Nasovita

NASOVITA com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de NASOVITA têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com NASOVITA devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

vitapan

Apresentação NASOVITA

sol. nasal infantil – fr. c/ 10ml sol. nasal adulto – fr. c/ 10ml Cada 10ml de sol. nasal contém: cloridrato de fenoxazolina … 0,005g ou 0,01g

NASOVITA – Indicações

NASOVITA é indicado no tratamento de corizas agudas ou subagudas; rinites crônicas vasomotoras, rinites sazonais; rinopatias alérgicas, sinusites agudas, subagudas e crônicas. É indicado também na prevenção dos barotraumatismos auriculares e sinusais, e nas cirurgias rinológicas.

Contra indicações de NASOVITA

NASOVITA é contra-indicado a pacientes portadores de glaucoma de ângulo fechado.

Advertências

Da mesma forma que os demais imidazolínicos, o uso de NASOVITA adulto não é recomendado em crianças menores de 6 anos. -O uso de NASOVITA infantil para crianças com menos de 2 anos de idade, somente quando indicado pelo médico. -NASOVITA não deve ser usado por tempo prolongado devido ao risco do efeito rebote e de rinite iatrogênica. Devido à presença de um simpaticomimético, o produto deve ser usado com cautela nos casos de hipertensão, afecções cardíacas e hipertireoidismo. A terapia intranasal com CLORIDRATO DE FENOXAZOLINA e outros agentes descongestionantes derivados da imidazolina não deve exceder a duração de 5 dias. Se a obstrução persistir após esse período sem nenhuma melhora, mesmo provisória, o medicamento deve ser suspenso e o médico deve ser consultado.

Interações medicamentosas de NASOVITA

NASOVITA não deve ser usado em associação aos IMAOs devido ao risco de crises hipertensivas.

Reações adversas / efeitos colaterais de NASOVITA

As seguintes reações adversas foram associadas ao uso de fenoxazolina: Local: sensação de secura nasal, Sistêmicas: cefaléia, insônia, palpitação. As reações sistêmicas podem surgir em casos de utilização prolongada. Sobretudo em recém-nascidos, infantes e idosos existe a possibilidade dos efeitos sistêmicos aparecerem devido a rápida penetração da droga pela mucosa inflamada e por uma absorção digestiva.

NASOVITA – Posologia

Crianças entre 2 e 5 anos (5mg/10ml): Em média, 2 a 4 instilações diárias, a critério médico. -Adultos e crianças acima de 6 anos (10mg/10ml): Em média, 2 a 4 instilações diárias de 2 gotas. -A critério médico, NASOVITA poderá ser administrado em aerossóis com corticosteróides e/ou antibióticos, insuflações tubárias e injeções transtimpânicas ou sinusais. Nos aerossóis, é aconselhável a utilização de 2ml do produto para cada 10ml de solução.

Super dosagem

Os vasoconstritores potentes, como a FENOXAZOLINA, podem provocar em crianças, devido à passagem sistêmica: hipotermia, sudação, perda de consciência, coma ou depressão respiratória. Nestes casos, a conduta de urgência é liberação das vias respiratórias: intubação, respiração artificial e hospitalização em centro especializado.

Caracteristicas farmalogicas

Informação não disponível para esta bula.

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

Informação não disponível para esta bula.

Dizeres legais

Informação não disponível para esta bula.

NASOVITA – Bula para o paciente

Informação não disponível para esta bula.

Data da bula

Informação não disponível para esta bula.