Timoptol xe

TIMOPTOL XE com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de TIMOPTOL XE têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com TIMOPTOL XE devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

msd

Apresentação TIMOPTOL XE

TIMOPTOL-XE® é apresentado em frasco com 5 mL de solução gel oftálmica estéril a 0,5%.

TIMOPTOL XE – Indicações

TIMOPTOL-XE® é indicado para a redução da pressão intraocular elevada em:
pacientes com hipertensão ocular ;
pacientes com glaucoma crônico de ângulo aberto;
pacientes afácicos com glaucoma;
alguns pacientes com glaucoma secundário;
pacientes com ângulo estreito e histórico de fechamento de ângulo estreito espontâneo ou induzido iatrogenicamente no olho contralateral, no qual é necessária a redução da pressão intraocular (veja 5. ADVERTÊNCIAS E PRECAUÇÕES).

Contra indicações de TIMOPTOL XE

TIMOPTOL-XE® reduz a pressão intraocular elevada e normal, associada ou não ao glaucoma. A pressão intraocular elevada é fator de risco importante na patogênese da perda de campo visual glaucomatoso. Quanto mais elevada a pressão intraocular, maior a probabilidade de perda do campo visual glaucomatoso e de lesão ao nervo óptico. O início de ação de TIMOPTOL-XE® em geral é rápido, ocorre aproximadamente 20 minutos após a aplicação tópica no olho. A redução máxima da pressão intraocular com TIMOPTOL–XE® ocorre em duas a quatro horas. Uma redução significativa se manteve por até 24 horas com a solução oftálmica de TIMOPTOL-XE® 0,25% ou 0,5%. Essa duração prolongada da ação permite o controle da pressão intraocular durante as horas usuais de sono. Repetidas observações no decorrer do período de três anos indicam que o efeito redutor da pressão intraocular do TIMOPTOL-XE® é bem mantido.
O maleato de timolol é um bloqueador não seletivo dos receptores betadrenérgicos e não apresenta atividade simpatomimética intrínseca, depressora miocárdica direta ou anestésica local (estabilizadora da membrana) significativa. O mecanismo preciso da ação redutora da pressão intraocular do TIMOPTOL-XE® não está claramente estabelecido. Um estudo com fluoresceína e estudos tonográficos indicam que sua ação predominante pode estar relacionada à redução na formação do humor aquoso. Entretanto, em alguns estudos, foi também observado ligeiro aumento na facilidade de escoamento.
Ao contrário dos mióticos, o maleato de timolol reduz a pressão intraocular com pouco ou nenhum efeito na acomodação ou no tamanho pupilar. Portanto, alterações na acuidade visual em decorrência de acomodação aumentada são incomuns e a visão turva ou embaçada e cegueira noturna causadas pelos mióticos não são evidentes. Além disso, em pacientes com catarata, a incapacidade de ver ao redor das opacidades do cristalino quando a pupila está contraída por mióticos é evitada. Quando o tratamento com mióticos for trocado por TIMOPTOL-XE®, pode ser necessário avaliar a acuidade visual depois que os efeitos dos mióticos tiverem cessado.

Mecanismo de Ação
O maleato de timolol combina-se de forma reversível com uma parte da membrana celular, o receptorbetadrenérgico, inibindo assim a resposta biológica usual que ocorreria com a estimulação desse receptor. Este antagonismo competitivo específico bloqueia a estimulação dos receptores betadrenérgicos por catecolaminas com atividade betadrenérgica (agonista), quer se originem de fonte endógena ou exógena. A reversão desse bloqueio pode ser obtida pelo aumento da concentração do agonista, que irá restaurar a resposta biológica usual.

Farmacocinética
Em um estudo de concentração plasmática do fármaco, em seis indivíduos, determinou-se a exposição sistêmica ao timolol após administração uma vez ao dia, pela manhã, de TIMOPTOL® a 0,5%. A concentração plasmática média máxima após essa dose matinal foi de 0,28 ng/mL.

Farmacodinâmica
O bloqueio do receptor betadrenérgicoreduz o débito cardíaco tanto em indivíduos sadios como em pacientes cardiopatas. Em pacientes com comprometimento grave da função miocárdica, o bloqueio do receptor betadrenérgico pode inibir o efeito estimulante do sistema nervoso simpático necessário para manter a função cardíaca adequada.
O bloqueio do receptor betadrenérgico nos brônquios e bronquíolos resulta em aumento da resistência das vias aéreas pela ausência de oposição à atividade parassimpática. Esse efeito, em pacientes com asma ou outras afecções broncoespásmicas, é potencialmente perigoso.

Advertências

A exemplo de outros medicamentos de uso tópico oftálmico, TIMOPTOL-XE® pode ser absorvido sistemicamente. As mesmas reações adversas que podem ocorrer após a administração sistêmica de bloqueadores betadrenérgicos podem ocorrer após administração tópica.

