Tetrex

TETREX com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de TETREX têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com TETREX devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

bristol

Apresentação TETREX

TETREX é apresentado em embalagens com 2 e 25 envelopes contendo 4 cápsulas cada.
USO ADULTO

TETREX – Indicações

TETREX é indicado no tratamento das infecções causadas por microorganismos sensíveis. Recomenda-se realizar, antes, testes de sensibilidade (antibiograma). As tetraciclinas não são as drogas de escolha para o tratamento de qualquer tipo de infecções estafilocócicas. As tetraciclinas são eficazes no tratamento de infecções uretrais, endocervicais ou retais não complicadas em adultos causadas pela Chlamydia trachomatis.
Pode ser usado no tratamento de tracoma, embora o agente infeccioso não seja sempre eliminado, conforme evidências fornecidas por imunofluorescência. A conjuntivite por inclusão pode ser tratada com tetraciclinas orais ou com uma combinação de agentes tópicos e orais. A tetraciclina é usada para o tratamento da uretrite não gonocócica. Na amebíase intestinal aguda, as tetraciclinas podem ser úteis adjuvantes terapêuticos de amebicidas. Na acne severa, as tetraciclinas podem ser úteis como terapia adjuvante. A tetraciclina pode ser útil no tratamento de exacerbações agudas de bronquite crônica. É usada no tratamento do sprue tropical. A tetraciclina tem sido usada com quinina no tratamento de malária aguda causada por falciparum resistente à cloroquina quando as drogas de escolha são contra-indicadas ou ineficazes.

Contra indicações de TETREX

TETREX é contra-indicado para pessoas hipersensíveis a qualquer uma das tetraciclinas ou aos componentes desta formulação. A tetraciclina não deve ser usada em pacientes com comprometimento renal severo ou doença hepática.

Advertências

O uso de drogas do grupo das tetraciclinas durante o desenvolvimento dos dentes (segunda metade da gravidez, na lactação, e em crianças de até 8 anos de idade) pode provocar descoloração permanente dos dentes (amarelo-cinzento pardo).
Esta reação adversa é mais comum durante o uso prolongado destas drogas, porém, foi observada após tratamentos repetidos de curta duração. Relatou-se também a hipoplasia do esmalte.
Por isso, as tetraciclinas não devem ser usadas neste grupo etário a menos que outras drogas sejam ineficazes ou contra-indicadas.
Na existência da insuficiência renal, mesmo as doses parenterais ou orais usuais podem levar a um acúmulo sistêmico excessivo da droga, com possível hepatotoxicidade. Nestas condições, doses menores que as usuais são indicadas e, se a terapia for prolongada, aconselha-se determinar o nível sérico da droga. A ação antianabólica das tetraciclinas pode causar um aumento do nitrogênio uréico no sangue. Enquanto isto não representa problema para os pacientes com função renal normal, níveis séricos mais elevados de tetraciclina podem levar à azotemia, hiperfosfatemia e acidose para aqueles com deficiência significativa.
As tetraciclinas não devem ser usadas em pacientes com insuficiência renal. São lentamente removidas por hemodiálise, porém, não de maneira eficaz por diálise peritonial. Relata-se hepatotoxicidade severa e, às vezes, fatal, associadas com alterações de gordura no fígado e pancreatite, em mulheres grávidas recebendo tetraciclina intravenosa para pielonefrite, em pacientes com comprometimento renal ou aqueles recebendo altas doses.
Pacientes com insuficiência hepática ou renal pré-existente, desnutridos, e recebendo outras drogas hepatotóxicas possuem elevado risco de hepatotoxicidade. Observou-se fotossensibilidade manifestada por excessiva queimadura provocada pelo sol em alguns indivíduos tomando tetraciclinas. Os pacientes que se expuserem à luz solar direta ou à luz UV deverão ser alertados de que esta reação pode ocorrer com a ingestão de tetraciclinas, portanto o tratamento deve ser interrompido à primeira evidência de eritema da pele.
Nota: reações de fotossensibilização ocorreram mais freqüentemente com dimeclociclina, menos com clortetraciclina e muito raramente com oxitetraciclina e tetraciclina. TETREX contém o corante amarelo de TARTRAZINA que pode causar reações de natureza alérgica, entre as quais asma brônquica, especialmente em pessoas alérgicas ao ácido acetilsalicílico. Uso durante a gravidez
Os resultados dos estudos em animais indicam que as tetraciclinas atravessam a placenta, são encontradas nos tecidos fetais, e podem apresentar efeitos tóxicos no feto em formação (freqüentemente relacionados ao desenvolvimento retardado do esqueleto). Notou-se também evidência de embriotoxicidade em animais tratados no início da gravidez.

