Solugel

SOLUGEL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de SOLUGEL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com SOLUGEL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

stiefel

Apresentação SOLUGEL

Solugel®: Gel de peróxido de benzoíla 40mg/g (4%) em bisnaga contendo 45 g.
Solugel® Plus: Gel de peróxido de benzoíla 80mg/g (8%) em bisnaga contendo 45 g.

SOLUGEL – Indicações

Solugel® e Solugel® Plus são indicados para o tratamento tópico de acne vulgar leve a moderada.

Contra indicações de SOLUGEL

Solugel® e Solugel® Plus são contraindicados a pacientes com hipersensibilidade ao peróxido de benzoíla ou a qualquer outro componente da fórmula.

Este medicamento é contraindicado para uso por menores de 12 anos.

Advertências

Peróxido de benzoíla pode descolorir os cabelos e manchar roupas; portanto, evite o contato do produto com os cabelos ou tecidos.
Pode ocorrer sensibilização por contato, além de eritema e descamação, em alguns pacientes.
Em uso prolongado, pode ocasionar dermatite de contato.
Deve ser evitado o contato do produto com os olhos, pálpebras, boca, lábios, outras membranas mucosas e pele lesionada.
Cuidado ao aplicar o produto no pescoço e em outras áreas sensíveis.
Durante as primeiras semanas de tratamento, pode ocorrer aumento súbito na descamação e no eritema da pele na maioria dos pacientes, que, normalmente, cessará em um dia ou dois, se o tratamento for descontinuado temporariamente.
Os pacientes devem ser informados de que a aplicação excessiva não melhorará a eficácia, mas poderá aumentar o risco de irritação da pele.
Uma vez que o peróxido de benzoíla pode causar uma maior sensibilidade à luz solar, câmaras de luz ultravioleta não devem ser usadas, e a exposição deliberada ou prolongada ao sol deve ser evitada ou minimizada. Quando a exposição à luz solar intensa não puder ser evitada, os pacientes devem ser aconselhados a usar um produto com filtro solar e roupas protetoras.
A terapia tópica concomitante para acne deve ser usada com cautela, uma vez que pode ocorrer possível irritação cumulativa, que poderá, às vezes, ser grave, especialmente com o uso de agentes esfoliantes, descamantes ou abrasivos.
Caso ocorra irritação local grave (por exemplo, eritema grave, ressecamento e prurido, sensação de ardência ou picadas), o uso de peróxido de benzoíla deve ser descontinuado.
Até o momento, não há informações de que peróxido de benzoíla possa causar doping. Em caso de dúvida, consulte o seu médico.

Gravidez e lactação
Fertilidade
Não há dados disponíveis sobre o efeito do uso tópico de peróxido de benzoíla na fertilidade.

Gravidez
Categoria de risco de gravidez C.
Há dados limitados sobre o uso tópico de peróxido de benzoíla em mulheres grávidas. Estudos em animais não indicam efeitos nocivos diretos ou indiretos em relação à toxicidade reprodutiva (vide “Dados não clínicos”). Não se espera efeitos durante a gravidez, tendo em vista que a exposição sistêmica a peróxido de benzoíla é muito limitada. Entretanto, o peróxido de benzoíla deve ser utilizado durante a gravidez somente se o benefício esperado justificar o potencial risco para o feto.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Lactação
A absorção percutânea de peróxido de benzoíla é muito limitada; no entanto, não se sabe se o peróxido de benzoíla é excretado no leite materno após a aplicação tópica.
Peróxido de benzoíla tópico deve ser usado durante a lactação somente se o benefício esperado justificar o potencial risco para o lactente. Se usado durante a lactação, o peróxido de benzoíla não deve ser aplicado na área das mamas, para evitar que o lactente ingira a substância acidentalmente.

Capacidade de realizar tarefas que requeiram habilidades motoras, cognitivas ou de julgamento: Não é esperado efeitos, com base no perfil de reações adversas.