Este medicamento pode causar doping.
Reações cardiorrespiratórias: a insuficiência cardíaca deve ser adequadamente controlada antes do início do tratamento com TIMOPTOL- XE®. Pacientes com histórico de doença cardiovascular, incluindo insuficiência cardíaca, devem ser observados para sinais de deterioração destas doenças, e a frequência do pulso deve ser monitorada.
Devido ao efeito negativo no tempo de condução, os betabloqueadores devem ser prescritos com cautela para pacientes com bloqueio cardíaco de primeiro grau.
Foram relatadas complicações respiratórias, incluindo morte por broncoespasmo de pacientes com asma e complicações cardíacas, incluindo raramente morte associada à insuficiência cardíaca, após a administração de um agente bloqueadorbetadrenérgico. Essas são complicações potenciais do tratamento com TIMOPTOL-XE®.
Em pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) leve/moderada, TIMOPTOL-XE® deve ser usado com cautela, e apenas se o benefício potencial superar o risco potencial.

Distúrbios vasculares: pacientes com distúrbios/doenças circulatórias periféricas severas (ex. formas severas da doença de Raynaud ou síndrome de Raynaud) devem ser tratados com cautela.

Mascaramento de sintomas de hipoglicemia em pacientes com diabetes mellitus: agentes bloqueadores betadrenérgicos devem ser administrados com cautela em pacientes sujeitos a hipoglicemia espontânea ou pacientes diabéticos (especialmente àqueles com diabetes instável) que estão recebendo insulina ou agentes hipoglicemiantes orais. Agentes bloqueadores betadrenérgicos podem mascarar os sinais e sintomas de hipoglicemia aguda.

Mascaramento da tireotoxicose: agentes bloqueadores betadrenérgicos podem mascarar determinados sinais clínicos do hipertireoidismo (ex. taquicardia). Pacientes com suspeita de desenvolvimento de tireotoxicose devem ser gerenciados com cuidado para evitar a retirada abrupta do agente betadrenérgico, o que pode precipitar uma crise de tiroide.

Anestesia cirúrgica: a necessidade ou conveniência da retirada de agentes bloqueadores betadrenérgicos antes de grandes cirurgias é controversa. Se necessário durante a cirurgia, os efeitos dos agentes bloqueadores betadrenérgicos podem ser revertidos por doses suficientes de agonistas adrnérgicos (veja “10. SUPERDOSE”).
Outros: pacientes que já estão em tratamento com um agente bloqueador betadrenérgico por via oral e aos quais é administrado TIMOPTOL-XE® devem ser observados quanto a potencial efeito aditivo, seja na pressão intraocular ou nos conhecidos efeitos sistêmicos dos bloqueadores betadrenérgicos. O uso de dois bloqueadores betadrenérgicos não é recomendado.
O objetivo imediato do tratamento em pacientes com glaucoma de ângulo fechado é reabrir o ângulo. Isso requer a constrição da pupila com um miótico. O maleato de timolol tem pouco ou nenhum efeito sobre a pupila. Quando TIMOPTOL-XE® for usado para reduzir a pressão intraocular elevada, em casos de glaucoma de ângulo fechado, deverá ser utilizado com um miótico e não isoladamente.
Houve relato de descolamento da coroide com a administração de terapia supressora do humor aquoso (por exemplo, timolol, acetazolamida) após procedimentos de filtração.
TIMOPTOL-XE® não foi estudado em pacientes que utilizam lentes de contato. Em um estudo clínico, o tempo necessário para eliminar 50% da solução gel dos olhos foi de até 30 minutos.

Risco de reação anafilática: enquanto estiverem recebendo agentes betabloqueadores, pacientes com histórico de atopia ou reação anafilática grave a uma variedade de alérgenos podem ser mais reativos a exposições repetidas a esses alérgenos, sejam elas acidentais, para diagnóstico ou terapêuticas. Tais pacientes podem não ser responsivos às doses usuais de epinefrina utilizadas para tratar reações anafiláticas. Gravidez: categoria de risco C.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
TIMOPTOL-XE® não foi estudado na gravidez humana. O uso de TIMOPTOL-XE® requer que os benefícios previstos sejam contrapostos aos possíveis riscos.

Nutrizes: o timolol é detectável no leite materno. Em razão do potencial de reações adversas graves de TIMOPTOL-XE® em lactentes, deve- se decidir entre interromper ou não a amamentação ou o uso do medicamento, considerando a importância do medicamento para a mãe.

Uso pediátrico: a solução oftálmica de maleato de timolol mostrou ser eficaz e bem tolerada em crianças, contudo a formulação de TIMOPTOL-XE® não foi estudada no grupo pediátrico.

Pacientes idosos: não é necessário ajuste posológico para pacientes idosos (a partir de 65 anos de idade).

Dirigir ou operar máquinas: a visão pode ficar embaçada temporariamente de 30 segundos a 5 minutos imediatamente após o uso de
TIMOPTOL-XE . Oriente o paciente a certificar-se de que está com a visão normal antes de dirigir ou operar máquinas. Existem outros efeitos adversos associados a este medicamento que podem afetar a habilidade de dirigir ou operar máquinas (veja 9. REAÇÕES ADVERSAS).