Interações medicamentosas de TETREX

Anticoagulantes orais: devido as tetraciclinas terem apresentado o enfraquecimento da atividade protrombínica do plasma, os pacientes que estão em terapia anticoagulante podem necessitar de uma redução da dosagem do anticoagulante. Agentes anti-infecciosos: uma vez que as drogas bacteriostáticas podem interferir com a ação bactericida da penicilina, é aconselhável evitar a administração concomitante de tetraciclina e penicilina.
Contraceptivos orais: o uso concomitante de tetraciclinas e contraceptivos orais pode tornar estes últimos menos eficazes. Sangramentos ocasionais foram reportados. Cátions: quelatos de tetraciclina com cátions bivalentes ou trivalentes, tais como alumínio, bismuto, cálcio, ferro, magnésio e zinco formam complexos insolúveis. Isto resulta em uma absorção diminuída e irregular do antibiótico. Portanto, a administração concomitante de tetraciclinas com antiácidos, drogas anti-diarréicas, preparações de ferro, outras preparações contendo tais cátions, ou alguns alimentos tais como leite e laticínios podem resultar em concentrações séricas subterapêuticas do antibiótico
Anestesia com metoxiflurano: a administração concomitante de tetraciclina e metoxiflurano causa toxicidade renal séria e há relatos de óbitos. O uso concomitante deve ser evitado.
Diuréticos: a administração concomitante de tetraciclinas e diuréticos pode resultar no aumento dos níveis de nitrogênio uréico no sangue.
Teofilina: relata-se níveis plasmáticos aumentados de teofilina associado com a terapia concomitante de tetraciclina.
Glicosídeos digitálicos: aproximadamente 10% dos pacientes convertem quantidades significativas de digoxina a metabólitos inativos, via metabolismo bacteriano, no trato gastrintestinal. As tetraciclinas podem alterar a flora bacteriana gastrintestinal interferindo, dessa maneira, na inativação da digoxina. Podem ocorrer aumentos nos níveis de digoxina sérica nestes pacientes. Os efeitos de antibióticos na flora bacteriana que inativou a digoxina pode persistir por meses.
Lítio: foram relatadas alterações nos níveis plasmáticos de lítio durante a terapia com tetraciclina.
Retinóides: reportou-se um aumento na incidência de hipertensão intracraniana benigna quando retinóides e tetracilinas são administrados concomitantemente.

