Trok

TROK com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de TROK têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com TROK devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

Eurofarma

Apresentação TROK

Trok creme dermatológico.
Embalagens contendo 1 bisnaga com 10 g e 30 g

Trok pomada dermatológica.
Embalagens contendo 1 bisnaga com 10 g e 30 g

USO ADULTO E PEDIÁTRICO.
Uso tópico.

Composições:
Cada 1 g de TROK creme dermatológico contém:
cetoconazol ………………………………………………………………20 mg
betametasona (na forma dipropionato) ……………………..0,5 mg*
Excipientes q.s.p. ……………………………………………………………1 g
Excipientes: sulfito de sódio, butil-hidroxi-tolueno, cera autoemulsionante, álcool de lanolina, óleo mineral, álcool de lanolina acetilado, propilenoglicol, fenoxietanol, butilparabeno, etilparabeno, propilparabeno, metilparabeno e água destilada.

Cada 1 g de TROK pomada dermatológica contém:
cetoconazol ………………………………………………………………20 mg
betametasona (na forma dipropionato) ……………………..0,5 mg*
Excipientes q.s.p. …………………………………………………………..1 g
Excipientes: sulfito de sódio, butil-hidroxi-tolueno, fenoxietanol, butilparabeno, etilparabeno, propilparabeno, metilparabeno, propilenoglicol e vaselina.
* Cada 0,64 mg de dipropionato de betametasona corresponde a 0,5 mg de betametasona base.

TROK – Indicações

Dermatoses inflamatórias secundariamente afetadas ou potencialmente afetadas por fungos ou leveduras.
Trok (cetoconazol + dipropionato de betametasona) creme está indicado para as dermatoses em fase úmida, como dermatite de contato, dermatite atópica, dermatite seborréica, intertrigo, disidrose, neurodermatite e eczemas.
Trok (cetoconazol + dipropionato de betametasona) pomada está indicado para as fases secas (crônicas) das dermatoses mencionadas.

Contra indicações de TROK

Trok (cetoconazol + dipropionato de betametasona) É CONTRAINDICADO PARA USO OFTÁLMICO.
ESTÁ CONTRAINDICADO EM PACIENTES COM HISTÓRIA DE HIPERSENSIBILIDADE CONHECIDA A QUALQUER UM DOS COMPONENTES DAS FORMULAÇÕES.
Trok (cetoconazol + dipropionato de betametasona) NÃO DEVE SER ADMINISTRADO A PACIENTES COM INFECÇÃO DA PELE, TAIS COMO: VARICELA, HERPES SIMPLES OU ZOSTER, TUBERCULOSE CUTÂNEA OU SÍFILIS CUTÂNEA.

Advertências

NÃO DEVEM SER USADOS EM ÁREAS MUITO EXTENSAS DA PELE E POR PERÍODOS PROLONGADOS. O TRATAMENTO DEVE SER INTERROMPIDO EM CASO DE IRRITAÇÃO OU SENSIBILIZAÇÃO DECORRENTE DO USO DE Trok (cetoconazol + dipropionato de betametasona).
QUALQUER REAÇÃO ADVERSA RELATADA COM O USO SISTÊMICO DE CORTICOSTERÓIDES, INCLUINDO SUPRESSÃO SUPRARRENAL, TAMBÉM PODE OCORRER COM O USO TÓPICO DOS MESMOS, ESPECIALMENTE EM LACTENTES E CRIANÇAS. A ABSORÇÃO SISTÊMICA DOS CORTICOSTERÓIDES TÓPICOS ELEVA-SE QUANDO EXTENSAS ÁREAS SÃO TRATADAS OU QUANDO SE EMPREGA A TÉCNICA OCLUSIVA.
RECOMENDA-SE PRECAUÇÃO NESSES CASOS OU QUANDO HÁ PREVISÃO DE TRATAMENTOS PROLONGADOS, PARTICULARMENTE EM LACTENTES E CRIANÇAS.
EM CRIANÇAS MENORES DE 12 ANOS, DEVEM SER UTILIZADAS PEQUENAS QUANTIDADES DE Trok (cetoconazol + dipropionato de betametasona). NÃO UTILIZAR MAIS QUE 45 G POR SEMANA.
Trok (cetoconazol + dipropionato de betametasona) NÃO DEVE SER UTILIZADO POR MAIS DE DUAS SEMANAS.
EVITAR A INGESTÃO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS DURANTE O TRATAMENTO.
Trok (cetoconazol + dipropionato de betametasona) NÃO DEVE SER UTILIZADO PRÓXIMO AOS OLHOS E NÃO DEVE ENTRAR EM CONTATO COM A CONJUNTIVA.
Trok (cetoconazol + dipropionato de betametasona) NÃO DEVE SER APLICADO NO CANAL AUDITIVO EXTERNO SE A MEMBRANA DO TÍMPANO ESTIVER PERFURADA.