Interações medicamentosas de TIMOPTOL XE

Embora o maleato de timolol isoladamente tenha pouco ou nenhum efeito no tamanho da pupila, foi relatada, ocasionalmente, midríase resultante de terapia concomitante com epinefrina. Existe o potencial para midríase resultante da terapia concomitante de TIMOPTOL-XE® e epinefrina.
Existe o potencial de efeitos aditivos e a ocorrência de hipotensão e/ou bradicardia acentuada quando TIMOPTOL-XE® é administrado com um bloqueador do canal de cálcio, com medicamentos depletores de catecolamina, antiarrítmicos, parasimpatomiméticos ou outros bloqueadores betadrenérgicos.
Agentes bloqueadores betadrenérgicos orais podem exacerbar a hipertensão de rebote que pode ser desencadeada pela retirada da clonidina. Recomenda-se estrita observação do paciente quando se administra um betabloqueador a pacientes que estejam recebendo medicações depletoras de catecolaminas, tais como reserpina, em razão de possíveis efeitos aditivos e ocorrência de hipotensão e/ou bradicardia acentuada, que pode resultar em vertigem, síncope ou hipotensão postural.
Podem potencialmente ocorrer hipotensão, distúrbios da condução atrioventricular (AV) e insuficiência ventricular esquerda em pacientes que estejam recebendo agentes betabloqueadores, quando se adiciona ao tratamento um bloqueador dos canais de cálcio por via oral. A natureza de qualquer efeito adverso cardiovascular tende a depender do tipo de bloqueador de canal de cálcio utilizado. Os derivados da diidropiridina, tal como a nifedipina, podem levar à hipotensão, enquanto verapamil ou diltiazem têm maior propensão para distúrbios da condução AV ou insuficiência ventricular esquerda, quando usados com betabloqueadores.
O uso concomitante de agentes bloqueadores betadrenérgicos e digitálicos com diltiazem ou verapamil pode ter efeitos aditivos no prolongamento do tempo de condução AV.
Os antagonistas de canal de cálcio por via oral podem ser utilizados em combinação com agentes bloqueadores betadrenérgicos quando a função cardíaca for normal, mas deve-se evitar o seu uso em pacientes com função cardíaca diminuída.
Os bloqueadores dos canais de cálcio por via intravenosa devem ser utilizados com cautela por pacientes que recebem agentes bloqueadores betadrenérgicos.
Foi relatado bloqueio betadrenérgico sistêmico potencializado (por exemplo, diminuição da frequência cardíaca, depressão) durante tratamento combinado com inibidores da isoenzima CYP 2D6 do citocromo P450 (ex. quinidina, inibidores seletivos da recaptação de serotonina) e timolol.

Reações adversas / efeitos colaterais de TIMOPTOL XE

TIMOPTOL-XE® é geralmente bem tolerado. As queixas mais frequentes relacionadas ao fármaco em estudos clínicos com TIMOPTOL- XE® foram visão temporariamente embaçada (6,0%), durante 30 segundos a 5 minutos após a instilação.
As seguintes experiências adversas (consideradas como possível, provável ou definitivamente relacionadas à medicação) ocorreram com frequência de pelo menos 1% em estudos clínicos controlados com medicação ativa:
Oculares: queimação e ferroadas, hiperemia conjuntival, secreção, sensação de corpo estranho, prurido.
As seguintes reações adversas adicionais foram relatadas com a administração ocular desta formulação de maleato de timolol ou de outras, seja em estudos clínicos ou desde a comercialização:

Sentidos especiais: sinais e sintomas de irritação ocular, incluindo conjuntivite, blefarite, ceratite e diminuição da sensibilidade corneana e ressecamento ocular. Distúrbios visuais, inclusive modificações na refração (em razão da retirada da terapia miótica em alguns casos), diplopia, ptose, descolamento da coroide após cirurgia de filtração (veja 5. ADVERTÊNCIAS E PRECAUÇÕES) e zumbido.

Cardiovasculares: bradicardia, arritmia, hipotensão, síncope, bloqueio cardíaco, acidente vascular cerebral, isquemia cerebral, insuficiência cardíaca congestiva, palpitação, parada cardíaca, edema, claudicação, fenômeno de Raynaud, mãos e pés frios.

Sistema respiratório: broncoespasmo (predominantemente em pacientes com patologia broncoespásmica preexistente), insuficiência respiratória, dispneia e tosse.
Corpo como um todo: cefaleia, astenia, fadiga e dor torácica.

Sistema tegumentar: alopecia, erupções na pele em forma de psoríase ou exacerbação da psoríase.

Hipersensibilidade: sinais e sintomas de reação alérgica, incluindo anafilaxia, angioedema, urticária, exantema local e generalizado. Sistema nervoso/psiquiátrico: tontura, depressão, insônia, pesadelos, perda de memória, parestesia.

Sistema neuromuscular: exacerbação nos sinais e sintomas de miastenia gravis. Sistema digestivo: náuseas, diarreia, dispepsia, boca seca, dor abdominal. Urogenital: redução da libido, doença de Peyronie, disfunção sexual. Imunológico: lúpus eritematoso sistêmico.

Musculoesquelético: mialgia.

Efeitos adversos potenciais: Os efeitos adversos relatados na experiência clínica com o maleato de timolol oral sistêmico podem ser considerados efeitos adversos potenciais do maleato de timolol oftálmico.
Também foram relatados efeitos adversos cuja relação causal com o tratamento com maleato de timolol não foi estabelecida: edema macular cistoide afácico, congestão nasal, anorexia, efeitos no SNC (por exemplo, alterações comportamentais, inclusive confusão, alucinações, ansiedade, desorientação, nervosismo, sonolência e outros distúrbios psíquicos), hipertensão, fibrose retroperitoneal e pseudopenfigoide.

Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária – NOTIVISA, disponível em www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm, ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.

TIMOPTOL XE – Posologia

Embora o maleato de timolol isoladamente tenha pouco ou nenhum efeito no tamanho da pupila, foi relatada, ocasionalmente, midríase resultante de terapia concomitante com epinefrina. Existe o potencial para midríase resultante da terapia concomitante de TIMOPTOL-XE® e epinefrina.
Existe o potencial de efeitos aditivos e a ocorrência de hipotensão e/ou bradicardia acentuada quando TIMOPTOL-XE® é administrado com um bloqueador do canal de cálcio, com medicamentos depletores de catecolamina, antiarrítmicos, parasimpatomiméticos ou outros bloqueadores betadrenérgicos.
Agentes bloqueadores betadrenérgicos orais podem exacerbar a hipertensão de rebote que pode ser desencadeada pela retirada da clonidina. Recomenda-se estrita observação do paciente quando se administra um betabloqueador a pacientes que estejam recebendo medicações depletoras de catecolaminas, tais como reserpina, em razão de possíveis efeitos aditivos e ocorrência de hipotensão e/ou bradicardia acentuada, que pode resultar em vertigem, síncope ou hipotensão postural.
Podem potencialmente ocorrer hipotensão, distúrbios da condução atrioventricular (AV) e insuficiência ventricular esquerda em pacientes que estejam recebendo agentes betabloqueadores, quando se adiciona ao tratamento um bloqueador dos canais de cálcio por via oral. A natureza de qualquer efeito adverso cardiovascular tende a depender do tipo de bloqueador de canal de cálcio utilizado. Os derivados da diidropiridina, tal como a nifedipina, podem levar à hipotensão, enquanto verapamil ou diltiazem têm maior propensão para distúrbios da condução AV ou insuficiência ventricular esquerda, quando usados com betabloqueadores.
O uso concomitante de agentes bloqueadores betadrenérgicos e digitálicos com diltiazem ou verapamil pode ter efeitos aditivos no prolongamento do tempo de condução AV.
Os antagonistas de canal de cálcio por via oral podem ser utilizados em combinação com agentes bloqueadores betadrenérgicos quando a função cardíaca for normal, mas deve-se evitar o seu uso em pacientes com função cardíaca diminuída.
Os bloqueadores dos canais de cálcio por via intravenosa devem ser utilizados com cautela por pacientes que recebem agentes bloqueadores betadrenérgicos.
Foi relatado bloqueio betadrenérgico sistêmico potencializado (por exemplo, diminuição da frequência cardíaca, depressão) durante tratamento combinado com inibidores da isoenzima CYP 2D6 do citocromo P450 (ex. quinidina, inibidores seletivos da recaptação de serotonina) e timolol.

Super dosagem

Há relatos de superdosagem acidental com TIMOPTOL-XE®, que resultou em efeitos sistêmicos semelhantes aos observados com os betabloqueadores, tais como tontura, cefaleia, dispneia, bradicardia, broncoespasmo e parada cardíaca (veja também 9. REAÇÕES ADVERSAS).
As seguintes medidas terapêuticas específicas devem ser consideradas:
(1)Bradicardia sintomática: administrar sulfato de atropina por via intravenosa na dose de 0,25 a 2 mg para induzir bloqueio vagal. Se a bradicardia persistir, deve-se administrar cautelosamente cloridrato de isoproterenol endovenoso. Em casos refratários, deve-seconsiderar o implante de marcapasso cardíaco transvenoso.
(2) Bloqueio cardíaco (segundo ou terceiro grau): administrar cloridrato de isoproterenol ou implantar marcapasso cardíaco transvenoso.
(3) Hipotensão: usar agentes simpatomiméticos, tais como dopamina, dobutamina ou levarterenol. Nos casos refratários, o uso de cloridrato de glucagon tem sido útil.
(4) Insuficiência cardíaca aguda: terapia convencional com digitálicos, diuréticos e oxigênio deve ser instituída imediatamente. Para os casos refratários, sugere-se o uso de aminofilina intravenosa, seguido, se necessário, por cloridrato de glucagon, cuja utilidade tem sido relatada.
(5)Broncoespasmo: administrar cloridrato de isoproterenol. Pode-se considerar terapia adicional com aminofilina.
Estudos demonstraram que timolol não é rapidamente dialisado.