Reações adversas / efeitos colaterais de TETREX

Gastrintestinal: anorexia, dor epigástrica, náusea, vômito, diarréia, fezes soltas volumosas, estomatites, dor de garganta, glossite, língua negra (melanoglossia), disfagia, rouquidão, enterocolite, pancreatite e lesões inflamatórias (com supercrescimento de cândida) na região anogenital, incluindo proctite e prurido anal. Estas reações têm sido provocadas pela administração tanto oral como parenteral de tetraciclinas, porém são menos freqüentes após o uso parenteral. Esofagite e ulcerações esofágicas raramente foram reportadas, em particular após a ingestão de cápsulas com líquido insuficiente imediatamente antes de dormir.
Dermatológicas: erupções maculopapulosas e eritematosas. Relatou-se dermatite esfoliativa, apesar de não ser freqüente. Há ocorrência, de forma rara, de onicólise e descoloração da unha. Ocorreu fotossensibilidade (ver advertências).
Renal: a elevação do nitrogênio uréico no sangue tem sido registrada e está, aparentemente, relacionada com a dose (ver advertências).
Hepática: aumentos nas enzimas hepáticas; colestase raramente foi reportada e, em geral, está associada com altos níveis de dosagem de tetraciclina (ver advertências) Hematológicas: anemia, anemia hemolítica, trombocitopenia, trombocitopenia púrpura, neutropenia e eosinofilia foram reportadas.
Sistema nervoso: relatou-se tonturas e cefaléia. Ocorreu elevação da pressão intracraniana e fontanelas protuberantes em lactentes após dose terapêutica completa. Estes sinais desaparecem rapidamente quando a droga foi interrompida. Pseudotumor cerebral raramente tem sido reportado em adultos recebendo tetraciclina (ver advertências).
Reações de hipersensibilidade: urticária, edema angioneurótico, anafilaxia, púrpura anafilactóide, pericardite e exacerbação do lúpus eritematoso sistêmico e reações como as da doença do soro, tais como febre, erupção cutânea e artralgia. É comum a sensibilização cruzada entre as várias tetraciclinas. Quando usadas por períodos prolongados, as tetraciclinas podem produzir uma descoloração microscópica castanho-preta da glândula tireóide. Não foi verificada nenhuma anormalidade nos estudos da função da tireóide. Pigmentações da pele e de outros orgãos têm sido associadas com o uso de tetraciclinas. Não houve sintomas ou disfunção orgânica. Presume-se que a pigmentação é resultado da deposição do complexo droga-melanina. A descoloração dentária é raramente reportada em adultos recebendo tetraciclinas (ver advertências com relação a descoloração dentária em crianças em desenvolvimento dentário).

TETREX – Posologia

Adultos: A dose usual é de 1 a 2 g por dia divididos em 2 ou 4 tomadas. Infecções mais graves requerem doses mais elevadas.
Crianças pesando mais de 40 kg : Receberão doses para adultos. TETREX NÃO É RECOMENDADO PARA CRIANÇAS COM MENOS DE 9 ANOS DE IDADE.
Nos pacientes com insuficiência renal (Ver ADVERTÊNCIAS): a dose total deverá ser diminuída através de uma redução das doses individuais recomendadas e/ou pelo aumento dos intervalos entre as doses. A terapia deverá ser mantida durante, pelo menos, 24 a 48 horas após terem cessado os sintomas e a febre.
Infecções por bactérias Gram-positivas
No tratamento de infecções estreptocócicas, a dose terapêutica de tetraciclina deve ser administrada por pelo menos 10 dias.
Acne
Em casos de acne severa, a dosagem inicial recomendada é de 1 g/dia por via oral, em doses divididas. Quando uma melhora for percebida, normalmente dentro de 1 semana, a dosagem deverá ser gradualmente reduzida para níveis de manutenção variando de 125 a 500 mg/dia V.O. Em alguns pacientes, pode ser possível manter remissão adequada das lesões com terapia intermitente ou de dias alternados.

Super dosagem

Em caso de superdose, devem ser estabelecidas.

Caracteristicas farmalogicas

As tetraciclinas são principalmente antibióticos bacteriostáticos ativos contra um grande número de organismos Gram-positivos e Gram-negativos. As drogas do grupo das tetraciclinas têm espectros antimicrobianos estritamente semelhantes, e é comum entre eles a resistência cruzada. Além disso, bacilos Gramnegativos resistentes à tetraciclina podem apresentar também resistência cruzada ao cloranfenicol. Os microorganismos podem ser considerados sensíveis se a C.I.M. (Concentração Inibitória Mínima) não for superior a 4,0 mcg/ml, e intermediários se a C.I.M. estiver entre 4,0 e 12,5 mcg/ml. Se for usado o método Kirb-Bauer de sensibilidade em disco, um disco de tetraciclina de 30 mcg deve originar uma zona de pelo menos 19 mm, quando testado contra uma cepa bacteriana sensível à tetraciclina. As tetraciclinas são absorvidas rapidamente e ligam-se às proteínas plasmáticas em diferentes graus. São concentradas na bile pelo fígado e excretadas em altas concentrações na sua forma biologicamente ativa através das fezes e urina.

