser usado para tratamento oral, tópico ou em infecções oftálmicas. Caso ocorra irritação ou hipersensibilidade ao MICOSTATIN (Nistatina) o tratamento deve ser suspenso. É recomendado a utilização de esfregaço com KOH, culturas ou outros meios para confirmar o diagnóstico de candidíase vaginal e para afastar infecções causadas por outros patógenos.
Teste de Laboratório
No caso de ausência de resposta ao tratamento os métodos acima mencionados devem ser repetidos.
Carcinogênese, Mutagênese, Comprometimento da Fertilidade
Não foram realizados estudos a longo prazo em animais para avaliar o potencial carcinogênico da Nistatina, nem estudos para determinar seu efeito mutagênico da fertilidade em animais machos e fêmeas.

Interações medicamentosas de MICOSTATIN CREME VAGINAL

A interação com outros medicamentos é desconhecida.

Reações adversas / efeitos colaterais de MICOSTATIN CREME VAGINAL

A Nistatina é bem tolerada mesmo em terapia prolongada. Foram relatados casos de irritação e sensibilidade (incluindo: sensação de queimação e prurido) (vide ADVERTÊNCIAS).

MICOSTATIN CREME VAGINAL – Posologia

Geralmente uma aplicação diária (um aplicador cheio) durante 14 dias é suficiente. Em casos mais graves quantidades maiores (dois aplicadores cheios) poderão ser necessárias, dependendo da duração do tratamento, da resposta clínica e laboratorial. As aplicações não deverão ser interrompidas durante o período menstrual. Nas afecções recidivantes, nos casos de suspeita de foco de candidíase nas porções terminais do aparelho digestivo, recomenda-se o uso oral associado de MICOSTATIN (Nistatina) Drágeas para evitar recidivas.

Super dosagem

Não há informações conhecidas a respeito de superdose.

Caracteristicas farmalogicas

CARACTERÍSTICAS FARMACOLÓGICAS
A Nistatina é um antibiótico antifúngico poliênico, obtido a partir do Streptomyces noursei. O mecanismo de ação da Nistatina se dá através de ligação aos esteróides existentes na membrana celular dos fungos susceptíveis, com resultante alteração na permeabilidade da membrana celular e conseqüente extravasamento do conteúdo citoplasmático A Nistatina não apresenta atividade contra bactérias, protozoários ou vírus.
Farmacocinética
MICOSTATIN (Nistatina) não é absorvido através da pele e das mucosas íntegras.

Resultados de eficacia

A Nistatina tem ação fungistática e fungicida in vitro contra uma grande variedade de leveduras e fungos leveduriformes, incluindo Candida albicans, C. parapsilosis, C. tropicalis, C. guilliermondi, C. pseudotropicalis, C. krusei, Torulopsis glabrata, Tricophyton rubrum, T. mentagrophytes. Em subculturas de repetição com níveis crescentes de Nistatina, a Candida albicans não desenvolve resistência à Nistatina. Geralmente a resistência à Nistatina não se desenvolve durante o tratamento.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Uso geriátrico
Não há recomendações especiais para pacientes idosos.

Armazenagem

O produto deve ser mantido à temperatura ambiente, desta forma o produto poderá ser usado dentro do prazo de validade. Para melhor conservação, o tubo deve ser armazenado no cartucho com a tampa para baixo.

Dizeres legais

VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA
Reg. MS – 1.0180.0037
Farm. Bioq. Responsável: Dr. Tathiane Aoqui de Souza
CRF-SP n° 26.655
Fabricado por, Embalado por, Distribuído por:
BRISTOL-MYERS SQUIBB FARMACÊUTICA S.A.
R. Carlos Gomes, 924 – Santo Amaro – São Paulo – SP
CNPJ 56.998.982/0001-07 – Indústria Brasileira
***Serviço de Atendimento ao Consumidor
***0800 727 6160
***sac.brz@bms.com
***www.bristol.com.br

MICOSTATIN CREME VAGINAL – Bula para o paciente

AÇÃO DO MEDICAMENTO
MICOSTATIN (nistatina) age no combate de fungos sensíveis a este medicamento, Candida albicans (monília ou sapinho) e outros da mesma espécie. MICOSTATIN (nistatina) liga-se aos fungos sensíveis e altera a sua célula promove a sua destruição.

