Ozonyl expectorante

OZONYL EXPECTORANTE com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de OZONYL EXPECTORANTE têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com OZONYL EXPECTORANTE devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

gross

Apresentação OZONYL EXPECTORANTE

Xpe: fr. c/ 100 ml.

OZONYL EXPECTORANTE – Indicações

Como medicação anti-séptica, fluidificadora e expectorante na traqueobronquite gripal e na bronquite catarral alérgica e crônica. Tosses em geral e nas crises de tosse de caráter alérgico.

Contra indicações de OZONYL EXPECTORANTE

Não deve ser usado em pacientes portadores de glaucoma de ângulo estreito, hipertrofia prostática e/ou obstrução piloroduodenal. Não deve ser administrado a recém-nascidos, prematuros, lactentes e a mulheres no período de lactação. Está ainda contra-indicado a pacientes com conhecida hipersensibilidade aos componentes da fórmula.

Advertências

Cuidados especiais devem ser observados quando da utilização do produto em pacientes portadores de diabetes mellitus, síndromes obstrutivas urológicas, urolitíase (recomenda-se elevar o volume diário de água ingerida), ou distúrbio gastrointestinal vigente. A guaifenesina provoca falsa elevação na dosagem de ácido vanilmandélico na urina. Cada 5 ml de Ozonyl Expectorante® contém aproximadamente 50 kcal.

Interações medicamentosas de OZONYL EXPECTORANTE

Informação não disponível para esta bula.

Reações adversas / efeitos colaterais de OZONYL EXPECTORANTE

OZONYL EXPECTORANTE é em geral muito bem tolerado. Podem ocorrer sedação, sonolência, tontura, dificuldade de concentração, fadiga, vertigem, hipotensão arterial, fraqueza muscular e ataxia. Outras reações adversas podem surgir como espessamento das secreções brônquicas e distúrbios gastrintestinais e dentre estes náuseas, vômitos, diarréia ou constipação e dores epigástricas. Em raros casos podem surgir leucopenia e agranulocitose.

OZONYL EXPECTORANTE – Posologia

Crianças de 2 até 6 anos: Meia colher-medida de 4 em 4 horas. Crianças acima de 6 anos: Uma colher-medida de 3 em 3 horas. Adultos: Duas colheres-medida de 3 em 3 horas.

Super dosagem

Buscar atenção médica de urgência.

Caracteristicas farmalogicas

Características farmacológicas A secreção pulmonar em produção e fluxo aumentados durante distúrbios tais como infecções broncopulmonares e de vias aéreas superiores, virais ou bacterianas, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, Asma Brônquica, etc, apresenta uma fisiopatologia multifatorial: (1) edema de epitélio respiratório, (2) alteração da viscosidade da secreção mucosa devido à presença de glicoproteínas e DNA derivados de leucócitos, (3) estímulo da tosse por mecanismo central, e (4) aumento da secreção para liberação de imunoglobulinas de superfície de mucosa, associada a um maior ‘clearance’ dos elementos estranhos. Todos estes fatores participam na gênese de uma das manifestações clínicas mais importantes deste grupo de doenças, que é a hiperssecretividade pulmonar. Sua abordagem sindrômica – inclusive com o uso de medicações mucolítico-expectorantes – é de fundamental importância para o alívio sintomático do paciente e prevenção de acúmulo secretivo, o que geraria predisposição a infecções bacterianas oportunísticas. Ozonyl Expectorante® contém guaifenesina, que é uma substância derivada da espécie Guajacum officinale. A guaifenesina aumenta o volume e diminui a viscosidade da secreção respiratória, aumentando assim a produtividade da tosse, através dos seguintes mecanismos: aumento do volume e diminuição da viscosidade das secreções respiratórias, inibição do reflexo da tosse através da diminuição da hiperssensibilidade dos RAR (Rapid Adapting Receptors) e receptores de fibras C no epitélio respiratório, e inibição da tosse por mecanismo central. Segundo o Food and Drug Administration/Over-the-Counter Advisory Panel, a guaifenesina é a droga mais eficaz e segura para pacientes com secreção brônquica excessivamente espessa.

Resultados de eficacia

Ozonyl Expectorante® ajuda na expectoração e no alívio da tosse em doenças pulmonares. Seu início de ação varia entre 4 a 6 horas, e seu efeito perdura por até 12 horas após a última tomada.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

Evitar calor excessivo (temperatura superior a 40oC).

Dizeres legais

Informação não disponível para esta bula.

OZONYL EXPECTORANTE – Bula para o paciente

Informação não disponível para esta bula.

Data da bula

Informação não disponível para esta bula.