Resultados de eficacia

As tetraciclinas mostram-se eficazes contra os seguintes microorganismos: Rickettsiae: febre maculosa das montanhas rochosas, febre tifóide e o grupo tifóide, febre Q, rickettsialpox, febre transmitida por carrapato Mycoplasma pneumoniae Chlamydia psittaci (psitacose e ornitose) Agentes do linfogranuloma venéreo (Chlamydia trachomatis) e granuloma inguinal (Calymmatobacterium granulomatis) Espiroquetas da febre recorrente (Borrelia recurrentis) e doença de Lyme (Borrelia burgdorferi) Balantidium coli Os seguintes organismos Gram-negativos: Bartonella bacilliformis Bordetella pertussis (coqueluche) Brucella species (em conjunto com estreptomicina) Campylobacter fetus (anteriormente Vibrio fetus) Campylobacter jejuni Francisella tularensis (anteriormente Pasteurella tularensis) Pasteurella multocida Pseudomonas mallei (mormo) (isolado ou em conjunto com estreptomcina) Pseudomonas pseudomallei (melioidose) (isolado ou em conjunto com cloranfenicol) Spirillum minor (anteriormente Spirillum minus) (febre por mordida de rato) Streptobacillus moniliformis (febre de Haverhill, febre por mordida de rato) Vibrio cholerae (anteriormente Vibrio comma) Yersinia pestis (anteriormente Pasteurella pestis) Em virtude de muitas cepas dos seguintes grupos de microorganismos terem apresentado resistência às tetraciclinas, recomenda-se culturas e testes de sensibilidade, para os seguintes microorganismos: Gram-negativos Acinetobacter species (anteriormente Mima e Herellea ) Bacteroides species Enterobacter aerogenes (anteriormente Aerobacter aerogenes ) Escherichia coli Haemophilus ducreyi (cancróide) Haemophilus influenzae (infecções respiratórias) Klebsiella species (infecções respiratórias e urinárias) Shigella species Gram-positivos Streptococcus species Até 44% de cepas de Streptococcus pyogenes e 74% de Enterococcus faecalis (anteriormente Streptococcus faecallis) mostraram ser resistentes às tetraciclinas.
Portanto, as tetraciclinas não devem ser usadas para o tratamento de doenças estreptocócicas, a menos que o organismo tenha sido demonstrado como sensível. Nas infecções do trato respiratório superior causadas por estreptococos beta-hemolíticos do Grupo A e na profilaxia da febre reumática, a penicilina é a droga usual de escolha. Streptococcus pneumoniae (anteriormente Diplococcus pneumoniae) Staphylococcus species Staphylococcus aureus (infecções de pele e tecidos moles) Quando a penicilina é contra-indicada, as tetraciclinas são as drogas alternativas no tratamento das infecções causadas por: Actinomyces species Bacillus anthracis Clostridium species Fusobacterium fusiforme (infecção de Vicent) Listeria monocytogenes Neisseria gonorrhoeae Treponema pallidum subsp pallidum (sífilis) Treponema pallidum subsp pertenue (framboesia) Treponema pallidum subsp endemicum (sífilis não venérea) Treponema carateum (pinta)

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Uso pediátrico Uso em recém-nascidos, lactentes e crianças Todas as tetraciclinas forma um complexo estável de cálcio em qualquer tecido ósseo em formação. Uma diminuição na taxa de crescimento da fíbula foi observada em prematuros que recebiam tetraciclina oral em doses de 25 mg/kg a cada 6 horas. Esta reação foi reversível com a suspensão da droga.
TETREX NÃO É RECOMENDADO PARA CRIANÇAS COM MENOS DE 9 ANOS DE IDADE.
Uso geriátrico
Não há recomendações especiais para o uso em idosos.