INDICAÇÕES DO MEDICAMENTO
MICOSTATIN (nistatina) Creme Vaginal é indicado para o tratamento de candidíase vaginal (moníliase).
RISCOS DO MEDICAMENTO
Contra-indicações MICOSTATIN é contra-indicado em pacientes alérgicos aos componentes da fórmula.
Advertências Gerais
Você não deve utilizar este medicamento para tratamento na boca, tópico (uso externo) ou em infecções oftálmicas. Não utilize MICOSTATIN (nistatina) se ocorrer irritação ou hipersensibilidade ao tratamento.
Precauções Gravidez
Se você estiver grávida, poderá utilizar MICOSTATIN (nistatina) apenas após a prescrição do médico, pois ele que estabelecerá se os benefícios para a mãe justificam o potencial risco para o feto. Quando indicado pelo seu médico, você poderá utilizar este medicamento durante a gravidez e deverá tomar cuidado no sentindo de evitar pressão excessiva do aplicador contra o colo uterino.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.
Uso em idosos
Não há recomendações especiais para pacientes idosos.
Interações Medicamentosas A interação com outros medicamentos é desconhecida. Informe ao médico se você está fazendo uso de algum outro medicamento. Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.
MODO DE USO
Aspecto físico e características organolépticas MICOSTATIN (nistatina) Creme Vaginal é um creme com aparência lisa, levemente rugoso com coloração amarelada podendo apresentar eventuais grumos castanhos.
Como usar
Siga as instruções de uso conforme ilustração abaixo.
1. Remova a tampa e perfure completamente o lacre da bisnaga utilizando o lado externo da tampa.
2. Adapte o aplicador ao bico do tubo
3. Puxe o êmbolo até o final do curso e em seguida aperte delicadamente a base do tubo de maneira a forçar a entrada do creme no aplicador, preenchendo todo o espaço vazio do mesmo.
4. Desencaixe o aplicador e tampe o tubo imediatamente.
5. Para aplicar o produto a paciente deve deitar-se de costas e o aplicador deve ser introduzido na vagina suavemente sem causar desconforto. Em seguida, empurrar lentamente o êmbolo com o dedo indicador até o final de seu curso, depositando assim todo o creme na vagina.
6. Após a aplicação o aplicador deve ser imediatamente descartado. Durante a gestação deve-se tomar precaução no sentido de evitar pressão excessiva do aplicador contra o colo uterino.
Precauções Higiênicas
A fim de afastar a possibilidade de reinfecção, você deve manter rigorosa higiene pessoal. As mãos devem ser cuidadosamente lavadas antes de se aplicar o medicamento. Além das medidas higiênicas habituais, as seguintes precauções são de grande vantagem para prevenir reinfecção:
1) Após cada micção, enxugar a vulva, sem esfregar o papel higiênico.
2) A fim de evitar uma possível propagação de germes do reto ao trato genital, após defecação, cuidar que o material possivelmente infectado não entre em contato com a genitália.
3) Tolhas e lençóis, assim como a roupa íntima devem ser mudados diariamente e lavados com detergente.
4) Enquanto persistir a infecção, existe a possibilidade de transmissão a outras pessoas.
Posologia
Você deve manter o tratamento pelo prazo recomendado pelo seu médico. Geralmente uma aplicação diária (um aplicador cheio) durante 14 dias é suficiente. Em casos mais graves quantidades maiores (dois aplicadores cheios) poderão ser necessárias, dependendo da duração do tratamento, da resposta clínica e laboratorial. As aplicações não deverão ser interrompidas durante o período menstrual. Nas reinfecções e nos casos de suspeita de foco de candidíase nas porções terminais do aparelho digestivo, o médico poderá recomendar o uso oral associado de MICOSTATIN (nistatina) Drágeas.
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico. Não use o medicamento com o prazo de validade vencido. Antes de usar observe o aspecto do medicamento.
REAÇÕES ADVERSAS
O produto é praticamente atóxico, porém se você apresentar irritação seu médico deverá ser informado. A Nistatina é bem tolerada mesmo em terapia prolongada. Você poderá apresentar irritação e sensibilidade, incluindo: sensação de queimação e coceira (vide Advertências) Informe ao médico o aparecimento de reações indesejáveis.
CONDUTA EM CASO DE SUPERDOSE
Não há informações conhecidas a respeito de superdose.
CUIDADOS DE CONSERVAÇÃO
Você deve manter MICOSTATIN (nistatina) em temperatura ambiente (entre 15ºC e 30ºC), desta forma o produto poderá ser usado dentro do prazo de validade. Durante a fabricação do produto é possível a entrada de ar na bisnaga, porém, isto não afeta o peso final nem a qualidade do produto. Para melhor conservação, o tubo deve ser armazenado no cartucho com a tampa para baixo.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Data da bula

12/12/2011