Dados não clínicos
Carcinogênese / mutagênese
A carcinogenicidade e a fotocarcinogenicidade de peróxido de benzoíla foram extensivamente avaliadas tanto em camundongos como em hamsters, por diversas vias de administração, em estudos com duração de 42 a 100 semanas. A conclusão é de que o peróxido de benzoíla, geralmente, não é reconhecido como carcinogênico ou fotocarcinogênico e é seguro em produtos tópicos para acne em uma concentração de 2,5% a 10%.
A genotoxicidade de peróxido de benzoíla foi extensivamente avaliada in vitro e in vivo.
Embora em alguns poucos estudos in vitro, o peróxido de benzoíla mostrou uma mutagenicidade fraca, o perfil de genotoxicidade geral não indicou relevância biologicamente significativa.

Toxicologia reprodutiva
Fertilidade e gravidez
Num estudo combinado de toxicidade dose repetida e reprodução/desenvolvimento, o peróxido de benzoíla (250, 500 ou 1000 mg/kg/dia) foi administrado via oral a ratos machos durante 29 dias e fêmeas durante 41-51 dias. Não houveram alterações relacionadas ao tratamento observadas no período de acasalamento, taxa de acasalamento, taxa de concepção, a taxa de parto, taxa de natalidade, período de gravidez, número de luteinização, número de implantação e a taxa de perda de embriões e fetos após o implante. Em filhotes, peso corporal diminuiu significativamente no grupo de alta dose. O nível de reações adversas não observadas (NOAEL) para a toxicidade reprodutiva foi considerado como sendo de 500 mg/kg/dia.
Insuficiência renal ou hepática: uma vez que há uma absorção percutânea muito limitada de peróxido de benzoíla após a aplicação tópica, não se espera que o comprometimento renal ou hepático resulte em exposição sistêmica de importância clínica.

Crianças: a segurança e a eficácia de peróxido de benzoíla em crianças abaixo de 12 anos não foram estabelecidas.

Interações medicamentosas de SOLUGEL

A aplicação concomitante de peróxido de benzoíla com tretinoína, isotretinoína e tazaroteno deve ser evitada, uma vez que isso pode reduzir a eficácia desses compostos e aumentar a irritação cutânea. Se um tratamento combinado for necessário, os produtos devem ser aplicados em diferentes momentos do dia (por exemplo, um de manhã e outro à noite).
O uso do peróxido de benzoíla tópico concomitantemente com produtos tópicos contendo sulfonamidas pode fazer com que a pele e pelos faciais mudem temporariamente de cor (amarela/laranja).

Reações adversas / efeitos colaterais de SOLUGEL

A seguinte convenção foi utilizada para classificar as reações adversas:
Muito comuns => 1/10
Comuns => 1/100 a < 1/10
Incomuns => 1/1.000 a < 1/100
Raras => 1/10.000 a < 1/1.000
Muito raras < 1/10.000
Não conhecidas (não podem ser estimadas a partir dos dados disponíveis)

Dados de estudos clínicos
Distúrbios da pele e do tecido subcutâneo
Muito comuns: descamação, eritema no local da aplicação.
Comuns: ressecamento, prurido e reações de sensibilização por contato.
Incomuns: sensação de queimação.

Dados pós-comercialização
Os seguintes dados são provenientes de estudos publicados e do banco de dados interno da Empresa de relato de reações adversas.

Distúrbios Gerais e Condições no Local da Administração
Raras: descoloração no local da aplicação e reações no local da aplicação, como irritação e dor.

Distúrbios do Sistema Imunológico
Raras: reações alérgicas, incluindo hipersensibilidade no local da aplicação e anafilaxia.

Distúrbios da Pele e do Tecido Subcutâneo
Raras: erupção cutânea (rash) no local da aplicação.


Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária – NOTIVISA, disponível em www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.

