Vascase plus

VASCASE PLUS com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de VASCASE PLUS têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com VASCASE PLUS devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

Roche

Apresentação VASCASE PLUS

Comprimidos revestidos de 5 mg/12,5 mg em caixa contendo 28 comprimidos.

VIA ORAL
USO ADULTO

COMPOSIÇÃO
Cada comprimido de Vascase® Plus contém:

Princípios ativos: 5,220 mg de cilazapril na forma monoidratada (correspondente a 5 mg de cilazapril como base livre) + 12,5 mg de hidroclorotiazida.

Excipientes: lactose, amido de milho, hipromelose, talco, estearil fumarato de sódio, dióxido de titânio e óxido de ferro vermelho.

VASCASE PLUS – Indicações

Vascase® Plus é indicado no tratamento da hipertensão arterial essencial em pacientes que não estabilizaram sua pressão com o uso de um dos dois fármacos isoladamente (cilazapril e hidroclorotiazida).

Contra indicações de VASCASE PLUS

Vascase® Plus é contraindicado em pacientes com conhecida hipersensibilidade ao cilazapril ou a outros inibidores da ECA, a diuréticos tiazídicos ou outras drogas derivadas da sulfonamida.
Vascase® Plus é contraindicado em pacientes com antecedente de angioedema associado a tratamento prévio com inibidores da ECA, angioedema idiopático ou hereditário e em pacientes com anúria.
Vascase® Plus está contraindicado durante a gravidez e lactação (vide ADVERTÊNCIAS E PRECAUÇÕES).
O uso concomitante de alisquireno e Vascase® Plus em pacientes com diabetes mellitus ou insuficiência renal (TFG <60 ml/min/1,73 m2) é contraindicado.

Gestação e lactação
Categoria de risco na gravidez: C. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
O uso de Vascase® Plus é contraindicado durante a gravidez.
Pacientes grávidas devem ser informadas dos riscos potenciais para o feto e não devem tomar Vascase® Plus durante a gravidez.
Estudos em animais mostram a presença de cilazapril no leite de ratas, porém, não há informação disponível quanto à segurança de cilazapril durante a amamentação em humanos. A hidroclorotiazida passa para o leite materno. Vascase® Plus não deve ser administrado no período de amamentação, sendo que outras alternativas de tratamento, com perfis de segurança melhor estabelecidos durante a amamentação, são preferíveis.

Advertências

Estenose aórtica / Cardiomiopatia hipertrófica: inibidores da ECA devem ser usados com cautela em pacientes com distúrbios cardíacos obstrutivos (ex.: estenose mitral, estenose aórtica, cardiomiopatia hipertrófica), uma vez que o débito cardíaco não aumentará para compensar a vasodilatação sistêmica, existindo o risco de hipotensão grave.

Hipotensão: pacientes devem iniciar o tratamento com Vascase® Plus somente após a pressão ter sido estabilizada com o uso separado de cada um dos dois componentes do produto, cilazapril e hidroclorotiazida, administrados previamente nas mesmas doses de Vascase® Plus. Inibidores da ECA podem causar hipotensão grave, especialmente no começo do tratamento. Há maior probabilidade de ocorrer hipotensão de primeira dose em pacientes cujo sistema renina-angiotensina-aldosterona esteja ativado, como na hipertensão renovascular ou outras causas de hipoperfusão renal, depleção de volume ou sódio, ou tratamento prévio com outros vasodilatadores. Essas condições podem coexistir, especialmente em insuficiência cardíaca grave. A hipotensão deve ser tratada colocando-se o paciente em posição supina e com expansão de volume. A administração de Vascase® Plus pode ser retomada após repleção de volume ao paciente, mas reiniciar com dose menor. Caso a hipotensão persista, o medicamento deverá ser descontinuado.
Pacientes sob risco de hipotensão devem iniciar o tratamento com Vascase® Plus sob acompanhamento médico, com uma dose inicial baixa e aumento cuidadoso de dosagem.
Cuidado similar deve ser tomado para pacientes com angina pectoris ou doença cerebrovascular, nos quais a hipotensão pode causar isquemia cerebral ou miocárdica.

Desordens hepáticas: os inibidores da ECA têm sido associados a uma síndrome que se inicia com icterícia colestática e progride para necrose hepática fulminante e, ocasionalmente, morte. O mecanismo da síndrome é desconhecido. Casos de desordens na função hepática, como aumento nos valores dos testes de função hepática (transaminases, bilirrubina, fosfatase alcalina, gama GT) e hepatite colestática foram reportados. Pacientes em uso de inibidores de ECA que desenvolverem icterícia ou elevação acentuada das enzimas hepáticas devem descontinuar a medicação e receber acompanhamento médico adequado.

Desordens hematológicas: trombocitopenia, neutropenia, e agranulocitose foram associadas ao uso de inibidores da ECA e tiazidas. Foram relatados casos de agranulocitose, especialmente em pacientes com insuficiência renal ou doença vascular do colágeno, e naqueles recebendo terapia imunossupressora.
Recomenda-se a monitoração periódica da contagem de leucócitos nesses pacientes. Foi relatada anemia hemolítica autoimune pelo uso de tiazidas.

Eletrólitos Séricos: os inibidores da ECA podem causar hipercalemia devido a supressão da aldosterona.
Normalmente, o efeito não é significativo em pacientes com função renal normal. Contudo, pode ocorrer hipercalemia em pacientes com insuficiência renal e/ou em pacientes tomando suplementos de potássio (incluindo produtos que substituem o sal). As tiazidas aumentam a excreção de potássio e podem causar hipocalemia. A hipocalemia também pode ocorrer em pacientes recebendo Vascase® Plus, mas em menor extensão do que aquela vista em pacientes recebendo monoterapia de tiazida. O efeito hipocalêmico da hidroclorotiazida é geralmente atenuado pelo efeito do cilazapril. Em estudos clínicos, a hipercalemia foi raramente vista em pacientes sob uso de Vascase® Plus. Os fatores de risco para o desenvolvimento de hipercalemia incluem insuficiência renal, diabetes mellitus e o uso de diuréticos poupadores de potássio, suplementos de potássio e/ou substitutos de sal contendo potássio, os quais devem ser utilizados com cautela se o paciente estiver em uso de Vascase® Plus. A monitorização frequente do potássio sérico deve ser realizada se estes fatores de risco estiverem presentes.
As tiazidas também podem causar hiponatremia e desidratação. O risco de hiponatremia é maior em mulheres, pacientes com hipocalemia ou com baixa ingestão de sódio e em idosos.
As tiazidas podem reduzir a excreção urinária de cálcio e causar elevação dos níveis séricos de cálcio de modo intermitente na ausência de outros distúrbios do metabolismo do cálcio. Hipercalcemia acentuada pode sugerir a presença de hiperparatireoidismo oculto. Tiazidas devem ser interrompidas antes de serem realizados testes para a função das paratireóides.
Os eletrólitos e a função renal devem ser monitorados em pacientes recebendo Vascase® Plus.

Diabetes: a administração de inibidores de ECA a pacientes com diabetes mellitus pode potencializar o efeito hipoglicemiante dos hipoglicemiantes orais ou da insulina, especialmente em pacientes com insuficiência renal.
Hiperglicemia pode ocorrer com o uso de diuréticos tiazídicos em pacientes diabéticos. Ajuste da dose de insulina ou do hipoglicemiante oral pode ser necessário. Diabetes mellitus latente pode se tornar manifesto durante o uso de diuréticos tiazídicos. Os níveis de glicose devem ser cuidadosamente monitorados durante o início do tratamento com Vascase® Plus.

Outras desordens metabólicas: a hidroclorotiazida tem sido associada a ataques agudos de porfiria. Vascase® Plus deve ser usado com cautela em pacientes com porfiria.
As tiazidas podem aumentar o nível de ácido úrico, precipitando ataques de gota. Vascase® Plus deve ser usado com cautela em pacientes com histórico de gota.

Cirurgia / Anestesia: o uso de inibidores da ECA em combinação com anestésicos em cirurgia pode acentuar o efeito hipotensor e produzir hipotensão arterial. Se tal fato ocorrer, deve-se proceder infusão de volume intravenoso para expansão volumétrica e se a hipotensão for resistente a tais medidas, a infusão de angiotensina II está indicada.

Hipersensibilidade / Angioedema: angioedema foi descrito em pacientes tratados com inibidores da ECA (incluindo Vascase® Plus), com uma incidência entre 0,1 – 0,5%. Angioedema ocasionado por inibidores da ECA pode se manifestar na forma de episódios recorrentes de inchaço facial, que são resolvidos com a retirada do medicamento, ou como edema orofaríngeo agudo e obstrução das vias aéreas, requerendo tratamento de emergência, e podendo representar risco à vida. Uma forma variante é o angioedema de intestino, que tende a ocorrer dentro das primeiras 24 – 48 horas de tratamento. O risco de angioedema parece ser maior em pacientes negros do que em pacientes com pele clara. Pacientes com histórico de angioedema não relacionado aos inibidores da ECA podem estar sob maior risco (vide CONTRAINDICAÇÕES).
As reações de hipersensibilidade podem ocorrer em pacientes com ou sem história prévia de alergia ou asma brônquica com o uso de tiazídicos.

Anafilaxia:
Hemodiálise: ocorreram casos de anafilaxia em pacientes recebendo inibidores da ECA, dialisados com membranas de alto fluxo. Deve-se considerar o uso de diferentes membranas de diálise ou diferentes classes de antihipertensivos.
Aférese de LDL (lipoproteínas de baixa densidade): pacientes recebendo inibidores da ECA durante aférese com dextran sulfato apresentaram anafilaxia, colocando-os em risco de morte. Situações como essa podem ser evitadas suspendendo temporariamente a terapia com inibidor da ECA antes de cada aférese.
Dessensibilização: as reações anafiláticas também podem ocorrer em pacientes em processo de dessensibilização com veneno de cobra, abelha ou vespa que estiverem em uso de inibidores da ECA. Deste modo, Vascase® Plus deve ser interrompido antes do processo de dessensibilização e não deve ser substituído por um betabloqueador.

Terapia concomitante com alisquireno: o uso concomitante de inibidores da ECA com alisquireno não é recomendado devido ao duplo bloqueio do sistema renina-angiotensina-aldosterona e relatos de hipotensão, desmaio, acidente vascular cerebral, hipercalemia e alterações da função renal (incluindo insuficiência renal aguda) em indivíduos suscetíveis (vide CONTRAINDICAÇÕES).

Etnia: inibidores da ECA são menos eficazes como anti-hipertensivos em pacientes de etnia negra (afrodescendentes). Pacientes de etnia negra também têm risco maior de angioedema.
Intolerância à lactose: a formulação contém lactose monohidratada. Dessa forma, pacientes com intolerância hereditária à galactose, deficiência de Lapp lactase ou má absorção glicose-galactose não devem tomar esta medicação.

Gestação: a exposição fetal aos inibidores de ECA durante o primeiro trimestre da gravidez foi relatada como sendo associada a maior risco de malformações cardiovasculares (septo atrial e/ou ventricular, estenose pulmonar, ducto arterioso patente), do sistema nervoso central (microcefalia, espinha bífida) e renais.
A exposição aos inibidores da ECA durante o segundo e terceiro trimestres é conhecida por induzir fetotoxicidade (redução da função renal, oligoidrâmnio, atraso na ossificação do crânio) e toxicidade neonatal (falência renal, hipotensão, hipercalemia). Caso tenha ocorrido exposição ao inibidor da ECA a partir do segundo trimestre de gravidez, recomenda-se exame de ultrassom para avaliar o crânio e a função renal. Bebês cujas mães fizeram uso de inibidores da ECA devem ser cuidadosamente monitorizados quanto à hipotensão.
A experiência com hidroclorotiazida durante a gravidez é limitada. Tiazidas atravessam a barreira placentária e podem estar associadas à icterícia neonatal, trombocitopenia e alterações eletrolíticas após o uso materno. A redução do volume sanguíneo materno pode afetar a perfusão placentária.
Pacientes que estejam planejando engravidar devem ter seus tratamentos substituídos por anti-hipertensivos alternativos, que tenham um perfil de segurança melhor estabelecido para o uso na gravidez. Quando a gravidez for detectada, o tratamento com Vascase® Plus deve ser interrompido imediatamente e, se apropriado, terapia alternativa deve ser iniciada.

Efeitos sobre a capacidade de dirigir e operar máquinas
Ocasionalmente podem ocorrer tontura e fadiga, especialmente no início do tratamento (vide ADVERTÊNCIAS E PRECAUÇÕES).
Este medicamento pode causar doping.

Interações medicamentosas de VASCASE PLUS

Alisquireno
A combinação de inibidores da ECA com alisquireno é contraindicado em pacientes com diabetes mellitus ou insuficiência renal (TFG <60 ml/min/1.73 m2) e não é recomendado à outros pacientes (vide CONTRAINDICAÇÕES e ADVERTÊNCIAS E PRECAUÇÕES).

Lítio
Aumentos reversíveis nas concentrações séricas de lítio têm sido relatados durante a administração concomitante do lítio com inibidores da ECA. O uso concomitante de diuréticos tiazídicos pode aumentar o risco de toxicidade do lítio e potencializar o risco já aumentado de toxicidade pelo lítio com inibidores da ECA. Uso de Vascase® Plus com lítio não é recomendado, mas, se a associação for necessária, deve-se fazer um monitoramento cuidadoso da concentração sérica de lítio.

Outros agentes anti-hipertensivos
Um efeito aditivo pode ser observado quando Vascase® Plus é administrado em combinação com outros agentes que diminuem a pressão arterial.

Diuréticos poupadores de potássio, suplementos de potássio ou substitutos do sal que contêm potássio
Embora o potássio sérico geralmente permaneça dentro dos limites normais, pode ocorrer hipercalemia em alguns pacientes tratados com Vascase® Plus. Diuréticos poupadores de potássio (por exemplo, espironolactona, triantereno ou amilorida), suplementos de potássio ou substitutos do sal que contenham potássio podem levar a um aumento significativo no potássio sérico, portanto, a combinação de Vascase® Plus com os fármacos mencionados não é recomendada. Se o uso concomitante for indicado por razão de hipocalemia, deve ser usado com precaução e com monitoramento frequente do potássio sérico.

Diuréticos (tiazídicos ou diuréticos de alça)
O tratamento prévio com doses elevadas de diuréticos pode resultar em depleção de volume e risco de hipotensão, quando se inicia o tratamento com Vascase® Plus. Os efeitos hipotensores podem ser reduzidos pela suspensão do diurético, pelo aumento do volume ou ingestão de sal ou pelo início da terapêutica com uma dose baixa de Vascase® Plus.

Antidepressivos tricíclicos / Antipsicóticos / Anestésicos / Narcóticos
O uso concomitante de medicamentos anestésicos usados em anestesia geral, bem como de antidepressivos tricíclicos e antipsicóticos com inibidores da ECA, pode resultar em redução adicional da pressão arterial.

Medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), incluindo a aspirina ³ 3 g / dia
Quando os inibidores da ECA são administrados simultaneamente a anti-inflamatórios não esteroides (ácido acetilsalicílico em doses anti-inflamatórias, inibidores da COX-2 e AINEs não selectivos), pode ocorrer a atenuação do efeito anti-hipertensivo. O uso concomitante de inibidores da ECA e AINEs pode elevar o risco de agravamento da função renal, incluindo possível insuficiência renal aguda, e aumento do potássio sérico, especialmente em pacientes com comprometimento preexistente da função renal. A combinação deve ser administrada com precaução, especialmente em idosos. Os pacientes devem ser adequadamente hidratados, e deve-se considerar o monitoramento da função renal, após o início da terapêutica concomitante e, depois, periodicamente.

Simpatomiméticos
Simpatomiméticos podem reduzir os efeitos anti-hipertensivos dos inibidores da ECA.

Antidiabéticos
Estudos epidemiológicos têm sugerido que a administração concomitante de inibidores da ECA e medicamentos antidiabéticos (insulinas, hipoglicemiantes orais) pode causar redução da glicemia, com risco de hipoglicemia. Esse fenômeno parece ser mais provável durante as primeiras semanas de tratamento combinado e em pacientes com insuficiência renal.

Ouro
Foram raramente relatadas reações nitritoides (sintomas incluem vermelhidão facial, náusea, vômitos e hipotensão) em pacientes em terapia concomitante com ouro injetável (aurotiomalato de sódio) e inibidores da ECA.

Outras drogas
Não houve aumento das concentrações plasmáticas de digoxina quando cilazapril foi administrado concomitantemente com digixina. Não foram observadas interações clinicamente significantes quando cilazapril foi administrado concomitantemente a nitratos, bloqueadores de receptores H2 e anticoagulantes cumarínicos. Nenhuma alteração farmacocinética significante foi relatada entre cilazapril e furosemida ou diuréticos tiazídicos.

Interações relacionadas principalmente à hidroclorotiazida
Digoxina
Hipocalemia induzida por tiazida pode ocorrer durante a terapia com Vascase® Plus, o que pode aumentar o risco de arritmia associada à terapia com digoxina, portanto, recomenda-se a monitorização do nível plasmático de potássio.

Medicamentos que podem induzir a arritmia “torsades de pointes”
Devido ao risco de hipocalemia, a hidroclorotiazida deve ser administrada com cautela a pacientes em tratamento com medicamentos que podem induzir “torsades de pointes”, como:
– Antiarrítmicos classe Ia (ex. quinidina, hidroquinina e disopiramida);
– Antiarrítmicos classe III (ex. amiodarona, sotalol, dofetilida, ibutilida);
– Alguns antipsicóticos (ex. tioridazina, clorpromazina, trifluoperazina, sulpirida, tiaprida, haloperidol, droperidol);
– Outros produtos medicinais (ex. bepridil, cisaprida, difemanil, halofantrina, ketanserina, pentamidina, terfenadina);

Relaxantes musculares não despolarizantes
Relaxantes musculares não despolarizantes não devem ser administrados simultaneamente com Vascase® Plus, devido à possibilidade de prolongar e intensificar o efeito de relaxamento muscular.

Sais de cálcio e vitamina D
Administração simultânea de hidroclorotiazida em conjunto com vitamina D ou sais de cálcio pode potencializar o aumento do cálcio sérico.

Colestiramina / Colestipol
A colestiramina e o colestipol reduzem a absorção da hidroclorotiazida.

Anticolinérgicos
O uso concomitante de anticolinérgicos (ex. atropina, biperidina) pode aumentar a biodisponibilidade da hidroclorotiazida devido à redução da motilidade gastrointestinal e redução do tempo de esvaziamento gastrico.

Amantadina
A administração simultânea de amantadina e hidroclorotiazida pode aumentar a possibilidade de eventos adversos da amantadina.

Medicamentos citotóxicos (ex. metrotrexato, ciclofosfamida)
A administração simultânea de hidroclorotiazida e medicamentos citotóxicos pode reduzir a eliminação dos medicamentos citotóxicos e, consequentemente, aumenta o risco de mielodepressão.

Meio de contraste contendo iodo
Em caso de desidratação induzida por hidroclorotiazida, há maior risco de insuficiência renal aguda, particularmente se altas doses de meio de contraste contendo iodo forem administradas.

Ciclosporina
A administração simultânea de ciclosporina e hidroclorotiazida pode aumentar o risco de desenvolver hiperuricemia e complicações gota-símile

Reações adversas / efeitos colaterais de VASCASE PLUS

Experiência pós-comercialização
Os seguintes eventos adversos foram detectados em associação com cilazapril e/ou outros inibidores da ECA em monoterapia, hidroclorotiazida e/ou diuréticos tipo-tiazida em monoterapia, e naqueles recebendo terapia combinada.
As frequências das reações adversas são as seguintes¹:

Reações adversas ao cilazapril
Reação muito comum (≥1/10):
Desordens do sistema nervoso: dor de cabeça.

Reação comum (≥1/100 e <1/10):
Desordens vasculares: tontura.
Desordens do mediastino, torácica e respiratória: tosse.
Desordens gastrointestinais: náusea.
Desordens gerais e alterações no local de administração: fadiga.

Reação incomum (≥1/1.000 e <1/100)
Desordens do sistema linfático e sangue: neutropenia, agranulocitose trombocitopenia e anemia.
Desordens do sistema imune: angioedema (pode ocorrer com envolvimento da face, lábios, língua, glote, laringe e trato gastrointestinal), anafilaxia, síndrome lúpus-símile (os sintomas podem incluir vasculite, mialgia, artralgia / artrite, anticorpos antinucleares positivos, taxa de sedimentação de eritrócitos aumentada, eosinofilia e leucocitose).
Desordens do sistema nervoso: disgeusia, ataque isquêmico transitório, derrame isquêmico.
Desordens cardíacas: infarto do miocárdio, taquicardia, palpitação e angina pectoris.
Desordens vasculares: hipotensão.
Desordens Gastrointestinais: pancreatite.
Desordens hepatobiliares: foram relatados resultados anormais nos teste de função do fígado (transaminases, bilirrubina, fosfatase alcalina, gama GT) e hepatite colestática com ou sem necrose.
Desordens dos tecidos subcutâneo e pele: necrólise epidérmica tóxica, síndrome de Stevens-Johnson, eritema multiforme, pênfigo, pênfigo bolhoso, dermatite esfoliativa, dermatite psoriasiforme, psoríase (exacerbação), líquen plano, urticaria, vasculite, reações de fotosensibilidade, rash, alopécia, onicólise
Desordens urinárias e renais: insuficiência renal, insuficiência renal aguda, aumento da creatinina no sangue, aumento da ureia no sangue, hipercalemia e hiponatremia.

Reações adversas à hidroclorotiazida
Reação comum (≥1/100 e <1/10):
Desordens gastrointestinais: náusea.
Desordens gerais e alterações no local de administração: fadiga.
Desordens do sistema nervoso: tontura.

Reação incomum (≥1/1.000 e <1/100):
Desordens do sistema linfático e sangue: trombocitopenia, anemia hemolítica, granulocitopenia.
Desordens cardíacas: arritmia
Desordens oculares: redução do lacrimejamento, comprometimento visual.
Desordens gastrointestinais: boca seca, sialadenite, perda de apetite.
Desordens hepatobiliares: icterícia colestática.
Desordens do sistema imune: hipersensibilidade (angioedema, anafilaxia).
Desordens do metabolismo e nutrição: hipocalemia, hiponatremia, hipocloremia, hipomagnesemia, hipercalemia,
hipocalciúria, hipovolemia / desidratação, alcalose metabólica, hiperglicemia, hiperuricemia, gota, hipercolesterolemia
(aumento do colesterol total, LDL e VLDL), hipertrigliceridemia.
Desordens do tecido conjuntivo e musculoesquelético: câimbra muscular.
Desordens psiquiátricas: desordens do sono, depressão.
Desordens renais e urinárias: nefrite intersticial, insuficiência renal.
Desordens do sistema reprodutivo e seios: disfunção sexual.
Desordens do mediastino, torácica e respiratória: pneumonite intersticial aguda, edema pulmonar agudo.
Desordens dos tecidos subcutâneos e pele: rash, foto sensibilidade, pseudoporfiria, vasculite cutânea.
¹ As estimativas de frequência são baseadas na proporção de pacientes que relataram cada reação adversa durante os testes clínicos de Vascase® Plus, que incluíram uma população total combinada de 1097 pacientes. As reações adversas que não foram observadas durante os testes clínicos de Vascase® Plus, mas foram relatados no uso em monoterapia de um dos dois fármacos (cilazapril e hidroclorotiazida) ou com outros inibidores da ECA ou diuréticos tiazídicos, ou derivados de relatos pós-comercialização, foram classificados de acordo com suas frequências, conforme demonstrado acima.
A frequência de eventos adversos atribuídos ao cilazapril, ocorrendo em pacientes recebendo terapia combinada (cilazapril + hidroclorotiazida) pode diferir daquela relatada em pacientes recebendo cilazapril em monoterapia. Os motivos para tal diferença podem incluir diferenças entre as populações alvo tratadas com Vascase® Plus e Vascase®, diferenças na dose de cilazapril e efeitos específicos da terapia combinada.

Descrição dos eventos adversos selecionados
Pode ocorrer hipotensão ao iniciar-se o tratamento ou ao aumentar a dose, especialmente em pacientes de risco. Os sintomas de hipotensão podem incluir síncope, fraqueza, tontura e comprometimento visual.
Casos isolados de pancreatite, em alguns casos fatais, foram reportados com os inibidores da ECA incluindo Vascase® Plus.
Insuficiência renal e insuficiência renal aguda são mais prováveis de acometer pacientes com insuficiência cardíaca grave, estenose da artéria renal, desordens renais pré-existentes e depleção de volume.
Os eventos de ataque isquêmico transitório e derrame isquêmico, reportados raramente em associação com inibidores da ECA, podem estar relacionados ao quadro de hipotensão em pacientes com doença vascular cerebral subjacente. Da mesma forma, isquemia do miocárdio pode estar relacionada à hipotensão em pacientes com doença cardíaca isquêmica subjacente.
Pode ocorrer hipocalemia em pacientes recebendo Vascase® Plus, embora menos frequentemente que em pacientes recebendo tiazida em monoterapia.
O risco de hiponatremia é maior em mulheres, pacientes com hipocalemia ou baixa ingestão de sódio, e em idosos.

Em caso de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária – NOTIVISA, disponível em www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm, ou para Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.

VASCASE PLUS – Posologia

Vascase® Plus deve ser administrado por via oral, uma vez ao dia. Como a ingestão de alimentos não apresenta influência clinicamente significativa em sua absorção, Vascase® Plus pode ser administrado com ou sem alimentos. Os comprimidos devem ser tomados com um pouco de líquido, sempre no mesmo horário.
Este medicamento não deve ser partido ou mastigado.

Posologia:
Cirrose hepática: pode ocorrer hipotensão significativa em pacientes portadores de cirrose hepática tratados com doses habituais de inibidores da ECA. Portanto, é necessário ter cuidado com eventos adversos que os pacientes cirróticos podem apresentar quando for necessário o tratamento com Vascase® Plus.

Pacientes em terapia com diuréticos: em pacientes que estão sendo tratados com diuréticos, ocasionalmente pode ocorrer hipotensão sintomática após a dose inicial de cilazapril.
Para reduzir a possibilidade de hipotensão, os diuréticos devem, se possível, ser descontinuados 2 ou 3 dias antes do início do tratamento com cilazapril. Se a descontinuação do diurético não for possível, o paciente deve ser monitorado por várias horas após a tomada, até a estabilização da pressão arterial.

Pacientes idosos: os estudos clínicos demonstraram que a eficácia e a tolerabilidade do cilazapril e da hidroclorotiazida, administrados concomitantemente, são similares em pacientes jovens e idosos.

Pacientes com insuficiência renal: a inibição do sistema renina-agiotensina-aldosterona pelos inibidores da ECA pode levar a alterações no funcionamento dos rins em paciente cuja função renal dependa basicamente da atividade do sistema renina-angiotensina-aldosterona, elevando o nitrogênio uréico no sangue e/ou a creatinina sérica. Apesar de essas alterações serem normalmente reversíveis após descontinuação do inibidor da ECA e/ou terapia diurética, foram relatados casos de disfunção renal grave e, raramente, insuficiência renal aguda.
Alguns pacientes hipertensos sem doença renovascular pré-existente desenvolveram elevações no nitrogênio uréico no sangue e na creatinina sérica, geralmente pequenas e transitórias, com Vascase® Plus. Caso isso ocorra, pode ser necessária a descontinuação da terapia com Vascase® Plus. A avaliação dos pacientes hipertensos deve sempre incluir a avaliação da função renal.
Quando tratados com Vascase® Plus, pacientes com estenose da artéria renal têm maior risco de insuficiência renal, incluindo insuficiência renal aguda. Portanto, deve-se ter cautela com esses pacientes.
Nas populações de pacientes descritas acima, a função renal deve ser monitorada durante as primeiras semanas de terapia. Se ocorrer insuficiência renal, o tratamento deve ser descontinuado.

Pacientes com insuficiência hepática: uma vez que pequenas alterações no balanço hidroeletrolítico podem precipitar um quadro de encefalopatia hepática, Vascase® Plus deve ser usado com cautela em pacientes com insuficiência hepática ou doença hepática progressiva, e a função hepática deve ser monitorada.

Crianças: este medicamento não é recomendado para uso pediátrico, pois a eficácia e a segurança não foram estabelecidas nessa população.

Super dosagem

As informações sobre a superdose de Vascase® Plus são limitadas em humanos.
Os sintomas associados com a superdose de inibidores da ECA podem incluir hipotensão, choque circulatório, distúrbios eletrolíticos, insuficiência renal, hiperventilação, taquicardia, palpitações, bradicardia, tontura, ansiedade e tosse. Em pacientes predispostos (ex. com hiperplasia prostática), a superdose de hidroclorotiazida pode induzir retenção urinária aguda.
O tratamento recomendado para superdose é infusão intravenosa de solução de cloreto de sódio 9 mg/mL (0,9%). Se a hipotensão persistir, o paciente deve ser colocado na posição de Trendelemburg. Se disponível, tratamento com infusão de angiotensina II e/ou também pode-se considerar o uso de catecolaminas intravenosas.
Terapia com marca-passo é indicada para bradicardia resistente à terapia medicamentosa. Os sinais vitais, eletrólitos séricos e concentrações de creatinina devem ser monitorados continuamente. Se indicado, cilazaprilato, a forma ativa de cilazapril, pode ser removido da circulação por hemodiálise.
Em caso de intoxicação, ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

Caracteristicas farmalogicas

Farmacodinâmica
Vascase® Plus é uma combinação de cilazapril (inibidor da enzima conversora da angiotensina) com hidroclorotiazida (diurético tiazídico). Quando combinados, os efeitos anti-hipertensivos do cilazapril e da hidroclorotiazida são aditivos, resultando em melhor resposta anti-hipertensiva que a dos componentes administrados isoladamente.
Vascase® Plus é altamente eficaz no tratamento da hipertensão e seu efeito se mantém durante 24 horas. O cilazapril é convertido em seu metabólito ativo, o cilazaprilato, um inibidor específico de ação prolongada da enzima conversora da angiotensina (ECA) que bloqueia o sistema renina-angiotensina-aldosterona e, dessa forma, inibe a conversão da angiotensina I, inativa, para angiotensina II, que é um potente vasoconstritor. A hidroclorotiazida é um diurético que aumenta a atividade da renina plasmática e a secreção da aldosterona, o que resulta na diminuição do potássio sérico. O cilazapril, por bloqueio do eixo angiotensina/ aldosterona, atenua a perda do potássio associada ao uso do diurético.
O uso em associação de cilazapril e hidroclorotiazida resulta em maior redução da pressão arterial por meio de mecanismos complementares.

Farmacocinética
Após administração oral de Vascase® Plus, o cilazapril é absorvido e rapidamente convertido em sua forma ativa, o cilazaprilato. A biodisponibilidade do cilazaprilato, após dose oral de cilazapril, baseada em dados obtidos em exames de urina, é de, aproximadamente, 60%. Concentrações plasmáticas máximas são alcançadas em duas horas. O cilazaprilato é eliminado sob forma inalterada pelos rins, com meia-vida de 9 horas.
A hidroclorotiazida é rapidamente absorvida após administração oral de Vascase® Plus.
Concentrações plasmáticas máximas são alcançadas 2 horas após a administração. A biodisponibilidade da hidroclorotiazida, após administração oral, baseada em dados obtidos em exames de urina, é de, aproximadamente, 65%. A hidroclorotiazida é eliminada de forma inalterada pelos rins, com meia-vida de 7 a 11 horas.
Os valores de ASC aumentam proporcionalmente para o cilazaprilato e a hidroclorotiazida, à medida que se aumentam as doses combinadas de cilazapril e hidroclorotiazida. Os parâmetros farmacocinéticos do cilazaprilato não são alterados quando se aumentam as doses da hidroclorotiazida. A administração concomitante de cilazapril com a hidroclorotiazida não altera a biodisponibilidade do cilazaprilato, do cilazapril ou da hidroclorotiazida. A ingestão de alimentos junto com cilazapril e hidroclorotiazida retarda o tmáx do cilazaprilato em 1,5 hora e reduz a Cmáx em 24%, retarda o tmáx da hidroclorotiazida em 1,4 hora e reduz a Cmáx em 14%, sem afetar a biodisponibilidade de nenhuma das drogas, como demonstrado pelo valor de ASC0-24 , indicando que há influência na velocidade, mas não na extensão da absorção.
O efeito anti-hipertensivo do cilazapril geralmente ocorre dentro da primeira hora após a administração, com o efeito máximo observado entre 3 e 7 horas após a ingestão da dose. As concentrações máximas do cilazaprilato são consistentemente alcançadas dentro de 2 horas. O início da ação da hidroclorotiazida ocorre em cerca de 2 a 3 horas, e suas concentrações máximas são alcançadas dentro de duas horas após a administração.

Farmacocinética em populações especiais
Insuficiência renal: em pacientes com disfunção renal, as concentrações plasmáticas do cilazaprilato são mais elevadas, quando comparadas a pacientes com função renal normal, visto que sua depuração diminui, quando a depuração de creatinina é baixa. Não há eliminação da droga em pacientes com insuficiência renal grave, mas a hemodiálise reduz as concentrações de cilazapril e cilazaprilato até certo limite.

Pacientes idosos: em pacientes idosos com função renal normal para a idade, as concentrações de cilazaprilato no plasma podem ser até 40% mais altas e a depuração até 20% mais baixa, em comparação com pacientes mais jovens.

Insuficiência hepática: em pacientes com cirrose hepática, foram observadas concentrações plasmáticas aumentadas e redução da depuração renal e plasmática, com maior efeito no cilazapril que em seu metabólito ativo, cilazaprilato.

Segurança pré-clínica
Teratogenicidade: fetotoxicidade foi observada com os inibidores da ECA em animais.

Resultados de eficacia

Estudos realizados com Vascase® Plus demonstraram que a combinação de cilazapril e hidroclorotiazida, administrada uma vez ao dia, em diversas doses, reduziu estatistica e clinicamente a pressão sanguínea sistólica e diastólica, em comparação com placebo, 24 horas após a administração. A combinação em diversas doses produziu redução clinica e estatisticamente significantemente da pressão sanguínea, e que qualquer dos dois componentes administrados isoladamente. Em pacientes que não responderam ao cilazapril 5 mg, administrado como monoterapia, a adição de hidroclorotiazida em dose baixa, 12,5 mg uma vez ao dia, melhorou substancialmente a resposta ao tratamento. A combinação é eficaz independentemente da idade, do sexo ou da etnia.

Referências bibliográficas
1. Vascase Plus Clinical Expert Report from EU-NDA, 1° de Dezembro, 1992; Parte I – Volume 1 de 29, p. 316 – 402.
2. Beute R , et al. Cilazapril/Hydrochlorothiazide Integrated Efficacy Summary Research Report N-130679, June 26, 1992.
3. Hart C, et al. Cilazapril/Hydrochlorothiazide Integrated Safety Summary Research Report N-130678, June 29, 1992.
4. Eichler DA, Poole LJS. A summary of preclinical drug safety studies with cilazapril (Ro 31-2848) Research Report W-141005, April 14, 1988.
5. Eichler DA, Waterfall JF, Holmes SW, et al. Cilazapril (VASCACE/ INHIBACE): Expert report on the pharmacotoxicological documentation of the application for marketing authorisation of cilazapril (Preclinical Expert Report) Research Report W-141106, October 20, 1988.
6. Minsker DH, Bagdon WJ, MacDonald JS, et al. Maternotoxicity and fetotoxicity of an angiotensinconverting enzyme inhibitor, enalapril, in rabbits Fundam Appl Toxicol 1990;14:461-70.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

Vascase® Plus deve ser conservado em temperatura ambiente (entre 15 e 30 ºC).

Prazo de validade
Este medicamento possui prazo de validade de 36 meses a partir da data de fabricação.
Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.
Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

Características físicas do medicamento:
Os comprimidos revestidos de Vascase® Plus possuem formato oval cilíndrico, ranhurados e coloração vermelha pálida.
Antes de usar, observe o aspecto do medicamento.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Dizeres legais

MS – 1.0100.0537

Farm. Resp.: Guilherme N. Ferreira – CRF-RJ nº 4288

Fabricado por Produtos Roche Químicos e Farmacêuticos S.A.
Est. dos Bandeirantes, 2.020 – CEP 22775-109 – Rio de Janeiro – RJ
CNPJ: 33.009.945/0023-39
Indústria Brasileira

Serviço Gratuito de Informações – 0800 7720 289 R
www.roche.com.br

VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA

VASCASE PLUS – Bula para o paciente

1. PARA QUE ESTE MEDICAMENTO É INDICADO?
Vascase® Plus é indicado para o tratamento da pressão alta.

2. COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?
Vascase® Plus contém duas substâncias: o cilazapril, um agente anti-hipertensivo (que controla a pressão alta), e a hidroclorotiazida, um diurético (que aumenta a eliminação da urina e ajuda a diminuir a pressão).
Quando combinados, os efeitos anti-hipertensivos do cilazapril e da hidroclorotiazida somam-se, resultando em maior redução e controle da pressão do que com cada um deles administrados isoladamente.
O efeito anti-hipertensivo do cilazapril geralmente ocorre dentro da primeira hora após a administração, sendo o efeito máximo observado entre 3 e 7 horas após a ingestão da dose. O início da ação da hidroclorotiazida ocorre em cerca de 2 a 3 horas.

3. QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Você não poderá usar Vascase® Plus se:
– Tiver alergia a cilazapril, a hidroclorotiazida ou a qualquer um dos componentes desta medicação;
– Já tiver apresentado reação alérgica grave (com inchaço na garganta e na língua) depois de tomar medicamentos da mesma classe de Vascase® Plus (inibidores da ECA, como captopril, enalapril, fosinopril, lisinopril e outros);
– Tiver uma doença grave dos rins e não estiver mais produzindo urina;
– Estiver grávida ou amamentando;
– Caso tenha histórico de angioedema associado a terapia prévia com inibidores da ECA ou de angioedema hereditário ou idiopático;
– Caso você apresente anúria (ausência total de urina).
O uso concomitante de alisquireno e Vascase® Plus em pacientes com diabetes mellitus ou insuficiência renal
(taxa de filtração glomerular TFG <60 ml/min/1,73 m2) é contraindicado.

Gravidez e amamentação
Categoria de risco na gravidez: D. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. Informe imediatamente ao seu médico em caso de suspeita de gravidez.
O uso de Vascase® Plus é contraindicado durante a gravidez. Mulheres grávidas devem ser informadas dos potencias riscos para o feto e não devem tomar Vascase® Plus durante a gravidez.
Pacientes que estejam planejando engravidar devem ter seus tratamentos substituídos por anti-hipertensivos alternativos, que tenham um perfil de segurança melhor estabelecido para o uso na gravidez. Quando a gravidez for detectada, o tratamento com Vascase® Plus deve ser interrompido imediatamente e, se apropriado, terapia alternativa deve ser iniciada.
Estudos em animais mostram a presença de cilazapril no leite de ratas, porém, não há informação disponível quanto à segurança de cilazapril durante a amamentação em humanos. A hidroclorotiazida passa para o leite materno, portanto Vascase® Plus não deve ser usado em mulheres que estiverem amamentando, sendo que outras alternativas de tratamento, com perfis de segurança melhor estabelecidos durante a amamentação, são preferíveis.
Mulheres que estejam amamentando devem informar o médico desta condição, antes de iniciar o tratamento com Vascase® Plus.

4. O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
Estenose aórtica / Cardiomiopatia hipertrófica: inibidores da ECA devem ser usados com precaução por pacientes com distúrbios cardíacos obstrutivos (estenose mitral, estenose aórtica, cardiomiopatia hipertrófica), uma vez que o débito cardíaco pode não aumentar para compensar a vasodilatação sistêmica e há risco de hipotensão grave.

Queda de pressão acentuada: pacientes devem iniciar o tratamento com Vascase® Plus somente após a pressão ter sido estabilizada com o uso separado de cada um dos dois componentes do produto, cilazapril e hidroclorotiazida, administrados previamente nas mesmas doses de Vascase® Plus. Inibidores da ECA podem causar hipotensão grave, especialmente no começo do tratamento. Há maior probabilidade de ocorrer hipotensão de primeira dose em pacientes cujo sistema renina-angiotensina-aldosterona esteja ativado, como na hipertensão renovascular ou outras causas de hipoperfusão renal, depleção de volume ou sódio, ou tratamento prévio com outros vasodilatadores. Essas condições podem coexistir, especialmente em insuficiência cardíaca grave.

Insuficiência hepática (mal funcionamento do fígado): pacientes em uso de Vascase® Plus que desenvolverem icterícia (coloração amarelada da pele e dos olhos) ou elevação acentuada das enzimas hepáticas (exame de sangue que mostra alterações no fígado) devem descontinuar a medicação e receber acompanhamento médico adequado. Vascase® Plus deve ser utilizado com cautela por pacientes com insuficiência hepática (função do fígado abaixo do normal) ou doença hepática progressiva (doenças do fígado que apresentam comprometimento cada vez maior com o decorrer do tempo), uma vez que qualquer alteração de volume (principalmente desidratação) e do equilíbrio eletrolítico (proporção entre as quantidades dos diversos eletrólitos, como sódio e potássio) pode desencadear coma hepático (perda de consciência decorrente de funcionamento inadequado do fígado). Pacientes com disfunção hepática devem ser rigorosamente monitorados.

Insuficiência renal (mal funcionamento dos rins): se você apresenta insuficiência renal grave e precisa tomar um diurético concomitantemente com cilazapril, é preferível usar um diurético de alça (p. ex. furosemida), ao invés da hidroclorotiazida; portanto, o uso de Vascase® Plus não é recomendado a pacientes que tenham doença renal grave. A inibição do sistema renina-angiotensina-aldosterona com inibidores da ECA (enzima que faz a conversão de angiotensina I em angiotensina II) pode causar alterações renais em pacientes nos quais a função renal depende principalmente da atividade desse sistema, provocando aumento da ureia sanguínea e da creatinina sérica (substâncias dosadas por meio de exame de sangue para verificar o funcionamento dos rins). Embora essas alterações sejam geralmente reversíveis com a descontinuação do inibidor da ECA e/ou do diurético, foram descritos casos de disfunção renal grave e, raramente, falência renal aguda (parada total do funcionamento dos rins, de forma abrupta). Alguns pacientes hipertensos que aparentemente não tinham doença vascular renal preexistente apresentaram aumentos da ureia e da creatinina sérica, em geral leves e de caráter transitório, com Vascase® Plus. Caso isto ocorra durante o tratamento, o uso de Vascase® Plus deve ser descontinuado. A avaliação dos pacientes hipertensos deve sempre incluir testes da função renal.

Neutropenia (diminuição da quantidade de neutrófilos, um dos tipos de célula branca do sangue): o monitoramento periódico da contagem de leucócitos (células brancas do sangue) deve ser considerado em pacientes com doença vascular do colágeno e renal, como lúpus eritematoso sistêmico (doença inflamatória de origem autoimune que provoca febre, perda de apetite, manifestações articulares e na pele) e esclerodermia (doença de pele com espessamento e endurecimento da mesma), ou em pacientes que recebem terapêutica imunossupressora (medicamentos que diminuem a imunidade), particularmente naqueles com comprometimento da função dos rins.

Eletrólitos Séricos: os inibidores da ECA podem causar hipercalemia (aumento do potássio no sangue) devido a supressão da aldosterona. Normalmente, o efeito não é significativo em pacientes com função renal normal. Contudo, pode ocorrer hipercalemia em pacientes com insuficiência renal e/ou em pacientes tomando suplementos de potássio (incluindo produtos que substituem o sal).
As tiazidas aumentam a excreção de potássio e podem causar hipocalemia (diminuição do potássio no sangue). A hipocalemia também pode ocorrer em pacientes recebendo Vascase® Plus, mas em menor extensão do que a observada em pacientes recebendo monoterapia de tiazida. O efeito hipocalêmico da hidroclorotiazida é geralmente atenuado pelo efeito do cilazapril. Em estudos clínicos, a hipercalemia foi raramente vista em pacientes em uso de Vascase® Plus. Os fatores de risco para o desenvolvimento de hipercalemia incluem insuficiência renal, diabetes mellitus e o uso de diuréticos poupadores de potássio, suplementos de potássio, e/ou substitutos de sal contendo potássio, os quais devem ser utilizados com cautela se o paciente estiver em uso de Vascase® Plus. A monitorização frequente do potássio sérico deve ser realizada se estes fatores de risco estiverem presentes.
As tiazidas também podem causar hiponatremia (diminuição do sódio no sangue) e desidratação. O risco de hiponatremia é maior em mulheres, pacientes com hipocalemia ou com baixa ingestão de sódio e em idosos.
As tiazidas podem reduzir a excreção urinária de cálcio e causar elevação dos níveis séricos de cálcio de modo intermitente na ausência de outros distúrbios do metabolismo do cálcio. Hipercalcemia (aumento do cálcio no sangue) acentuada pode sugerir a presença de hiperparatireoidismo oculto. Tiazidas devem ser interrompidas antes de serem realizados testes para avaliação da função das paratireoides.
Os eletrólitos e a função renal devem ser monitorados em pacientes recebendo Vascase® Plus.

Diabetes: a administração de inibidores de ECA a pacientes com diabetes mellitus pode potenciar o efeito hipoglicemiante dos hipoglicemiantes orais ou da insulina, especialmente em pacientes com insuficiência renal.
Hiperglicemia pode ocorrer com o uso de diuréticos tiazídicos em pacientes diabéticos. Ajuste da dose de insulina ou do hipoglicemiante oral pode ser necessário. Diabetes mellitus latente pode se tornar manifesto durante o uso de diuréticos tiazídicos. Os níveis de glicose devem ser cuidadosamente monitorados durante o início do tratamento com Vascase® Plus.

Outras desordens metabólicas: a hidroclorotiazida tem sido associada a ataques agudos de porfiria.
Vascase® Plus deve ser usado com cautela em pacientes com porfiria.
As tiazidas podem aumentar o nível de ácido úrico, precipitando ataques de gota. Vascase® Plus deve ser usado com cautela em pacientes com histórico de gota.

Cirurgia/ Anestesia: o uso de medicamentos da mesma família do cilazapril em combinação com anestésicos em cirurgia pode tornar mais forte o efeito da redução da pressão sanguínea e produzir hipotensão arterial. Antes de se submeter a uma cirurgia, avise ao seu médico que você está tomando Vascase® Plus.

Hipersensibilidade/Angioedema: angioedema (inchaço subcutâneo em mucosas) foi descrito em pacientes tratados com inibidores da ECA, incluindo Vascase® Plus.
As reações de hipersensibilidade podem ocorrer mesmo em pacientes sem história prévia de alergia ou asma brônquica com o uso de diuréticos da classe da hidroclorotiazida.
Os procedimentos de hemodiálise e processo de dessensibilização (com veneno de cobra ou abelha) devem ser evitados nos pacientes em uso de Vascase® Plus, por causa do risco de reações alérgicas graves.

Etnia: inibidores da ECA são menos eficazes como anti-hipertensivos em pacientes de etnia negra (afrodescendentes). Pacientes de etnia negra também têm risco maior de angioedema.

Gravidez: pacientes que estejam planejando engravidar devem ter seus tratamentos substituídos por anti-hipertensivos alternativos, que tenham um perfil de segurança melhor estabelecido para o uso na gravidez.
Quando a gravidez for detectada, o tratamento com Vascase® Plus deve ser interrompido imediatamente e, se apropriado, terapia alternativa deve ser iniciada.
A exposição fetal aos inibidores de ECA durante o primeiro trimestre da gravidez está associada a aumento do risco de malformações cardiovasculares (septo atrial e/ou ventricular, estenose pulmonar, ducto arterioso patente) e sistema nervoso central (microcefalia, espinha bífida) e malformações renais.
A exposição aos inibidores da ECA durante o segundo e terceiro trimestres é conhecida por induzir fetotoxicidade (diminuição da função renal, oligoidrâmnio, atraso na ossificação do crânio) e toxicidade neonatal (falência renal, hipotensão, hipercalemia). Caso tenha ocorrido exposição ao inibidor da ECA a partir do segundo trimestre de gravidez, recomenda-se exame de ultrassom para avaliar o crânio e a função renal. Bebês cujas mães fizeram uso de inibidores da ECA devem ser cuidadosamente monitorizados quanto a hipotensão.
A experiência com hidroclorotiazida durante a gravidez é limitada. Tiazidas atravessam a barreira placentária e podem estar associadas à icterícia neonatal, trombocitopenia e alterações eletrolíticas. A redução do volume sanguíneo materno pode afetar a perfusão placentária.
Pacientes com problemas hereditários raros de intolerância à galactose, de deficiência de uma enzima chamada Lapp lactase ou de má absorção de glicose-galactose não devem tomar este medicamento.

Efeitos sobre a capacidade de dirigir e operar máquinas
Queda do desempenho em atividades que requerem alerta mental completo (por exemplo, dirigir veículo a motor) não é esperada com o uso de Vascase® Plus. No entanto, nota-se que tontura pode ocorrer ocasionalmente.
Este medicamento pode causar doping.

Principais interações medicamentosas
Você deve evitar o uso conjunto de Vascase® Plus e os seguintes medicamentos:
– o cilazapril pode aumentar a toxicidade causada pelo lítio;
– anti-inflamatórios não hormonais (AINEs, como ibuprofeno, indometacina, naproxeno, nimesulida e outros);
– medicações que reduzem a pressão arterial (p.ex., betabloqueadores, como propranolol ou metoprolol;
– diuréticos poupadores de potássio (como amilorida, espironolactona);
– suplementos de potássio (particularmente em pacientes com comprometimento da função renal);
– diuréticos tiazídicos ou diuréticos de alça (por exemplo, furosemida);
– antidepressivos tricíclicos / antipsicóticos / anestésicos / narcóticos (uso concomitante de medicamentos anestésicos aplicados durante a anestesia geral, bem como os antidepressivos tricíclicos e antipsicóticos com inibidores da ECA, pode resultar em redução adicional da pressão arterial);
– antiarrítmicos classe Ia (por exemplo, quinidina, hidroquinina e disopiramida);
– antiarrítmicos classe III (por exemplo, amiodarona, sotalol, dofetilida, ibutilida);
– alguns antipsicóticos (por exemplo, tioridazina, clorpromazina, trifluoperazina, sulpirida, tiaprida, haloperidol, droperidol);
– outros medicamentos (ex. bepridil, cisaprida, difemanil, halofantrina, ketanserina, pentamidina,
terfenadina);
– antidiabéticos (insulinas, hipoglicemiantes orais);
– relaxantes musculares não despolarizantes não devem ser administrados simultaneamente com Vascase® Plus, devido à possibilidade de prolongar e intensificar o efeito de relaxamento muscular;
– alisquireno: o uso concomitante de inibidores da ECA com alisquireno não é recomendado;
– administração simultânea de hidroclorotiazida em conjunto com vitamina D ou sais de cálcio pode potencializar o aumento do cálcio sérico;
– a colestiramina e o colestipol reduzem a absorção da hidroclorotiazida;
– o uso concomitante de anticolinérgicos (ex. atropina, biperidina) pode aumentar a biodisponibilidade da hidroclorotiazida devido à redução da motilidade gastrointestinal e retardo do esvaziamento gastrico.
– a administração simultânea de amantadina e hidroclorotiazida pode aumentar a possibilidade de eventos adversos da amantadina;
– medicamentos citotóxicos (por exemplo, metrotrexato, ciclofosfamida);
– em caso de desidratação induzida por hidroclorotiazida, há maior risco de insuficiência renal aguda, particularmente se largas doses de meio de contraste contendo iodo forem administradas;
– a administração simultânea de ciclosporina e hidroclorotiazida pode aumentar o risco de desenvolver hiperuricemia
(presença de níveis altos de ácido úrico no sangue) e complicações gota-símile;
– a hidroclorotiazida pode aumentar a toxicidade do alopurinol e da tetraciclina.
Se você estiver tomando qualquer um desses medicamentos, fale com seu médico.
Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.

5. ONDE, COMO E POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?
Você deve conservar Vascase® Plus em temperatura ambiente (entre 15 e 30 ºC).
Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.
Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

Características físicas do medicamento:
Os comprimidos revestidos de Vascase® Plus possuem um formato oval cilíndrico, ranhurado e uma coloração vermelha pálida.
Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

6. COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Vascase® Plus deve ser administrado por via oral, uma vez ao dia, antes ou após as refeições.
Os comprimidos devem ser tomados com um pouco de líquido, sempre no mesmo horário, todos os dias.
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Este medicamento não deve ser partido ou mastigado.

7. O QUE DEVO FAZER QUANDO EU ME ESQUECER DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
Caso você se esqueça de tomar uma dose, nunca dobre a dose na próxima administração. A próxima administração deve ser feita no horário habitual.
Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.

8. QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE ME CAUSAR?
Os seguintes eventos adversos foram detectados com cilazapril e/ou outros inibidores da ECA em monoterapia e com hidroclorotiazida e/ou diuréticos tipo-tiazida em monoterapia, e naqueles recebendo terapia combinada.
As frequências das reações adversas são as seguintes ¹:
¹ As estimativas de frequência são baseadas na proporção de pacientes que relataram cada reação adversa durante os testes clínicos de Vascase® Plus, que incluíram uma população total combinada de 1097 pacientes. As reações adversas que não foram observadas durante os testes clínicos de Vascase® Plus, mas foram relatados no uso em monoterapia de um dos dois fármacos (cilazapril e hidroclorotiazida) ou com outros inibidores da ECA ou diuréticos tiazídicos, ou derivados de relatos pós-marketing, foram classificados de acordo com suas frequências.
A frequência de eventos adversos atribuídos ao cilazapril, ocorrendo em pacientes recebendo terapia combinada (cilazapril + hidroclorotiazida) pode diferir daquela relatada em pacientes recebendo cilazapril em monoterapia. Os motivos para tal diferença podem incluir diferenças entre as populações alvo tratadas com Vascase® Plus e Vascase®, diferenças na dose de cilazapril, e efeitos específicos da terapia combinada.
Reações adversas ao cilazapril
Reação comum (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento):
Desordens do sistema nervoso: dor de cabeça
Desordens vasculares: tontura.
Desordens do mediastino, torácica e respiratória: tosse.
Desordens gastrointestinais: náusea (enjoo)
Desordens gerais e alterações no local de administração: fadiga (cansaço).
Reação incomum (ocorre entre 0,1% e 1% dos pacientes que utilizam este medicamento):
Desordens do sistema linfático e sangue: neutropenia (redução no número de neutrófilos no sangue), agranulocitose (redução ou ausência de leucócitos granulares no sangue), trombocitopenia (redução no número de plaquetas no sangue) e anemia.
Desordens do sistema imune: angioedema (inchaço localizado da pele e mucosa, podendo acometer face, lábios, língua, glote, laringe e trato gastrointestinal), anafilaxia, síndome lúpus-símile (os sintomas podem incluir vasculite – (inflamação dos vasos sanguíneos), mialgia (dor muscular), artralgia (dor nas articulações) / artrite (inflamação das articulações), anticorpos antinucleares positivos, taxa de sedimentação de eritrócitos aumentada, eosinofilia (aumento
de eosinófilos no sangue) e leucocitose (aumento no número de glóbulos brancos).
Desordens do sistema nervoso: disgeusia (distorção ou diminuição do paladar), ataque isquêmico transitório (déficit neurológico transitório), derrame cerebral (isquemia ou hemorragia de vasos sanguíneos cerebrais).
Desordens cardíacas: infarto do miocárdio, taquicardia (aumento da frequência cardíaca), palpitação (percepção do batimento do coração) e angina pectoris (dor no peito).
Desordens vasculares: hipotensão (pressão arterial abaixo do normal).
Desordens Gastrointestinais: pancreatite (inflamação do pâncreas).
Desordens hepatobiliares: resultados anormais nos testes de função do fígado (transaminases, bilirrubina, fosfatase alcalina, gama GT) e hepatite colestática (inflamação no fígado causada pela retenção de bile no fígado) com ou sem necrose (morte de células, tecidos ou órgãos por lesão irreversível).
Desordens dos tecidos subcutâneo e pele: necrólise epidérmica tóxica (doença cutânea bolhosa severa aguda caracterizada por áreas extensas de necrose da pele), síndrome de Stevens-Johnson (mesmos sintomas da necrólise epidérmica tóxica, diferenciando-se pela extensão da pele afetada), eritema multiforme (inflamação da pele, caracterizada por lesões avermelhadas, vesículas e bolhas que se espalham de forma repentina em todo o corpo), pênfigo (doença autoimune que provoca bolhas na pele e mucosa), pênfigoide bolhoso, dermatite esfoliativa (inflamação caracterizada por esfoliação com descamação generalizada da pele), dermartite psoriasiforme, psoríase (exacerbação), líquen plano, urticaria (placas avermelhadas na pele), vasculite, reações de fotosensibilidade, rash (vermelhidão na pele), alopécia (queda de pelos e cabelos), onicólise (descolamento da unha).
Desordens urinárias e renais: insuficiência renal, insuficiência renal aguda, aumento da creatinina e ureia no sangue, hipercalemia (alta concentração de potássio no sangue) e hiponatremia (baixa concentração de sódio no sangue).
Reações adversas à hidroclorotiazida
Reação comum (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento):
Desordens gastrointestinais: náusea (enjoo).
Desordens gerais e alterações no local de administração: fadiga (cansaço).
Desordens do sistema nervoso: tontura.
Reação incomum (ocorre entre 0,1% e 1% dos pacientes que utilizam este medicamento):
Desordens do sistema linfático e sangue: trombocitopenia (diminuição do número de plaquetas no sangue), anemia hemolítica (anemia causada pela destruição anormal de hemácias), granulocitopenia (redução de leucócitos granulares no sangue).
Desordens cardíacas: arritmia (alteração da frequência ou do ritmo dos batimentos cardíacos).
Desordens oculares: redução do lacrimejamento, comprometimento visual.
Desordens gastrointestinais: boca seca, sialadenite (inflamação de glândula salivar), perda de apetite.
Desordens hepatobiliares: icterícia colestática (acúmulo de bilirrubina no sangue causada pela retenção de bile no fígado).
Desordens do sistema imune: hipersensibilidade (angioedema, anafilaxia).
Desordens do metabolismo e nutrição: hipocalemia, hiponatremia, hipocloremia e hipomagnesemia (concentração de cloro e magnésio no sangue abaixo do normal, respectivamente), hipercalemia (concentração de potássio no sangue acima do normal), hipocalciúria (concentração de cálcio no sangue abaixo do normal), hipovolemia (redução do volume de sangue circulante) / desidratação, alcalose metabólica, hiperglicemia (aumento da glicose no sangue), hiperuricemia (presença de níveis altos de ácido úrico no sangue), gota (doença causada pela deposição de cristais de ácido úrico nos tecidos e articulações), hipercolesterolemia (aumento do colesterol total, LDL e VLDL), hipertrigliceridemia (aumento dos níveis de triglicerídeos no sangue).
Desordens do tecido conjuntivo e musculoesquelético: câimbra muscular.
Desordens psiquiátricas: desordens do sono, depressão.
Desordens renais e urinárias: nefrite intersticial, insuficiência renal.
Desordens do sistema reprodutivo e seios: disfunção sexual.
Desordens do mediastino, torácica e respiratória: pneumonite intersticial aguda, edema pulmonar agudo.
Desordens dos tecidos subcutâneos e pele: rash (vermelhidão na pele), fotosensibilidade, pseudoporfiria, vasculite cutânea.
¹ As estimativas de frequência são baseadas na proporção de pacientes que relataram cada reação adversa durante os testes clínicos de Vascase® Plus, que incluíram uma população total combinada de 1097 pacientes. As reações adversas que não foram observadas durante os testes clínicos de Vascase® Plus, mas foram relatados no uso em monoterapia de um dos dois fármacos (cilazapril e hidroclorotiazida) ou com outros inibidores da ECA ou diuréticos tiazídicos, ou derivados de relatos pós-comercialização, foram classificados de acordo com suas frequências.
A frequência de eventos adversos atribuídos ao cilazapril, ocorrendo em pacientes recebendo terapia combinada (cilazapril + hidroclorotiazida) pode diferir daquela relatada em pacientes recebendo cilazapril em monoterapia. Os motivos para tal diferença podem incluir diferenças entre as populações alvo tratadas com Vascase® Plus e Vascase®, diferenças na dose de cilazapril, e efeitos específicos da terapia combinada.

Descrição dos eventos adversos selecionados
Pode ocorrer hipotensão ao iniciar o tratamento ou ao aumentar a dose, especialmente em pacientes de risco. Os sintomas de hipotensão podem incluir síncope, fraqueza, tontura e comprometimento visual.
Insuficiência renal e insuficiência renal aguda são mais prováveis de acometer pacientes com insuficiência cardíaca grave, estenose da artéria renal, desordens renais pré-existentes e depleção de volume.
Os eventos de ataque isquêmico transitório e derrame cerebral isquêmico, reportados raramente em associação com inibidores da ECA, podem estar relacionados ao quadro de hipotensão em pacientes com doença vascular cerebral subjacente. Da mesma forma, isquemia do miocárdio pode estar relacionada à hipotensão em pacientes com doença cardíaca isquêmica subjacente.
Pode ocorrer hipocalemia em pacientes recebendo Vascase® Plus, embora menos frequentemente que em pacientes recebendo tiazida em monoterapia.
O risco de hiponatremia é maior em mulheres, pacientes com hipocalemia ou baixa ingestão de sódio, e em idosos.
Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.

9. O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA QUANTIDADE MAIOR DO QUE A INDICADA DESTE MEDICAMENTO?
Há informações limitadas sobre a superdose de Vascase® Plus em humanos.
Os sintomas associados com superdose de inibidores da ECA podem incluir hipotensão, choque circulatório, distúrbios eletrolíticos, insuficiência renal, hiperventilação, taquicardia, palpitações, bradicardia, tontura, ansiedade e tosse. Em pacientes predispostos (ex. com hiperplasia prostática), a superdose de hidroclorotiazida pode induzir retenção urinária aguda.
O tratamento deve ser interrompido e o paciente deve procurar auxílio médico/hospitalar.
Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

Data da bula

28/08/2013