Orimeten

ORIMETEN com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de ORIMETEN têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com ORIMETEN devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

novartis

Apresentação ORIMETEN

fr. c/ 100 compr. sulcados de 250 mg.

ORIMETEN – Indicações

– Carcinoma de mama avançado, em pacientes pós-menopausadas (induzido natural ou artificialmente). • Tratamento paliativo do carcinoma metastatizante da próstata. • Síndrome de Cushing causada por: – tumores adrenocorticais (adenoma ou carcinoma); – hiperplasia adrenocortical e – produção de ACTH extra-hipofisário (síndrome de ACTH ectópico). Na síndrome de Cushing, ORIMETEN pode ser utilizado: – como pré-medicação antes da cirurgia; – como tratamento de recidivas, após adrenalectomia sub-total e – como tratamento nos casos não-operáveis.

Contra indicações de ORIMETEN

História de reações de hipersensibilidade grave à aminoglutetimida, à glutetimida (veja Advertências e precauções ), ou a outros componentes da formulação, porfiria e gravidez.

Advertências

Informação não disponível para esta bula.

Interações medicamentosas de ORIMETEN

Informação não disponível para esta bula.

Reações adversas / efeitos colaterais de ORIMETEN

Sistema nervoso central (SNC) Freqüentes: sonolência, letargia. São geralmente observadas no início do tratamento, sendo que regridem após cerca de 6 semanas. Ocasional: vertigem. Raras: ataxia, cefaléia, depressão. Casos isolados: insônia, confusão. Pele e anexos Freqüente: rash (erupção), algumas vezes acompanhado de febre. Isso geralmente ocorre durante as duas primeiras semanas após o início do tratamento e usualmente se resolve espontaneamente, mesmo com a continuidade do tratamento. Raras: prurido, urticária. Casos isolados: dermatite esfoliativa, síndrome de Stevens Johnson. Foi relatado um caso de síndrome de Lyell. Sistema gastrintestinal Ocasional: náusea. Raras: diarréia, vômito, constipação, anorexia. Sistêmica Raras: febre, sudorese. Fígado Casos isolados: hepatite (do tipo colestático, associada com prurido e rash (erupção) cutâneo), icterícia. Sistema endócrino Rara: insuficiência adrenal (hiponatremia, hipotensão, vertigem, hipoglicemia). Casos isolados: hipotireoidismo, secreção inapropriada de ADH, masculinização e hirsutismo em mulheres. Rins Casos isolados: anormalidades na função renal. Sistema cardiovascular Rara: hipotensão. Sistema hematológico Raras: agranulocitose, leucopenia, trombocitopenia. Casos isolados: pancitopenia, anemia. Alergia Casos isolados: reações alérgicas/anafiláticas, alveolite alérgica (infiltração eosinófila pulmonar). Quando houver suspeita desse tipo de alveolite, ORIMETEN deve ser descontinuado imediatamente. Anomalias laboratoriais Raras: aumento de gamaglutamil transferase (gama-GT). Isso é causado pelo efeito indutor enzimático de ORIMETEN e usualmente não é um sinal de dano hepático. Hiponatremia, hiperpotassemia, hipoglicemia. Casos isolados: hipercolesterolemia. Reações adversas causadas pela terapia de reposição glicocorticóide Casos isolados: sintomas do tipo Cushing (face de lua, ganho de peso, edema), hipertensão arterial, hiperglicemia, cãimbras musculares.

ORIMETEN – Posologia

É extremamente importante que ORIMETEN seja administrado inicialmente em doses baixas, sendo gradualmente elevadas (por exemplo: iniciando-se com 125 mg duas vezes ao dia), pois isso melhora substancialmente a tolerabilidade. Os comprimidos devem ser administrados preferencialmente durante as refeições. – Carcinoma metastatizante de mama ou de próstata: Para o tratamento do câncer de mama ou de próstata, ORIMETEN deve ser administrado em combinação com um glicocorticóide. Essa associação compensa a diminuição da biossíntese endógena de corticocosteróides que pode ser provocada por ORIMETEN. Para essa terapia de substituição, a hidrocortisona e o acetato de cortisona demonstraram bons resultados, pois ORIMETEN não tem influência na degradação dessas substâncias. São menos adequados os corticosteróides sintéticos, como a dexametasona, a prednisona ou a prednisolona, por exemplo, pois ORIMETEN pode acelerar sua degradação em graus variáveis e assim tornar difícil o estabelecimento de doses adequadas. Orientações de dosagem A dose diária inicial de 125 mg duas vezes ao dia deverá ser elevada em 250 mg a cada semana, até que se atinja a dose máxima tolerada; essa dose não deve ultrapassar 1000 mg ao dia. Alguns estudos em pacientes com câncer de mama demonstram que 250 mg duas vezes ao dia têm uma eficácia similar à do regime de dose de 1000 mg ao dia. Para a terapia de substituição são adequados a hidrocortisona em doses diárias de 30 mg (preferencialmente 20 mg pela manhã e 10 mg à tarde/noite) ou o acetato de cortisona na dose diária de 37,5 mg (25 mg pela manhã e 12,5 mg à tarde). O seguinte esquema de dosagem pode ser recomendado para ORIMETEN: 1ª semana: 2 tomadas de ½ comprimido (250 mg) ao dia, às 8-9 h e às 16-18 h. 2ª semana: 2 tomadas de 1 comprimido (500 mg) ao dia, às 8-9 h e às 16-18 h. E, se necessário: 3ª semana: 3 tomadas de 1 comprimido (750 mg) ao dia ,às 8-9 h às 12-14 h e 16-18 h. 4ª semana em diante: 4 tomadas de 1 comprimido (1000 mg) ao dia, às 8-9 h às 12- 14 h, às 16-18 h e às 20-22 h. • Síndrome de Cushing: Nos casos de adenoma adrenocortical, uma dose de 250 mg de ORIMETEN 2-3 vezes ao dia é geralmente suficiente para normalizar a concentração plasmática do cortisol. No carcinoma adrenocortical, uma dose de 250 mg 2-4 vezes ao dia é necessária para reduzir o cortisol plasmático a níveis normais. Na síndrome do ACTH ectópico, a dose eficaz é de 250 mg de ORIMETEN 4-7 vezes ao dia. Ao se tratar a síndrome de Cushing, deve-se determinar regularmente o nível plasmático de cortisol e adaptar adequadamente a dosagem de aminoglutetimida. A terapia de substituição com corticosteróides é necessária ocasionalmente. Uso em idosos – Não há evidências que sugiram que as dosagens devam ser diferentes em idosos. Uso em crianças – A segurança e a eficácia não foram estabelecidas em crianças.

Super dosagem

Informação não disponível para esta bula.

Caracteristicas farmalogicas

Informação não disponível para esta bula.

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

Informação não disponível para esta bula.

Dizeres legais

Informação não disponível para esta bula.

ORIMETEN – Bula para o paciente

Informação não disponível para esta bula.

Data da bula

Informação não disponível para esta bula.