Panoxyl

PANOXYL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de PANOXYL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com PANOXYL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

stiefel

Apresentação PANOXYL

bisn. plástica c/ 45 g Peróxido de benzoíla 5% e 10% em base de gel alcoólico (panoxyl 5 e panoxyl 10)

PANOXYL – Indicações

Panoxyl gel é indicado para o tratamento tópico da acne vulgar suave a moderada.

Contra indicações de PANOXYL

Panoxyl gel é contra-indicado às pessoas hipersensíveis ao peróxido de benzoíla ou a qualquer componente da fórmula. Gravidez e amamentação: apesar de não serem descritos problemas em humanos, o uso do produto na vigência destas condições deve ser avaliado pelo médico.

Advertências

Evite a exposição ao sol durante o tratamento, devido à possibilidade de aparecimento de manchas na pele. Panoxyl gel não deve ser aplicado nos olhos, boca e outras membranas mucosas, em feridas ou na pele irritada. Panoxyl gel mancha os cabelos e tecidos coloridos; portanto, evite o contato do produto com os mesmos.

Interações medicamentosas de PANOXYL

O uso concomitante de outras preparações tópicas para o tratamento da acne, especialmente abrasivos ou descamantes, pode levar a uma irritação cutânea cumulativa e, por isso, deve ser feito com orientação médica.

Reações adversas / efeitos colaterais de PANOXYL

Informação não disponível para esta bula.

PANOXYL – Posologia

Dose usual para adultos e pacientes acima de 12 anos de idade: uma a duas aplicações diárias, seguindo corretamente o modo de usar descrito no item Informações ao Paciente, ou conforme orientação médica. Modo de usar: 1. Lave a pele suavemente com sabonete neutro ou desengordurante e água, antes das aplicações. 2. Aguarde 30 minutos para que a pele esteja bem seca. 3. À noite, antes de se deitar, aplique PanOxyl 5 gel, inicialmente, com a ponta dos dedos sobre as áreas afetadas, espalhando cuidadosamente. Evite usar quantidade exageradas do gel. 4. Durante uma semana, mantenha PanOxyl 5 gel por apenas uma hora e enxágue a área em seguida. 5. Após este período, se não ocorrer irritação, aplique PanOxyl 5 gel na superfície afetada e, só então, deixe ficar a noite toda, lavando-a na manhã seguinte, tendo certeza de ter retirado o produto completamente. 6. Ao final de dez dias, pode ocorrer irritaçào, descamação, vermelhidão e leve ardor na pele. 7. Esses sintomas devem ser suportáveis. Se eventualmente esses sintomas estiverem incomodando, deve-se suspender o uso do produto imediatamente. Ao redor de três dias, haverá alívio, e em sete dias, a pele voltará ao normal. 8. Depois dessa fase de adaptaçào (mais ou menos 10 dias), PanOxyl 5 gel pode ser usado duas vezes ao dia, de manhã e à noite, desde que não se exponha a àrea tratada ao sol. 9. Após seis semanas, não havendo irritação forte e melhora dos sintomas com o uso de PanOxyl 5 gel, deve-se mudar para PanOxyl 10 gel. 10. Lembre-se que o tratamento de acne em geral demora cerca de 90 dias. 11. Evite o sol intenso, mas se houver necessidade (atividade normais) de exposição moderada ao sol, PanOxyl não deve ser usado durante o dia. Neste caso, após a limpeza da área que está sendo tratada, deve-se aplicar um protetor solar com fator de proteção de, no mínimo, 15 (FPS 15), dando preferência aos produtos não comodogênicos.

Super dosagem

O uso de quantidades exageradas do gel pode levar a queimaduras, prurido, descamação, eritema e edema de grau elevado. Tratamento: suspenda o uso do produto e aguarde a pele recuperar seu aspecto normal. Compressas frias no local podem produzir alívio da irritação. O uso de substâncias emolientes e/ou corticosteróides pode ser indicado pelo médico.

Caracteristicas farmalogicas

Informação não disponível para esta bula.

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

Informação não disponível para esta bula.

Dizeres legais

Informação não disponível para esta bula.

PANOXYL – Bula para o paciente

Informação não disponível para esta bula.

Data da bula

Informação não disponível para esta bula.