• Uso durante a gravidez e lactação
A SEGURANÇA DA CORTICOTERAPIA TÓPICA EM GESTANTES AINDA NÃO FOI ESTABELECIDA, PORTANTO, Trok (cetoconazol + dipropionato de betametasona) NÃO DEVE SER ADMINISTRADO QUANDO HOUVER GRAVIDEZ SUSPEITA OU CONFIRMADA E/OU DURANTE A LACTAÇÃO, A NÃO SER QUE, A CRITÉRIO MÉDICO, OS BENEFÍCIOS DO TRATAMENTO ESPERADOS PARA A MÃE SUPEREM OS RISCOS POTENCIAIS PARA A CRIANÇA.
RECOMENDA-SE CAUTELA NA ADMINISTRAÇÃO A MÃES LACTANTES.

• Uso em portadores de insuficiência hepática e/ou renal
O USO EXCESSIVO E PROLONGADO DE CORTICOSTERÓIDES PODE SUPRIMIR A FUNÇÃO HIPÓFISE-SUPRARRENAL, RESULTANDO E MINSUFICIÊNCIA SUPRARRENAL SECUNDÁRIA.

Interações medicamentosas de TROK

NÃO EXISTE UMA EVIDÊNCIA SUFICIENTE QUE CONFIRME A OCORRÊNCIA DE INTERAÇÕES CLINICAMENTE RELEVANTES, MAS PODEM OCORRER INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS DE Trok (cetoconazol + dipropionato de betametasona) COM: MEDICAMENTOS HEPATOTÓXICOS, ANTICOAGULANTES, CICLOSPORINAS ANTAGONISTAS DO RECEPTOR H2 DA HISTAMINA, ISONIAZIDA, RIFAMPICINA, FENITOÍNA, TERFENADINA, INDINAVIR, SAQUINAVIR, RITONAVIR OU CISAPRIDA.

Reações adversas / efeitos colaterais de TROK

RARAMENTE FORAM RELATADAS ARDÊNCIA, PRURIDO, IRRITAÇÃO, RESSECAMENTO, FOLICULITE, HIPERTRICOSE, ERUPÇÕES ACNEIFORMES, HIPOPIGMENTAÇÃO, DERMATITE PERIORAL, DERMATITE DE CONTATO, MACERAÇÃO CUTÂNEA, INFECÇÃO SECUNDÁRIA, ATROFIA CUTÂNEA, ESTRIAS E MILIÁRIA.

TROK – Posologia

Uma fina camada deve ser aplicada sobre a área afetada, uma vez ao dia. Em alguns casos pode ser necessária a aplicação duas vezes ao dia.
Trok (cetoconazol + dipropionato de betametasona) não deve ser utilizado por períodos maiores que duas semanas.
Em crianças menores de 12 anos, devem ser utilizadas pequenas quantidades de Trok (cetoconazol + dipropionato de betametasona). Não utilizar mais que 45 gramas por semana.

Super dosagem

O uso prolongado de corticosteroides tópicos pode suprimir a função hipófise-suprarrenal, resultando em insuficiência suprarrenal secundária. Neste caso, está indicado tratamento sintomático adequado. Os sintomas de hipercorticismo agudo são reversíveis. Tratar o desequilíbrio eletrolítico, se necessário. Em caso de toxicidade crônica, recomenda-se a retirada gradativa de corticosteroides.

