Feed

Já é assinante?

Entrar

Prostigmine

Prostigmine - Bula do remédio

Prostigmine com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Prostigmine têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Prostigmine devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.

Aviso importante

Todas as bulas constantes em nosso portal são meramente informativas. Em caso de dúvidas quanto ao conteúdo de algum medicamento, procure orientação de seu médico ou farmacêutico.

Obs.: A MedicinaNET não vende nenhum tipo de medicamento.

Laboratório

Icn

Apresentação de Prostigmine

sol. inj. 0,5 mg/1 ml - caixa c/ 50 amp. de 1 ml. Para injeção subcutânea, intramuscular e/ou intravenosa.

Prostigmine - Indicações

Constipação atônica, meteorismo (p. ex., antes do exame radiológico); atonia intestinal pós-operatória e retenção urinária; miastenia gravis pseudoparalítica; antagonista dos curarizantes (para neutralizar o efeito miorrelaxante do curare e dos preparados do mesmo tipo).

Contra-indicações de Prostigmine

Prostigmine está contra-indicado em pacientes com obstrução intestinal mecânica ou do trato urinário, bem como nos casos de conhecida hipersensibilidade à droga. Prostigmine não deve ser administrado em associação com os miorrelaxantes despolarizantes, como o suxametônio.

Advertências

Prostigmine deve ser administrado com cautela a pacientes com bradicardia, asma brônquica ou diabetes mellitus e após cirurgia gastrintestinal. A não obtenção de resposta terapêutica desejada com Prostigmine pode ser devido a superdosagem.

Uso na gravidez de Prostigmine

Não foram realizados estudos sobre a ação do metilsulfato de neostigmina (princípio ativo do Prostigmine) na gravidez, seja em seres humanos seja em animais de experimentação. Portanto, deve-se observar o princípio médico de não se administrar medicamentos durante a gravidez e a lactantes, a não ser em casos de extrema necessidade e, mesmo assim, utilizando-se dose bem ajustada e sob observação médica. Desconhece-se, até o momento, se Prostigmine é excretado pelo leite materno.

Interações medicamentosas de Prostigmine

Prostigmine antagoniza os efeitos dos relaxantes musculares não-despolarizantes do grupo do curare. A atropina age contrariamente às reações colinérgicas do Prostigmine, principalmente bradicardia e hipersecreção.

Reações adversas / Efeitos colaterais de Prostigmine

Prostigmine pode provocar reações adversas funcionais sobre o sistema neurovegetativo. As reações adversas do tipo muscarínico podem traduzir-se por náuseas, vômitos, diarréia, cólicas abdominais, aumento do peristaltismo e das secreções brônquicas, hipersalivação e lacrimação, bradicardia e miose. Os efeitos secundários nicotínicos são representados principalmente por espasmos musculares, contrações e fraqueza muscular. Reações colinérgicas a Prostigmine podem constituir um sério problema quando o produto for utilizado para neutralizar a ação de miorrelaxantes não-despolarizantes. Por este motivo, recomenda-se administração simultânea de Prostigmine e sulfato de atropina (ver Dosagem e administração e Superdosagem).

Prostigmine - Posologia

Dosagem padrão: Constipação atônica, meteorismo (p. ex.: antes do exame radiológico): Adultos: 1/2 a 1 ampola de 1 ml (0,25-0,5 mg) por via subcutânea ou intramuscular. Crianças: 1/4 a 1/2 ampola de 1 ml (0,125-0,25 mg) por via subcutânea ou intramuscular. É recomendável administrar-se um enema de glicerina (50 ml, 10%) ou enema salino (20 ml, 10%) 30 minutos após a injeção de Prostigmine. Atonia intestinal pós-operatória e retenção urinária (profilaxia): 1/2 ampola de 1 ml (0,25 mg) por via subcutânea ou intramuscular imediatamente após a cirurgia; repetir esta dose cada 4 a 6 horas, caso necessário. Tratamento — Adultos: 1 ampola de 1 ml (0,5 mg) por via subcutânea, intramuscular ou por via intravenosa, muito lentamente; repetir esta dose a cada 4 a 5 horas, caso necessário. Crianças: 1/4 a 1/2 ampola de 1 ml (0,125-0,25 mg) por via subcutânea ou intramuscular. Miastenia gravis pseudoparalítica: A dosagem deve ser ajustada de acordo com o grau de paralisia; pode ser necessária a associação com Mestinon (substância ativa: piridostigmina). Antagonista dos curarizantes (para neutralizar os efeitos miorrelaxantes do curare e dos preparados do mesmo tipo, relaxantes musculares não-despolarizantes): 1-5 mg por via intramuscular e/ou por via intravenosa e, eventualmente, com 0,4-1,2 mg de sulfato de atropina para reduzir os efeitos adversos colinérgicos, tais como bradicardia e hipersecreção. As doses acima citadas não devem ser excedidas, nem mesmo no caso de superdosagem de curarizantes.

Superdosagem

Como ocorre com outros inibidores colinérgicos, a superdosagem com Prostigmine pode provocar crise colinérgica caracterizada por acentuada fraqueza muscular (ou aumento deste sintoma nos miastênicos). Caso esta condição não seja identificada, existe o risco de óbito devido à paralisia dos músculos respiratórios. Bradicardia, ou paradoxalmente, taquicardia, também podem ocorrer. O tratamento consiste em interrupção imediata do Prostigmine ou de outros colinérgicos e a administração de 1 a 2 mg de sulfato de atropina por via intravenosa lenta. Dependendo da pulsação do paciente, esta dose deve ser repetida, caso seja necessário, em intervalos de 2 a 4 horas.

Prostigmine - Informações

As propriedades colinérgicas de Prostigmine baseiam-se em seu efeito inibidor da colinesterase, ao nível dos sistemas digestivo e geniturinário, assim como outros órgãos da musculatura lisa. Prostigmine provoca contrações e aumento do peristaltismo. Prostigmine neutraliza o bloqueio neuromuscular induzido pelos miorrelaxantes do curare e dos preparados do mesmo tipo (isto é, não-despolarizantes), porém interage sinergisticamente com miorrelaxantes polarizantes.

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A
Av. Jerônimo de Ornelas, 670, Sala 501
Porto Alegre, RS 90.040-340
Cnpj: 11.012.848/0001-57
(51) 3093-3131
info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal