Valmane

VALMANE com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de VALMANE têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com VALMANE devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

solvay

Apresentação VALMANE

emb. c/ 20 drágeas de 125 mg.

VALMANE – Indicações

Tranqüilizante de ação suave indicado para estados de tensão e estresse, distúrbios neurovegetativos, ansiedade leve à moderada e distúrbios do sono, tais como dificuldade em adormecer, despertar precoce e agitação durante o sono.

Contra indicações de VALMANE

Hipersensibilidade aos componentes da formulação. O produto não deve ser utilizado por crianças com idade abaixo de 12 anos, pela falta de estudos disponíveis nesta faixa etária. VALMANE não deve ser administrado durante a gravidez e a lactação porque se dispõe de poucos estudos para avaliação completa da segurança do produto nestes períodos.

Advertências

A administração do preparado não exige precauções especiais. Medicamentos que tenham um efeito promotor do sono podem, em princípio, influenciar o tempo de reação de maneira a prejudicar a habilidade de dirigir e operar máquinas, especialmente quando há a combinação com álcool.

Interações medicamentosas de VALMANE

VALMANE não deve ser utilizado concomitantemente com outros agentes depressores do Sistema Nervoso Central tais como álcool, benzodiazepínicos, barbitúricos ou opiáceos. Não há restrições específicas quanto a ingestão concomitante de alimentos.

Reações adversas / efeitos colaterais de VALMANE

Até o momento não são conhecidas reações adversas com o uso do produto.

VALMANE – Posologia

As drágeas devem ser deglutidas inteiras, com quantidade suficiente de líquido, depois das refeições. Exceto se prescrito de outra maneira pelo seu médico, adultos e crianças acima de 12 anos devem tomar 2 a 4 drágeas ao dia. A duração do tratamento depende da intensidade dos sintomas. Se os sintomas persistirem, consulte seu médico.

Super dosagem

Na eventualidade da ingestão acidental de doses elevadas, recomenda-se adotar as medidas habituais de controle das funções vitais.

Caracteristicas farmalogicas

Nomenclatura botânica oficial: Valeriana officinalis Linné s.L.; Valerianaceae. Características VALMANE® é um medicamento de origem vegetal, em que a raiz de Valeriana officinalis sofre um processo de extração e subseqüente secagem, obtendo-se um extrato seco de odor e sabor característico. Parte utilizada da planta: raiz. Propriedades farmacodinâmicas Os efeitos sedativo e indutor do sono da Valeriana officinalis foram observados empiricamente por um longo período e demonstrados em experimentos in vitro e in vivo. Estudos in vitro mostram uma afinidade dos extratos de Valeriana officinalis com os receptores GABA-A, mas não está clara a relação entre os componentes químicos conhecidos isolados da raiz de Valeriana officinalis e sua ligação ao GABA. Além disso, diferentes estudos evidenciam que o ácido valerênico inibe o sistema enzimático responsável pelo catabolismo do GABA, havendo portanto um aumento deste neurotransmissor nas terminações nervosas. Sendo assim, o aumento da estimulação do sistema GABAérgico faz com que ocorra uma diminuição da atividade do Sistema Nervoso Central ou sedação. Extratos de raiz de Valeriana officinalis administrados por via oral causam uma melhora na tendência ao adormecimento e na qualidade do sono em seres humanos, embora o significado estatístico destes estudos estejam baseados mais na avaliação subjetiva que em testes objetivos. Propriedades farmacocinéticas O extrato de raiz de Valeriana officinalis consiste de uma mistura de componentes diferentes, o que dificulta tecnicamente a determinação dos dados farmacocinéticos e de biodisponibilidade.

Resultados de eficacia

VALMANE® é um medicamento de origem vegetal que atua sobre os estados de estresse, tensão e os distúrbios do sono.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Não há restrições ou recomendações especiais com relação ao uso do produto por pacientes idosos.

Armazenagem

conserve o produto na embalagem original e em temperatura ambiente.

Dizeres legais

Informação não disponível para esta bula.

VALMANE – Bula para o paciente

Informação não disponível para esta bula.

Data da bula

Informação não disponível para esta bula.