Tonopan

TONOPAN com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de TONOPAN têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com TONOPAN devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

novartis

Apresentação TONOPAN

Drg.. emb. c/ 16 drágeas. Cada drágea contém 125 mg de propifenazona, 0,5 mg de mesilato de diidroergotamina e 40 mg de cafeína.

TONOPAN – Indicações

No tratamento da cefaléia de origem vascular.

Contra indicações de TONOPAN

– Hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da formulação. – Afecções arteriais periféricas, arterites dos músculos inferiores, arterite cerebral, síndrome de Raynaud. – Afecções coronarianas e angina do peito. – Doenças renais e hepáticas graves. – Estados infecciosos graves. – Tireotoxicose. – Crianças. – Suspeita ou gravidez confirmada. – Aleitamento.

Advertências

TONOPAN deve ser reservado para o tratamento de estados dolorosos agudos. Não se destina a tratamento prolongado.

Interações medicamentosas de TONOPAN

O uso concomitante de eritromicina, josamicina ou troleandomicina e TONOPAN não é recomendado em vista da possível interação entre esses antibióticos e a diidroergotamina por via oral, aumentando o risco de ocorrência de acidentes vasculares isquêmicos.

Reações adversas / efeitos colaterais de TONOPAN

Foram observados casos de náuseas, vômitos, reações de hipersensibilidade, incluindo erupções cutâneas, e sintomas do tipo anafilático. Eventualmente podem surgir sinais de intolerância vascular: sensação de peso nas pernas, ingurgitamento e formigamento dos dedos das mãos e dos pés, câimbra, acidentes isquêmicos e tróficos das extremidades. O surgimento de parestesias, de fenômenos dolorosos ou de vasoconstrição ao nível das extremidades deve merecer atenção especial. O uso de TONOPAN deve ser suspenso imediatamente se surgir qualquer sinal funcional ou físico de insuficiência circulatória. Foram observados alguns casos isolados de discrasia sangüínea com produtos contendo derivados da pirazolona.

TONOPAN – Posologia

As drágeas devem ser ingeridas com líquido, sem serem mastigadas. Adultos: 1 ou 2 drágeas por vez. Dose diária máxima: 6 drágeas.

Super dosagem

Os sintomas de uma dosagem excessiva incluem: dor abdominal, náusea, vômito; sonolência, excitação, convulsões; dormência ou formigamento das extremidades; taquicardia; dificuldade respiratória; coma. O tratamento é sintomático. Sempre que possível, deve-se realizar lavagem gástrica. Em caso de ergotismo vascular confirmado, deve-se instituir tratamento de urgência: perfusão de heparina associada a um vasodilatador. Pode ser necessário o emprego de corticóides.

Caracteristicas farmalogicas

Diidroergotamina: após administração oral, a diidroergotamina é absorvida em cerca de 30%. Sua absorção é rápida (10-20 minutos) e as concentrações plasmáticas máximas são atingidas após 1 hora. A substância tem um efeito elevado de primeira passagem no fígado (97%). A biodisponibilidade da substância inalterada é de cerca de 1%. O metabólito 8-hidroxi que se forma após administração oral de diidroergotamina atinge 5- 7% da dose administrada e possui no homem a mesma atividade da substância original. A disponibilidade da substância ativa é, desta forma, da ordem de 6-8%. A diidroergotamina se liga em 93% às proteínas plasmáticas e tem um volume de distribuição de cerca de 31 L/kg. O clearance (depuração) é da ordem de 2 L/min. A eliminação do plasma é bifásica com uma fase alfa de 1 hora e meia e uma fase beta de 15 horas. A via principal de excreção é através da bile nas fezes. A excreção urinária da substância original e dos metabólitos atinge cerca de 3%. Propifenazona: a concentração plasmática máxima é atingida em 1 a 3 horas. A meiavida de eliminação é de 1 a 1,5 hora. Cerca de 0,6% do medicamento inalterado é excretado na urina. Cafeína: é absorvida rápida e quase que completamente; é extensamente metabolizada. Os metabólitos são excretados principalmente na urina. A meia-vida de eliminação plasmática é de cerca de 3,5 horas, com 35% de ligação a proteínas.

Resultados de eficacia

TONOPAN é uma associação analgésica especialmente formulada para aliviar as cefaléias vasculares. Sua ação é caracterizada por um aumento do tônus dos vasos sanguíneos cranianos (diidroergotamina) e um aumento do limiar da sensibilidade dolorosa (propifenazona).

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

O produto deve ser protegido do calor (manter abaixo de 30ºC), da luz e da umidade. Prazo de validade: O prazo de validade está impresso no cartucho. Não utilize o medicamento com o prazo de validade vencido.

Dizeres legais

VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA Reg. MS -1.0068.0058 Farm. Resp.: Marco A. J. Siqueira – CRF-SP 23.873 Lote, data de fabricação e de validade: vide cartucho Fabricado e distribuído por Novartis Biociências S.A. Av. Ibirama, 518 – Complexos 441/3 – Taboão da Serra – SP CGC nº 56.994.502/0098-62 – Indústria Brasileira VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA Reg. MS -1.0068.0058 Farm. Resp.: Marco A. J. Siqueira – CRF-SP 23.873 Lote, data de fabricação e de validade: vide cartucho Fabricado e distribuído por Novartis Biociências S.A. Av. Ibirama, 518 – Complexos 441/3 – Taboão da Serra – SP CGC nº 56.994.502/0098-62 – Indústria Brasileira

TONOPAN – Bula para o paciente

Informação não disponível para esta bula.

Data da bula

Informação não disponível para esta bula.