Monuril

MONURIL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de MONURIL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com MONURIL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

ZAMBON

Apresentação MONURIL

Caixa com 1 envelope de granulado com 8g.
USO ADULTO – USO ORAL

MONURIL – Indicações

– Cistites bacterianas agudas, episódios agudos de cistites bacterianas recidivantes, síndrome uretrovesical bacteriana aguda, uretrite bacteriana inespecífica.
– Bacteriúria assintomática significativa (gravidez).
– Infecções urinárias pós-operatórias.
– Profilaxia das infecções do trato urinário nas intervenções cirúrgicas e nas investigações instrumentais.

Contra indicações de MONURIL

Hipersensibilidade aos componentes da fórmula.

Advertências

A ingestão com alimentos pode retardar a absorção da fosfomicina trometamol, com conseqüente diminuição dos níveis sangüíneos e urinários. Portanto é preferível que o produto seja administrado com estômago vazio, cerca de 2 a 3 horas antes ou após uma refeição.
Atenção diabéticos: contém açúcar (2,213 g).

Interações medicamentosas de MONURIL

MONURIL® tem sua absorção diminuída pela metoclopramida.

Reações adversas / efeitos colaterais de MONURIL

MONURIL® é, de modo geral, bem tolerado. Foram observados raros distúrbios gastrintestinais como náuseas, pirose, diarréia e erupção cutânea, que regridem rapidamente com a descontinuação do produto.

MONURIL – Posologia

Um envelope dissolvido em 1/2 copo d’água potável (50 a 75 mL), preferivelmente antes de deitar, após ter esvaziado a bexiga. Os sintomas clínicos geralmente desaparecem após 2 ou 3 dias. Nas infecções agudas das vias urinárias baixas (cistites, uretrites não gonocócicas) provocadas por germes sensíveis ao MONURIL®, uma dose única equivalente a 3 g de fosfomicina é suficiente para induzir a cura. A eventual persistência temporária de alguns sintomas locais após o tratamento não significa necessariamente insucesso terapêutico, sendo geralmente atribuível à flogose pregressa. Nos casos clinicamente mais complicados ou nas infecções provocadas por germes sensíveis às mais altas concentrações de antibiótico (Pseudomas, Enterobacter, Proteus indol+), podem ser necessárias duas doses de MONURIL® a serem administradas com intervalo de 24 horas. Na profilaxia das infecções urinárias e após intervenções cirúrgicas e manobras instrumentais, o tratamento de escolha é de duas doses de MONURIL®. A primeira dose deve ser administrada cerca de 3 horas antes da intervenção e a segunda dose 24 horas depois.

Super dosagem

Informação não disponível para esta bula.

Caracteristicas farmalogicas

MONURIL® possui uma molécula original, derivada do ácido fosfônico, descoberta nos Laboratórios de Pesquisa ZAMBON. MONURIL® apresenta elevada atividade bactericida, de amplo espectro, contra germes Gram-positivos e Gramnegativos, abrangendo cepas produtoras de penicinilase e os germes mais freqüentemente isolados nas infecções das vias urinárias (E. coli, Proteus, Klebsiella, Enterobacter, Pseudomonas, Staphylococcus, etc), ainda que resistentes a outros antibacterianos. As características peculiares de MONURIL® são: – Completa solubilidade em água; – Rápida absorção após administração oral; – Elevadas concentrações no plasma e nos tecidos; – Excreção do princípio ativo, sob forma inalterada, principalmente através dos rins. Altas concentrações do princípio ativo na urina são alcançadas rapidamente (entre 2 a 4 horas) e permanecem superiores às bactericidas contra os patógenos urinários pelo menos por 36 a 48 horas após a administração de uma dose terapêutica; – Ausência de resistência cruzada com outros antibacterianos; – Atividade antibacteriana inalterada em amplas variações do pH urinário; – Escassa toxicidade geral; – Possibilidade de efeitos sinérgicos com a maior parte dos outros antibacterianos. De acordo com suas características, MONURIL® é particularmente indicado no tratamento de curta duração e profilaxia das infecções agudas “não complicadas” das vias urinárias baixas.

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Devem-se seguir as orientações gerais descritas na bula. Contudo, o tratamento deve ser iniciado com a dose mínima.

Armazenagem

Informação não disponível para esta bula.

Dizeres legais

VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA
Nº lote, data de fabricação e validade: vide cartucho e envelope.
M.S.: 1.0084.0139
Farm. Resp.: Dr. Helcio Garcia de Souza CRF-SP 37.345
Importado e Distribuído por:
ZAMBON LABORATÓRIOS FARMACÊUTICOS LTDA.
Rua Descampado, 63 – Vila Vera
CEP: 04296-090 – São Paulo – SP
CNPJ: nº. 61.100.004/0001-36
Indústria Brasileira
® Marca Registrada
Produzido e embalado por:
Zambon Switzerland Ltd.
Via Industria, 13 – 6814 Cadempino, Suíça

MONURIL – Bula para o paciente

MONURIL® é um antibiótico particularmente eficaz nas infecções das vias urinárias. Seu efeito inicia-se entre 2 a 4 horas após ingestão, com uma duração de pelo menos 36 a 48 horas após administração. Conservar em temperatura ambiente (entre 15ºC e 30ºC) e proteger da umidade. O prazo de validade do produto é de 36 meses. Observar o lote, a data de fabricação e o prazo de validade impressos no cartucho e no envelope. NÃO UTILIZAR O MEDICAMENTO COM PRAZO DE VALIDADE VENCIDO.
MONURIL® deve ser administrado exclusivamente por via oral, com estômago vazio, preferivelmente antes de deitar e após esvaziada a bexiga. O conteúdo do envelope deve ser dissolvido em 1/2 copo d’água potável (50 a 75 mL) e administrado logo após a sua preparação. SIGA A ORIENTAÇÃO DO SEU MÉDICO, RESPEITANDO SEMPRE OS HORÁRIOS, AS DOSES E A DURAÇÃO DO TRATAMENTO. INFORME SEU MÉDICO A OCORRÊNCIA DE GRAVIDEZ NA VIGÊNCIA DO TRATAMENTO OU APÓS O SEU TÉRMINO. INFORME AO MÉDICO SE ESTIVER AMAMENTANDO.
INFORME SEU MÉDICO SOBRE O APARECIMENTO DE REAÇÕES DESAGRADÁVEIS DECORRENTES DO USO DO MEDICAMENTO, tais como distúrbios gastrintestinais e erupção cutânea que podem aparecer, ainda que raramente e de leve intensidade.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS. NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE.

Data da bula

25/11/2011