Em caso de intoxicação ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

Caracteristicas farmalogicas

TIMOPTOL-XE® reduz a pressão intraocular elevada e normal, associada ou não ao glaucoma. A pressão intraocular elevada é fator de risco importante na patogênese da perda de campo visual glaucomatoso. Quanto mais elevada a pressão intraocular, maior a probabilidade de perda do campo visual glaucomatoso e de lesão ao nervo óptico. O início de ação de TIMOPTOL-XE® em geral é rápido, ocorre aproximadamente 20 minutos após a aplicação tópica no olho. A redução máxima da pressão intraocular com TIMOPTOL–XE® ocorre em duas a quatro horas. Uma redução significativa se manteve por até 24 horas com a solução oftálmica de TIMOPTOL-XE® 0,25% ou 0,5%. Essa duração prolongada da ação permite o controle da pressão intraocular durante as horas usuais de sono. Repetidas observações no decorrer do período de três anos indicam que o efeito redutor da pressão intraocular do TIMOPTOL-XE® é bem mantido.
O maleato de timolol é um bloqueador não seletivo dos receptores betadrenérgicos e não apresenta atividade simpatomimética intrínseca, depressora miocárdica direta ou anestésica local (estabilizadora da membrana) significativa. O mecanismo preciso da ação redutora da pressão intraocular do TIMOPTOL-XE® não está claramente estabelecido. Um estudo com fluoresceína e estudos tonográficos indicam que sua ação predominante pode estar relacionada à redução na formação do humor aquoso. Entretanto, em alguns estudos, foi também observado ligeiro aumento na facilidade de escoamento.
Ao contrário dos mióticos, o maleato de timolol reduz a pressão intraocular com pouco ou nenhum efeito na acomodação ou no tamanho pupilar. Portanto, alterações na acuidade visual em decorrência de acomodação aumentada são incomuns e a visão turva ou embaçada e cegueira noturna causadas pelos mióticos não são evidentes. Além disso, em pacientes com catarata, a incapacidade de ver ao redor das opacidades do cristalino quando a pupila está contraída por mióticos é evitada. Quando o tratamento com mióticos for trocado por TIMOPTOL-XE®, pode ser necessário avaliar a acuidade visual depois que os efeitos dos mióticos tiverem cessado.

Mecanismo de Ação
O maleato de timolol combina-se de forma reversível com uma parte da membrana celular, o receptorbetadrenérgico, inibindo assim a resposta biológica usual que ocorreria com a estimulação desse receptor. Este antagonismo competitivo específico bloqueia a estimulação dos receptores betadrenérgicos por catecolaminas com atividade betadrenérgica (agonista), quer se originem de fonte endógena ou exógena. A reversão desse bloqueio pode ser obtida pelo aumento da concentração do agonista, que irá restaurar a resposta biológica usual.

Farmacocinética
Em um estudo de concentração plasmática do fármaco, em seis indivíduos, determinou-se a exposição sistêmica ao timolol após administração uma vez ao dia, pela manhã, de TIMOPTOL® a 0,5%. A concentração plasmática média máxima após essa dose matinal foi de 0,28 ng/mL.

Farmacodinâmica
O bloqueio do receptor betadrenérgicoreduz o débito cardíaco tanto em indivíduos sadios como em pacientes cardiopatas. Em pacientes com comprometimento grave da função miocárdica, o bloqueio do receptor betadrenérgico pode inibir o efeito estimulante do sistema nervoso simpático necessário para manter a função cardíaca adequada.
O bloqueio do receptor betadrenérgico nos brônquios e bronquíolos resulta em aumento da resistência das vias aéreas pela ausência de oposição à atividade parassimpática. Esse efeito, em pacientes com asma ou outras afecções broncoespásmicas, é potencialmente perigoso.

Resultados de eficacia

TIMOPTOL-XE®
Em estudos multiclínicos, duplos-mascarados, controlados com medicação ativa e de grupos paralelos que envolveram pacientes com pressão intraocular elevada, não tratada, maior que 22 mmHg em um ou ambos olhos, TIMOPTOL-XE® 0,25% e 0,5% administrado uma vez ao dia apresentou efeito redutor da pressão intraocular equivalente ao da mesma concentração de TIMOPTOL® administrado duas vezes ao dia (veja tabela abaixo).
Para os cinco estudos comparativos independentes listados na tabela abaixo, o critério de admissão foi pressão intraocular ≥ 22 mmHg em um ou ambos os olhos, após um período de washout de uma semana para a maioria dos medicamentos antiglaucomatosos e de até três semanas para antagonistas betadrenérgicos. A posologia utilizada foi uma gota de TIMOPTOL-XE® em cada olho afetado uma vez ao dia versus uma gota de TIMOPTOL® em cada olho afetado duas vezes ao dia.
Em um estudo das concentrações plasmáticas de timolol, a exposição sistêmica ao timolol foi menor quando voluntários sadios receberam TIMOPTOL-XE® 0,5% uma vez ao dia do que quando receberam TIMOPTOL® 0,5% duas vezes ao dia.
Em três estudos clínicos comparativos com TIMOPTOL® administrado duas vezes ao dia, TIMOPTOL-XE® administrado uma vez ao dia reduziu menos a frequência cardíaca média e causou menos bradicardia (veja 5. ADVERTÊNCIAS E PRECAUÇÕES). No vale (24 horas após a dose de TIMOPTOL-XE®, 12 horas após a dose de TIMOPTOL®), a redução média na frequência cardíaca foi de 0,8 batimento/minuto para TIMOPTOL-XE® e de 3,6 batimentos/minuto para TIMOPTOL®; enquanto duas horas após a dose a redução média foi comparável (3,8 batimentos/minuto para TIMOPTOL-XE® e 5 batimentos/minuto para TIMOPTOL®).
TIMOPTOL®
Os seguintes dados de estudos clínicos de TIMOPTOL® estão incluídos para referência.
Em estudos multiclínicos controlados em pacientes com pressão intraocular não tratada => 22 mmHg, TIMOPTOL® 0,25% ou 0,5% administrado 2 vezes ao dia reduziu mais a pressão intraocular do que a administração 4 vezes ao dia de solução de pilocarpina a 1%, 2%, 3% ou 4% ou de solução de cloridrato de epinefrina a 0,5%, 1% ou 2% administrada 2 vezes ao dia.
Nos estudos multiclínicos que compararam TIMOPTOL® com a pilocarpina, 61% dos pacientes que receberam TIMOPTOL® apresentaram redução da pressão intraocular para menos de 22 mmHg em comparação com 32% dos pacientes que receberam pilocarpina.
Dentre os pacientes que completaram esses estudos, a redução média na pressão no final do estudo em relação ao período pré-tratamento foi de 30,7% para os pacientes que receberam TIMOPTOL® e de 21,7% para os pacientes que receberam pilocarpina.
Nos estudos multiclínicos que compararam TIMOPTOL® e epinefrina, 69% dos pacientes que receberam TIMOPTOL® apresentaram redução da pressão intraocular para menos de 22 mmHg em comparação com 42% dos pacientes que receberam epinefrina. Para os pacientes que completaram esses estudos, a redução média na pressão no final do estudo em relação ao período pré-tratamento foi de 33,2% para os pacientes que receberam TIMOPTOL® e de 28,1% para os pacientes que receberam epinefrina.
Agentes bloqueadores betadrenérgicos orais podem exacerbar a hipertensão de rebote que pode ser desencadeada pela retirada da clonidina. Se os dois fármacos forem administrados concomitantemente, o agente bloqueador betadrenérgico deve ser retirado vários dias antes da retirada gradual da clonidina. Se a clonidina for substituída por uma terapia betabloqueadora, a introdução do agente bloqueador betadrenérgico deve ser postergada vários dias após a interrupção da administração da clonidina.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

