Vedica

VEDICA com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de VEDICA têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com VEDICA devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

apsen

Apresentação VEDICA

Comprimidos revestidos de 350 mg. Caixas com 60 comprimidos.

VEDICA – Indicações

O medicamento VÉDICA, extrato seco de Boswellia serrata, está indicado no tratamento de doenças inflamatórias intestinais, particularmente da colite ulcerativa e doença de Crohn. Indicações Complementares Secundariamente o produto VÉDICA (extrato seco de Boswellia serrata) também pode ser recomendado no tratamento de osteoartrite e artrite reumatóide.

Contra indicações de VEDICA

O produto VÉDICA (extrato seco de Boswellia serrata) é contra-indicado nos casos de hipersensibilidade a Boswellia serrata ou aos componentes da formulação do produto.

Advertências

Em pacientes com gastrite ou doença de refluxo gastroesofágico pré-existente o uso de extratos de Boswellia serrata deve ser cuidadoso, pois refluxo e dor epigástrica têm sido associados com o uso do produto.

Interações medicamentosas de VEDICA

Interações medicamentosas Por apresentar o mesmo mecanismo de ação, VÉDICA pode potencializar a ação de outros inibidores de leucotrienos, como produtos à base da espécie antiinflamatória Harpagophytum procumbens ou dos fármacos zafrilukast e montelukast, que são utilizados no tratamento da asma. Podem também ocorrer interações medicamentosas de potencialização de efeitos entre o medicamento VÉDICA (Boswellia serrata) e agentes antineoplásicos, agentes redutores de lipídeos, medicamentos solúveis em gordura e de redução de efeitos entre VÉDICA (Boswellia serrata) e agentes antiinflamatórios não-esteroidais – inibidores de COX-2 Interações com alimentos Recentemente, foi avaliada a ingestão conjunta de 786 mg de um extrato seco da goma-resina de Boswellia serrata com uma dieta rica em lipídeos, avaliando os níveis plasmáticos dos principais ativos por mais de 60 horas através de cromatografia líquida de alta eficiência. Os dados obtidos variaram entre os ativos doseados, mas no geral evidenciaram um grande aumento na absorção dos ácidos boswéllicos nos sujeitos tratados concomitantemente com dieta rica em gorduras, particularmente para o ácido 11-ceto-beta-bosvélico e também para o ácido acetil-11-ceto-beta-bosvélico; também se verificou um aumento na meia-vida dos ácidos boswéllicos nos pacientes tratados conjuntamente com dieta gordurosa. Esse aumento expressivo está associado à presença dos ácidos biliares, que devem promover o aumento da solubilidade e absorção dos ativos. Em pacientes em jejum os níveis foram bem menores, mesmo tornando indetectáveis dois dos triterpenos utilizados como marcadores do estudo.

Reações adversas / efeitos colaterais de VEDICA

As manifestações obtidas dos estudos clínicos realizados com extratos da goma-resina, incluem efeitos gastrointestinais (ocorrência de queimação retroesternal, náuseas, flatulência abdominal, dor epigástrica, anorexia e dermatite – 6 de 34 pacientes que consumiram o produto) e efeitos sobre a pele (dermatite verificada em 3 de 42 pacientes com osteoartrite e 1 em 20 pacientes com artrite reumatóide, que receberam um medicamento misto com Boswellia e outros ingredientes). Ocorrência de dermatite foi relatada em 4 de 62 pacientes (6%) em dois estudos clínicos empregando uma combinação de Boswellia serrata, Curcuma longa, Withania somnifera e complexo de zinco. Embora o efeito da Boswellia isoladamente não seja claro, esta ocorrência pode ser real para esta droga.

VEDICA – Posologia

O produto VÉDICA é apresentado na forma de comprimidos revestidos de 350mg. VÉDICA deve ser ingerido depois das refeições, preferencialmente com algum alimento gorduroso, e a via de administração proposta é a via oral, com o auxílio de quantidade suficiente de líquido. Adultos: A posologia recomendada de extrato seco de Boswellia serrata 350 mg é de um comprimido três vezes ao dia, por pelo menos seis semanas.

Super dosagem

Em altas doses pode ocasionar neurotoxicidade, paresia gástrica e aborto. Em caso de ingestão acidental de uma grande quantidade deste medicamento de uma só vez, o médico deverá ser contatado urgentemente ou o paciente deverá ser encaminhado ao pronto atendimento mais próximo para procura de socorro médico.

Caracteristicas farmalogicas

Informação não disponível para esta bula.

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

Informação não disponível para esta bula.

Dizeres legais

Informação não disponível para esta bula.

VEDICA – Bula para o paciente

Informação não disponível para esta bula.

Data da bula

Informação não disponível para esta bula.