Naridrin infantil

NARIDRIN INFANTIL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de NARIDRIN INFANTIL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com NARIDRIN INFANTIL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

ems

Apresentação NARIDRIN INFANTIL

Solução nasal de cloreto de sódio 30 mg/mL. Embalag em contendo frasco com spray de 60 mL.

NARIDRIN INFANTIL – Indicações

Naridrin H® é indicado como descongestionante nasal de uso tópico.

Contra indicações de NARIDRIN INFANTIL

Naridrin H® é contraindicado no caso de hipersensibilidade conhecida aos componentes da fórmula e em pacientes que estejam, por algum motivo, apresentando quadros de hipernatremia.
Naridrin H® não deve ser utilizado em inaloterapia devido ao risco de ocorrer broncoespasmos.

Este medicamento é contraindicado para menores de 3 anos.

Advertências

Recomenda-se que o produto seja utilizado com precaução e somente sob orientação médica nos casos em que possa ocorrer retenção de sódio, como insuficiência cardíaca congestiva, hipoproteinemias, insuficiência renal ou hepática grave, quadros de edema pulmonar ou periférico e quadros de obstrução urinária.
Pacientes que estejam em uso de medicamentos que causem a retenção de sódio como corticosteróides deve m utilizar o produto somente sob orientação médica. O frasco não deve se r utilizado por mais de uma pessoa com a finalidade de diminuir o risco de contaminação de transmissão do processo infeccioso.
Pacientes Idosos:
As mesmas orientações dadas aos adultos devem ser seguidas para os pacientes idosos, observando-se as recomendações especificas para grupos de pacientes descritos acima.
Categoria de risco C: Não foram realizados estudos em animais e nem em mulheres grávidas; ou então, os estudos em animais revelaram risco, mas não existem estudos disponíveis realizados em mulheres grávidas.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Interações medicamentosas de NARIDRIN INFANTIL

Não existe uma evidência suficiente que confirme a ocorrência de interações clinicamente relevantes.

Reações adversas / efeitos colaterais de NARIDRIN INFANTIL

Apesar das reações adversas com Naridrin H ® serem raras, podem ocorrer quadros de queimação ou de prurido (coceira) da mucosa nasal, que desaparecem com a suspensão do tratamento.

Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária – NOTIVISA, disponível em http://www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm, ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.

NARIDRIN INFANTIL – Posologia

Fazer uma aplicação em cada narina, de 4 a 6 vezes ao dia, ou conforme orientação médica.
Instruções de uso para o frasco spray:
I. Instruções para adaptação do bico spray ao frasco:
Abrir o frasco, quebrando o lacre que se encontra na tampa, através de giro da tampa no sentido anti-horário (fig. 1).
Acoplar a válvula pump (spray) no frasco e rosquear, girando a tampa no sentido horário até que a válvula esteja bem firme (fig. 2).

II. Instruções para as aplicações
Remover a tampa protetora do bico spray.
Posicionar o bico do frasco spray voltado para cima na entrada da narina (não introduzir o bico do frasco spray nas narinas) e pressionar a haste da válvula para baixo. A cabeçadeve ser mantida ereta, em posição vertical, durante a aplicação (fig. 3).
Limpar o bico e tornar a colocar a tampa protetora. O frasco deve ser guardado no interior do cartucho.

Super dosagem

Casos de superdosagem com Naridrin H® podem ocorrer pela ingestão inadvertida do produto em quantidades excessivas por via oral, podendo causar náuseas, vômitos, diarreias e cólicas abdominais.
Nos casos mais leves, recomenda-se a ingestão de água e a restrição de sódio. Nos casos mais graves, deve-se observar, monitorar o estado clinico do paciente e avaliar a dosagem sérica de sódio do paciente a nível hospitalar.

Em caso de intoxicação ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

Caracteristicas farmalogicas

As rinossinusites são uma das afecções mais comuns que acometem as vias aéreas superiores. Apresentam uma alta incidência e prevalência, tanto em adultos como em crianças, e existe a possibilidade de cronificação da doença.
Na rinossinusite crônica, a expressão clinica mais evidente é a persistência do edema da mucosa e doumentoa e alteração da secreção nasal.
A eficiência e a velocidade do transporte deste muco depende tanto das propriedades físico-quimicas do mesmo como das características da motilidade ciliar, sendo denominado de ‘’ clearance’’ mucociliar. A lentidão deste ‘’clearance’’ também é uma das características da rinossinusite crônica.
A lavagem nasal com a utilização de uma solução salina hipertônica é uma forma de tratamento coadjuvante proposto nos casos de cronificação da doença.
O cloreto de sódio é um produto tópico nasal composto por uma solução hipertônica de cloreto de sódio a 3%. A solução hipertônica de cloreto de sódio atua na mucosa nasal através do seu efeito osmótico, reduzindo o edema e fluidificando o muco o que facilita a sua remoção.
Cloreto de sódio também pode ser utilizado nas afecções agudas e crônicas associadas ao aumento do muco nasal como resfriados, rinites, e também na eliminação de crostas nos quadros de pós-operatório.
Cloreto de sódio não contém substancias vasoconstritoras, portanto, não há o risco de reações adversas provenientes deste grupo de medicamentos como taquicardia, tremores, etc.

