Pratiprazol

PRATIPRAZOL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de PRATIPRAZOL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com PRATIPRAZOL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

Prati, Donaduzzi

Apresentação PRATIPRAZOL

10 mg em embalagem com 14, 30, 60, 90 ou 300 cápsulas.
20 mg em embalagem com 7, 14, 28, 30, 60, 90, 280, 300, 320, 350 ou 1400 cápsulas.
40 mg em embalagem com 7, 10, 60, 90 ou 300 cápsulas.

USO ORAL-USO ADULTO E PEDIÁTRICO

FÓRMULA
Cada cápsula de 10mg contém:
omeprazol…………………………………………………………………….10 mg
excipienteq.s.p………………………………………………………………1 cápsula
Excipientes: lactose, glicose, núcleo de amido e sacarose, ortofosfato hidrogenado dissódico, laurilsulfato de sódio, hipromelose, manitol, ftalato de hipromelose, álcool cetílico eftalato de dietila.

Cada cápsula de 20mg contém:
omeprazol………………………………………………………………………20 mg
excipiente..q.s.p………………………………………………………………1 cápsula
Excipientes: lactose, glicose, núcleo de amido e sacarose, ortofosfato hidrogenado dissódico, laurilsulfato de sódio, hipromelose, manitol, ftalato de hipromelose, álcool cetílico e ftalatodedietila.

Cada cápsula de 40mg contém:
omeprazol…………………………………………………………………40 mg
excipiente..q.s.p…………………………………………………………1 cápsula
Excipientes: lactose, glicose, núcleo de amido e sacarose, ortofosfato hidrogenado dissódico, laurilsulfato de sódio, hipromelose, manitol, ftalato hipromelose, álcool cetílico e ftalato de dietila.

PRATIPRAZOL – Indicações

O pratiprazol cápsula é indicado no tratamento das úlceras pépticas benignas gástricas e duodenais. A eficácia do tratamento da úlcera duodenal é superior ao tratamento da úlcera gástrica, sendo que os índices de cicatrização são de quase 100% após 2 a 4 semanas de tratamento quando são utilizadas doses recomendadas. Além disso, os estudos clínicos constataram a eficácia do pratiprazol no tratamento de úlceras resistentes a outros tipos de agentes antiulcerosos, embora não tenha sido totalmente esclarecido como o omeprazol desempenha este papel.
Após 2 semanas de tratamento, a úlcera duodenal apresentou níveis de cura acima dos observados com outros agentes antiulcerosos, sendo estes níveis superiores a 70%.
O tratamento da esofagite de refluxo deve ser feito por períodos mais prolongados. Contudo, os índices de cura são superiores a 80% após 4 semanas.
O pratiprazol está indicado também nos estados de hiperacidez gástrica, na prevenção de recidivas de úlceras gástricas ou duodenais e na síndrome de Zollinger-Ellison.
No tratamento de erradicação do H. pylori em esquemas de terapia múltipla, na proteção da mucosa gástrica contra da nos causa dos por anti-inflamatórios não esteroidais e na esofagite de refluxo em crianças com mais de 1 ano de idade o pratiprazol também apresenta bons resultados.

Contra indicações de PRATIPRAZOL

Estemedicamentoécontraindicadoempacientescomhipersensibilidadeaoomeprazolouaqualquer componente da fórmula.
Os estudos com opratiprazol durante a gravidez e a lactação ainda não estão concluídos, razão pela qual não é indicado nesses períodos, a não ser que o médico decida que os benefícios do tratamento sejam superiores aos riscos potenciais para o feto.

Advertências

O pratiprazol cápsula deve ser utilizado com supervisão adequada em pacientes com insuficiência hepática ou renal. Deve-se afastar a possibilidade de malignidade da úlcera gástrica antes do início do tratamento, uma vez que o uso do pratiprazol pode aliviar os sintomas e retardar o diagnóstico da doença.
Este medicamento se enquadra na categoria C de risco para mulheres grávidas.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião- -dentista.