SOLUGEL – Posologia

Uso externo.
Solugel® e Solugel® Plus não devem ser utilizados em ferimentos ou em cortes da pele. Caso ocorra contato nessas áreas, lave- as imediatamente.
Evite o contato com os olhos, nariz, boca e outras regiões mucosas. Caso ocorra, lave a área com água.
Cuidado ao aplicar o produto no pescoço e outras áreas sensíveis, pois há maior probabilidade de ocorrer irritação da pele.

Cuidados na aplicação
Remova a maquiagem completamente, quando aplicável.
1- Lave com sabonete suave as áreas afetadas e seque-as antes da aplicação do produto.
2- Aplique uma fina camada do produto utilizando a ponta dos dedos sobre toda área afetada da pele (não apenas sobre as lesões), 1 a 2 vezes ao dia durante 4 dias, ou conforme orientação médica. Deixe agir por 2 horas. Lave as mãos após a aplicação do produto.
3- Havendo boa tolerância, aumente o tempo de aplicação para 4 horas, durante mais 4 dias.
4- Não ocorrendo desconforto ou intolerância durante esses 4 dias, aplique o produto na hora de deitar e deixe durante a noite toda.
5- Após esta fase de adaptação (cerca de 12 dias), o produto poderá ser usado 2 vezes ao dia, de manhã e à noite, desde que a área tratada não seja exposta ao sol.
É recomendável uso de bloqueador solar não alcoólico durante o dia. Dê preferência a produtos não comedogênicos. A duração do tratamento é de 8-12 semanas.

Crianças
A segurança e a eficácia do peróxido de benzoíla tópico em crianças com menos de 12 anos de idade não foram estabelecidas.

Idosos
Não há nenhuma recomendação específica para uso em idosos.

Comprometimento renal e/ou hepático
Nenhum ajuste da dosagem é necessário.
Uma vez que há uma absorção percutânea muito limitada do peróxido de benzoíla após a aplicação tópica, não se espera que o comprometimento renal e/ou hepático resulte em uma exposição sistêmica de importância clínica.

Super dosagem

Sintomas e sinais
O peróxido de benzoíla aplicado por via tópica geralmente não é absorvido em quantidade suficiente para produzir efeitos sistêmicos.
A aplicação excessiva pode resultar em irritação grave. Nesse caso, descontinue o uso e espere até que a pele tenha se recuperado totalmente.

Tratamento
Compressas frias podem propiciar o alívio da irritação devido à aplicação excessiva. A ingestão acidental do peróxido de benzoíla tópico deve ser controlada clinicamente.

Em caso de intoxicação ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

Caracteristicas farmalogicas

Farmacodinâmica
Grupo farmacoterapêutico: peróxido de benzoíla
Código ATC: D10AE01
Mecanismo de ação:
Peróxido de benzoíla é um agente oxidante altamente lipofílico com efeitos bactericidas contra o Propionibacterium acnes.
As moléculas de oxigênio dos radicais livres presentes no peróxido de benzoíla são altamente reativas com compostos orgânicos, podendo reagir com a parede da célula bacteriana, matando o micro-organismo.
Peróxido de benzoíla também apresenta algum efeito queratolítico, o qual produz comedólise, contribuindo para sua eficácia.
Efeitos farmacodinâmicos:
A eficácia do peróxido de benzoíla no tratamento de acne vulgar é principalmente atribuída à sua atividade antibacteriana, especialmente em relação ao Propionibacterium acnes. A atividade antibacteriana do peróxido de benzoíla deve-se à liberação de oxigênio ativo ou de radicais livres capazes de oxidar as proteínas bacterianas. Acredita-se, ainda, que o peróxido de benzoíla seja eficaz no tratamento de acne em razão das suas propriedades anti-inflamatórias e queratolítica leve.
O início da ação pode ser verificado após a terceira semana de tratamento, e a redução máxima das lesões pode ser esperada após 8-12 semanas de aplicação do produto.

Farmacocinética:
Absorção/Distribuição/Metabolismo:
Peróxido de benzoíla é absorvido pela pele, onde é metabolizado a ácido benzoico. Após a aplicação tópica, menos de 5% da dose entram na circulação sistêmica na forma de ácido benzoico.
Eliminação:
Peróxido de benzoíla é excretado na forma de ácido benzoico na urina.