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

Manter à temperatura ambiente (15ºC a 30ºC). Proteger da luz e manter em lugar seco. Este medicamento é válido por 24 meses a partir da data de fabricação.

Número de lote e datas de fabricação e validade: vi de embalagem.
Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

Aspecto: Solução límpida, incolor, isenta de partículas e material estranho.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Dizeres legais

Reg. MS: nº 1.0235.1050
Farm. Resp.: Dr. Ronoel Caza de Dio
CRF-SP nº 19.710
EMS S/A.
Rod. Jornalista F. A. Proença, km 08
Bairro Chácara Assay / Hortolândia – SP
CEP: 13.186-901- CNPJ: 57.507.378/0003-65
Indústria Brasileira

NARIDRIN INFANTIL – Bula para o paciente

1. PARA QUE ESTE MEDICAMENTO É INDICADO?
Naridrin H® é indicado como descongestionante nasal de uso tópico.

2. COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?
Naridrin H® age reduzindo o edema (inchaço) da mucosa nasal, de sobstruindo o nariz e fluidificando a secreção da mucosa nasal favorecendo, portanto, sua eliminação.

3. QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Naridrin H® é contraindicado em pacientes com hipersensibilidade conhecida aos componentes da fórmula e em casos de hipernatremia (excesso de sódio na corrente sanguínea).
Naridrin H® é contraindicado para uso em inaloterapia (utilização da inalação para fins terapêuticos) devido ao risco de ocorrer broncoespasmos.

Este medicamento é contraindicado para menores de 3 anos.

4. O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
Recomenda-se que o produto seja utilizado com precaução e somente sob orientação médica nos casos em que possa ocorrer retenção de sódio, como insuficiência cardíaca congestiva (incapacidade do coração bombear o sangue adequadamente para o restante do corpo), hipoproteinemias (queda da quantidade de proteínas presentes no sangue total e no plasma), insuficiência renal (redução da função renal) ou hepática (redução da função hepática) grave, quadros de edema pulmonar (acúmulo anormal de líquido nos pulmões) ou periférico (inchaço no corpo) e quadros de obstrução urinária (perda da capacidade de eliminar a urina).
Pacientes que estejam em uso de medicamentos que causem a retenção de sódio como corticosteróides devem utilizar o produto somente sob orientação médica.
O frasco não deve ser utilizado por mais de uma pes soa com a finalidade de diminuir o risco de contaminação e transmissão do processo infeccioso.
Este medicamento destina-se ao uso nasal. Pacientes Idosos:
As mesmas orientações dadas aos adultos devem ser seguidas para os pacientes idosos, observando-se as recomendações especificas para grupos de pacientes descritos acima.

Gravidez:
Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informar ao médico se está amamentando.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Interações medicamentosas:
Não existe uma evidência suficiente que confirme a ocorrência de interações clinicamente relevantes.

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

5. ONDE, COMO E POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?
Manter à temperatura ambiente (15ºC a 30ºC). Proteger da luz e manter em lugar seco.

Número de lote e datas de fabricação e validade: vi de embalagem.
Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

Aspecto: Solução límpida, incolor, isenta de partículas e material estranho.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

6. COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Fazer uma aplicação em cada narina, de 4 a 6 vezes ao dia, ou conforme orientação médica.
Instruções de uso para o frasco spray:
I. Instruções para adaptação do bico spray ao frasco:
1. Abrir o frasco, quebrando o lacre que se encontra na tampa, através de giro da tampa no sentido anti-horário (fig. 1).
2. Acoplar a válvula pump (spray) no frasco e rosquear, girando a tampa no sentido horário até que a válvula esteja bem firme (fig. 2).

II. Instruções para as aplicações
1.Remover a tampa protetora do bico spray.
2.Posicionar o bico do frasco spray voltado para cima na entrada da narina (não introduzir o bico do frasco spray nas narinas) e pressionar a haste da válvula para baixo. A cabeça deve ser mantida ereta, em posição vertical, durante a aplicação (fig. 3
3. Limpar o bico e tornar a colocar a tampa protetora. O frasco deve ser guardado no interior do cartucho.

Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação de seu médico ou cirurgião- dentista.

7. O QUE DEVO FAZER QUANDO EU ME ESQUECER DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
Utilize a dose assim que se lembrar dela. Entretanto, se estiver próximo o horário da dose seguinte, salte a dose esquecida e continue o tratamento conforme posologia ou prescrição médica. Não utilize o dobro da dose para compensar uma dose esquecida.

Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.

8. QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE ME CAUSAR?
Apesar das reações adversas com Naridrin H ® serem raras, podem ocorrer quadros de queimação ou de prurido (coceira) da mucosa nasal, que desaparecem com a suspensão do tratamento.

Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.

9. O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA QUANTIDADE MAIOR DO QUE A INDICADA DESTE MEDICAMENTO?
Casos de superdosagem com Naridrin H® podem ocorrer pela ingestão inadvertida do produto em quantidades excessivas por via oral, podendo causar náuseas, vômitos, diarreias e cólicas abdominais. Nos casos mais leves, recomenda-se a ingestão de água e a restrição de sódio. Nos casos mais graves, o paciente deverá ser encaminhado a um hospital onde será observado e monitorado o estado clínico, além de avaliar a dosagem sérica de sódio.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

Data da bula

24/05/2017