Embora o maleato de timolol isoladamente tenha pouco ou nenhum efeito no tamanho da pupila, foi relatada, ocasionalmente, midríase resultante de terapia concomitante com epinefrina. Existe o potencial para midríase resultante da terapia concomitante de TIMOPTOL-XE® e epinefrina.
Existe o potencial de efeitos aditivos e a ocorrência de hipotensão e/ou bradicardia acentuada quando TIMOPTOL-XE® é administrado com um bloqueador do canal de cálcio, com medicamentos depletores de catecolamina, antiarrítmicos, parasimpatomiméticos ou outros bloqueadores betadrenérgicos.
Agentes bloqueadores betadrenérgicos orais podem exacerbar a hipertensão de rebote que pode ser desencadeada pela retirada da clonidina. Recomenda-se estrita observação do paciente quando se administra um betabloqueador a pacientes que estejam recebendo medicações depletoras de catecolaminas, tais como reserpina, em razão de possíveis efeitos aditivos e ocorrência de hipotensão e/ou bradicardia acentuada, que pode resultar em vertigem, síncope ou hipotensão postural.
Podem potencialmente ocorrer hipotensão, distúrbios da condução atrioventricular (AV) e insuficiência ventricular esquerda em pacientes que estejam recebendo agentes betabloqueadores, quando se adiciona ao tratamento um bloqueador dos canais de cálcio por via oral. A natureza de qualquer efeito adverso cardiovascular tende a depender do tipo de bloqueador de canal de cálcio utilizado. Os derivados da diidropiridina, tal como a nifedipina, podem levar à hipotensão, enquanto verapamil ou diltiazem têm maior propensão para distúrbios da condução AV ou insuficiência ventricular esquerda, quando usados com betabloqueadores.
O uso concomitante de agentes bloqueadores betadrenérgicos e digitálicos com diltiazem ou verapamil pode ter efeitos aditivos no prolongamento do tempo de condução AV.
Os antagonistas de canal de cálcio por via oral podem ser utilizados em combinação com agentes bloqueadores betadrenérgicos quando a função cardíaca for normal, mas deve-se evitar o seu uso em pacientes com função cardíaca diminuída.
Os bloqueadores dos canais de cálcio por via intravenosa devem ser utilizados com cautela por pacientes que recebem agentes bloqueadores betadrenérgicos.
Foi relatado bloqueio betadrenérgico sistêmico potencializado (por exemplo, diminuição da frequência cardíaca, depressão) durante tratamento combinado com inibidores da isoenzima CYP 2D6 do citocromo P450 (ex. quinidina, inibidores seletivos da recaptação de serotonina) e timolol.

Dizeres legais

MS 1.0029.0032
Farm. Resp.: Fernando C. Lemos – CRF-SP nº 16.243

Registrado e importado por:
Merck Sharp & Dohme Farmacêutica Ltda.
Rua 13 de Maio, 815 – Sousas, Campinas/SP
CNPJ: 45.987.013/0001-34 – Brasil
MSD On Line 0800-0122232E-mail: online@merck.com www.msdonline.com.br

Fabricado por:
Laboratories Merck Sharp & Dohme Chibret
Clermont-Ferrand, França

TIMOPTOL XE – Bula para o paciente

1. PARA QUE ESTE MEDICAMENTO É INDICADO?
TIMOPTOL-XE foi prescrito para reduzir o aumento da pressão intraocular, para o tratamento de glaucoma e/ou hipertensão ocular.
A pressão intraocular elevada pode comprometer o nervo óptico, resultando em deterioração progressiva e até perda da visão. Em geral, o aumento da pressão intraocular pode causar alguns sintomas. O diagnóstico da doença só é feito por meio de exame médico. Se for detectado que você apresenta aumento da pressão intraocular, será necessário fazer exames e medidas da pressão intraocular regularmente.

2. COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?
TIMOPTOL-XE é um betabloqueador que reduz a pressão intraocular.
TIMOPTOL-XE é um colírio estéril que contém timolol como ingrediente ativo. Esse colírio também contém um veículo obtido de uma substância natural, que forma um gel transparente quando em contato com o olho. Esse gel aumenta o tempo de contato do timolol com o olho.

3. QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Você não deve usar TIMOPTOL-XE se:
tem ou teve certos problemas respiratórios graves, como asma;
tem doença pulmonar obstrutiva crônica;
tem certos tipos de doenças cardíacas (como batimentos cardíacos lentos ou irregulares);
for alérgico a qualquer um dos ingredientes desse medicamento.
Se você não tiver certeza se deve utilizar TIMOPTOL-XE , consulte seu médico ou o farmacêutico.

4. O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
Informe seu médico sobre quaisquer problemas médicos que esteja apresentando ou tenha apresentado:
problemas cardíacos (como doença coronariana, insuficiência cardíaca ou pressão sanguínea baixa);
distúrbios de frequência cardíaca (como batimentos cardíacos irregulares ou lentos);
problemas de má circulação sanguínea (como a síndrome de Raynaud);
problemas pulmonares ou respiratórios (como asma ou doença pulmonar obstrutiva crônica);
diabetes ou outros problemas relacionados ao açúcar sanguíneo;
doença da tireoide.
Informe ao seu médico que você está usando TIMOPTOL-XE® antes de realizar uma cirurgia, já que ele pode alterar os efeitos de alguns medicamentos durante a anestesia.
Informe também o seu médico se você tem alergia a qualquer medicamento.
Se suspeitar que TIMOPTOL-XE está causando reação alérgica (por exemplo, erupção cutânea ou vermelhidão e coceira nos olhos), interrompa o tratamento e entre em contato com seu médico imediatamente.
Informe ao seu médico caso desenvolva infecção ocular, ocorra lesão ocular, se submeta à cirurgia ocular ou desenvolva reação, incluindo sintomas novos ou piora dos sintomas.
Se você for usuário(a) de lentes de contato gelatinosas, consulte seu médico antes do uso de TIMOPTOL-XE.

Uso na gravidez e amamentação: informe ao seu médico se você está grávida ou tem intenção de engravidar. Seu médico irá decidir se você pode usar TIMOPTOL-XE.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião- dentista.

Não use TIMOPTOL-XE se estiver amamentando. Consulte seu médico, caso pretenda amamentar.

Uso em crianças: A segurança e eficácia em crianças não foram estabelecidas.

Dirigir ou operar máquinas: sua visão pode ficar embaçada temporariamente de 30 segundos a 5 minutos imediatamente após o uso de TIMOPTOL-XE . Tenha certeza de que sua visão está normal antes de dirigir ou operar máquinas. Existem outros efeitos adversos associados a este medicamento que podem afetar a habilidade de dirigir ou operar máquinas (veja 8. QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE ME CAUSAR?).

Este medicamento pode causar doping.
Interações medicamentosas: converse com seu médico a respeito de todos os medicamentos que estiver usando ou pretenda usar, mesmo aqueles obtidos sem prescrição médica, inclusive outros colírios. É particularmente importante informar ao seu médico se você está tomando medicamentos para reduzir a pressão arterial elevada, para tratamento de doenças cardíacas, diabetes ou depressão.
Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento. Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.

5. ONDE, COMO E POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?
Mantenha o frasco fechado, protegido da luz e em temperatura entre 15 e 30°C. Evitar congelar.

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

Após aberto, válido por 4 semanas.
Aparência: TIMOPTOL-XE é uma solução oftálmica aquosa estéril incolor a quase incolor, levemente turva e levemente viscosa.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

6. COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Dosagem
A dose é de uma gota de TIMOPTOL-XE no(s) olho(s) afetado(s) uma vez ao dia.
Se o seu médico recomendou o uso de TIMOPTOL-XE e outro colírio, esse outro colírio deve ser usado pelo menos 10 minutos antes do TIMOPTOL-XE .
Não altere a dose do medicamento sem consultar seu médico. Se for necessário interromper o tratamento, entre em contato com seu médico imediatamente.

