Snif 3%

SNIF 3% com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de SNIF 3% têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com SNIF 3% devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

eurofarma

Apresentação SNIF 3%

Spray nasal estéril – cartucho com frasco contendo 45 mL.

SNIF 3% – Indicações

SNIF 3%® (cloreto de sódio) está indicado para aliviar os sintomas de sinusites e rinites de quaisquer etiologias, bem como o nariz entupido. Indicado também para limpeza das fossas nasais por remoção, fluidificação do muco.

Contra indicações de SNIF 3%

SNIF 3%® (cloreto de sódio) é contraindicado para pacientes com história de hipersensibilidade (alergia) ao cloreto de sódio ou a qualquer um dos componentes do produto.

Advertências

Advertências
Este produto é recomendado para uso exclusivamente local e não deve ser ingerido por via oral. Portanto, se ocorrer à ingestão de grandes quantidades do produto, procure o médico. O tratamento é feito de acordo com os sintomas.

Uso durante a gravidez e lactação
Não existem restrições para o uso durante a gravidez e lactação.
Categoria “A” de risco na gravidez: Em estudos controlados em mulheres grávidas, o fármaco não demonstrou risco para o feto no primeiro trimestre de gravidez. Não há evidências de risco nos trimestres posteriores, sendo remota a possibilidade de dano fetal.
Este medicamento pode ser utilizado durante a gravidez desde que sob orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Interações medicamentosas de SNIF 3%

Não há registro de interações medicamentosas com SNIF 3%® (cloreto de sódio).

Reações adversas / efeitos colaterais de SNIF 3%

Reações adversas infrequentes (>1/1.000 e < 1/100).
Reações locais: dor e ardência leves.


Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária – NOTIVISA, disponível em www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/índex.htm, ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.

SNIF 3% – Posologia

Modo de usar
Spray nasal estéril
SNIF 3%® (cloreto de sódio) spray nasal tem acoplado hermeticamente ao frasco, um aplicador que facilita seu uso, produzindo um spray que chega efetivamente em profundidade nas fossas nasais. Ao mesmo tempo, seu desenho de avançada tecnologia impede que ingressem no frasco bactérias que interfiram na esterilidade do produto.
1.Remover a tampa protetora da válvula;
2.Segurar o frasco com o dedo médio e o indicador sobre a válvula e o polegar na base do frasco;
3.Antes de usar SNIF 3%® (cloreto de sódio) pela primeira vez ou após 24 horas, a válvula deve ser carregada. Para isso, pressione a válvula com os dedos indicador e médio, algumas vezes;
4.Pressionar uma das narinas com o dedo indicador e na outra introduza a ponta do aplicador na posição vertical (com o bico para cima), pressionando o aplicador o número de vezes indicado pelo médico. Não inclinar a cabeça para trás, no momento da aplicação.
5.Retirar o aplicador da narina e respirar pela boca;
6.Repetir na outra narina o mesmo procedimento;
7.Lavar o aplicador e colocar a tampa protetora.

Posologia
SPRAY NASAL ESTÉRIL: recomenda-se de 1 a 2 aplicações em cada fossa nasal, 3 ou mais vezes ao dia, segundo critério médico.

Apresentação e dose
Spray nasal 1 a 2 aplicações

Super dosagem

Este medicamento é exclusivamente de uso tópico nasal e não deve ser ingerido. Se ocorrer a ingestão deste produto, especialmente em grandes quantidades, o paciente deverá ser encaminhado ao setor de emergência. A ingestão de grandes quantidades de solução salina hipertônica pode causar hipernatremia.

Em caso de intoxicação ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações sobre como proceder.

Caracteristicas farmalogicas

SNIF 3%® (cloreto de sódio) tem ação tópica, favorecendo a eliminação do muco, alérgenos e outras partículas presentes nas fossas nasais, aumentando o movimento mucociliar. A solução fisiológica hipertônica apresenta as seguintes propriedades:
Possibilita a remoção de crostas e restos epiteliais ou partículas.
Remove o edema intersticial, pela desidratação tissular.
Em consequência disto, desobstrui e descongestiona temporariamente o nariz, e aumenta a eficácia da estrutura mucociliar, restabelecendo a depuração mucociliar adequada.
Os efeitos benéficos desta formulação apresentam uma excelente ação descongestionante e fluidificante das secreções do aparelho respiratório superior.

Resultados de eficacia

A eficácia e segurança da aplicação nasal de soluções salinas hipertônicas foram demonstradas em diversos estudos clínicos.
Garavello e cols. avaliaram o impacto da irrigação nasal com cloreto de sódio 3% três vezes ao dia para a prevenção de sintomas nasais em crianças com rinite sazonal num estudo randomizado. A partir da terceira semana de estudo, observou-se redução estatisticamente significativa dos escores de rinite nas crianças que usaram salina hipertônica. Isso se traduziu por menor uso de anti-histamínicos 1.
Tanto a irrigação com salina hipertônica quanto com salina isotônica mostraram-se capazes de aumentar o clearance mucociliar em relação ao basal (pré-irrigação). Contudo, a salina hipertônica foi superior à isotônica (39,6% versus 24,1%, P = 0,007).
Rabago e cols. realizaram um estudo controlado com 6 meses de duração no qual 76 pacientes com sinusites de repetição foram randomizados para irrigação nasal com salina hipertônica ou observação. Observou-se melhora dos sintomas de sinusite no grupo tratado com irrigação nasal, quando avaliada pelo RSDI (Rhinossinusitis Disability Index) ou pelo SIA (Single-Item Sinus-Symptom Severity Assessment).

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

Conservar em temperatura ambiente (entre 15 e 30° C).
Desde que observados os devidos cuidados de conservação, o prazo de validade de SNIF 3%® (cloreto de sódio) é de 24 meses.