Resultados de eficacia

O peróxido de benzoíla, disponível na forma de creme, loção ou gel continua sendo um dos principais recursos terapêuticos no tratamento tópico da acne. Está indicado no tratamento das formas leves e moderado dessa dermatose. ¹
Um estudo avaliou a eficácia do peróxido de benzoíla no tratamento da acne vulgar leve a moderada em 89 pacientes (48 homens e 41 mulheres) que aplicaram o gel diariamente durante 4 dias, deixando agir por 2 horas e enxaguando com água morna. Os resultados mostraram que 71,1% dos homens e 80% das mulheres apresentaram melhora em 1 mês.²
A tecnologia dos veículos tem levado à melhora de tolerabilidade dos tratamentos tópicos. 4
A hidrofase contém um solvente exclusivo chamado dimetil isossorbida. Esse solvente é hidrossolúvel e muito menos volátil que a água. A água sendo mais volátil evapora ao mesmo tempo em que os cristais de peróxido de benzoíla são dissolvidos pela dimetil isossorbida, formando um filme na superfície da pele. 3, 4
A ação da dimetil isossorbida de dissolver os cristais de peróxido de benzoíla auxilia na redução da irritação e no aumento da tolerabilidade. 4

Um estudo duplo-cego e comparativo entre peróxido de benzoíla a 4% e adapaleno a 0,1% conduzido em 178 pacientes, com idade entre 13 e 30 anos, durante 11 semanas demonstrou que o peróxido de benzoíla foi superior na redução do número de lesões inflamatórias e não-inflamatórias nas semanas 2 e 5 5.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

Solugel® e Solugel® Plus devem ser armazenados à temperatura ambiente (entre 15 e 30°C). Prazo de validade: 24 meses após a data de fabricação.

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.
Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

Solugel® e Solugel® Plus são disponíveis em bisnaga laminada, na forma de um gel branco com odor característico.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Dizeres legais

Reg. MS 1.0675.0044
Farmacêutica Responsável: Soraya Nogueira Marques – CRF-SP n° 71.235

Registrado por:
Laboratórios Stiefel Ltda.
R. Prof. João C. Salem, 1.077 – Guarulhos – SP
CNPJ 63.064.653/0001-54 – Indústria Brasileira

Serviço de Atendimento ao Consumidor: 0800 7043189
sac@stiefel.com
www.stiefel.com.br
Siga corretamente o modo de usar, não desaparecendo os sintomas procure orientação médica.

SOLUGEL® é uma marca registrada em nome de Laboratórios Stiefel Ltda., uma empresa GSK.

SOLUGEL – Bula para o paciente

1.PARA QUE ESTE MEDICAMENTO É INDICADO?
Solugel® e Solugel® Plus são indicados para o tratamento tópico da acne vulgar (cravos e espinhas) nas formas “leve a moderada”.

2.COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?
Solugel® e Solugel® Plus funcionam como bactericidas (eliminam significativamente as bactérias) e esfoliantes (promovem a descamação da pele).
A ação esperada de Solugel® e Solugel® Plus poderá ser visivelmente observada após a terceira semana de tratamento, sendo que a redução máxima das lesões pode ser esperada após 8-12 semanas de aplicação do medicamento.

3. QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Este medicamento é contraindicado para menores de 12 anos.
Solugel® e Solugel® Plus são contraindicados a pessoas hipersensíveis a peróxido de benzoíla ou a qualquer componente da fórmula.

4.O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
Peróxido de benzoíla pode descolorir os cabelos e manchar roupas; portanto, evite o contato do produto com os cabelos ou tecidos. Pode ocorrer sensibilização de contato, além de vermelhidão e descamação, em alguns pacientes. Em uso prolongado, pode ocasionar dermatite.