Interações medicamentosas de PRATIPRAZOL

O pratiprazol (omeprazol) pode inibir o metabolismo dos fármacos que dependem da mono-oxigenase hepática do citocromo P-450. As doses devem ser adequadas quando se fizer necessário o uso de pratiprazol (omeprazol) juntamente a estes medicamentos.
Medicamentos metabolizados por oxidação hepática como o diazepam, fenitoína e varfarina podem ter sua eliminação retardada pelo pratiprazol (omeprazol). As dosagens destes medicamentos devem ser ajustadas adequadamente. Além disso, deve-se observar as possíveis interações com a teofilina.
Não foi observada interação do propranolol com o pratiprazol (omeprazol).
Não houve interações na administração concomitante de pratiprazol (omeprazol) com antiácidos e alimentos.

Reações adversas / efeitos colaterais de PRATIPRAZOL

As reações adversas com pratiprazol cápsula não são frequentes e quando aparecem, são leves e desaparecem com a interrupção do tratamento. Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis como: dor de cabeça, cansaço, diarreia, dor muscular, gastroenterite, reações alérgicas (raramente anafilaxia) e púrpura ou petéquia.

PRATIPRAZOL – Posologia

A dose oral do pratiprazol cápsula para adultos é de 20 mg (uma vez ao dia). O tempo de tratamento deve seguir orientação médica segundo o esquema abaixo:
Úlceras duodenais — 20 mg por dia, durante 2 a 4 semanas.
Úlceras gástricas e esofagite de refluxo — 20 mg por dia, durante 4 a 8 semanas.
Prevenção de úlceras duodenais e esofagite de refluxo — 10 mg ou 20 mg por dia antes do café da manhã. Esofagite de refluxo para crianças com idade superior a 1 ano — 10 mg até 40 mg por dia. Caso a criança tenha dificuldade de engolir, as cápsulas podem ser abertas e o seu conteúdo pode ser misturado com líquido e ingerido imediatamente.
Síndrome de Zollinger-Ellison — a dosagem deve ser individualizada de maneira a se administrar a menor dose eficaz. A posologia inicial é normalmente 60 mg em dose única. Doses superiores a 80 mg/dia devem ser administradas em 2 vezes.

Super dosagem

A administração de até 160 mg é bem tolerada. No caso de ingestão acidental, o tratamento é sintomático, não havendo nenhuma recomendação terapêutica específica.

Caracteristicas farmalogicas

A ação do omeprazol é explicada pela inibição da enzima localizada na célula parietal do estômago responsável por uma das etapas finais no mecanismo de produção de ácido no estômago. Desta forma, a ação seletiva do omeprazol promove uma diminuição da acidez tanto pela redução da secreção ácida basal como da estimulada pela pentagastrina. Quando o pratiprazol é administrado em dose única diariamente, por via oral, a secreção ácida gástrica é rapidamente inibida.

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Pacientes acima de 65 anos de idade podem fazer uso do pratiprazol desde que sejam observadas as contraindicações, advertências, interações medicamentosas e reações adversas deste medicamento.

Armazenagem

Este medicamento deve ser mantido em sua embalagem original, em temperatura ambiente (entre 15 e 30 ºC), em lugar seco e ao abrigo da luz. Nestas condições o prazo de validade do pratiprazol cápsula é de 18 meses a contar da data de fabricação.

Dizeres legais

VENDASOBPRESCRIÇÃOMÉDICA

Reg. no M.S. 1.2568.0084
Farmacêutico Responsável: Dr. Luiz Donaduzzi CRF-PR 5842

Prati, Donaduzzi & CIA LTDA
Rua Mitsugoro Tanaka, 145
Centro Industrial Nilton Arruda, Toledo-PR
CNPJ 73.856.593/0001-66
Indústria Brasileira

PRATIPRAZOL – Bula para o paciente

COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?
O pratiprazol possui como princípio ativo omeprazol, que inibe uma enzima localizada na parede do estômago acarretando na diminuição da produção do ácido no estômago. Este medicamento apresenta ação máxima após alguns dias de tratamento.

PORQUE ESTE MEDICAMENTO FOI INDICADO?
O pratiprazol cápsula é indicado no tratamento de úlceras pépticas benignas, gástricas ou duodenais; esofagite de refluxo; síndrome de Zollinger-Ellison (hiperacidez gástrica).

QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
O pratiprazol cápsula não deve ser utilizado por pacientes que apresentam hipersensibilidade ao omeprazol ou a qualquer componente da fórmula. O pratiprazol cápsula deve ser utilizado somente sob orientação médica. Você não deve utilizar este medicamento durante a gravidez e a amamentação, exceto sob orientação médica nos casos em que os benefícios do tratamento para a paciente superam os riscos potenciais para o feto ou para o lactente.
Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se ocorrer gravidez durante ou após o término do tratamento ou se for amamentar durante o uso deste medicamento.
Este medicamento pode ser utilizado durante a gravidez desde que sob prescrição médica ou do cirurgião-dentista.

Atenção diabéticos: contém açúcar.

O pratiprazol cápsula deve ser utilizado com supervisão adequada em pacientes com insuficiência hepática ou renal. Deve-se afastar a possibilidade de malignidade da úlcera gástrica antes do início do tratamento, uma vez que o uso do pratiprazol (omeprazol) pode aliviar os sintomas e retardar o diagnóstico da doença. Medicamentos metabolizados por oxidação hepática como o diazepam, fenitoína e varfarina podem ter sua eliminação retardada pelo pratiprazol (omeprazol). As dosagens destes medicamentos devem ser ajustadas adequadamente. Além disso, deve-se observar as possíveis interações com a teofilina.
Não foi observada interação do propranolol com o pratiprazol (omeprazol).
Não houve interações na administração concomitante de pratiprazol (omeprazol) com antiácidos e alimentos.
Informe ao médico ou cirurgião-dentista o aparecimento de reações indesejáveis.
Informe ao médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento. Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Este medicamento apresenta-se como cápsula gelatinosa dura, de coloração azul e branca.
A dose oral do pratiprazol cápsula para adultos é de 20 mg (uma vez ao dia). O tempo de tratamento deve seguir orientação médica segundo o esquema abaixo:
Úlceras duodenais — 20 mg por dia, durante 2 a 4 semanas.
Úlceras gástricas e esofagite de refluxo — 20 mg por dia, durante 4 a 8 semanas.
Prevenção de úlceras duodenais e esofagite de refluxo — 10 mg ou 20 mg por dia antes do café da manhã. Esofagite de refluxo para crianças com idade superior a 1 ano — 10 mg até 40 mg por dia. Caso a criança tenha dificuldade de engolir, as cápsulas podem ser abertas e o seu conteúdo pode ser misturado com líquido e ingerido imediatamente.
Síndrome de Zollinger-Ellison — a dosagem deve ser individualizada de maneira a se administrar a menor dose eficaz. A posologia inicial é normalmente 60 mg em dose única. Doses superiores a 80 mg/dia devem ser administradas em 2 vezes.
O pratiprazol cápsula deve ser administrado por via oral, normalmente antes do café da manhã.
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Não use o medicamento com o prazo de validade vencido. Antes de usar observe o aspecto do medicamento.
Este medicamento não pode ser partido ou mastigado.

QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE CAUSAR?
As reações adversas com pratiprazol cápsula não são frequentes e quando aparecem, são leves e desaparecem com a interrupção do tratamento. Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis, tais como: dor de cabeça, cansaço, diarreia, dor muscular, gastroenterite, reações alérgicas (raramente anafilaxia) e púrpura ou petéquia.

O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA GRANDE QUANTIDADE DESTE MEDICAMENTO DE UMA SÓ VEZ?
A administração de até 160 mg é bem tolerada. No caso de ingestão acidental, o tratamento é sintomático, não havendo nenhuma recomendação terapêutica específica.

ONDE E COMO DEVO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?
Este medicamento deve ser guardado na sua embalagem original, em temperatura ambiente (entre 15 e 30ºC), em lugar seco e ao abrigo da luz (evite armazená-lo no banheiro). Nestas condições o prazo de validade do pratiprazol cápsula é de 18 meses a contar da data de fabricação.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

Data da bula

31/07/2015