Armazenagem

Informação não disponível para esta bula.

Dizeres legais

***no do lote, data de fabricação e data de validade: vide cartucho.
***VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA
Reg. MS – 1.0180.0131
Farm. Bioq. Resp.: Dra. Tathiane Aoqui de Souza
CRF-SP n° 26.655
Fabricado por, Embalado por, Distribuido por:
BRISTOL-MYERS SQUIBB FARMACÊUTICA S.A.
R. Carlos Gomes, 924 – Santo Amaro – São Paulo – SP
CNPJ 56.998.982/0001-07 – Indústria Brasileira

TETREX – Bula para o paciente

AÇÃO DO MEDICAMENTO
A tetraciclina é um antibióticos ativo contra um grande número de bactérias. INDICAÇÕES DO MEDICAMENTO
TETREX é indicado no tratamento de diversas infecções causadas por microorganismos sensíveis à tetraciclina, ou seja, microorganismos que sofrem ação das tetraciclinas.
RISCOS DO MEDICAMENTO
Contra-indicações TETREX é contra-indicado para pessoas com alergia ou sensibilidade a qualquer tetraciclina ou outros componentes da formulação. Se você apresentar comprometimento severo dos rins ou doença no fígado, você não deve tomar este medicamento.
Advertências
O USO DE DROGAS DO GRUPO DAS TETRACICLINAS DURANTE O DESENVOLVIMENTO DOS DENTES (SEGUNDA METADE DA GRAVIDEZ, DURANTE A AMAMENTAÇÃO, E EM CRIANÇAS DE ATÉ 8 ANOS DE IDADE) PODE PROVOCAR DESCOLORAÇÃO PERMANENTE DOS DENTES (AMARELO-CINZENTO PARDO). Esta reação adversa é mais comum durante o uso prolongado destas drogas, porém, foi observada após tratamentos repetidos de curta duração.
Por isso, as tetraciclinas não devem ser usadas neste grupo de idade, a menos que outras drogas sejam ineficazes ou contra-indicadas.
Se você apresentar comprometimento nos rins (insuficiência renal), pode haver acúmulo de uma grande quantidade de tetraciclina em outras partes do seu organismo, sendo possível ocorrer uma toxicidade no seu fígado. Nestes casos, o seu médico deverá indicar uma dose menor de TETREX.
As tetraciclinas podem levar a um aumento dos níveis de uréia no sangue, podendo causar azotemia (excesso de nitrogênio no sangue), hiperfosfatemia ( grande quantidade de fostato no sangue) e acidose (diminuição do pH no sangue) em pacientes com deficiência mais grave. As tetraciclinas não devem ser usadas em pacientes com insuficiência renal. Há relatos de hepatotoxicidade (toxicidade no fígado) severa e, às vezes, fatal, associada à alterações de gordura no fígado e pancreatite (inflamação do pâncreas), em mulheres grávidas recebendo tetraciclina intravenosa para pielonefrite (infecção nos rins), em pacientes com comprometimento renal ou aqueles recebendo altas doses. Caso você já apresente insuficiência hepática ou renal antes do tratamento, seja desnutrido, ou esteja recebendo outras drogas tóxicas para o fígado há um grande risco de ocorrer hepatotoxicidade. Há casos de fotossensibilidade (caracterizada pelo aparecimento de manchas tipo queimadura do sol na pele) em alguns indivíduos tomando tetraciclinas. Portanto, você deve tomar cuidado ao se expor à luz do sol direta ou à luz ultra-violeta e, se aparecer alguma vermelhidão em sua pele, interrompa o tratamento com TETREX e consulte o seu médico.
TETREX contém o corante amarelo de TARTRAZINA que pode causar reações de natureza alérgica, entre as quais asma brônquica, especialmente em pessoas alérgicas ao ácido acetilsalicílico.
Precauções Gerais