Solugel® e Solugel® Plus pode tornar a sua pele mais sensível aos efeitos nocivos do sol. Evite o uso de câmeras de bronzeamento/luz ultravioleta e reduza o tempo que você fica exposto ao sol. Você deve utilizar um protetor solar e vestuário de proteção (ex: chapéu, boné, óculos escuros) ao usar Solugel® e Solugel® Plus.
Durante o tratamento com Solugel® e Solugel® Plus, evite exposição ao sol devido à possibilidade do aparecimento de manchas na pele.
Não se espera que os ingredientes de Solugel® e Solugel® Plus sejam prejudiciais se ingeridos nas pequenas quantidades normalmente aplicadas na face. No entanto, se você acidentalmente deixar uma grande quantidade de Solugel® e Solugel® Plusentrar na sua boca, lave-a imediatamente com água em abundância.
Solugel® e Solugel® Plus não podem ser ingeridos. No caso de ingestão acidental, procure um médico.
Use Solugel® e Solugel® Plus pelo tempo recomendado pelo seu médico ou farmacêutico. É importante continuar o uso desse medicamento até que a acne tenha desaparecido. Se você interrompê-lo muito cedo, a acne pode voltar.
Se após 6-8 semanas você não observar nenhuma melhora ou se a sua acne se agravar após esse período de tempo, volte a consultar o seu médico ou farmacêutico para aconselhamento adicional.
Até o momento, não há informações de que peróxido de benzoíla possa causar doping. Em caso de dúvida, consulte o seu médico.

Interações medicamentosas:
O uso conjunto de peróxido de benzoíla com qualquer outro medicamento que se aplique sobre a pele deve ser feito com cuidado, uma vez que uma possível irritação cumulativa pode ocorrer, especialmente com o uso de agentes esfoliantes, descamantes ou abrasivos.
Solugel® e Solugel® Plus podem tornar outros medicamentos contra acne menos efetivos ou aumentar a probabilidade de efeitos colaterais, como vermelhidão, descamação e irritação da pele se usados ao mesmo tempo. Isso inclui alguns medicamentos que são aplicados na pele contendo tretinoína, isotretinoína ou tazaroteno.
Avise seu médico ou farmacêutico se você está utilizando algum desses medicamentos. Você pode ter que usar os dois produtos em diferentes momentos ao longo do dia (por exemplo, um pela manhã e outro à noite).
A aplicação de Solugel® e Solugel® Plus concomitantemente com medicamentos que contêm sulfonamidas, como dapsona e sulfacetamida, pode causar descoloração temporária da pele ou pelos faciais (cor amarela / laranja).

Gravidez e amamentação
Não se sabe se peróxido de benzoíla pode causar dano fetal ao ser administrado em mulheres grávidas ou se pode afetar a capacidade de reprodução. Não existem dados disponíveis do efeito do peróxido de benzoíla no desenvolvimento de recém- nascidos. Peróxido de benzoíla somente deve ser usado por mulheres grávidas se considerado necessário pelo médico.
Informe o seu médico ou farmacêutico se você estiver grávida ou planejando engravidar.
Se você ficar grávida durante o tratamento com Solugel® e Solugel® Plus, informe o seu médico.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Não se sabe se peróxido de benzoíla é excretado no leite materno após a aplicação tópica.
Deve-se evitar o uso de Solugel® e Solugel® Plus durante a lactação e não deve ser aplicado na mama, a fim de evitar que o peróxido de benzoíla seja transferido ao recém-nascido.

Efeito sobre a capacidade de dirigir veículos ou utilizar máquinas: não foi observada qualquer alteração sobre a habilidade de dirigir ou operar máquinas durante o uso do peróxido de benzoíla.

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento. Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.

5. ONDE, COMO E POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO? Solugel® e Solugel® Plus devem ser armazenados à temperatura ambiente (entre 15 e 30°C).

