Temgesic

TEMGESIC com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de TEMGESIC têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com TEMGESIC devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

splough

Apresentação TEMGESIC

Cartucho com 48 Comprimidos Sublinguais contendo o equivalente a 0,2 mg de buprenorfina.

TEMGESIC – Indicações

TEMGESIC Comprimidos Sublinguais e Injetável está indicado para o alívio da dor moderada e intensa. TEMGESIC Injetável recomenda-se, por exemplo, para o alívio da dor em pacientes pós-cirúrgicos, com traumatismos, infarto do miocárdio ou dor causada por doença maligna ou terminal.

Contra indicações de TEMGESIC

TEMGESIC Comprimidos Sublinguais e Injetável não deve ser administrado a pacientes que demonstraram hipersensibilidade ao produto ou a outros analgésicos de ação central, insuficiência respiratória grave ou insuficiência hepática grave.

Advertências

Informação não disponível para esta bula.

Interações medicamentosas de TEMGESIC

Informação não disponível para esta bula.

Reações adversas / efeitos colaterais de TEMGESIC

Sedação tem sido a mais freqüente reação adversa relatada. Sonolência, porém com fácil despertar, pode também ocorrer, particularmente durante o período pós-operatório. Outras reações adversas menos freqüentes , ocorendo em 5-10% dos pacientes, foram: náuseas, tontura e vertigem. Reações adversas raras, ocorrendo em 1-5% dos pacientes: sudorese, hipotensão, vômitos, cefaléia, miose, hipoventilação. As seguintes reações adversas foram relatadas em menos de 1% dos pacientes: confusão, euforia, fraqueza/fadiga, boca seca, nervosismo, depressão, discurso arrastado, parestesia, hipertensão, taquicardia, bradicardia, constipação, dispnéia, cianose, prurido, diplopia, distúrbios visuais, retenção urinária, tinido, conjuntivite, bloqueio de Wenckback e psicose. Outras reações observadas com pouca frequência incluem alucinações, despersonalização, coma, dispepsia, apnéia, erupção, tremor, palidez, perda do apetite, disforia/agitação, diarréia, urticária, e convulsões/perda da coordenação muscular. Durante o uso de buprenorfina como tratamento substituto, foram também observadas as seguintes reações adversas: insônia, sonolência, desmaio, hipotensão ortostática, depressão respiratória, necrose hepática e hepatite. Em pacientes que apresentem sinais de dependência a drogas, a administração inicial de buprenorfina pode produzir síndrome de abstinência semelhante à associada com a naloxona.

TEMGESIC – Posologia

Para adultos, a dose habitualmente recomendada é de um a dois comprimidos de TEMGESIC Comprimidos Sublinguais (0,2-0,4 mg de buprenorfina), dissolvidos sob a língua a cada 6 ou 8 horas ou conforme necessário. A dose inicial recomendada é de um comprimido de 0,2 mg a cada oito horas. Os comprimidos podem levar de 5 a 10 minutos para se dissolverem e não devem ser mastigados ou deglutidos. Para adultos, a dose recomendada de TEMGESIC Injetável é habitualmente de 0,3 a 0,6 mg de buprenorfina por via intramuscular ou intravenosa lenta, repetida a cada 6 a 8 horas. Doses excedendo a 0,6 mg ou administradas em intervalos menores que 4 horas raramente são necessárias. Foi demonstrada a eficácia da dose de 4 mcg/kg, que pode ser usada como alternativa, especialmente em pacientes de pouco peso.

Super dosagem

Informação não disponível para esta bula.

Caracteristicas farmalogicas

Informação não disponível para esta bula.

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

Informação não disponível para esta bula.

Dizeres legais

Informação não disponível para esta bula.

TEMGESIC – Bula para o paciente

Informação não disponível para esta bula.

Data da bula

Informação não disponível para esta bula.