Tricerol

TRICEROL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de TRICEROL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com TRICEROL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

pfizer

Apresentação TRICEROL

Tricerol 500 mg em emb. c/ 20 ou 30 cáps. de liberação lenta.

TRICEROL – Indicações

Tricerol (etofibrato) é indicado como hipolipemiante àqueles pacientes que não respondem a uma dieta adequada.

Contra indicações de TRICEROL

Tricerol (etofibrato) é contra-indicado a pacientes portadores de afecções hepáticas (exceto degeneração gordurosa do fígado, que acompanha freqüentemente a hipertrigliceridemia), afecções da vesícula biliar, distúrbios graves da função renal, insuficiência cardíaca descompensada, infarto do miocárdio recente, hemorragias agudas, colecistopatias, gravidez e lactação. Tricerol é também contra-indicado a pacientes que apresentam hipersensibilidade a qualquer componente da fórmula e conhecida hiperfotossensibilidade após a ingestão de medicamentos contendo uma substância ativa do grupo dos fibratos (agentes redutores de lipídios específicos).

Advertências

Informação não disponível para esta bula.

Interações medicamentosas de TRICEROL

Informação não disponível para esta bula.

Reações adversas / efeitos colaterais de TRICEROL

Durante o tratamento com Tricerol (etofibrato) podem ocorrer manifestações cutâneas associadas ao ácido nicotínico, tais como hiperemia, sensação de calor e formigamento, que podem associar-se a prurido e exantema cutâneo. Freqüentemente, esses efeitos secundários desaparecem totalmente durante o tratamento. Além disso, em casos isolados podem ocorrer alterações gastrintestinais como náuseas, sensação de plenitude gástrica, constipação, diarréia e meteorismo. Casos raros de alopecia, distúrbios da potência, dores musculares, palpitações, taquicardia, sudorese, angústia e cefaléia foram relatados. Foi observada uma maior incidência de cálculos biliares em pacientes submetidos à terapia hipolipemiante. O possível aumento de tamanho dos cálculos biliares durante o tratamento com Tricerol é objeto de controvérsia. Raramente poderão ocorrer reações de fotossensibilidade cutânea, após exposição à luz solar ou luz artificial UV, como vermelhidão, coceira, bolha ou formação de nódulo, mesmo que o produto tenha sido bem tolerado durante vários meses de tratamento. A administração deve ser descontinuada se essas manifestações ocorrerem. Relatou-se um caso em que os sintomas de angina pectoris foram exacerbados. Recomenda-se, nesses casos, administrar Tricerol à noite, pois o stress físico está minimizado.

TRICEROL – Posologia

A posologia usual é 1 cápsula de Tricerol (etofibrato) ao dia, de preferência após o jantar. Se, excepcionalmente, o paciente tiver problemas de deglutição, pode-se abrir a cápsula e ingerir o seu conteúdo com auxílio de uma colher de chá, sem mastigar, com um pouco de líquido. Administrado dessa forma, o medicamento não perde a sua eficácia. Como em qualquer tratamento prolongado, também aqui existe a necessidade de uma vigilância constante: os níveis lipídicos devem ser controlados regularmente e, ao mesmo tempo, possíveis efeitos colaterais devem ser observados e a necessidade da continuação do tratamento avaliada. Em pacientes com insuficiência renal, a posologia de Tricerol deverá ser adaptada ao clearance de creatinina. Para níveis séricos de creatinina entre 16 e 25 mg/L recomenda-se 1 cápsula ao dia, e para níveis de 26-60 mg/L 1 cápsula a cada 2 dias. A dosagem apropriada em crianças ainda não foi bem estudada, portanto, é imperativo um diagnóstico preciso.

Super dosagem

Informação não disponível para esta bula.

Caracteristicas farmalogicas

Informação não disponível para esta bula.

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

Informação não disponível para esta bula.

Dizeres legais

Informação não disponível para esta bula.

TRICEROL – Bula para o paciente

Informação não disponível para esta bula.

Data da bula

Informação não disponível para esta bula.