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.
Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. Solugel® e Solugel® Plus é disponível em bisnaga laminada, na forma de gel branco com odor característico.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

6. COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Uso externo.
Solugel® e Solugel® Plus não devem ser utilizados em ferimentos (por exemplo, após rompimento de espinhas) ou em cortes da pele. Caso ocorra contato nessas áreas, lave-as imediatamente.
Evite o contato com os olhos, nariz, boca e outras regiões mucosas. Caso ocorra, lave a área com água.
Cuidado ao aplicar o produto no pescoço e outras áreas sensíveis, pois há maior probabilidade de ocorrer irritação da pele.

Cuidados na aplicação
Remova a maquiagem completamente, quando aplicável.
1- Lave com sabonete suave as áreas afetadas e seque-as antes da aplicação do produto.
2- Aplique uma fina camada do produto utilizando a ponta dos dedos sobre toda área afetada da pele (não apenas sobre os cravos e espinhas), 1 a 2 vezes ao dia durante 4 dias, ou conforme orientação médica. Deixe agir por 2 horas. Lave as mãos após a aplicação do produto.
3- Havendo boa tolerância, aumente o tempo de aplicação para 4 horas, durante mais 4 dias.
4- Não ocorrendo desconforto ou intolerância durante esses 4 dias, aplique o produto na hora de deitar e deixe durante a noite toda.
5- Após esta fase de adaptação (cerca de 12 dias), o produto poderá ser usado 2 vezes ao dia, de manhã e à noite, desde que a área tratada não seja exposta ao sol.
É recomendável uso de bloqueador solar não alcoólico durante o dia. Dê preferência a produtos não comedo gênicos. A duração do tratamento é de 8-12 semanas.

Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação de seu médico ou cirurgião-dentista.

7. O QUE DEVO FAZER QUANDO EU ME ESQUECER DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
No caso de esquecimento da aplicação do medicamento, omita a dose e aplique a próxima no horário habitual.

Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.

8. QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE ME CAUSAR?
Como todos os medicamentos, Solugel® e Solugel® Plus podem causar reações adversas, mas nem todos os pacientes as apresentam.
Reações alérgicas graves: essas reações são raras em pessoas que utilizam Solugel® e Solugel® Plus. Os sinais podem incluir:
•erupção cutânea elevada e com coceira (urticária);
•inchaço da face ou da boca (angioedema), causando dificuldade para respirar;
•desmaio.
Entre em contato com um médico imediatamente se você apresentar esses sintomas. Interrompa o uso de Solugel® e Solugel®Plus imediatamente.
Reações adversas muito comuns: essas podem afetar mais de 1 em cada 10 pessoas:
• vermelhidão e descamação da pele no local da aplicação durante as primeiras semanas de uso. Se isso ocorrer, pare de usar por um a dois dias.
Reações adversas comuns: essas reações podem afetar até 1 em cada 10 pessoas:
•ressecamento, coceira ou sensibilidade da pele no local da aplicação.Reações adversas incomuns: essas podem afetar até 1 em cada 100 pessoas:
•sensação de ardência no local da aplicação.
Reações adversas raras: essas podem afetar até 1 em cada 1.000 pessoas:
As seguintes reações podem ocorrer no local de aplicação:
•descoloração da pele;
•erupção cutânea;
•alergia na pele;
•outras reações na pele, como irritação e dor.

Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também a empresa através do Sistema de Atendimento ao Consumidor (SAC).

9. O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA QUANTIDADE MAIOR DO QUE A INDICADA DESTE MEDICAMENTO?
Solugel® e Solugel® Plus são preparações indicadas exclusivamente para uso tópico. Se a medicação for aplicada excessivamente, não haverá resultados melhores ou mais rápidos e poderão surgir efeitos indesejáveis, como irritação grave. Neste caso, suspenda o uso do produto e aguarde a pele recuperar seu aspecto normal. Compressas frias no local podem produzir alívio da irritação. O uso de hidratantes e / ou corticosteroides pode ser indicado pelo seu médico. Caso as reações não desapareçam, procure o médico.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou a bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

Data da bula

18/11/2016