Tetraclin

TETRACLIN com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de TETRACLIN têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com TETRACLIN devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

teuto

Apresentação TETRACLIN

Cápsula 500mg
Embalagem contendo 100 cápsulas.

TETRACLIN – Indicações

Tratamento de:
-Acne vulgaris: como adjuvante de tratamento.
-Actinomicoses causadas por Actinomyces israelii.
-Antrax causada por Bacillus anthracis.
-Infecção geniturinária causada por N. gonorrhoeae e por Chlamydia trachomatis.
-Gengivoestomatite causada por Fusobacterium fusiformisans.
-Granuloma inguinal causada por Calymmatobacterium granulomatis.
-Linfogranuloma venéreo por Chlamydia sp.
-Otite média, faringite, pneumonia e sinusite causadas por H. influenzae e Klebsiella sp.
-Tifo causada por Rickettsias.
-Sífilis causada por Treponema pallidum.
-Infecção bacteriana do aparelho urinário causada por Escherichia coli e Klebsiella sp.
-Infecção retal menor causada por Chlamydia trachomatis.
-Amebíase extra intestinal causada por Entamoeba histolytica, usado junto com metronidazol.
-Enterocolites causadas por Shigella sp.

Contra indicações de TETRACLIN

Este medicamento não deve ser administrado a pessoa s com hipersensibilidade às Tetraciclinas. É também contraindicado durante a gravidez e amamentação.

Advertências

As tetraciclinas se depositam nos dentes em formação, causando descoloração do dente e hipoplasia do esmalte. Elas também são depositadas nos ossos e unhas onde formam um complexo estável com o íon cálcio. Portanto, não devem ser administradas a crianças menores de 8 anos de idade, porque afeta o seu crescimento ósseo.

Uso na gravidez: As tetraciclinas atravessam a barreira placentária; portanto, o seu uso não é recomendado durante a segunda metade da gestação. As tetraciclinas podem causar descoloração e hipoplasia do esmalte do dente e inibição do crescimento linear do esqueleto do feto.

Uso na amamentação: As tetraciclinas são encontradas no leite materno; portanto, seu uso não é recomendado durante a lactação pela possibilidade de causarem descoloração do dente, hipoplasia do esmalte, inibição do crescimento linear do esqueleto, reações fotossensitivas e afta oral e vaginal em bebês.
Com o uso inadequado das tetraciclinas pode ocorrer resistência aos microrganismos sensíveis.
Deve-se evitar a exposição excessiva ao sol durante o tratamento com cloridrato de tetraciclina, pois pode haver fotossensibilização da pele.

Influência em Exames Laboratoriais: As tetraciclinas podem produzir falsas elevações das catecolaminas urinárias; podem alterar a concentração de ureia sérica por seu efeito antianabólico.
Concentrações séricas de transaminase glutâmico-pirúvica (TGP), fosfatase alcalina, amilase, transaminase glutâmico-oxalacético e bilirrubinas podem estar aumentadas, com a administração de tetraciclinas.

Interações medicamentosas de TETRACLIN

A administração de antiácidos, suplementos de cálcio, salicilatos de colina ou magnésio, ferro e laxantes contendo magnésio, concomitantemente com tetraciclinas, pode provocar a formação de complexos estáveis não absorvíveis. A ingestão concomitante com bicarbonato de sódio pode resultar em absorção diminuída das tetraciclinas devido a elevação do pH gástrico.
A administração concomitante com cloridrato de tetraciclina produz:
-Diminuição da absorção da colestiramina.
-Diminuição da eficácia dos contraceptivos hormonais orais.
-Inibição parcial do efeito coagulante da heparina.
-Aumento do potencial nefrotóxico do metoxifluorano.
– Uma sensível diminuição da ação bacteriana das penicilinas.
A administração com cimetidina pode diminuir a absorção gastrintestinal das tetraciclinas. A tetraciclina pode elevar o nível de digoxina no soro.
A tetraciclina pode reduzir a necessidade de insulina. É necessário controlar e monitorizar a glicose sanguínea.

Reações adversas / efeitos colaterais de TETRACLIN

Gestantes, pacientes que receberem altas doses de tetraciclina por via intravenosa, e pacientes com a função renal comprometida apresenta m uma predisposição de adquirir hepatotoxicidade induzida pelo uso de tetraciclinas. No entanto, a hepatotoxicidade também pode ocorrer em pacientes sem essa predisposição. E m ambos os casos, a incidência deste efeito adverso é raro.
As reações alérgicas às tetraciclinas são comumente cruzadas e se manifestam como alterações da pele, descoloração do dente e hipoplasia do esmalte.
Efeitos gastrintestinais como náuseas, vômitos e diarreias são comuns, especialmente com altas doses, acompanhados ou não de dor e queimação epigástrica.
Pode ainda ocorrer: candidíase oral, vulvovaginite e prurido anal, escurecimento ou descoloração da língua; colite pseudomembranosa, fotossensibilidade da pele e pigmentação da pele e membrana mucosa. Pancreatite tem sido relatada raramente.

TETRACLIN – Posologia

Antibacteriano (sistêmico); antiprotozoário: 500mg a cada 6 horas ou 500mg a 1g a cada 12 horas.

Na acne: Inicialmente, 500mg a 2g ao dia, em doses divididas, nos casos moderados a graves como adjuvante terapêutico.
Quando for notada melhora (geralmente após 3 semana s), a dose deve ser reduzida gradualmente para uma dose de manutenção diária de até 1. Adequada remissão da lesão pode também ser possível com terapia em dias alternados.

Na brucelose: 500mg a cada 6 horas, durante 3 semanas, administrado concomitantemente com 1g de estreptomicina por via intramuscular a cada 12 horas, na primeira semana e uma vez ao dia na segunda semana.

Na Gonorreia: 500mg a cada 6 horas, durante 5 dias.

Na sífilis: 500mg a cada 6 horas por 15 dias ou por 30 dias (sífilis tardia).
Obs.: Indica-se na sífilis como alternativa quando a penicilina estiver contraindicada.

Nas infecções uretrais não complicadas, endocervicites ou infecções retais causadas por Chlamydia trachomatis: 500mg, 4 vezes ao dia, durante pelo menos 7 dias.

Limite máximo de ingestão diária: 4 gramas.

Aspecto físico: Cápsula gelatinosa de cor amarela e preto.

Super dosagem

Não há descrição de casos de superdosagem aguda. Não há antídoto específico, há indicação de diálise, pois a droga é bastante dialisável.

Caracteristicas farmalogicas

Informação não disponível para esta bula.

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

DURANTE O CONSUMO ESTE PRODUTO DEVE SER MANTIDO NO CARTUCHO DE CARTOLINA, CONSERVADO EM TEMPERATURA AMBIENTE (15 A 30ºC). PROTEGER DA LUZ E UMIDADE.
Nº do lote e data de fabricação: VIDE CARTUCHO

Dizeres legais

M.S. no 1.0370.0010
Farm. Resp.: Andreia Cavalcante Silva
CRF-GO no 2.659
LABORATÓRIO
TEUTO BRASILEIRO S/A.
CNPJ – 17.159.229/0001 -76
VP 7-D Módulo 11 Qd. 13 – DAIA
CEP 75132-140 – Anápolis – GO
Indústria Brasileira

TETRACLIN – Bula para o paciente

Informação não disponível para esta bula.

Data da bula

13/06/2017