Pseudotumor cerebral (aumento da pressão intracraniana benigna) em adultos pode estar associado ao uso de tetraciclinas. É caracterizado por: cefaléia (dor de cabeça) e visão turva. Fontanelas (moleiras) protuberantes (altas) foram relacionadas com o uso de tetraciclinas em crianças. Estas condições e sintomas desaparecem com a supressão do tratamento, porém existe a possibilidade de seqüela permanente. Como ocorre com outros antibióticos, o uso deste medicamento pode causar um crescimento muito grande de organismos não sensíveis (ou seja, a tetraciclina não consegue agir contra estes organismos), como, por exemplo, os fungos. Se ocorrer uma superinfecção (infecção causada por diversos microorganismos), o uso de TETREX deve ser interrompido e o médico indicará um tratamento adequado. Em doenças venéreas, se houver suspeita de existência de sífilis, o seu médico irá indicar a você um teste sorológico para sífilis antes de iniciar o tratamento com TETREX. Pacientes tratados com tetraciclina deverão ter um acompanhamento com teste sorológico para sífilis após 3 meses. Se o funcionamento de seu fígado estiver comprometido, você deve usar tetraciclina com cautela, pois há casos de toxicidade no fígado causada por tetraciclina. Consulte o seu médico para que ele lhe oriente a respeito deste assunto. Você deve evitar usar altas doses do medicamento. Você não deve usar tetraciclina junto com outras drogas que também possam causar toxicidade hepática (como eritromicina, cloranfenicol, isoniazida e sulfonamidas).
Ocasionalmente, quando tetraciclinas são usadas para tratar brucelose ou infecções por espiroquetas, pode ocorrer uma reação chamada Jarisch-Herxheimer, que é um tipo de manifestação tóxica ao medicamento. Esta reação ocorre geralmente 12 a 24 horas após o início do tratamento com tetraciclina. No tratamento mais prolongado, seu médico recomendará avaliações laboratoriais periódicas dos sistemas orgânicos, incluindo estudos hematopoiéticos (relacionados com a formação de células do sangue), renais (rins) e hepáticos (fígado). Informe seu médico se você tiver histórico de alergia, asma, febre do feno, ou urticária. Nestes casos, as tetraciclinas devem ser utilizadas com cautela, pois reações alérgicas são mais prováveis de acontecer. Você deve descartar as cápsulas de tetraciclina com prazo de validade vencido. Tetraciclina degradada pode causar disfunção renal e lesões da pele.
Uso durante a gravidez
Os resultados dos estudos em animais indicam que as tetraciclinas atravessam a placenta, são encontradas nos tecidos do feto, e podem apresentar efeitos tóxicos no feto em formação (freqüentemente relacionados ao desenvolvimento retardado do esqueleto). Notou-se também evidência de toxicidade no embrião em animais tratados no início da gravidez.
Uso durante a amamentação
As tetraciclinas estão presentes no leite humano. VOCÊ NÃO DEVE USAR ESTE MEDICAMENTO SE ESTIVER GRÁVIDA OU AMAMENTANDO, SEM ORIENTAÇÃO DE SEU MÉDICO. INFORME IMEDIATAMENTE O SEU MÉDICO SE VOCÊ FICAR GRÁVIDA OU INICIAR AMAMENTAÇÃO.
Uso em recém-nascidos, lactentes e crianças
O uso de tetraciclinas durante a formação dos dentes (segunda metade da gravidez, na amamentação, e em crianças de até 8 anos de idade) pode provocar descoloração permanente dos dentes (amarelo-cinzento pardo).
TETREX não deve ser usado por crianças com menos de 9 anos de idade. Interações medicamentosas Bebidas alcóolicas: não é recomendável que você tome este medicamento com bebidas alcóolicas.
Anticoagulantes orais: se você estiver tomando um anticoagulante, seu médico poderá diminuir a dose do mesmo para que a tetraciclina não interfira no seu tratamento.
Agentes antibióticos: é aconselhável que você evite a administração conjunta de tetraciclina e penicilina.
Anticoncepcionais orais: as tetraciclinas podem diminuir a ação dos anticoncepcionais. Há casos de sangramentos ocasionais.
