Risperdal consta

RISPERDAL CONSTA com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de RISPERDAL CONSTA têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com RISPERDAL CONSTA devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

janssen

Apresentação RISPERDAL CONSTA

Pó inj. e diluente em emb. c/: 1 fr.-ampola c/ pó inj. (25 mg; 37,5 mg ou 50 mg de risperidona), 1 seringa preenchida c/ 2 mL de diluente para reconstituição e 3 agulhas descartáveis para reconstituição e administração

RISPERDAL CONSTA – Indicações

– Risperdal Consta é indicado no tratamento de uma ampla gama de pacientes com esquizofrenia, incluindo o primeiro episódio psicótico, exacerbações esquizofrênicas agudas, esquizofrenia crônica e outros transtornos psicóticos, nos quais sintomas positivos (como alucinações, delírios, distúrbios do pensamento, hostilidade, desconfiança), e/ou negativos (como embotamento afetivo, isolamento emocional e social, pobreza de discurso) sejam proeminentes. Risperdal Consta é eficaz na manutenção da melhora clínica, durante o tratamento de manutenção em pacientes que tenham apresentado uma resposta inicial ao tratamento com a risperidona por via oral.

Contra indicações de RISPERDAL CONSTA

Risperdal Consta é contra-indicado em pacientes com hipersensibilidade à risperidona ou a qualquer componente de sua fórmula.

Advertências

Informação não disponível para esta bula.

Interações medicamentosas de RISPERDAL CONSTA

Informação não disponível para esta bula.

Reações adversas / efeitos colaterais de RISPERDAL CONSTA

Nos estudos clínicos foram relatados as seguintes reações adversas associadas a Risperdal Consta em doses terapêuticas: Comuns (> 1%): ganho de peso (2,7 kg em um ano), depressão, fadiga e sintomas extrapiramidais. A incidência de sintomas extrapiramidais em pacientes em uso de Risperdal Consta em doses de até 50 mg foi comparável à incidência no grupo placebo. Raras (> 0,1%): perda de peso, nervosismo, distúrbios do sono, apatia, redução da capacidade de concentração, alterações visuais, hipotensão arterial, síncope, exantema, prurido, edema periférico, reação no local da injeção. Sintomas de hiperprolactinemia como lactação não puerperal, amenorréia, disfunção sexual, falha de ejaculação, redução da libido e disfunção erétil. As seguintes reações foram relatadas ocasionalmente: discinesia tardia, síndrome neuroléptica maligna e convulsões. Variações hematológicas, como leucocitose, têm sido observadas. Também, em alguns pacientes, tem sido relatado aumento das enzimas hepáticas. Além disso, as seguintes reações adversas têm sido relatadas com a risperidona por via oral: constipação, dor abdominal, rinite, incontinência urinária, priapismo, sonolência, vertigem, insônia, agitação, ansiedade, cefaléia, dispepsia, náusea/vômitos, alterações da temperatura corporal, intoxicação hídrica por polidipsia ou por síndrome de secreção inapropriada do hormônio antidiurético. Hiperglicemia e exacerbação de diabetes preexistente têm sido relatadas muito raramente durante o tratamento com risperidona (Veja o item Advertências e Precauções). Eventos adversos vasculares cerebrais, incluindo acidentes vasculares cerebrais e ataques isquêmicos transitórios foram observados durante o tratamento com Risperdal por via oral (vide Advertências e Precauções).

RISPERDAL CONSTA – Posologia

Risperdal Consta deve ser administrado a cada duas semanas por injeção intramuscular profunda na região glútea, alternando-se o lado da injeção. NÃO ADMINISTRAR POR VIA INTRAVENOSA. Adultos A dose recomendada é 25 mg em injeção intramuscular a cada duas semanas. Alguns pacientes podem se beneficiar de doses maiores, de 37,5 mg ou 50 mg. A dose máxima não deve exceder 50 mg a cada duas semanas. Cobertura antipsicótica suficiente deve ser assegurada durante o intervalo de 3 semanas após a primeira injeção de Risperdal Consta. A dose não deve ser aumentada com freqüência maior do que uma vez a cada 4 semanas. O efeito do ajuste posológico não deve ser esperado antes de 3 semanas após o aumento da dose. Pacientes Idosos A dose recomendada é de 25 mg em injeção intramuscular a cada 2 semanas. Cobertura antipsicótica suficiente deve ser assegurada por via oral durante o intervalo de 3 semanas após a primeira injeção de Risperdal Consta. Pacientes com insuficiência renal ou hepática Risperdal Consta não foi estudado em pacientes com insuficiência hepática e renal. Se houver necessidade de tratar este grupo de pacientes, recomenda-se iniciar o tratamento com 0,5 mg de risperidona, por via oral, duas vezes ao dia, durante a primeira semana. Na segunda semana, pode-se administrar 1 mg duas vezes ao dia ou 2 mg uma vez ao dia. Se uma dose oral de pelo menos 2 mg/dia for bem tolerada, Risperdal Consta (na dose de 25 mg) pode ser administrado a cada 2 semanas. Crianças Risperdal Consta não foi avaliado em pacientes com idade inferior a 18 anos.

Super dosagem

Informação não disponível para esta bula.

Caracteristicas farmalogicas

Informação não disponível para esta bula.

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

Informação não disponível para esta bula.

Dizeres legais

Informação não disponível para esta bula.

RISPERDAL CONSTA – Bula para o paciente

Informação não disponível para esta bula.

Data da bula

Informação não disponível para esta bula.