Instruções de uso:
Inverta o frasco fechado e agite uma vez antes do uso. Não é necessário agitar o frasco mais de uma vez.
Não deixe que a ponta do frasco toque seus olhos ou áreas ao redor dos olhos. TIMOPTOL-XE pode ser contaminado com bactérias comuns que podem causar infecções oculares e danos graves aos olhos, incluindo perda da visão. Para evitar possível contaminação do colírio, evite o contato da ponta do frasco com qualquer tipo de superfície.
1. Antes de utilizar o medicamento, certifique-se de que a fita de segurança na parte frontal do frasco está intacta. Um espaço entre o frasco e a tampa é normal quando o frasco ainda não foi aberto.
Setas para abrir
Fita de segurança
2. Retire a fita de segurança para quebrar o lacre.
Espaço o Área para apertar com o dedo
3.Inverta o frasco fechado e agite UMA VEZ antes de cada uso (não é necessário agitar o frasco mais de uma vez).
4.Para abrir o frasco, desenrosque a tampa, girando-a no sentido indicado pelas setas no alto da tampa. Quando abrir o frasco pela primeira vez, não puxe a tampa diretamente para cima, afastando-a do frasco; se puxá-la, o dispensador não funcionará corretamente.
Área para apertar com o dedo
5. Incline sua cabeça para trás e puxe levemente a pálpebra inferior para formar uma bolsa entre a pálpebra e o olho.
6. Inverta o frasco, pressionando-o levemente com o dedo polegar ou o dedo indicador sobre a “área para apertar com o dedo” (conforme indicado) até que uma única gota seja dispensada no olho, conforme a prescrição médica.
Área para apertar com o dedo
NÃO TOQUE A PONTA DO FRASCO NOS OLHOS OU NAS PÁLPEBRAS.
Se manuseados inadequadamente, os medicamentos oftálmicos podem ser contaminados por bactérias comuns, conhecidas por causar infecções oculares. Danos graves aos olhos e subsequente perda da visão podem resultar do uso de medicamentos oftálmicos contaminados. Se você acha que seu medicamento pode estar contaminado ou se desenvolveu infecção ocular, contate seu médico imediatamente.
7. Após o uso de TIMOPTOL-XE®, pressione com o dedo o canto do seu olho próximo ao nariz (conforme demonstrado na figura abaixo) por 2 minutos. Isso ajuda a manter TIMOPTOL-XE ® no seu olho.
8.Se tiver dificuldade em dispensar o medicamento após aberto pela primeira vez, recoloque a tampa no frasco, aperte-a (NÃO APERTE DEMAIS) e então a remova, girando a tampa na direção oposta, como indicado pelas setas no topo da tampa.
9.Repita as etapas 4 e 5 no outro olho, se o médico o instruiu a usar o medicamento nos dois olhos.
10.Recoloque a tampa, rosqueando até que esta esteja tocando firmemente o frasco. A seta no lado esquerdo da tampa deve ser alinhada com a seta do lado esquerdo do rótulo do frasco para fechamento apropriado. Não aperte demais, você pode danificar o frasco e a tampa.
11.A ponta gotejadora foi projetada para fornecer uma única gota, portanto NÃO aumente o furo da ponta gotejadora.
12.Após o uso de todas as doses, irá sobrar um pouco de TIMOPTOL-XE no frasco. Não se preocupe, pois essa é uma quantidade extra de TIMOPTOL-XE e você já terá utilizado integralmente a quantidade de TIMOPTOL- XE prescrita por seu médico. Não tente remover o excesso de medicamento do frasco.

Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

7. O QUE DEVO FAZER QUANDO EU ME ESQUECER DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
Use TIMOPTOL-XE conforme prescrito pelo seu médico. Se esquecer uma dose, aplique o medicamento logo que possível. No entanto, se você perceber que esqueceu quando já estiver perto da próxima dose, ignore a dose esquecida e mantenha o esquema posológico regular.
Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.

8. QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE ME CAUSAR?
Qualquer medicamento pode apresentar efeitos não esperados ou indesejáveis, chamados reações ou efeitos adversos. Nem todos os efeitos adversos mencionados a seguir podem ocorrer; entretanto, caso ocorra algum deles, você pode precisar de cuidados médicos.
TIMOPTOL-XE geralmente é bem tolerado. Ocasionalmente, os pacientes podem experimentar visão embaçada transitoriamente. Isso geralmente dura de 30 segundos a 5 minutos imediatamente após a aplicação do colírio.
Os efeitos adversos menos comuns podem incluir sintomas nos olhos como queimação e ferroadas, vermelhidão nos olhos, ressecamento dos olhos, secreção, sensação de corpo estranho no olho e coceira nos olhos. Além disso, os seguintes efeitos adversos podem ocorrer: zumbido no ouvido, dor de cabeça, cansaço, tontura, depressão, insônia, pesadelos, perda da memória, formigamento, náuseas, diarreia, distúrbios estomacais, ressecamento da boca, desmaio, palpitações, batimento cardíaco irregular, redução do número de batimentos cardíacos, inchaço e esfriamento das mãos e dos pés, falta de ar, tosse, queda de cabelo, erupções na pele, coceira em todo o corpo ou outras reações alérgicas mais graves, dores musculares, disfunção sexual e diminuição do desejo sexual.
Outras reações adversas podem ocorrer raramente (ocorre entre 0,01% e 0,1% dos pacientes que utilizam esse medicamento) e algumas delas podem ser graves. Converse com o seu médico ou farmacêutico se desejar mais informações a respeito dos efeitos adversos.

Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.

9. O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA QUANTIDADE MAIOR DO QUE A INDICADA DESTE MEDICAMENTO?
Se você aplicar muitas gotas em seu olho ou engolir parte do conteúdo do frasco, entre outros efeitos, você pode apresentar tontura, dor de cabeça, dificuldade para respirar ou perceber que o número de seus batimentos cardíacos diminuiu. Entre em contato com seu médico imediatamente.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

Data da bula

01/09/2017