Cátions: não é aconselhável o uso conjunto de tetraciclinas com antiácidos, drogas antidiarréicas, preparações com ferro e outras preparações contendo cátions (como alumínio, bismuto, cálcio, ferro, magnésio e zinco), ou alguns alimentos tais como leite e laticínios, pois estas substâncias podem diminuir o nível de tetraciclinas no sangue, comprometendo a sua ação.
Anestesia com metoxiflurano: o uso em conjunto de tetraciclina e metoxiflurano causa toxicidade renal séria e há casos de morte. Portanto, caso você seja submetido à cirurgias durante o tratamento com tetraciclina, avise seu médico.
Diuréticos: o uso de tetraciclinas com diuréticos pode resultar em aumento dos níveis de nitrogênio da uréia no sangue.
Teofilina: há casos de aumento dos níveis plasmáticos de teofilina causado pelo uso em de tetraciclinas com teofilina.
Glicosídeos digitálicos: as tetraciclinas podem alterar a flora bacteriana gastrintestinal interferindo, dessa maneira, na eliminação da digoxina e, podendo ocorrer aumentos nos níveis de digoxina no sangue destes pacientes. Os efeitos de antibióticos na flora bacteriana que inativaram a digoxina podem persistir por meses. Lítio: há casos de alterações nos níveis plasmáticos de lítio durante a terapia com tetraciclina.
Retinóides: há casos de um aumento na incidência de aumentada pressão intracraniana benigna quando retinóides e tetracilinas são administrados em conjunto. Informe o seu médico se você estiver usando algum outro medicamento.
MODO DE USO
Aspecto físico e características organolépticas
Cápsulas gelatinosas, duras, opacas de corpo amarelo e capa preta com gravação Tetrex 500 em cinza, contendo um pó amarelo claro levemente granulado.
Como usar
TETREX só deve ser usado por via oral. Você deve tomar o medicamento uma hora antes ou duas horas após as refeições. Você não deve tomar TETREX juntamente com leite e seus derivados. Você deve tomar TETREX com uma quantidade adequada de líquido (não alcóolico), para que não ocorram irritações no esôfago ou úlceras. Se for possível, não tome este medicamento na hora de dormir. Antiácidos contendo alumínio, cálcio ou magnésio comprometem a absorção e não devem ser administrados à pacientes tomando tetraciclina oral.
ESTE MEDICAMENTO NÃO DEVE SER PARTIDO OU MASTIGADO.
Posologia
Adultos : a dose que normalmente é usada é de 1 a 2g (que correspondem a 2-4 cápsulas) por dia, dividido em 2 ou 4 tomadas, de acordo com a orientação de seu médico. Em infecções mais graves, seu médico irá determinar uma dose maior. Crianças pesando mais de 40 kg : devem receber doses para adultos.
Nos pacientes com insuficiência renal: o seu médico irá diminuir a dose do tratamento ou aumentar o intervalo entre as doses que você deverá tomar.
Infecções por bactérias Gram-positivas
O tratamento com tetraciclina para pacientes infectados por bactérias estreptocócicas deverá durar pelo menos 10 dias.
Acne
Se você apresenta acne severa, é recomendável que você tome 1g por dia, dividido em períodos. Normalmente, ocorre uma melhora em uma semana e então, o seu médico irá te orientar para que se diminua gradualmente a dosagem do medicamento, que pode variar de 125 a 500mg por dia. Em alguns pacientes, pode ser possível manter remissão adequada das lesões com terapia intermitente ou de dias alternados. Você deve seguir a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração de seu tratamento.
Você não deve interromper o tratamento sem o conhecimento de seu médico. Você não deve usar este medicamento com o prazo de validade vencido. Antes de usar o medicamento, você deve observar o seu aspecto.
REAÇÕES ADVERSAS