Caracteristicas farmalogicas

Modo de Ação
Trok (cetoconazol + dipropionato de betametasona) é um medicamento de uso tópico que possui poderosa atividade anti-inflamatória e antimicótica. Cada grama de Trok (cetoconazol + dipropionato de betametasona) creme ou pomada contém 0,64 mg de dipropionato de betametasona, equivalente a 0,5 mg de betametasona, um corticosteroide sintético fluorado para uso dermatológico.
Quimicamente, o dipropionato de betametasona é 9-fluor-11- beta,17,21-trihidroxi-16, beta-metilpregna-1,4 -dieno-3,20-diona17,21-dipropionato.
O dipropionato de betametasona, potente corticosteroide tópico é eficaz no tratamento de dermatoses sensíveis a corticoides, principalmente devido a sua ação anti-inflamatória, antipruriginosa e vasoconstritora. Está presente na fórmula na concentração de 0,05%, sua absorção sistêmica quando administrado topicamente
É em torno de 12 a 14 % da dose e sua meia-vida de eliminação é de 5,6 horas.
O cetoconazol, presente na formulação na concentração de 2%, é uma substância antimicótica sintética de amplo espectro que inibe in vitro o crescimento de dermatófitos (ex.Trichophyton, Microsporum e Epidermophyton) e leveduras mais comuns (ex.Candida albicans) pela alteração da permeabilidade da membrana celular dos mesmos.
O cetoconazol é pouco absorvido quando administrado topicamente, contudo sistemicamente, apresenta determinadas propriedades farmacológicas tais como: o cetoconazol é degradado pelas enzimas microssomais hepáticas em metabólitos inativos, que são excretados primariamente na bile ou nas fezes; sua meia-vida de eliminação é bifásica com uma meia-vida de 2 horas durante as primeiras 10 horas e com uma meia-vida de 8 horas depois disso e liga-se 99% às proteínas plasmáticas.

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

PACIENTES IDOSOS
Devem-se seguir as orientações gerais descritas anteriormente.

Armazenagem

Informação não disponível para esta bula.

Dizeres legais

Venda sob Prescrição Médica.
N.º de lote, data de fabricação e prazo de validade: VIDE CARTUCHO.

Para sua segurança mantenha esta embalagem até o uso total do medicamento.

MS – 1.0043.0819
Farm. Resp.: Dra. Sônia Albano Badaró – CRF-SP 19.258

Fabricado por:
EUROFARMA LABORATÓRIOS LTDA.
Av. Nações Unidas, 22.532 – São Paulo – SP

EUROFARMA LABORATÓRIOS LTDA
Av. Ver. José Diniz, 3.465 – São Paulo – SP
CNPJ: 61.190.096/0001-92
Indústria Brasileira

TROK – Bula para o paciente

Ação esperada do medicamento
Trok (cetoconazol + dipropionato de betametasona) é um medicamento de uso tópico que possui poderosa atividade anti-inflamatória e antimicótica sobre a pele afetada, utilizado no tratamento de dermatoses inflamatórias secundariamente afetadas ou potencialmente afetada por fungos e leveduras.

Cuidados de armazenamento
Conservar em temperatura ambiente (entre 15° C e 30°C). Proteger da luz e umidade.

Prazo de validade
Desde que observados os devidos cuidados de conservação, os prazos de validade de Trok (cetoconazol + dipropionato de betametasona) creme e pomada são de 24 meses, contados a partir da data de fabricação impressas em suas embalagens externas.

NÃO USE MEDICAMENTOS COM O PRAZO DE VALIDADE VENCIDO.

Gravidez e lactação
A segurança do uso deste medicamento em gestantes ainda não foi estabelecida, portanto, a utilização de Trok (cetoconazol + dipropionato de betametasona) não é recomendada.
Informe ao seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informe ao seu médico se está amamentando.

Cuidados de administração
Trok (cetoconazol + dipropionato de betametasona) não deve ser utilizado por períodos prolongados ou em grande quantidade. Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.

Interrupção do tratamento
Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico. Somente o médico poderá avaliar a eficácia da terapia. A interrupção do tratamento pode ocasionar a não obtenção dos resultados esperados.

Reações adversas
Informe ao seu médico o aparecimento de reações desagradáveis, tais como, ardência, prurido, irritação, ressecamento, dermatite de contato, estrias que possam ser atribuídas ao tratamento.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

Contraindicações e precauções
O uso deste medicamento é contraindicado em caso de hipersensibilidade conhecida ao cetoconazol ao dipropionato de betametasona e/ou demais componentes das formulações. Trok (cetoconazol + dipropionato de betametasona) não deve ser utilizado por períodos maiores que duas semanas.
Em crianças menores de 12 anos, devem ser utilizadas pequenas quantidades de Trok (cetoconazol + dipropionato de betametasona).
Não utilizar mais que 45 g por semana. Trok (cetoconazol + dipropionato de betametasona) não está indicado para uso oftálmico.
Evitar a ingestão de bebidas alcoólicas durante o tratamento. Informe ao seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento.

NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA A SAÚDE.

Data da bula

17/09/2014