Nitroderm tts

NITRODERM TTS com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de NITRODERM TTS têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com NITRODERM TTS devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

novartis

Apresentação NITRODERM TTS

ATENÇÃO: MEDICAMENTO DESCONTINUADO.

Adesivo 5 ou 10 mg emb. c/ 5, 10 e 20 sistemas.

NITRODERM TTS – Indicações

NITRODERM TTS é indicado como vasodilatador em:
– Angina de peito: como monoterapia ou em combinação com outros fármacos anti-anginosos, tais como betabloqueadores e/ou antagonistas do cálcio.
• Insuficiência cardíaca congestiva: como indicação suplementar em pacientes que não respondem adequadamente à terapia convencional com digitálicos ou outros agentes inotrópicos positivos e diuréticos.

Contra indicações de NITRODERM TTS

Hipersensibilidade conhecida à nitroglicerina ou a nitratos orgânicos correlatos. Insuficiência circulatória aguda associada à hipotensão conhecida (choque, colapso). Condições associadas à pressão intracraniana elevada. Insuficiência miocárdica devida a obstrução (por exemplo, na estenose mitral ou aórtica e na pericardite constritiva).

Advertências

Informação não disponível para esta bula.

Interações medicamentosas de NITRODERM TTS

Informação não disponível para esta bula.

Reações adversas / efeitos colaterais de NITRODERM TTS

Sistema nervoso central
Como os outros nitratos, NITRODERM TTS pode ocasionar cefaléia, decorrente de vasodilatação cerebral dose-dependente. Nesses tipos de cefaléia, ocorre frequentemente regressão após alguns dias, apesar da manutenção da terapia. Deve ser considerada a possibilidade de cefaléia persistente durante a terapia intermitente. Quando presente, deve-se tratá-la com analgésicos leves. Em casos de não haver resposta ao tratamento, a dosagem de nitroglicerina deve ser reduzida ou o medicamento descontinuado.
Pele
Ocasionalmente pode ocorrer rubor na pele, com ou sem prurido local ou sensação de queimação, como uma dermatite alérgica de contato. Após a remoção do sistema terapêutico transdérmico, o rubor normalmente desaparece em poucas horas. O local de aplicação deve ser periodicamente alternado para prevenir irritação local.
Sistema cardiovascular
Foram raramente observados rubor facial, fraqueza, atordoamento, tontura e hipotensão postural, a qual pode estar associada à taquicardia reflexa induzida. O leve aumento da frequência cardíaca, reflexo-induzida pode ser evitado pelo uso, se necessário, do tratamento combinado com betabloqueador.
Sistema gastrintestinal
Raramente náuseas e vômitos.

NITRODERM TTS – Posologia

NITRODERM TTS não é adequado para o alívio imediato de ataques agudos de angina do peito; se isto ocorrer devem ser usadas formulações de nitrato de ação rápida. A resposta ao nitrato varia de paciente para paciente. Portanto, deve ser prescrita a dose mínima eficaz. O local de aplicação deve ser mudado regularmente, a fim de prevenir a irritação local. O desenvolvimento de tolerância ou atenuação do efeito terapêutico ocorre comumente na administração prolongada ou frequente dos nitratos de ação prolongada (incluindo NITRODERM TTS ou outros sistemas transdérmicos). Recomenda-se um período de 8 a 12 horas, sem uso do sistema terapêutico transdérmico, normalmente à noite, a cada 24 horas, para evitar a tolerância ao produto. Ensaios clínicos têm demonstrado que, na maioria dos pacientes, a terapia intermitente é mais eficaz do que a administração contínua. A aplicação contínua de NITRODERM TTS pode ser apropriada em pacientes nos quais a resposta clínica por tempo prolongado for considerada realmente eficaz.
Angina de peito
O tratamento, via de regra, deve ser iniciado com um NITRODERM TTS 5 (0,2mg/hora) diariamente. Na terapia de manutenção, a dose diária pode ser aumentada usando outro NITRODERM TTS 5 e/ou NITRODERM TTS 10 (0,4mg/hora) até uma dose máxima de dois NITRODERM TTS 10 (0,8mg/hora) diariamente.
Insuficiência cardíaca congestiva
Recomenda-se que o tratamento seja iniciado em hospital e a monitoração do estado hemodinâmico do paciente monitorado. O tratamento deve continuar com o paciente internado até o estabelecimento da dose de manutenção necessária. A dose ótima deve ser determinada com base na resposta clínica, nos efeitos adversos encontrados e na monitoração cuidadosa dos sinais de superdosagem, tais como queda de pressão sanguínea e taquicardia.
Uso em idosos
As informações específicas sobre o uso em idosos não estão disponíveis; entretanto, não se evidencia necessidade de ajuste de dose nestes pacientes.
Uso em crianças
Não há dados suficientes sobre os efeitos de NITRODERM TTS em crianças, o que não permite a recomendação do medicamento nesta faixa etária.

Super dosagem

Informação não disponível para esta bula.

Caracteristicas farmalogicas

Informação não disponível para esta bula.

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

Informação não disponível para esta bula.

Dizeres legais

Informação não disponível para esta bula.

NITRODERM TTS – Bula para o paciente

Informação não disponível para esta bula.

Data da bula

Informação não disponível para esta bula.