Gastrintestinal: anorexia (diminuição de apetite), dor no estômago, náusea, vômito, diarréia, fezes soltas e volumosas, estomatites (feridas na boca), dor de garganta, glossite (inflamação da língua), melanoglossia (língua negra), disfagia (dificuldade de engolir), rouquidão, enterocolite (inflamação do intestino), pancreatite (inflamação do pâncreas) e lesões inflamatórias (com supercrescimento de cândida) na região anogenital (região do ânus e genitais), incluindo proctite (inflamação do reto) e coceira anal. Há casos raros de esofagite (inflamação do esôfago) e ulcerações esofágicas, geralmente causadas pelo uso do medicamento com pouco líquido e logo antes de dormir.
Dermatológicas: erupções maculopapulosas e eritematosas (reações alérgicas). Há relatos pouco freqüentes de dermatite (inflamação na pele). Há casos raros de onicólise (unhas frouxas) e descoloração da unha. Pode ocorrer também fotossensibilidade (aparecimento de manchas tipo queimaduras do sol na pele). Renal: há casos de aumento do nível de nitrogênio da uréia no sangue, que pode ter sido causado pela dose usada.
Hepática: aumentos nas enzimas hepáticas (substâncias do fígado); casos raros de colestase (interrupção do fluxo da bile), geralmente causada pela alta dose usada. (ver precauções). Hematológicas: casos de anemia, anemia hemolítica (relacionada à destruição das hemácias), trombocitopenia (quantidade menor de plaquetas no sangue), púrpura trombocitopênica (pequenos sangramentos na pele em forma de pontos), trombocitopenia púrpura, neutropenia (quantidade menor de neutrófilos no sangue) e eosinofilia (quantidade maior de eosinófilos).
Sistema nervoso: relatou-se tonturas e cefaléia (dor de cabeça). Ocorreu pressão intracraniana aumentada e fontanelas (moleiras) protuberantes (altas) em lactentes (crianças que estão sendo amamentadas) após o fim do tratamento. Estes sinais desapareceram rapidamente quando a droga foi interrompida. Há casos raros de pseudotumor cerebral (sintomas que imitam os de tremor cerebral) em adultos recebendo tetraciclina (ver precauções).
Reações de hipersensibilidade (alérgicas): urticária (sensação de queimação da pele), edema angioneurótico (inchaço na garganta), reação alérgica grave e severa, púrpura anafilactóide (pequenos pontos de sangramento na pele), pericardite (inflamação do pericárdio), exacerbação do lúpus eritematoso sistêmico (uma doença auto-imune, isto é, a pessoa desenvolve anticorpos à alguns de seus órgãos) e reações como as da doença do soro, como febre, erupção na pele e artralgia (dor intensa da articulação). É comum a sensibilização cruzada entre as várias tetraciclinas, isto é, quem já teve alergia anterior à uma tetraciclina desenvolve reação alérgica com o uso de outra. Quando usadas por períodos prolongados, as tetraciclinas podem produzir uma descoloração castanho-preta da glândula tireóide, visível apenas ao microscópio. Pigmentações da pele e de outros órgãos podem estar relacionadas com o uso de tetraciclinas. Não houve sintomas ou alteração na função orgânica. Há casos raros de descoloração dentária em adultos recebendo tetraciclinas (ver advertências com relação à descoloração dentária em crianças em desenvolvimento dentário).
Informe ao seu médico o aparecimento de reações indesejáveis.
CONDUTA EM CASO DE SUPERDOSE
Se você tomar TETREX em uma quantidade maior do que o seu médico recomendou, você deve procurar um médico imediatamente.
CUIDADOS DE CONSERVAÇÃO
Você deve conservar o produto a temperatura ambiente (entre 15ºC e 30ºC). Evite guardar o medicamento em local onde possa haver calor excessivo. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Data da bula

25/11/2011