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.
Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. Para sua segurança, mantenha o medicamento na embalagem original.

SNIF 3%® (cloreto de sódio) spray nasal é uma solução translucida, incolor e inodora.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças

Dizeres legais

MS – 1.0043.0915
Farm. Resp.: Dra Maria Benedita Pereira – CRF-SP 30.378
Siga corretamente o modo de usar, não desaparecendo os sintomas procure orientação médica.

Fabricado por: EUROFARMA LABORATÓRIOS S.A.
Rod. Pres. Castello Branco, km 35,6 – Itapevi – SP
Comercializado por: MOMENTA FARMACÊUTICA LTDA.
Rod. Pres. Castello Branco, Km 35,6
Centro de Distribuição Docas 9 e 10 – Itaqui – Itapevi – SP
CNPJ: 14.806.008/0001-92
Indústria Brasileira

Registrado por: EUROFARMA LABORATÓRIOS S.A.
Av. Ver. José Diniz, 3.465 – São Paulo – SP
CNPJ 61.190.096/0001-92
Indústria Brasileira

SNIF 3% – Bula para o paciente

1. PARA QUÊ ESTE MEDICAMENTO É INDICADO?
SNIF 3%® (cloreto de sódio) está indicado para aliviar os sintomas de sinusites e rinites de quaisquer etiologias, bem como o nariz entupido. Indicado também para limpeza das fossas nasais por remoção, fluidificação do muco.

2. COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?
SNIF 3%® (cloreto de sódio) é uma solução hipertônica de uso tópico (local), que que aumenta o movimento mucociliar e fluidifica o muco das fossas nasais, facilitando sua eliminação.

3. QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
SNIF 3%® (cloreto de sódio) é contraindicado para pacientes com história de hipersensibilidade (alergia) ao cloreto de sódio ou qualquer um dos componentes do produto.

4. O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
Precauções e Advertências:
Este produto é recomendado para uso exclusivamente local e não deve ser ingerido por via oral.

PORTANTO, SE OCORRER A INGESTÃO DE GRANDES QUANTIDADES DO PRODUTO, PROCURE SEU MÉDICO. O TRATAMENTO É FEITO DE ACORDO COM OS SINTOMAS.

Uso durante a gravidez e lactação:
Este medicamento pode ser utilizado durante a gravidez desde que sob prescrição médica ou do cirurgião-dentista.

Interações medicamentosas:
Não há registro de interações medicamentosas com SNIF 3%® (cloreto de sódio).
Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento. Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião- dentista.

5. ONDE, COMO E POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?
Conservar em temperatura ambiente (entre 15 e 30° C).

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.
Não use medicamento com o prazo de validade vencido.

Guarde-o em sua embalagem original.
SNIF 3%® (cloreto de sódio) spray nasal é uma solução translucida, incolor e inodora.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento.
Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças

6. COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Spray nasal estéril
SNIF 3%® (cloreto de sódio) spray nasal tem acoplado hermeticamente ao frasco um aplicador que facilita seu uso, produzindo um spray que chega efetivamente em profundidade nas fossas nasais. Ao mesmo tempo, seu desenho de avançada tecnologia impede que ingressem no frasco bactérias que interfiram na esterilidade do produto.
Para o perfeito acionamento da válvula recomenda-se não deitar o frasco no momento da aplicação.
1. Remover a tampa protetora da válvula;
2. Segurar o frasco com o dedo médio e o indicador sobre a válvula e o polegar na base do frasco;
3. Antes de usar SNIF 3%® (cloreto de sódio) pela primeira vez ou após 24 horas, a válvula deve ser carregada. Para isso, pressione a válvula com os dedos indicador e médio, algumas vezes;
4. Pressionar uma das narinas com o dedo indicador e na outra introduza a ponta do aplicador na posição vertical (com o bico para cima), pressionando o aplicador o número de vezes indicado pelo seu médico, conforme indicado na figura ao lado. Não inclinar a cabeça para trás, no momento da aplicação.
5. Retirar o aplicador da narina e respirar pela boca;
6. Repetir na outra narina o mesmo procedimento;
7. Lavar o aplicador e colocar a tampa protetora.

“NUNCA EMPRESTE SEU SPRAY NASAL PARA OUTRA PESSOA. ”
Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação de seu médico ou cirurgião- dentista.

POSOLOGIA
SPRAY NASAL ESTÉRIL: recomenda-se de 1 a 2 aplicações em cada fossa nasal, 3 ou mais vezes ao dia, segundo critério médico.

Apresentação e Dose
Spray nasal: 1 a 2 aplicações

7. O QUE DEVO FAZER QUANDO EU ME ESQUECER DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
Use a medicação assim que se lembrar que esqueceu alguma dose.

Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.

8. QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE ME CAUSAR?
Reações adversas infrequentes (>1/1.000 e < 1/100)
Reações locais: dor e ardência leves.

Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento.

Informe a empresa sobre o aparecimento de reações indesejáveis e problemas com este medicamento, entrando em contato através do Sistema de Atendimento ao Consumidor (SAC).

9. O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA QUANTIDADE MAIOR DO QUE A INDICADA DESTE MEDICAMENTO?
Este medicamento é exclusivamente de uso tópico nasal e não deve ser ingerido em nenhuma condição. Porém, se ocorrer a ingestão deste produto, especialmente em grandes quantidades, procure o serviço de emergência.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível.

Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações sobre como proceder.
MS – 1.0043.0915
Farm. Resp.: Dra Maria Benedita Pereira – CRF-SP 30.378
Siga corretamente o modo de usar, não desaparecendo os sintomas procure orientação médica.

Data da bula

13/03/2017