Prostat

PROSTAT com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de PROSTAT têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com PROSTAT devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

marjan

Apresentação PROSTAT

emb. c/ 30 cáps. de 160 mg

PROSTAT – Indicações

Tratamento dos transtornos funcionais da Hiperplasia Prostática Benigna: diminuição da força do jato urinário, polaciúria, nictúria e sensação de esvaziamento incompleto da bexiga.

Contra indicações de PROSTAT

Doenças epigástricas graves pré-existentes. Pacientes com histórico de hipersensibilidade e alergia a qualquer um dos componentes da fórmula não devem fazer uso do produto. Este medicamento não é indicado para casos avançados de HPB com severa retenção urinária. Não deverá ser utilizado sem primeiro afastar a possibilidade de câncer de próstata. Os pacientes devem passar por uma criteriosa avaliação médica antes de utilizarem este medicamento a fim de excluir a possibilidade de nefrite, infecções do trato urinário e outras desordens nefrourológicas. Mulheres, principalmente grávidas ou em amamentação, não devem fazer uso deste fitoterápico.

Advertências

Não ingerir o medicamento com o estômago vazio. Em caso de hipersensibilidade ao produto, recomenda-se descontinuar o uso e consultar o médico. O nível hormonal dos pacientes em tratamento com este medicamento merece atenção especial, face aos efeitos antiandrogênicos e antiestrogênicos relatados pela literatura. A German Commission E esclarece que este fitoterápico deve ser utilizado no alívio dos sintomas associados à HPB e recomenda a consulta regular e periódica ao médico. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião dentista.

Interações medicamentosas de PROSTAT

Até o momento não são conhecidas interações medicamentosas. Os estudos clínicos realizados até o momento não evidenciaram interações medicamentosas com a administração conjunta com medicamentos freqüentemente prescritos para esta patologia (antibióticos, antissépticos urinários e anti-inflamatórios). Hormônios utilizados na TRH podem exigir reajuste de dose, face os efeitos antiandrogênicos e antiestrogênicos deste fitoterápico. A revisão da literatura não revela evidências de interações medicamentosas adversas com drogas convencionais. Estudo in vitro já demonstrou a potencialização da inibição dos antagonistas do alfa-1-adrenoreceptor, porém a relevância clínica deste não foi confirmada.

Reações adversas / efeitos colaterais de PROSTAT

Foram relatados, em casos isolados, dores epigástricas, alterações do paladar como gosto amargo, diarréia e urticária. Poderão ocorrer náuseas se administrado com o estômago vazio. Em casos raros, hipertensão, diminuição da libido, impotência sexual, cefaléia e retenção urinária.

PROSTAT – Posologia

Duas cápsulas de 160mg cada ao dia, em duas tomadas, preferencialmente às refeições (café da manhã e jantar).

Super dosagem

Informação não disponível para esta bula.

Caracteristicas farmalogicas

Partes utilizadas da planta: fruto. Solvente utilizado: extração por fluído supercrítico utilizando CO2. Características químicas e farmacológicas O extrato lipidoesterólico de Serenoa repens (Bartr.) Small possui uma fração composta por 85 a 95% de ácidos graxos, 0,15 a 0,30% de alcoois graxos, 0,10 a 0,30% de beta-sitosterol e 0,20 a 0,40% de esteróis totais. O extrato de Serenoa repens (Bartr.) Small atua inibindo a enzima 5-a-redutase que transforma a testosterona em diidrotestosterona (DHT) e também bloqueando a ligação do DHT aos receptores citosólicos da próstata. Estudos in vitro e em animais demonstraram que o extrato de Serenoa repens (Bartr.) Small inibe a atividade da fosfolipase A2 e libera o ácido aracdônico, diminuindo a síntese das prostaglandinas. Estas influenciam o tônus e a motilidade do trato urinário inferior e as interações hormonais. O extrato de Serenoa repens (Bartr.) Small possui também uma ação descongestionante, diminuindo a permeabilidade capilar. Prostat HPB diminui os sintomas da Hiperplasia Prostática Benigna devido, portanto, a seus efeitos antiandrogênico e descongestionante.

Resultados de eficacia

Aliviar os problemas urinários decorrentes dos transtornos funcionais da Hiperplasia Prostática Benigna.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

O medicamento deve ser conservado à temperatura ambiente (entre 15°C e 30°C). Proteger da luz e da umidade.

Dizeres legais

Informação não disponível para esta bula.

PROSTAT – Bula para o paciente

Informação não disponível para esta bula.

Data da bula

Informação não disponível para esta bula.