Prurizin

PRURIZIN com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de PRURIZIN têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com PRURIZIN devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

Darrow

Apresentação PRURIZIN

Comprimidos 10mg……….cartucho com 30 unidades
Comprimidos 25mg……….frasco com 30 unidades

USO ADULTO E PEDIÁTRICO

•Composição:
COMPRIMIDOS
Cloridrato de hidroxizina……………..10mg
Excipientes qsp……………………………1 comprimido
Excipientes: amido de milho, lactose, polivinilpirrolina, talco, estearato de magnésio

Cloridrato de hidroxizina……………….25mg
Excipientes qsp……………………………1 comprimido
Excipientes: amido de milho, lactose, polivinilpirrolina, talco, estearato de magnésio

PRURIZIN – Indicações

Prurizin® está indicado para alivio do prurido causado por condições alérgicas da pele, tais como: urticária, dermatite atópica e de contato, e do prurido decorrente de outras doenças sistêmicas.

Contra indicações de PRURIZIN

Os dados clínicos em seres humanos são insuficientes para estabelecer a segurança do uso de hidroxizina durante a gravidez e a amamentação. Por este motivo, o seu uso está contraindicado nessas situações. Também está contraindicado em pacientes que tenham demonstrado prévia hipersensibilidade a os componentes da fórmula.

Advertências

Tendo em vista a possibilidade de ocorrência de sonolência durante o uso de hidroxizina, os pacientes devem ser alertados quanto à condução de veículos, ao manuseio de máquinas perigosas e outros equipamentos que requeiram atenção. O uso do produto deve ser avaliado pelo médico assistente nas seguintes condições: insuficiência renal ou hepática, epilepsia, glaucoma, doença de Parkinson e na utilização concomitante de outros medicamentos (vide interações medicamentosas).

Restrições ao uso: Uso concomitante com substâncias depressoras do sistema nervoso central e álcool.

Interações medicamentosas de PRURIZIN

A ação da hidroxizina pode ser potencializada quando administrada concomitantemente com agentes depressores do sistema nervoso central, tais como: narcóticos, analgésicos não narcóticos e barbitúricos. Portanto, quando houver indicação do uso de hidroxizine e de depressores do SNC, a dose destes últimos deve ser reduzida.
A hidroxizina pode Ter o seu efeito sedativo potencializado pelo álcool.

Reações adversas / efeitos colaterais de PRURIZIN

Sedação, sonolência (pode desaparecer após vários dias de terapia continuada) e secura na boca. Raramente podem aparecer crises convulsivas, tremor ou agitação.

Efeitos colaterais: Devido às atividades anticolinérgicas e sobre o sistema nervoso central, apresentadas pela hidroxizina, pode ocorrer secura da boca e sonolência, geralmente de caráter moderado e transitório.

PRURIZIN – Posologia

Adultos: 25mg, 3 a 4 vezes ao dia.
Crianças: 0,7mg/kg de peso, 3 vezes ao dia.

Super dosagem

A superdosagem pode causar sonolência muito acentuada. Neste caso, deve ser realizado tratamento sintomático e de suporte.

Caracteristicas farmalogicas

A hidroxizina é uma droga anti-histamínica potente de longa duração e alta afinidade para os receptores H1 da histamina. O bloqueio sobre estes receptores inibe a liberação de histamina e suas consequentes ações sistêmicas. Admite-se que o prurido seja causado, em parte, pela histamina, que é o mais importante mediador liberado pelos basófilos e mastócitos sensibilizados pela IgE.
A atividade da hidroxizina sobre o sistema nervoso central pode também contribuir para sua proeminente ação antipruriginosa.
Apresenta ainda ações anticolinérgicas e antiemética.
A hidroxizina é rapidamente absorvida pelo trato gastrointestinal e metabolizada no fígado em vários metabólitos. A sua ação inicia-se em 15 a 30 minutos após a administração e dura de 4 a 6 horas. É eliminada basicamente pela urina.

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Pacientes idosos: Em pacientes idosos deve ser considerada a necessidade de redução das doses recomendadas, em função da possibilidade de aumento das reações adversas.

Armazenagem

Informação não disponível para esta bula.

Dizeres legais

VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA

PRURIZIN 10mg (Comprimidos)-MS 1.0162.0197.001-7
PRURIZIN 10mg (Comprimidos)-MS 1.0162.0197.007-6
Farm. Resp.: Alexandre de Abreu Villar – CRF-RJ nº. 7472

Desenvolvido, fabricado e distribuído por:
DARROW LABORATÓRIOS S/A
Rodovia Br-040, Km 37, Areal, RJ, CEP-25845-000
CNPJ: 33.051.491/0001-59 – Indústria brasileira

Serviço de atendimento ao consumidor: 0800.21.8150

Produzido por:
Mappel Rio Indústria e Comércio Ltda

PRURIZIN – Bula para o paciente

•Ação esperada do medicamento: A hidroxizina é uma droga anti-histamínica (antialérgica) potente, apresentando ação antipruriginosa, sendo, portanto indicada para alívio de prurido (coceira) causado por condições alérgicas da pele.

•Cuidados de conservação: Conservar em temperatura ambiente (entre 15ºC e 30ºC). Proteger da umidade.

•Prazo de validade: 2 anos. Não usar se o prazo de validade estiver vencido, pois a utilização do produto nesta situação pode não apresentar efeitos terapêuticos, podendo trazer prejuízo à saúde.

•Gravidez e lactação: O uso de hidroxizina é contraindicado durante estas condições. Informe ao seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informe seu médico se está amamentando.

•Cuidados de administração: Evite a ingestão de álcool durante o tratamento. Informe ao médico se você sofre de problemas de rins ou fígado, de crises epilépticas, de glaucoma, de Parkinson ou se está tomando outros medicamentos. Devido à possibilidade de ocorrer sonolência, evite dirigir veículos, manusear máquinas perigosas ou outros equipamentos que requeiram atenção. Caso surjam reações como sonolência muito acentuada, extrema secura da boca, tremores ou erupções da pele, comunique imediatamente ao seu médico.

Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.

•Reações adversas: “Informe ao seu médico o aparecimento de reações desagradáveis” tais como sedação, sonolência e secura na boca.

•Não interromper o tratamento sem o conhecimento de seu médico.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DE SEU MÉDICO.PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE

Data da bula

18/09/2013