Teragran junior

TERAGRAN JUNIOR com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de TERAGRAN JUNIOR têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com TERAGRAN JUNIOR devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

bristol

Apresentação TERAGRAN JUNIOR

TERAGRAN JÚNIOR é apresentado em embalagens contendo 120 mL de solução oral (líquido).

TERAGRAN JUNIOR – Indicações

TERAGRAN JÚNIOR está indicado como suplemento vitamínico para lactentes e crianças em fase de crescimento.

TERAGRAN JÚNIOR está indicado como suplemento vitamínico em dietas restritivas e inadequadas.

Contra indicações de TERAGRAN JUNIOR

TERAGRAN JÚNIOR é contraindicado a pacientes com hipersensibilidade a algum dos componentes da formulação. É também contraindicado em hipervitaminoses A e D, hipercalcemia, hemofilia, ileo devido à obstrução mecânica, distúrbio hepático ativo, úlcera péptica ativa e sangramento arterial.

Advertências

Atenção diabéticos: contém açúcar.
Consulte o médico para uma recomendação quanto à escolha do polivitamínico para o seu filho e siga as recomendações da bula cuidadosamente. Doses altas de algumas vitaminas podem ser prejudiciais e, até mesmo, perigoso. Assim como qualquer outro polivitamínico, deve-se ter cuidado e manter o produto longe do alcance das crianças.
Este medicamento não deve ser utilizado por via parenteral.

TERAGRAN JÚNIOR não é indicado para mulheres grávidas ou amamentando. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Deve-se ter cautela com a administração concomitante de anticoagulante.
O uso concomitante de antiácidos e altas doses de ácido ascórbico ou colecalciferol não é recomendado, especialmente em pacientes com insuficiência renal.

Interações medicamentosas de TERAGRAN JUNIOR

Deve-se ter cautela com o uso concomitante de vitamina A e anticoagulantes. A ingestão concomitante com anticoagulantes, como a varfarina, pode aumentar o risco de sangramento.
O uso concomitante com acitretina e etretinato pode aumentar o risco de toxicidade com vitamina A.
O uso concomitante de indinavir e ácido ascórbico pode reduzir significantemente a concentração sérica de indinavir.
O uso concomitante de cerivastatina, lovastatina, rosuvastatina ou sinvastatina pode aumentar o risco de miopatia ou rabdomiolise.

Reações adversas / efeitos colaterais de TERAGRAN JUNIOR

Ainda que as reações adversas de polivitamínicos sejam raras, informe o médico sobre quaisquer sintomas, especialmente os sintomas graves ou que não desaparecem.
Os eventos adversos descritos a seguir foram relatados com o uso de polivitamínicos e/ou das vitaminas isoladas.
Pele e anexos: alopécia, dermatite atópica, descoloração da pele, ezema, eritema, prurido, rash cutâneo.
Sistema Cardíaco: taquicardia, palpitação, ortostase, síncope, fibrilação atrial, arritmia, hipotensão.
Sistema Gastrintestinal: diarréia, gengivite, nausea, dor de estômago.
Sistema Hematológico: anemia, neutropenia, distúrbio de coagulação sanguínea. Sistema Hepático: fibrose hepática, hepatotoxicidade.
Sistema Renal: nefrolitíase.
Sistema Nervoso: tontura, insônia, cefaléia, sonolência, irritabilidade. Órgãos dos Sentidos: diplopia, visão borrada, paladar alterado. Sistema Endócrino: hiperglicemia, hipervitaminose D.
Sistema Imune: anafilaxia.

TERAGRAN JUNIOR – Posologia

Lactentes: ¼ de copo medida (2,5 ml); pode-se administrar esta dose no leite, mamadeiras, sucos de frutas ou água.
Crianças: ½ copo medida (5 ml) ou mais, conforme indicação.

AGITAR ANTES DE USAR.

Super dosagem

Em caso de superdosagem acidental, procure o médico ou um hospital. Não é esperado que uma única exposição a doses elevadas ocasione efeitos indesejáveis.

PACIENTES IDOSOS
TERAGRAN JÚNIOR não é indicado para pacientes idosos cuja necessidade de uso deve ser avaliada com o médico.
ATENÇÃO: Siga corretamente o modo de usar. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação médica.
No. do lote, data de fabricação e validade vide cartucho.

Caracteristicas farmalogicas

As vitaminas são substâncias orgânicas essenciais para a manutenção de diversas funções do organismo e o desenvolvimento de novos tecidos.
As vitaminas atuam como coenzimas no metabolismo de lipídios, carboidratos e proteínas, participando no processo de conversão dos alimentos em energia, como o ATP. As vitaminas não são sintetizadas pelo organismo humano e, por isto, devem ser obtidas a partir da alimentação e/ ou de suplemento farmacológico (polivitamínicos).
A deficiência vitamínica pode comprometer a saúde geral dos indivíduos, resultando em sintomas como fraqueza, fadiga, redução da resistência a infecções, retardo na melhora de doenças e, a longo prazo, pode resultar no desenvolvimento de déficits crônicos de diversos sistemas.

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

Informação não disponível para esta bula.

Dizeres legais

Reg. MS – 1.0180.0388
Farm. Bioq. Resp.:
Dra. Tathiane Aoqui de Souza
CRF-SP: 26.655
Bristol-Myers Squibb Farmacêutica S.A.
Rua Carlos Gomes, 924 – Santo Amaro – São Paulo – SP
CNPJ 56.998.982/0001-07
Indústria Brasileira

TERAGRAN JUNIOR – Bula para o paciente

Ação esperada do medicamento: TERAGRAN JÚNIOR é composto por vitaminas para ser utilizado como suplemento às dietas de recém-nascidos e crianças que não possuem uma dieta suficientemente equilibrada para obter as vitaminas necessárias ou que não recebem todos os benefícios das vitaminas contidas na alimentação.

Cuidados de armazenamento: Manter o frasco em temperatura ambiente (entre 15°C e 30°C) e protegido da luz. Não necessita refrigeração.
Após abertura, manter o frasco bem fechado, em temperatura ambiente (entre 15°C e 30°C) e protegido da luz. Não necessita refrigeração.

Prazo de validade: Ao adquirir este medicamento, confira sempre o prazo de validade impresso na embalagem externa do produto. NUNCA USE MEDICAMENTO COM PRAZO DE VALIDADE VENCIDO.

Gravidez e lactação: Informe ao seu médico sobre a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informe ao médico se estiver amamentando. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Cuidados de administração: Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Qualquer modificação da dose somente deverá ser feita com orientação médica. Antes de usar observe o aspecto do medicamento.

Interrupção do tratamento: Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

Reações adversas: Informe ao seu médico sobre o aparecimento de reações desagradáveis durante o tratamento, como por exemplo dor de estômago, paladar alterado e erupções na pele.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

Ingestão concomitante de outras substâncias: Informar o médico caso o paciente esteja tomando e/ou haja planejamento de uso de qualquer outro medicamento.
Contra-indicações e precauções: Hipersensibilidade a algum dos componentes da formulação. É também contraindicado em hipervitaminoses A e D, hipercalcemia, hemofilia, ileo devido à obstrução mecânica, distúrbio hepático ativo, úlcera péptica ativa e sangramento arterial.
Informe a seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando antes do início ou durante o tratamento.

NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA A SUA SAÚDE.

Data da bula

16/01/2018